Título
A influência das tecnologias de informação nas formas de representação da cidade através do Instagram: análise de conteúdo do Instagram Visit Lisboa
Autor
Duarte, Ana Rita Fonseca
Resumo
pt
inegável o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade atual, em particular para o turismo, contribuindo para o "branding" de um destino. Estas transformações oferecidas pelas TIC provocam alterações profundas nas práticas de todos os envolvidos no processo, nomeadamente dos consumidores. O carácter colaborativo das redes sociais "online" atribuiu aos consumidores maior poder perante o mercado, onde estes passam a ser um importante elemento de criação e desenvolvimento de marcas e experiências. Os conteúdos gerados pelos utilizadores passam a ter relevância para o "marketing" e tendem a ser utilizados pelas organizações como forma de inclusão dos mesmos nas suas iniciativas de promoção de produtos.
Recorrendo ao método de análise das imagens presentes na conta de "Instagram", "Visit Lisboa", pretendeu-se identificar quais as formas de representação da cidade através desta rede social. Para tal, através da análise categórica comparativa das fotografias existentes na página "Visit Lisboa", foi possível revelar quais as categorias que mais emergem, quais as que despertaram maior "interesse" por parte da comunidade e se a emergência desta forma de comunicação está ou não de acordo com o plano de ação estabelecido pelo Turismo de Lisboa.
As imagens presentes nesta página clarificam que, embora os meios de comunicação sejam diferentes, os símbolos presentes mantêm-se, ou seja, as categorias que mais são publicadas resumem-se aos monumentos, às infraestruturas e à cidade.
en
The impact of Information and Communication Technologies on today's society is undeniable, particularly for tourism in what it gives to the branding of a given destination. That impact is causing a profound change in the behavior of all the stakeholders of this process, in particular in consumers. The collaborative nature of online social networks has given consumers greater power over the market, where they become an important element in the creation and development of brands and experiences. The contents generated by users become relevant for marketing and tend to be used by organizations as a way to include them in their initiatives to promote products. Using the method of analysis of the images in Instagram account Visit Lisboa, it is intended to identify in which ways the city is represented throughout this social network. To this end, through a categorical comparative analysis of the photographs on Visit Lisboa page, it will be possible to reveal which categories emerge the most, which have aroused the most "interest" on the community and whether the appearance of this form of communication is in accordance with the action plan established by Turismo de Lisboa. The images on this page clarify that although the means of communication are different, the symbols are the same. Hence, the most published categories refer to monuments and infrastructures.