Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Avaliação de modelos de gestão em farmácia

Autor
Rijo, Paula Alexandra da Silva
Resumo
pt
Dissertação sobre o estudo das alterações do modelo de gestão em farmácias comunitárias individualizadas e em farmácias que aderiram a grupos e cuja gestão passou a ser integrada – Modelo de Gestão Clássica versus Novos Modelos de Gestão, decorrentes das condicionantes introduzidas no negócio por novas políticas de saúde com introdução de reformas na Prescrição e Dispensa do Medicamento. A redução das margens foi um dos fatores mais relevantes. As farmácias organizaram-se em grupos. O objetivo inicial era ganhar poder negocial. Mais tarde os grupos estimularam as farmácias a modificar o modelo de gestão. Neste contexto é determinante entender qual o impacto das alterações na gestão e no modelo de gestão em farmácias comunitárias individualizadas e em farmácias integradas. O objetivo geral é analisar os Modelos de Gestão de farmácias individualizadas, e que têm ajustado as estratégias de modo a garantir a sustentabilidade e vantagem competitiva, e comparar os modelos de gestão adotados pelas farmácias comunitárias com gestão integrada. A mais-valia da farmácia individualizada é a capacidade de estabelecer as estratégias que considera mais adequada à sua farmácia, e estabelecer objetivos de forma a garantir a sua sustentabilidade. A maior desvantagem é que o seu poder negocial perante os fornecedores pode não ser suficiente para conseguir as parcerias mais vantajosas. As mais-valias obtidas pelas farmácias comunitárias integradas são o acesso a um maior leque de produtos a custos inferior, formação qualificada para os seus trabalhadores, acesso a planos de marketing e merchadising. As desvantagens são a perda de alguma autonomia.
en
Dissertation on the study of changes in the management model in individualized pharmacies and pharmacies that joined groups and whose management became integrated - Model of Classic Management versus New Management Models, arising from the constraints introduced in the business by new health policies with the introduction of reforms in the prescription and dispensation of the medication. Reducing margins was one of the most relevant factors. The pharmacies were organized in groups. The initial goal was to gain bargaining power. Later the groups encouraged pharmacies to change their management model. In this context it is crucial to understand the impact that the changes have on the management and management model in individualized community pharmacies and integrated pharmacies. The general objective is to analyse the Management Models of individualized pharmacies, which have adjusted the strategies to ensure sustainability and competitive advantage, and to compare the management models adopted by community pharmacies with integrated management. The added value of the individualized pharmacy is the ability to establish the strategies that you consider most appropriate to your pharmacy, and set goals to ensure their sustainability. The biggest disadvantage is that their bargaining power with suppliers may not be sufficient to achieve the most advantageous partnerships. The added value of integrated community pharmacies is access to a greater range of products at lower costs, qualified training for their workers, access to marketing plans and merchandising. The disadvantages are the loss of some autonomy.

Data

12-fev-2019

Palavras-chave

Vantagem competitiva
Sustentabilidade
Modelos de gestão
Farmácia comunitária
Estratégias competitivas
Groups of pharmacies
Community pharmacy
Gestão de farmácias
Grupos de farmácias
Farmácias Individualizadas
Pharmacy management
Individualized pharmacies

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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