Título
Quais os fatores que mais contribuíram para uma redução do número de jovens NEET na União Europeia entre 2013 e 2017?
Autor
Gomes, Constança Maria Cordeiro
Resumo
pt
Na União Europeia entre 2013 e 2017 houve uma redução do número de jovens NEET. Neste sentido, o objetivo desta investigação é o de determinar as condições que deram origem a esta diminuição. A pesquisa empírica realizada sustenta-se em dados estatísticos recolhidos das bases de dados do Eurostat e da OCDE para 26 países europeus entre 2013 e 2017. Estes dados recolhidos são explorados e analisados através do método "fuzzy-set qualitative comparative analysis" (fsQCA) que permite identificar condições que poderão explicar um determinado fenómeno ou "outcome", sendo neste caso a redução do número de jovens NEET. Para explicar este fenómeno foram escolhidas quatro condições, para analisar e determinar se estas constituirão condições necessárias ou suficientes para explicar o fenómeno referido, sendo estas a redução do desemprego, o aumento das despesas públicas com políticas ativas de emprego por desempregado, o aumento no número de estudantes a frequentar o ensino profissional e a redução do abandono escolar precoce. A análise empírica permitiu determinar que, apesar de não existir uma condição necessária, a que mais se aproxima para explicar a redução dos jovens NEET é a redução do desemprego e que a combinação entre a redução do desemprego e a redução do abandono escolar precoce é uma condição suficiente para explicar este "outcome".
Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que deverá existir por parte dos decisores políticos compreensão de que deverão investir mais na diminuição da taxa de desemprego e no combate ao abandono escolar precoce, uma vez que estes dois fatores são os que mais contribuem para a redução dos jovens NEET.
en
In the European Union between 2013 and 2017, the share of NEETs decreased. Therefore, this investigation aims to determine the conditions that led to this reduction. The empirical research is based on statistical data from Eurostat and OCDE, for 26 European countries between 2013 and 2017. This data is analysed with Fuzzy-Set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA), which allows to identify conditions that could explain a certain phenomenon or outcome, being in this case the reduction of the share of NEETs. In order to explain this outcome, four conditions were chosen and the aim is to understand whether these can be considered as necessary or sufficient conditions. The chosen conditions are the reduction in the unemployment, the increase on public expenditure on active labour market policies by unemployed person, the growth in the number of students enrolled in vocational education and training and the reduction of early school leavers. The empirical analysis showed us that, although there is no necessary condition, the reduction in unemployment is the only condition that comes closer to explain the reduction of the share of NEETs and that the combination between the reduction in the unemployment and the reduction of early school leavers is a sufficient condition for this outcome to occur.
Finally, based on the results obtained, the policy makers should invest more on reducing the unemployment rate and to prevent early school leavers as these are the most effective to decrease the percentage of NEETs.