Título
Can innovation be a sustainable competitive advantage for a bank?
Autor
Andrade, Pedro Manuel Vaz
Resumo
pt
Nos últimos anos, as organizações, têm experimentado uma rápida revolução digital e
organizacional nos seus setores de atuação. O modelo de planeamento estratégico de
longo prazo já não grande tem aplicabilidade e as organizações devem procurar
continuamente novas fontes de vantagem competitiva, se quiserem permanecer “no
jogo”.
Este estudo de caso pedagógico ilustra como a inovação pode ser utilizada como uma
vantagem competitiva sustentável no modelo de negócio de um banco e como isso pode
ser crítico para o seu sucesso futuro, ao ajudar a definir a estratégia corporativa. O caso é
construído em torno do BNP Paribas, um banco líder europeu com uma presença global,
de modo a tornar possível ter uma aplicação prática e assistir a resultados tangíveis. Ao
desenvolver o caso, foi feita uma pesquisa descritiva utilizando dados primários e
secundários referentes ao plano de transformação que o Banco BNP Paribas se encontra
a promover.
Quanto aos resultados do plano de transformação e da nova estratégia implementada,
verificou-se que a inovação é um conhecido chavão, mas requer profundas
transformações em toda a organização. É necessário colocar o cliente no centro do modelo
de negócio, mudar a cultura organizacional, promover novas formas de trabalhar, bem
como a requalificação dos colaboradores e também procurar incessantemente novas
oportunidades de negócio, de modo a que o banco possa ter um modelo de negócio que
continuamente melhor se adapta às tendências do mercado e às alterações no ambiente de
negócios.
O caso pedagógico contribuirá para a identificação dos fatores críticos de sucesso de
transformação digital e procurará concluir do sucesso do plano de transformação,
avaliando o seu impacto em termos de resultados obtidos.
en
In recent years, organizations have experienced a fast digital and organizational
revolution in their industries. The strategic long-term planning model is losing its
applicability and organizations should continually seek new sources of competitive
advantage if they want to stay "in-the-game".
This case study exemplifies how innovation can be used as a sustainable competitive
advantage in a bank's business model and how this can be critical to its future success by
helping define corporate strategy. The case is built around BNP Paribas, a leading
European bank with a global presence, in order to make it possible to have a practical
application and to observe tangible results. When developing the case, a descriptive
research was carried out using both primary and secondary data regarding the
transformation plan that BNP Paribas Bank is promoting.
As for the outcomes of the transformation plan and of the new strategy implemented, it
was found that innovation is a known buzzword, but requires profound transformations
throughout the organization. It is necessary to place the customer at the center of the
business model, change the organization’s culture, promote new ways of working, as well
as the requalification of employees and also continually seek new business opportunities,
so that the bank can have a business model that persistently best adapts to market trends
and changes in the business environment.
The case study will contribute to the identification of key success factors of digital
transformation and will seek to make the evaluation of the realization of the
transformation plan, by assessing its impact in terms of obtained results.