Título
Análise do valor de mercado da empresa familiar durante o processo de sucessão
Autor
Amaral, Ana Filipa Basílio
Resumo
pt
A presente dissertação aborda a problemática da sucessão nas empresas familiares e o impacto que as notícias divulgadas na comunicação social, durante o processo de sucessão, têm no valor da empresa. A sucessão é referida, por muitos autores como o maior desafio enfrentado pelas empresas familiares (Handler, 1994). Estatísticas reportam que 65 a 80% das empresas ao nível global têm cariz familiar (Ussman, 2004) e que apenas 30% das empresas familiares chegam à segunda geração e 10% à terceira (Beckhard & Dyer, 1983).
Tendo como ponto de partida a conjetura que a notícia da sucessão facilmente cria instabilidade envolta dos principais stakeholders: sejam acionistas, fornecedores, clientes ou empregados, entre outros, esta dissertação analisa o efeito, positivo/negativo, que as notícias que saíram na comunicação social sobre a sucessão de um grupo empresarial familiar, nomeadamente, o Grupo Jerónimo Martins, tiveram no valor de mercado da empresa, isto é, no valor da ação.
A relevância desta abordagem é justificada pela facilidade e rapidez de acesso à informação que atualmente o mercado dispõe e que muitas vezes a empresa não consegue controlar. Nesta era da informação e da tecnologia, é fundamental que as empresas mantenham o mercado informado sobre como está a ser desenvolvido o processo de sucessão da empresa, de modo a evitar que especulações levantem instabilidade à empresa.
en
This thesis addresses the problematic of succession in family businesses and the effect of the media has, during the succession period, on the company value. The succession is referred, by some authors as the biggest challenge faced by family businesses (Handler, 1994). Statistics show that 65 to 80% of companies, globally, are family-oriented (Ussman, 2004) and that only 30% of these companies survive into the second generation and only 10% into the third (Beckhard & Dyer, 1983).
Assuming that the effect created by the news of the succession easily creates instability around the main stakeholders: shareholders, suppliers, customers or employees, among others, this thesis analyses the effect, positive or negative, that the news published by the media about the succession on a family-oriented business group, mainly, Grupo Jerónimo Martins, had on the company’s market value, that is, the share value.
The relevance of this approach is justified by the ease and speed of access to information than the market currently provides and that the company can’t always control. In this information and technology era, it’s essential that the companies maintain the marker informed about how it is being handled the company’s process of succession, so that speculations don’t bring instability to the company.