Título
Era uma vez... estereótipos de género nos livros infantis
Autor
Nunes, Andreia Filipa Rebelo
Resumo
pt
O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar os estereótipos de género nos livros premiados pela SPA/RTP na categoria de "Melhor Livro InfantoJuvenil" desde 2010 a 2017, num total de oito livros. Complementarmente pretendeu-se indagar sobre a presença da problemática de género nos critérios subjacentes à seleção
dos livros. Para tal concebeu-se uma grelha de análise com quatro dimensões: Ficha Técnica dos livros; Representatividade de Género; Estereótipos de Género e Linguagem e Género e realizou-se uma entrevista conjunta a dois membros da equipa
do Plano Nacional de Leitura. À semelhança de outros estudos nacionais e internacionais, constatou-se nesta investigação uma sub-representação feminina - não
ao nível de autoria dos livros, mas das personagens femininas, bem patente na sua total
ausência como personagens centrais. As desigualdades de género verificam-se para as
várias dimensões, com destaque para as dimensões relacionadas com os hobbies,
tempos de lazer e tarefas/responsabilidades domésticas, onde os tempos de descanso
e “fazer nada” dos personagens masculinos contrastam com os encargos de cozinhar e
limpar associados às personagens femininas No entanto, a análise dos livros em estudo
permite constatar a não linearidade das representações e mensagens de género,
podendo um mesmo livro alternar entre mensagens estereotipadas, mensagens que
contrariam o estereótipo e mensagens promotoras de igualdade.
en
The present research aimed to analyze gender stereotypes in the books awarded
by SPA / RTP in the category of "Best Children and Youth Book" from 2010 to 2017, in
a total of eight books. In addition, it was sought to inquire about the presence of gender
issues in the criteria underlying the selection of books. For this purpose, an analysis grid
with four dimensions was conceived: Technical Data Sheet; Gender representativeness;
Gender and Language and Gender stereotypes and a joint interview was held with two
members of the National Reading Plan (Plano Nacional de Leitura - PNL) team. As with
other national and international studies, this research revealed a female underrepresentation - not to the level of authorship of the books, but of the female characters,
well evident in their total absence as central characters. Gender inequalities can be
perceived in the various dimensions, with emphasis on the dimensions related to
hobbies, leisure time and household tasks / responsibilities, where rest and "doing
nothing" periods of the male characters contrast with the cooking and cleaning chores
associated with the female characters. However, the analysis of the books under study
allows to verify the non-linearity of the representations and messages of gender, having
found that the same book can alternate between stereotyped messages, messages that
oppose the stereotype and messages promoting equality.