Título
A revitalização dos mercados municipais e do espaço público na cidade contemporânea: três casos de estudo no contexto português
Autor
Gomes, Pedro Miguel Fernandes
Resumo
pt
O mercado representa um lugar determinante na construção da cidade. A sua origem está,
intrinsecamente, ligada à condição de subsistência da população, quer no abastecimento, quer na troca
de produtos. Por outro lado, também desempenha um papel determinante na vida social da população,
sendo um polo na cidade, que privilegia o encontro de pessoas. Desde a origem das primeiras cidades,
até aos dias de hoje, o mercado toma diferentes formas. Caracteriza-se por ser um espaço em
constante adaptação, dados os diferentes usos e necessidades que a sociedade estabelece, ao longo
do tempo.
Na segunda metade do século XX, mais significativamente após 1985, decorre uma transição nos
hábitos de consumo em Portugal. Passa-se do comércio local e de proximidade para as grandes
superfícies e centros comerciais que agregam novos tipos de comércio, serviços e lazer. Inerentes a
este processo, os mercados municipais tornam-se equipamentos desajustados das exigências de
consumo.
A intenção deste trabalho é repensar o papel dos mercados na cidade contemporânea, identificar
diferentes modos de reabilitação, novos usos aplicados ao programa arquitetónico e a relação destas
conceções, ditas modernas, para com o comércio tradicional.
Este trabalho teórico desenvolveu-se, em conjunto com a componente prática de projeto final de
arquitetura, fundamentando uma proposta de reabilitação para o Mercado Municipal de Alenquer. Na
primeira parte do trabalho, identificaram-se várias formas de mercado ao longo do tempo. Numa
segunda parte, realizou-se um enquadramento de projetos de reabilitação de mercados, prosseguido
por dois casos de estudo, o Mercado Time Out Lisboa, e o Mercado de Campo de Ourique. Ambos os
edifícios resultam de várias modificações ao longo do tempo e foram, recentemente, reabilitados. As
propostas conjugam o comércio tradicional com novos usos, porém diferenciam-se no modo como
materializam e organizam a sua intervenção e na opinião e recetividade que têm os seus comerciantes.
Numa terceira fase, foi abordado o processo de trabalho realizado para a proposta de reabilitação do
Mercado Municipal de Alenquer (Parte II – vertente prática).
en
The market represents a determining factor in the construction of cities. It's origin is intrinsically linked
to the subsistence condition of populations, both in the supply and in the exchange of products. On the
other hand plays a key role in the social life of comunities being a pole, in the city, which privileges the
meeting of people. From the origin of first cities until today, the market takes different forms. It is
characterized by being a space in constant adaptation, given the different uses and needs that society
establishes throughout time.
In the second half of the twentieth century, more significantly after 1985 there is a transition in consumer
habits in Portugal. It goes from the trade and proximity to large shopping centers and new types of trade,
services and leisure. Inherent in this process municipal markets becomes equipments that is out of
consumption.
The intention of this work is to rethink the role of markets in the city to identify different modes of
rehabilitation, new uses of applied to the architectural program and the relation of these concepts, said
modern, for the traditional trade.
This theoretical work was developed, together with the practical componente of final architectural
design, grounding a proposal of rehabilitation to the Alenquer Municipal Market. In the first part of the
paper, various forms of market have been identified over time. In a second part, a framework of market
rehabilitation projects was followed by two case studies, the Time Out Lisbon Market, and the Ourique
Field Market. Both buildings result from several modifications over time and have recently been
rehabilitated. At traditional trade with new uses, but they differ in the way they materialize and organize
their intervention and in the opinion and receptivity that their merchants have. In a third phase, the work
process carried out for the rehabilitation proposal of the Alenquer Municipal Market (Part II - practical
side).