Título
A gestão de conhecimento organizacional e a ISO 9001:2015
Autor
Anes, Ana Teresa Garcia
Resumo
pt
Num ambiente de mercado demarcado pela competição, a normalização tem-se demonstrado
distintiva na resposta aos desafios de atuação. Assim, as organizações têm vindo a investir na
obtenção de certificações ISO, sendo a certificação na Norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão
da Qualidade uma das mais populares.
A última revisão publicada da referida Norma, datada de 2015, passou a incluir nos seus
constructos referências a práticas de gestão do conhecimento. No atual contexto de mercado,
com processos cada vez mais informatizados e automatizados, não estagnar no conhecimento
adquirido, encontrando novas formas de fazer e criar, a partir das práticas e métodos já
conquistados, revela-se distintivo para as organizações, não apenas no momento de conceção
de produtos/serviços inovadores, mas também no momento de tomada de decisão estratégica.
O presente estudo empírico pretende identificar qual a relação entre a implementação de
práticas de gestão do conhecimento, o Sistema de Qualidade e o desempenho organizacional.
Ou seja, pretende verificar se a introdução da Gestão do Conhecimento na Norma IS0 9001,
teve efeito no desempenho organizacional das empresas.
A metodologia de análise proposta está suportada na aplicação de um questionário a uma
amostra de amostra de 36 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) portuguesas, constituintes da
Rede PME Inovação COTEC.
Os resultados obtidos permitiram inferir que a gestão do conhecimento, embora não influencie
diretamente o desempenho organizacional, funciona como um mediador entre o Sistema de
Qualidade e o desempenho. Ou seja, nas empresas estudadas, detentoras de certificação na
Norma ISO 9001, mediante a aplicação de práticas de gestão do conhecimento, evidenciou
melhorias na gestão do Sistema de Qualidade, com consequente incremento no desempenho
organizacional.
en
In a business market environment highly marked by competition, standardization has proven to
be distinctive to answer challenges. Thus, organizations have been investing in obtaining ISO
certifications, being ISO 9001 – Quality management systems one of the most popular.
In the current context of market with processes every day more computerized and automatized,
to not stagnate in the knowledge already acquired, searching to find new ways to do and create
from practices and methodologies already achieved, is showing distinctive for the
organizations, not only in the moment of conception of innovative products/services, but also
in the moment of making strategic decisions.
This empirical study aims to identify the relationship between the implementation of knowledge
management practices, the Quality System and organizational performance. That is, it intends
to verify if the introduction Knowledge Management principles in the Standard ISO 9001 had
effect in the overall organizational performance of the companies.
The proposed analysis methodology is supported by the application of a questionnaire to a
sample of 36 Portuguese Small and Medium Enterprises, from Rede PME Inovação COTEC.
The results of the investigation allowed to infer that knowledge management, while not directly
influencing organizational performance, acts as a mediator between the Quality System and
performance. That is, within the companies studied, holders of certification in ISO 9001,
through the applications of knowledge management practices, shown improvements in the
management of the Quality system, with a consequent increase in organizational performance.