Título
Liderança e gestão de conflito na escola: Escola Magistério de Ondjiva, "Dr. António Agostinho Neto" e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
Autor
Tekulovanu, Emanuel Hermenegildo
Resumo
pt
Os estilos de liderança e a gestão de conflitos na escola tem vindo assumir um crescente relevo no
discurso e nas práticas desenvolvidas pelos diretores das escolas.
Neste estudo centramo-nos nos efeitos dos estilos de liderança na gestão de conflitos na escola,
especialmente na relação entre os estilos de liderança dos diretores da escola e o estilo de resolução de
conflitos que estes utilizam na solução das tensões naturais que emergem nas escolas. Assume como
objeto de estudo a compreensão do impacto do estilo de liderança na gestão de conflitos na escola.
O objetivo principal foi conhecer e compreender a perceção dos estilos de liderança praticados pelos
diretores das escolas em estudo, na opinião dos professores, através da aplicação de um inquérito por
questionário que integra duas vertentes de análise: a primeira por meio da versão reduzida do Multifactor
Leadership Questionnaire (MLQ), cujo objetivo é retirar indicadores sobre o estilo de liderança; e a
segunda através da Escala de gestão de conflito ROCI-II (Rahim Organizational Conflict Inventory),
cujo fim consiste em inferir melhores práticas na gestão de conflitos.
A recolha de informação foi efetuada nas duas escolas públicas da província do Cunene, Angola.
O nosso estudo é de natureza eminentemente quantitativa e exploratória. Nele participaram 58 docentes
da escola de Magistério e 19 docentes da escola de Omupanda.
Os nossos resultados colocam em evidência a existência de liderança percecionada semelhante entre
duas escolas. A liderança transformacional revelou ser uma preditora do estilo de gestão de conflito via
compromisso. Porém, constata-se a existência de correlações positivas e significativas entre o estilo de
liderança transformacional, transacional, "laissez-faire" e gestão de conflito por integração. Implicações
teóricas e práticas destes resultados são analisadas no nosso trabalho, reforçando a centralidade da
liderança e gestão dos conflitos em contexto escolar.
en
Leadership styles and conflict management at school have become increasingly prominent in the
discourse and practices developed by school principals. This study focuses on the effects of these
leadership styles by school principals to resolve school tensions.
In way to identify and understand the leadership styles practiced by the principals we ran a survey by
questionnaire among teachers. The survey captured teachers’ perception on that subject and had two
levels of analysis: identifying indicators on leadership style, through a smaller version of the Multifactor
Leadership Questionnaire (MLQ); and to reach the best practices in conflict management, through the
Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II). Data collection was carried out in the two public
schools of the province of Cunene, Angola. The survey was completed by 58 teachers at the Teaching
School and 19 teachers at the Omupanda School. Thus, the study has an eminent quantitative and
exploratory nature.
The results highlight the existence of similar perceptions of leadership among teachers from the two
schools. Transformational leadership has proved to be a predictor of conflict management style via
compromise. However, the existence of positive and significant correlations between the
transformational, transactional, "laissez-faire" style of leadership and conflict management by
integration is verified. Theoretical and practical implications of these results are analyzed in the study,
reinforcing the centrality of leadership and conflict management styles in the school context.