Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

A concorrência no comércio europeu

Autor
Moura, Ana Luísa Lindolfo de
Resumo
pt
A globalização, como resultado da redução dos custos de transporte e dos meios de comunicação conduz ao aprofundamento do processo internacional de integração económica. Assim, cresce a importância do estudo da concorrência comercial. A literatura existente deixa margens sobre que fatores mais impactam a concorrência entre os países, e como a caracterização das diversas estruturas depende do uso de determinado índice em detrimento de outro, há espaço para concretizar novas análises. As perguntas principais a que este trabalho dá resposta são: qual o grau de concorrência existente entre dois países, quais os setores em que o grau de concorrência é mais acentuado, que estruturas se assemelham mais à estrutura do Reino Unido e que oportunidades se antevê que surjam para esses países. No presente trabalho recorre-se ao índice multidimensional de similitude estrutural apresentado por Crespo e Simões (2012) para analisar as estruturas dos 28 países da União Europeia e sete dos seus principais parceiros. A base de dados é elaborada com suporte nos valores de importações do mercado UE como um todo provenientes dos 35 países em estudo referente ao ano de 2015. Os resultados obtidos corresponderam ao expectável, associando um maior nível de concorrência exercida entre dois países cujo peso em termos de comércio internacional é superior. Adicionalmente, as três dimensões que compõem o índice multidimensional de similitude estrutural e que refletem o peso dos setores, a similitude intersetorial e a similitude intrassetorial revelam-se positivamente correlacionadas. Evidencia-se a importância da Alemanha como fornecedor da União Europeia e assinala-se como principal concorrente do Reino Unido, e seu principal potencial substituto.
en
Globalization, as a result of the reduction of transport costs and the media, leads to a deepening of the international process of economic integration. Thus, the importance of the study of commercial competition grows. The existing literature leaves gaps when determining which factors have the biggest impact on competition between countries, and since the characterization of the various structures depends on the use of one index over another, there is room for further analysis. The main questions answered in this paper are: what is the degree of competition between two countries, which sectors are the most competitive, which structures are most similar to the United Kingdom structure and which upcoming opportunities can be highlighted for those countries. In the present work, we use the multidimensional index of structural similarity presented by Crespo and Simões (2012) to analyze the structures of the 28 European Union countries and seven of their main partners. The database is supported by import values from the EU market as a whole coming from the 35 countries under study during 2015. The results obtained corresponded to the expected, associating a higher level of competition between two of the countries whose weight in terms of international trade is higher. In addition, the three dimensions that make up the multidimensional index of structural similarity reflecting the weight of the sectors, the inter-sectorial similarity and the intra-sectorial similarity are shown to be positively correlated. The importance of Germany as a supplier to the European Union is highlighted, and it stands out as the main competitor of the United Kingdom, and its main potential substitute.

Data

25-mai-2018

Palavras-chave

Concorrência
União Europeia
Structural similarity
Comércio internacional
Integração europeia
European integration
Economia da empresa
Brexit
Commercial competition

Acesso

Acesso livre

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