Título
A qualidade do serviço público hospitalar: nova gestão pública: um estudo de caso no Centro Hospitalar de Setúbal, EPE
Autor
Sequeira, Susana Filipa dos Santos
Resumo
pt
Nos últimos anos o setor público de saúde português tem sido alvo de algumas reformas,
associadas às perspetivas da Nova Gestão Pública (NGP), proveniente dos países anglosaxónicos. Com isso surgiram, em Portugal, os hospitais Sociedade Anónima (SA), em
2002, e mais tarde, em 2005, os hospitais de Entidade Pública Empresarial (EPE). Assim,
consequentemente surgiram algumas mudanças no próprio serviço hospitalar que terão
influência sobre a qualidade do serviço público prestado.
Neste sentido nasce a presente investigação, com o objetivo central de compreender o
impacto na qualidade do serviço público hospitalar prestado, após a adoção de práticas
de estilo empresarial no setor público, influentes da NGP. Este estudo será realizado tendo
por base o Centro Hospitalar de Setúbal EPE, - CHS, EPE - analisando o impacto,
segundo a perspetiva dos seus profissionais, de modo a perceber como estes percecionam
as alterações ocorridas.
Com este propósito realizaram-se entrevistas nas instalações do CHS, EPE a cinco
profissionais com diferentes funções a prestar no centro. A análise dos resultados obtidos
mostra a existência de uma pluralidade de perceções quanto ao impacto na qualidade do
serviço prestado após a adoção de novas práticas de gestão, perceções estas que são por
vezes contraditórias e que se relacionam com a função desempenhada pelos profissionais.
Salienta-se, também, que algumas das medidas adotadas não são do conhecimento de
todos os profissionais o que influencia as suas interpretações sobre as alterações
ocorridas.
en
In the last years the Portuguese public health sector has been the target of some reforms, associated with the New Public Management (NPM) perspectives, coming from the Anglo-Saxon countries. Thereby it has emerged, in Portugal, the Sociedade Anónima hospitals (SA) in 2002, and later, in 2005, the Entidade Pública Empresarial hospitals (EPE). Thus, consequently some changes have arisen in the health service that will
influence the quality of the public service given.
In this regard the present research was born with the main objective of understanding the impact on the quality of the public hospital service provided, after the adoption of business practices in the public sector influential by the NPM. This study will be made based on the Centro Hospitalar de Setúbal EPE - CHS, EPE - analyzing the impact,
according to the perspective of its practitioners, in order to understand how they perceive the changes that have occurred.
With this aim, interviews were made at the CHS, EPE to five practitioners with different functions at the center. The analysis of the results shows the existence of a plurality of perceptions regarding the impact on the quality of the service provided after the adoption of new management practices, perceptions that are sometimes contradictory and that are linked to function of each practitioner. It is also enhanced that some of the actions adopted are not known to all practitioners, which influences their interpretation on the changes occurred.