Título
A concorrência no comércio europeu
Autor
Moura, Ana Luísa Lindolfo de
Resumo
pt
A globalização, como resultado da redução dos custos de transporte e dos meios de
comunicação conduz ao aprofundamento do processo internacional de integração económica.
Assim, cresce a importância do estudo da concorrência comercial. A literatura existente deixa
margens sobre que fatores mais impactam a concorrência entre os países, e como a
caracterização das diversas estruturas depende do uso de determinado índice em detrimento de
outro, há espaço para concretizar novas análises. As perguntas principais a que este trabalho dá
resposta são: qual o grau de concorrência existente entre dois países, quais os setores em que o
grau de concorrência é mais acentuado, que estruturas se assemelham mais à estrutura do Reino
Unido e que oportunidades se antevê que surjam para esses países.
No presente trabalho recorre-se ao índice multidimensional de similitude estrutural apresentado
por Crespo e Simões (2012) para analisar as estruturas dos 28 países da União Europeia e sete
dos seus principais parceiros. A base de dados é elaborada com suporte nos valores de
importações do mercado UE como um todo provenientes dos 35 países em estudo referente ao
ano de 2015.
Os resultados obtidos corresponderam ao expectável, associando um maior nível de
concorrência exercida entre dois países cujo peso em termos de comércio internacional é
superior. Adicionalmente, as três dimensões que compõem o índice multidimensional de
similitude estrutural e que refletem o peso dos setores, a similitude intersetorial e a similitude
intrassetorial revelam-se positivamente correlacionadas. Evidencia-se a importância da
Alemanha como fornecedor da União Europeia e assinala-se como principal concorrente do
Reino Unido, e seu principal potencial substituto.
en
Globalization, as a result of the reduction of transport costs and the media, leads to a deepening
of the international process of economic integration. Thus, the importance of the study of
commercial competition grows. The existing literature leaves gaps when determining which
factors have the biggest impact on competition between countries, and since the
characterization of the various structures depends on the use of one index over another, there is
room for further analysis. The main questions answered in this paper are: what is the degree of
competition between two countries, which sectors are the most competitive, which structures
are most similar to the United Kingdom structure and which upcoming opportunities can be
highlighted for those countries.
In the present work, we use the multidimensional index of structural similarity presented by
Crespo and Simões (2012) to analyze the structures of the 28 European Union countries and
seven of their main partners. The database is supported by import values from the EU market
as a whole coming from the 35 countries under study during 2015.
The results obtained corresponded to the expected, associating a higher level of competition
between two of the countries whose weight in terms of international trade is higher. In addition,
the three dimensions that make up the multidimensional index of structural similarity reflecting
the weight of the sectors, the inter-sectorial similarity and the intra-sectorial similarity are
shown to be positively correlated. The importance of Germany as a supplier to the European
Union is highlighted, and it stands out as the main competitor of the United Kingdom, and its
main potential substitute.