Título
Improving processes in long-term care
Autor
Lindo, Maria Leonor Sá Quental de Melo
Resumo
pt
A melhoria de processos aplicada na área da saúde é um tema que está a atingir
grande dimensão no decorrer dos tempos. As empresas cada vez mais sentem a necessidade
de se manterem competitivas no mercado, distinguindo-se umas das outras. Lean surge como
uma solução de melhoria dos processos principais de uma empresa, o que permite um
aumento de competitividade. No setor da saúde, surge como uma solução de redução de
custos e permite a racionalização de recursos, bem como melhores práticas relativas aos
processos de prestação do serviço, fazendo do mesmo um serviço valorizado para o cliente.
Esta dissertação pretende identificar como é que a melhoria dos processos pode
acrescentar valor aos serviços continuados de saúde, sob a aplicação de ferramentas Lean.
Posteriormente, uma estrutura teórica é desenvolvida com o intuito de suportar a
investigação.
A metodologia de dissertação com caso de estudo é aplicada aos serviços continuados
de saúde, nomeadamente em média-duração e reabilitação na unidade da Santa Casa da
Misericórdia de Alhos Vedros, onde observação direta, focus de grupo e entrevistas
informais foram aplicadas com os stakeholders do serviço.
Value stream mapping e flowchart são aplicados no processo de media-duração e
reabilitação. Os clientes do serviço são identificados bem como qual a sua perceção de valor
do serviço. Value stream mapping permite identificar as fontes de desperdício e possíveis
sugestões de melhoria são apresentadas.
O resultado desta investigação permite melhorar os processos da média-duração e
reabilitação e consequentemente a prestação do serviço, tornando o processo mais eficiente.
en
Process improvement applied in healthcare is a subject that is reaching a large
dimension over the years. Increasingly companies need to stay competitive and differentiate
themselves from each other. Lean as process improvement arises as a solution to improve
core processes and to gain competitiveness. In the healthcare area, arises as a cost reduction
solution in the health sector and allows the rationalization of resources and a better practice
of all processes inherent to the provision of the service, making the service an added value
for the customer.
This dissertation aims to identify how can process improvement add value to the
long-term care services, under the application of process improvement, namely Lean
Thinking tools. Furthermore, a theoretical framework is provided in order to support the
current investigation.
A methodology of dissertation with a case study is applied to the long-term care,
namely in medium-term and rehabilitation care, in Santa Casa da Misericórdia de Alhos
Vedros unit where direct observation, focus group and informal interview are performed
with stakeholders of the service.
Value stream mapping and flowchart are applied to the process of medium-term and
rehabilitation care. The customers of this service are identified as well as what is their value
perception of service. Value-stream mapping allows to identify sources of waste, and
possible improvement suggestions are presented.
The outcome of this research allows to improve the medium-term and rehabilitation
process and consequently the service delivery, making the process more efficient.