Título
How to manage and retain volunteers in an international start-up business
Autor
Arlerot, John Anders Emil
Resumo
pt
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo estudar o modo como uma empresa
start-up com fins lucrativos gere e retém voluntários para efeitos de mão-de-obra. Foram
realizadas entrevistas qualitativas com gestores de embaixadores e com a gestão da Uniplaces,
uma empresa start-up internacional. Os dados foram discutidos na análise de literatura com
uma prévia investigação e teoria sobre a gestão de recursos humanos, ciclos de vida
organizacionais, teoria de motivação e gestão de voluntários.
Os resultados demonstram que os voluntários são geridos através de flexibilidade, compensação
financeira, um ambiente social no trabalho, oportunidades de aprendizagem, autonomia no
trabalho, reconhecimento e tarefas de trabalho desafiantes. Os resultados demonstram
igualmente quais são os custos associados à gestão de voluntários. A conclusão indica que os
gestores de embaixadores podem ser definidos como voluntários e que a empresa pode gerir os
voluntários de forma a fazer face ao aumento do seu crescimento e complexidade das estruturas
da empresa. A conclusão da presente dissertação vai no sentido de demonstrar que uma
empresa internacional start-up se encontra a dar os seus primeiros passos do ciclo de vida
organizacional e que consegue gerir e reter voluntários para efeitos de mão-de-obra ao recorrer
à utilização de diferentes características que podem ser categorizadas como motivadoras ou
fatores de higiene.
en
The dissertation aims to study how an international for-profit start-up business manage and
retain volunteers in the workforce. Qualitative interviews were conducted with ambassador
managers and the management of Uniplaces, an international start-up company. The data was
discussed to the literature review with previous research and theory about human resource
management, organisational life cycles, motivation theory, and volunteer management.
The results show that the volunteers are managed by flexibility, financial compensation, a social
work environment, learning opportunities, autonomy at work, recognition, and challenging job
tasks. The results also explain what costs there are to managing volunteers. The conclusion
indicate that the ambassador managers can be defined as volunteers and that the company can
manage volunteers in order to deal with the increasing growth and complexity of the company
structures. The conclusion show that the international start-up company is in its early stages of
its organizational life cycle and that they manage and retain volunteers in the workforce by
using different features that can be categorized as motivators and hygiene factors.
Keywords: volunteer management, human resource management, organisational life cycles,
start-up