Título
Análise de interferência no novo aeroporto de Luanda
Autor
Barros, Kankho Sefo Maria
Resumo
pt
O espetro radioelétrico é um recurso natural limitado que é controlado por um regulador
que faz a gestão do mesmo. Devido o surgimento de novas tecnologias, a procura do
espetro é cada vez maior o que implica um custo elevado na obtenção do mesmo por
parte dos operadores que dispõem deste recurso para melhor oferecerem os seus
serviços de comunicações. No entanto a indústria das telecomunicações tem vindo a
crescer de forma acelerada nos últimos tempos para dar resposta aos desafios
enfrentados pelas sociedades. Sendo a comunicação móvel um dos pilares mais
importante na indústria tecnologia, é possível a comunicação entre sistemas, a partir de
rádios emissores e recetores. Sendo as interferências no domínio da frequência uma
consequência da multiplicidade de sistemas que, se não forem devidamente planeadas
podem degradar o sinal que se pretende receber com uma qualidade de serviço
adequada, de acordo com o serviço a prestar ao utilizador.
O presente trabalho assenta na análise do espetro radioelétrico no novo
aeroporto de Luanda (Angola), com o propósito de caraterizar e obter os possíveis
níveis de interferências entre os sistemas de radiodifusão das aeronaves na zona de
cobertura do novo aeroporto de Luanda. Após o trabalho de campo conclui-se que o
espetro na zona de cobertura do novo aeroporto de Luanda é limpo.
en
The radio spectrum is a limited natural resource controlled by a regulator. Due to
the emergence of new technologies, the demand for the spectrum is increasing, which
implies a high cost in obtaining it from the telecommunication operators that have this
feature to better offer their communications services. However, in recent times, the
telecommunications industry has been growing rapidly to meet the challenges facing
societies. The mobile communication is one of the most important pillars in the
technology sector. It is possible to communicate between systems, by using radio
transceivers. The interference in the frequency domain is a consequence of the
multiplicity of systems that, if not properly planned, can degradate the signal to be
received with an adequate quality of service, according to the service to be provided to
the end user.
The current research is based on the analysis of the radioelectric spectrum that
covers the new Luanda's airport (Angola). To identify and collect possible interferences
that may degradate the aircraft broadcasting systems in the coverage area of the new
Luanda airport. After the field measurement it is concluded that the spectrum of the
coverage area of the new airport in Luanda is clean.