Título
Marketing plan: FraudProof: a SaaS anti-fraud solution for the digital advertising industry
Autor
Cadete, Patrícia Raquel dos Santos
Resumo
pt
Este projeto de mestrado pretende desenvolver um Plano de Marketing para o lançamento de
uma plataforma anti-fraude online, desenhada para a indústria mundial da publicidade digital.
Esta nova unidade de negócios será desenvolvida e lançada pela Mobrand, uma empresa
portuguesa de tecnologia de marketing móvel.
Ao longo deste projeto, pretende-se identificar o potencial mercado desta nova linha de
negócios, estudar o seu impacto para a marca e avaliar a viabilidade operacional do mesmo
para a empresa em questão.
Numa primeira fase, é realizada uma Revisão de Literatura com foco nas áreas da publicidade
digital, fraude digital e comércio eletrónico.
Posteriormente, é feita uma análise do mercado de maneira a identificar o valor da solução
anti-fraude, sendo pesados ao longo do processo as principais oportunidades e ameaças
existentes bem como os pontos fracos e fortes identificados.
De seguida, é feito um questionário para avaliar a pertinência de uma nova solução
preventiva, tendo em conta a visão dos marketers sobre a fraude em publicidade mobile e
também para entender as características mais valorizadas pelos mesmos. Tendo em conta os
dados obtidos previamente, é desenvolvida uma estratégia de STP e marketing-mix que apoia
a criação do sistema anti-fraude – FraudProof, adaptado às necessidades e expectativas do
mercado.
Por fim, é delineado um estudo operacional que permite compreender os recursos necessários
para a implementação e viabilidade do projeto.
en
This master’s project intends to define and study a Marketing Plan to support the launching
of a software as service anti-fraud platform designed to target the growing mobile ad-tech
industry. The new business unit will be developed and launch by Mobrand, a Portuguese
solution provider in the digital advertising marketplace.
Throughout this project, we aim to identify the potential market of the new business line,
study its impact for the brand and evaluate its viability within Mobrand.
To achieve this, a Literature Review will be firstly executed focused on the key areas of
digital advertising, digital fraud and e-commerce.
Afterwards, it will be accomplished a market analysis to identify the value of the anti-fraud
solution, highlighting during the process the major opportunities and threats identified in the
market, while weighing also its strengths and weaknesses.
Additionally, a survey was performed to further evaluate the pertinence of a new preventive
solution taking into account marketers’ view of mobile ad fraud, and also to understand the
most valued characteristics. Based on the data obtained beforehand, it will be developed the
STP and a marketing mix strategies that will support the creation of the anti-fraud business –
FraudProof, tailored for the market needs and expectations.
Lastly, to grasp this project's viability, it will be outlined an operational viability study, which
will allow us to comprehend the necessary resources to implement the project.