Título
Social media influencers and their marketing effects on followers?: An exploratory study in restaurant review microblogs
Autor
Ying Zhou
Resumo
pt
O presente estudo investiga os fatores que influenciam os efeitos do e-WOM
relacionado à marca dos influenciadores de mídias sociais dos usuários. Além disso, o
estudo avalia o impacto moderador do individualismo / coletivismo nas respostas dos
consumidores em relação ao e-WOM dos influenciadores de mídias sociais. O
contexto do estudo está focado nos microblogs do Weibo relacionados às revisões de
restaurantes. Depois duma pesquisa experimental, o estudo coletou 463 dados válidos.
As descobertas do estudo indicam que os microblogs, fornecendo mais divulgação de
produto em conteúdos e com maior grau de popularidade, tendem a aumentar a
confiança cognitiva maior dos consumidores nos blogueiros. Considerando que, os
microblogs revelando mais divulgação social de blogueiros em conteúdo tendem a
induzir maior confiança afetiva dos consumidores nos blogueiros. O estudo também
confirma que os efeitos da divulgação do produto e da popularidade sobre a confiança
cognitiva e o efeito da divulgação social sobre a confiança afetiva são mais fortes
quando os consumidores são orientados para o coletivismo do que quando os
consumidores são orientados pelo individualismo. Além disso, uma confiança
cognitiva mais alta pode resultar em uma confiança afetiva mais alta, o que, por sua
vez, leva às intenções de feedback dos consumidores em relação aos blogueiros. A
confiança cognitiva, a confiança afetiva, o prazer percebido de ler as massagens no
e-WOM e a utilidade percebida das recomendações dos blogueiros provaram ter
influências positivas nas atitudes dos produtos dos consumidores. Além disso, o
impacto da confiança cognitiva nas atitudes dos produtos é mediado pela utilidade
percebida. As conclusões deste estudo fornecem sugestões úteis para que blogueiros e
marcas implementem e-WOM efetivo.
en
The current study investigates the factors that influence the effects of social media
influencers’ brand-related e-WOM on users. Moreover, the study evaluates the
moderating impact of individualism/collectivism on consumers’ responses towards
social media influencers’ e-WOM. The context of the study is focused on the Weibo
microblogs related to restaurant reviews. By conducting an experimental survey, the
study collected 463 valid data. The findings of the study indicate that the microblogs,
either providing more product disclosure in contents and with higher degree of
popularity, tend to enhance consumers’ greater cognitive trust on the bloggers.
Whereas, the microblogs revealing more bloggers’ social disclosure in contents
incline to induce consumers’ greater affective trust on the bloggers. The study also
confirms that the effects of product disclosure and popularity on cognitive trust and
the effect of social disclosure on affective trust are stronger when consumers are
collectivism-oriented than when consumers are individualism-oriented. Moreover,
higher cognitive trust can result in higher affective trust which, in turn, leads to
consumers’ feedback intentions towards bloggers. Cognitive trust, affective trust,
perceived enjoyment of reading e-WOM massages, and perceived usefulness of
bloggers’ recommendations are all proved to have positive influences on consumers’
product attitudes. Additionally, the impact of cognitive trust on product attitudes is
mediated by perceived usefulness. The findings of this study provide useful
suggestions for bloggers and brands to implement effective e-WOM.