Título
Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
Autor
Santos, Marisa Ferreira
Resumo
pt
O presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio de apoio à
criação de uma nova empresa, a Maria Tangerina, retalhista de legumes e frutas.
Na fase incial foram realizadas análises internas e externas, através de recolha de dados
na região, aplicação de questionários em formato de entrevista presencial e também com
possibilidade de resposta online. Estas análises culminaram num diagnóstico que aponta
como pontos fracos o conhecimento limitado da promotora na área do comércio de retalho
alimentar, o baixo valor de capitais próprios para investimento inicial, a inexistência de
marca e a necessidade de legalização do espaço e obras de remodelação. Por outro lado
os pontos fortes apontam para uma larga rede de contacto de produtores locais, existência
de espaço próprio, conhecimento do público-alvo, proposta de conceito diferenciador, a
experiência no antendimento ao público e formação e competências na área da gestão de
empresas.
Assim, tendo em consideração todos os pontos fortes e fracos do negócio bem como as
oportunidades e ameaças externas detetadas, este projeto apresenta um plano de negócio
que permite atingir os objetivos da empresa e satisfazer as necessidades do mercado.
O projeto termina com a apresentação de um orçamento previsional associada à estratégia
de negócio proposta, evidenciando um potencial de crescimento a médio-prazo.
en
This project aims to develop a business plan to support the creation of a new company,
Maria Tangerina, a vegetables and fruits retailer.
In the initial phase, were carried out internal and external analyzes through data collection
in the region, application of questionnaires in face-to-face interview format and also with
an online response possibility. These analyzes culminated in a diagnosis that points out
as weak points the promoter’s limited knowledge in the area of food retail trade, the low
value of capital for initial investment, the lack of brand and the need for space legalization
and remodeling works. On the other hand the strengths point to a wide network of contact
of local producers, existence of their own space, knowledge of the target, proposal of
differentiating concept and the experience in the public relations and training and skills
in the area of business management.
Thus, taking into account all the strengths and weaknesses of the business as well as the
opportunities and external threats detected, this project presents a business plan that
allows to reach the main goals of the company and satisfy the needs of the market.
The project ends with the presentation of an estimated budget associated to the business
strategy proposal, showing a growth potential in the medium term.