Teses e dissertações

Mestrado
Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Título

Era uma vez... estereótipos de género nos livros infantis

Autor
Nunes, Andreia Filipa Rebelo
Resumo
pt
O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar os estereótipos de género nos livros premiados pela SPA/RTP na categoria de "Melhor Livro InfantoJuvenil" desde 2010 a 2017, num total de oito livros. Complementarmente pretendeu-se indagar sobre a presença da problemática de género nos critérios subjacentes à seleção dos livros. Para tal concebeu-se uma grelha de análise com quatro dimensões: Ficha Técnica dos livros; Representatividade de Género; Estereótipos de Género e Linguagem e Género e realizou-se uma entrevista conjunta a dois membros da equipa do Plano Nacional de Leitura. À semelhança de outros estudos nacionais e internacionais, constatou-se nesta investigação uma sub-representação feminina - não ao nível de autoria dos livros, mas das personagens femininas, bem patente na sua total ausência como personagens centrais. As desigualdades de género verificam-se para as várias dimensões, com destaque para as dimensões relacionadas com os hobbies, tempos de lazer e tarefas/responsabilidades domésticas, onde os tempos de descanso e “fazer nada” dos personagens masculinos contrastam com os encargos de cozinhar e limpar associados às personagens femininas No entanto, a análise dos livros em estudo permite constatar a não linearidade das representações e mensagens de género, podendo um mesmo livro alternar entre mensagens estereotipadas, mensagens que contrariam o estereótipo e mensagens promotoras de igualdade.
en
The present research aimed to analyze gender stereotypes in the books awarded by SPA / RTP in the category of "Best Children and Youth Book" from 2010 to 2017, in a total of eight books. In addition, it was sought to inquire about the presence of gender issues in the criteria underlying the selection of books. For this purpose, an analysis grid with four dimensions was conceived: Technical Data Sheet; Gender representativeness; Gender and Language and Gender stereotypes and a joint interview was held with two members of the National Reading Plan (Plano Nacional de Leitura - PNL) team. As with other national and international studies, this research revealed a female underrepresentation - not to the level of authorship of the books, but of the female characters, well evident in their total absence as central characters. Gender inequalities can be perceived in the various dimensions, with emphasis on the dimensions related to hobbies, leisure time and household tasks / responsibilities, where rest and "doing nothing" periods of the male characters contrast with the cooking and cleaning chores associated with the female characters. However, the analysis of the books under study allows to verify the non-linearity of the representations and messages of gender, having found that the same book can alternate between stereotyped messages, messages that oppose the stereotype and messages promoting equality.

Data

13-abr-2018

Palavras-chave

Género
Socialização
Gender stereotypes
Igualdade de género
Identidade de género
Estereótipo
Literatura infantil
Children's literature
SPA / RTP Award
Book recommended by PNL

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo