Título
Restruturação do programa de acolhimento e integração de uma empresa do setor energético
Autor
Garcez, Patrícia Lapa
Resumo
pt
Com o objetivo de garantir a melhoria das práticas de Acolhimento e Integração
(Onboarding) dos novos colaboradores, foi realizada a proposta de um novo programa.
O processo de Acolhimento e Integração é fundamental uma vez que garante a
clarificação dos papéis organizacionais e a gestão das expetativas dos novos
colaboradores, tornando-os membros organizacionais efetivos. Após a análise e
recolha de dados, foi possível concluir que esta necessidade adveio de uma
restruturação interna e de algumas falhas existentes no programa atual. Algumas
iniciativas desenvolvidas não são implementadas e a sua maioria necessita de um
ajustamento, uma vez que não estão de acordo com a realidade organizacional atual.
No sentido de aumentar o acompanhamento dos novos elementos, o novo programa
assenta em 3 etapas. Uma primeira, que diz respeito aos dias anteriores ao dia de
entrada do novo elemento na empresa; a segunda etapa relaciona-se com o primeiro
dia de trabalho do novo colaborador e o que deve ser feito para o receber da melhor
maneira; e a terceira etapa abrange os meses seguintes á sua entrada na organização e
visa garantir a sua integração, capacitando-o para exercer eficazmente a sua função. A
recolha dos dados de diagnóstico foi realizada através de uma entrevista ao responsável
pela implementação do programa e no sentido de avaliar o grau de satisfação dos
colaboradores, foram realizados dois questionários: um desenvolvido na fase de
diagnóstico para recolher o seu feedback sobre o programa atual. E um segundo para
ser aplicado após a implementação do novo programa.
en
To ensure the improvement of the Onboarding practices of new employees, a
new program was proposed. The Reception and Integration process is crucial, as it
ensures the clarification of the organizational roles and the management of new
employees’ expectations, making them effective organizational members. After
analyzing and collecting data, it was concluded that this need arose from internal
restructuring and some flaws in the current program. Many of the defined steps are not
in use because they do not fit the new structure and the majority of them need
adjustments since they do not meet the current reality. To increase the guidance of new
elements, the new program is based on 3 steps. The first step concerns the days before
the entry day of the new element in the company; the second is related to the new
employee's first day of work and what must be done to welcome the employee in the
best way. And the third step covers the months following the employee entering the
organization and aims to ensure the employees' integration, making the employee an
effective member of the organization. The acquiring of all necessary diagnostic data
was achieved via an interview with the person responsible for implementing the
program. And to assess the degree of employee satisfaction, two questionnaires were
conducted: one developed in the diagnostic stage to collect their feedback on the
current program. And a second to be applied after the implementation of the new
program.