Título
O uso social das emoções no debate da representação das alterações climáticas em notícias nacionais
Autor
Sousa, Jessica de Jesus Figueira de
Resumo
pt
Este estudo examina a forma como as pessoas, em interação, respondem à presença de
conteúdos ambivalentes (positivos e negativos) nas notícias. Mais especificamente, procura
analisar o uso de emoções na aceitação ou resistência a uma proposta de alteração da
representação social das vagas de calor, até agora tidas como negativas e prejudiciais, por
parte da imprensa portuguesa ao longo dos meses de verão e princípio de outono do ano 2016.
Foram compostos oito grupos focais, com 39 estudantes do ISCTE – IUL, do Instituto
Universitário de Lisboa, a frequentar o primeiro ano de licenciatura dos cursos de Psicologia e
de Serviço Social.
Foi efetuada uma análise de conteúdo das oito sessões, das opiniões e expressões emocionais
de todos os participantes ao longo das conversas, orientadas numa primeira parte para debater
o tema das alterações climáticas em geral, antes da tarefa de visualização e comentários às
notícias.
Os resultados revelaram, (1) na primeira parte do debate, conteúdos representacionais, quer
cognitivos/valorativos, quer emocionais, muito semelhantes aos encontrados previamente na
literatura; (2) na segunda parte do debate, centrada sobre as notícias, resistência por parte dos
participantes à proposta de alteração à representação social existente sobre as alterações
climáticas e as vagas de calor, manifesta no uso de emoções negativas e estratégias de
minimização dos aspetos positivos das vagas de calor através da ironia e do riso.
As conclusões deste estudo discutem a forma como os grupos assumem estratégias para
resistir às alterações, propostas pelos média, para representações sociais estabelecidas e com
forte consenso social.
en
This study explores the way groups cope with the presence of ambivalent (positive and
negative) content in the press. It intends to analyse the use of emotions in the acceptance or
resistance of a proposal to change the social representation of heatwaves suggested by the
portuguese press throughout the summer and early autumn months of year 2016.
Eight focus groups were composed by 39 students from ISCTE – IUL, attending the first year
of the Psychology and Social Work courses.
A content analysis of the eight sessions, the opinions and emotional expressions of all the
participants was carried out during the conversations, oriented in the first part to discuss the
subject of climate change in general, before the task of observation and discussion of the
presented news.
The results revealed (1) in the first part of the discussion, cognitive/evaluative and emotional
representational contents, very similar to those found in the previously literature; (2) in the
second part of the discussion, focused on the news, resistance shown by participants to the
proposal to change the social representation of climate change and heatwaves, manifested in
the use of negative emotions and strategies to minimize the positive aspects of heatwaves
through irony and laugh.
The conclusions of this study discuss how groups adopt strategies to resist to the proposal of
the press to change established social representations with strong social consensus.