Título
Mergers and acquisitions: the facebook and whatsapp case
Autor
Costa, Leonor Bentes de Oliveira
Resumo
pt
As redes sociais têm vindo a assumir uma forte relevância nos dias de hoje. Estas
permitem aos seus utilizadores criarem perfis de forma a partilharem experiências, ideias
e interagir com novas pessoas em tempo real. Uma das redes sociais mais populares em
todo o mundo é o Facebook. Ao longo dos anos a estratégia do seu fundador e CEO, Mark
Zuckerberg, passou pela aquisição de diversas empresas nomeadamente o Instagram,
WhatsApp e Oculus. A aquisição do WhatsApp foi anunciada a 19 de fevereiro de 2014
sendo que foi bastante mediática devido aos 19 biliões de dólares pagos. O CEO do
Facebook viu no WhatsApp a oportunidade de conquistar um público mais jovem e fiel.
Adicionalmente esta empresa demonstrou um crescimento acima da média nos primeiros
quatro anos, comparando com os seus principais concorrentes factor que influenciou o
desfecho desta operação.
O objetivo do presente projeto é compreender as principais vantagens e desvantagens
desta transacção bem como efetuar uma avaliação ao WhatsApp. Assim, será possível
efetuar uma comparação com o montante pago pela empresa de Mark Zuckerberg. Iremos
utilizar o método dos fluxos de caixa descontados (Free Cash Flow to the Firm e Free
Cash Flow to the Equity) como base para avaliação. Esta foi complementada com uma
análise de sensibilidade que tem como objetivo compreender o impacto que possíveis
flutuações de algumas variáveis possam ter no valor da empresa.
en
The social networks have been assuming a very strong relevance in our day to day. These
allow users to create profiles in order to share experiences, ideas and interact with
different people in real time. Facebook is on of the most international and popular social
network. The strategy over the years by founder and CEO, Mark Zuckerberg, has been to
acquire several companies, namely Instagram, WhatsApp and Oculus. The acquisition of
WhatsApp was announced on 19th February 2014, which was quite newsworthy due to
the $19 billion paid by Facebook. The same CEO saw the opportunity for WhatsApp to
win a younger and more loyal target audience. Additionally, this company showed a
growth above average in the first four years, in comparison to its key competitors, which
highly influenced the outcome of this operation.
The main objective of this project is to better understand the core advantages and
disadvantages of this transaction as well as to make a valuation of WhatsApp. Thus, it
will be possible to make a comparison with the amount paid by Mark Zuckerberg's
company. We will apply the method of Discounted Cash Flows (Free Cash Flow to Equity
and Free Cash Flow to Firm) in the valuation, complemented with a sensitivity analysis
that aims to understand the impact of possible fluctuations of several variables may have
on the company’s value.