Título
Avaliação de modelos de gestão em farmácia
Autor
Rijo, Paula Alexandra da Silva
Resumo
pt
Dissertação sobre o estudo das alterações do modelo de gestão em farmácias comunitárias
individualizadas e em farmácias que aderiram a grupos e cuja gestão passou a ser integrada –
Modelo de Gestão Clássica versus Novos Modelos de Gestão, decorrentes das condicionantes
introduzidas no negócio por novas políticas de saúde com introdução de reformas na Prescrição
e Dispensa do Medicamento.
A redução das margens foi um dos fatores mais relevantes. As farmácias organizaram-se em
grupos. O objetivo inicial era ganhar poder negocial. Mais tarde os grupos estimularam as
farmácias a modificar o modelo de gestão. Neste contexto é determinante entender qual o
impacto das alterações na gestão e no modelo de gestão em farmácias comunitárias
individualizadas e em farmácias integradas.
O objetivo geral é analisar os Modelos de Gestão de farmácias individualizadas, e que têm
ajustado as estratégias de modo a garantir a sustentabilidade e vantagem competitiva, e
comparar os modelos de gestão adotados pelas farmácias comunitárias com gestão integrada.
A mais-valia da farmácia individualizada é a capacidade de estabelecer as estratégias que
considera mais adequada à sua farmácia, e estabelecer objetivos de forma a garantir a sua
sustentabilidade. A maior desvantagem é que o seu poder negocial perante os fornecedores pode
não ser suficiente para conseguir as parcerias mais vantajosas.
As mais-valias obtidas pelas farmácias comunitárias integradas são o acesso a um maior leque
de produtos a custos inferior, formação qualificada para os seus trabalhadores, acesso a planos
de marketing e merchadising. As desvantagens são a perda de alguma autonomia.
en
Dissertation on the study of changes in the management model in individualized pharmacies
and pharmacies that joined groups and whose management became integrated - Model of
Classic Management versus New Management Models, arising from the constraints introduced
in the business by new health policies with the introduction of reforms in the prescription and
dispensation of the medication.
Reducing margins was one of the most relevant factors. The pharmacies were organized in
groups. The initial goal was to gain bargaining power. Later the groups encouraged pharmacies
to change their management model. In this context it is crucial to understand the impact that the
changes have on the management and management model in individualized community
pharmacies and integrated pharmacies.
The general objective is to analyse the Management Models of individualized pharmacies,
which have adjusted the strategies to ensure sustainability and competitive advantage, and to
compare the management models adopted by community pharmacies with integrated
management.
The added value of the individualized pharmacy is the ability to establish the strategies that you
consider most appropriate to your pharmacy, and set goals to ensure their sustainability. The
biggest disadvantage is that their bargaining power with suppliers may not be sufficient to
achieve the most advantageous partnerships.
The added value of integrated community pharmacies is access to a greater range of products
at lower costs, qualified training for their workers, access to marketing plans and
merchandising. The disadvantages are the loss of some autonomy.