Teses e dissertações

Mestrado
Arquitetura
Título

O contexto do cinema: a arquitetura do cinema

Autor
Martins, João Rafael Serra
Resumo
pt
O pressuposto da presente dissertação consiste numa análise sintética das relações que se encontram entre a Arquitetura e o Cinema. São propostos vários argumentos que alegam que tanto um como o outro se tornam úteis, senão essenciais, para o progresso mútuo. Por um lado, a Arquitetura funciona como ponto de partida para o Cinema, na medida em que esta se assume como uma característica de determinada situação. O cinema irá servir-se dessa característica para poder contextualizar a narrativa, sendo, desta maneira, um local de aprendizagem. Por outro lado, o Cinema tem possibilidades muito mais extensas no que toca a criatividade arquitetónica, o que, por sua vez, permite que nele nasçam arquiteturas novas que inspirem os praticantes desta arte. O Cinema torna-se, portanto, um local de exploração e experimentação arquitetónica, sendo que aqui serão traduzidas as visões mais rebuscadas dos arquitetos. A análise de três casos de estudo demonstrará como estes argumentos são postos em prática de maneira a que, em última instância, seja verifcado que o conhecimento arquitetónico desempenha um papel fundamental na criação de flmes.
en
The point of this assignment consists of a synthetic analysis of the connections found between Architecture and Cinema. The proposed arguments state that both subjects become useful, if not essential, in each other’s mutual progress. On the one hand, Architecture works as a starting point for Cinema, as it is acknowledged as a feature of a certain circumstance. Cinema will use this feature in order to contextualize the narration, hence becoming a place of learning. On the other hand, Cinema has possibilities much more extensive concerning architecture creativity, which, in turn, allows the creation of new architectural styles that inspire the ones who create this art. Thus Cinema becomes a place of architectural exploration and experimentation, being that it’s here that the architect’s most far-fetched visions will be translated. The analysis of three case studies will demonstrate how these arguments are put into practice in order that, ultimately, it’s verified that architectural knowledge plays a fundamental role in film creation.

Data

18-mar-2019

Palavras-chave

Architecture
Cinema
Arquitetura
Trabalho de projeto
Criação artística
Context
Cenografia
Scenography
Trabalho prático
Spartacus
Blade Runner
Star Wars
Alenquer Lisboa

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo