Título
An assessment of e-service quality, customer satisfaction, and customer trust on customer behavior in online shopping
Autor
Farisa, Almira
Resumo
pt
O objetivo desta dissertação é sintetizar a percepção existente sobre a qualidade do
serviço eletrónico em negócios on-line e desenvolver novas visões que ajudem o gestor a
entender as dimensões mais importantes da qualidade do serviço eletrónico que têm impacto
na satisfação, confiança e comportamento do cliente. Este estudo foca o impacto da qualidade
do serviço eletrónico do comércio eletrónico na Indonésia, tendo testado as suas quatro
dimensões de qualidade que melhor prevêem o comportamento do cliente. Pretende-se que os
resultados obtidos permitam percepçionar melhor a diferença que a cultura do país pode ter na
relevância dos diferentes atributos de qualidade do serviço eletrónico.
Dados recolhidos de 355 consumidores on-line indonésios foram usados para testar o
modelo conceptual mediante a aplicação de modelação de equações estruturais. Os resultados
mostraram que três dimensões da qualidade do serviço eletrónico, designadamente design do
site, segurança / privacidade e atendimento afetam positivamente a qualidade geral do serviço
eletrónico. O atendimento ao cliente não está significativamente relacionado à qualidade geral
do serviço eletrónico. Adicionalmente, a qualidade geral do serviço eletrónico está
significativamente relacionada com a satisfação e com a confiança do cliente. Este estudo
também testou o impacto da satisfação e da confiança do cliente no seu comportamento, bem
como a intenção de recompra, o passa-palavra e a revisitação do site. O resultado indica que a
quer a satisfação quer e a confiança do cliente tiveram um impacto positivo no seu
comportamento.
en
This purpose of this dissertation is to synthesize existing insight about e-service quality
in online business and develop new visions that helps manager to understand the most
important dimensions of e-service quality that have impact on customer satisfaction, customer
trust, and customer behavior. This study focus on the impact of e-service quality of Indonesian
e-commerce. This study tested the four-dimensions of e-service quality that better predict
customer behavior. The result was expected to extend the insight about country culture
difference might have different relevance of e-service quality attributes.
Data from an online survey of 355 Indonesian online consumers were used to test the
research model. Structural equation modelling technique was used to test the research model.
The analytical result showed that three dimensions of e-service quality: website design,
security/privacy, and fulfilment positively affect overall e-service quality. Meanwhile
customer service is not significantly related to overall e-service quality. Later, overall e-service
quality is significantly related to customer satisfaction and customer trust. This study also
tested the impact of customer satisfaction and customer trust on customer behavior such as
repurchase intention, word of mouth, and site revisit. Result indicate customer satisfaction and
customer trust had a positive impact on customer behavior.