Título
Internacionalização da Ideiabiba em Inglaterra
Autor
Santos, Ana Sofia
Resumo
pt
Talvez seja a Globalização o fator que mais contribui para a expansão a um nível
internacional das empresas, uma vez que cada vez mais as transações entre mercados são
homogéneas e facilitadas.
Neste tipo de setor da prestação de serviços e produção de eventos especializados em
segmentos infanto-juvenil no mercado dos centros comerciais e em brand activation,
Portugal apresenta-se como um território insuficiente, já que, para além dos espaços
serem limitados, existem inúmeras empresas, concorrentes diretos ou não, que poderão
produzir eventos semelhantes ou substitutos e que possam interessar mais o cliente,
mediante aquilo que procurem, tipo de serviço, disponibilidades financeiras, entre outros.
Este projeto tem como objetivo principal o apoio no processo de internacionalização da
IdeiaBiba em Inglaterra propondo um plano estratégico neste sentido, uma vez que é um
objetivo da empresa há já algum tempo e que se tem revelado difícil tendo em conta a
especificidade e riscos do mercado em causa.
Como mencionado anteriormente, a empresa já fez algumas abordagens sem sucesso
anteriormente. Portanto decidiu-se efetuar uma analise da empresa e do mercado em
questão ao nível económico e cultural, percebendo os riscos e obstáculos e também as
melhores formas de os mitigar e ultrapassar, assim como todos os meios e recursos
necessários para obter o sucesso.
A internacionalização das empresas portuguesas torna-se um tema cada vez mais
relevante na conjuntura atual, até como fonte de sobrevivência para as mesmas.
en
Globalization may be the factor that contributes the most towards the expansion of
companies’ internationalization, since the transactions between markets are increasingly
homogenous and facilitated.
In this type of sector of supply of services and events production, aimed at children and
youth segments within the shopping centers market and in brand activation, Portugal
presents itself as an insufficient territory, since, in addition to spaces being limited, there
are numerous companies, direct competitors or not, who may produce similar or substitute
events that may interest more the customer, depending what they are looking for, type of
service, financial availability, among others.
This project has as its main objective supporting IdeiaBiba with its internationalization
process in the English market, by proposing a strategic plan on this regard. This has been
a goal for the company for quite some time, which has proved difficult taking into account
the specifics and risks of the market at stake.
As previously mentioned, in the past, the company already had some unsuccessful
attempts. Therefore, it was decided to analyze the company and this particular market,
both from an economic and cultural standpoint, noting the risks and obstacles and also
the best ways to mitigate and overcome them, as well as all the means and resources that
may be necessary in order to succeed.
The internationalization of Portuguese companies becomes an increasingly important
matter in the current juncture, and may even present itself as the key for their survival.