Título
The impact of tecnhology in distribution
Autor
Fonseca, Pedro Manuel Martins da
Resumo
pt
Atualmente, estamos a enfrentar uma era digital submersa em tecnologia. A tecnologia da
informação está inserida em várias indústrias, causando impactos significativos e levando a
adaptações consideráveis. O setor da distribuição não é exceção. Este estudo tem como
objetivo recolher evidências que sustentem que os canais de distribuição ainda não estão a
beneficiar o potencial das tecnologias da informação. Esta investigação pretende analisar os
fatores que podem influenciar a mentalidade do cliente em relação à tecnologia, positiva ou
negativamente, ajudando a prever a aceitação e utilização da tecnologia com mais precisão.
De forma a contextualizar o impacto da tecnologia na distribuição, esta investigação abordou
uma inovação tecnológica específica, os veículos autónomos, que prometem revolucionar a
distribuição, principalmente em termos de mobilidade. Esta dissertação pretende analisar o
crescimento dos veículos autónomos e prever o impacto dos mesmos, numa perspetiva global
e especificamente no setor da distribuição.
Nesse sentido, foi realizada um inquérito on-line, permitindo recolher informações
atualizadas sobre os atuais canais de distribuição, em termos de eficiência e potencialidades,
recolhendo ainda dados sobre os benefícios trazidos pelos veículos autónomos, bem como as
desvantagens e preocupações que influenciam a aceitação e o uso desta tecnologia inovadora.
Assim, é conclusivo que existe um espaço para melhorar os atuais canais de distribuição,
concretamente em termos de melhorias tecnológicas. Os veículos autónomos prometem ser
uma tecnologia disruptiva, no entanto necessitam de tempo para serem implementados, uma
vez que a tecnologia ainda está em desenvolvimento. Assim que atinjam todo o seu potencial,
é esperado que os veículos autónomos enfrentem uma adoção repentina e massificada.
en
Nowadays we are facing a digital era submerse in technology. Information technology is
embracing every industry, causing significant impacts and leading to considerable
adaptations. The distribution industry is no exception. This study aims to collect evidence
supporting that distribution channels are still not benefiting from information technologies
full potential. Furthermore, this investigation proposed to understand and analyse the factors
that can influence customer mind-set towards technology, either positively or negatively,
helping to predict technology acceptance and use more accurately.
Moreover, in order to contextualize the impact of technology in distribution, this
investigation approached a specific technological innovation, the autonomous vehicles, who
promise to revolutionise distribution, particularly in terms of mobility. This dissertation
intends to analyse autonomous vehicles growth and predict their impact in a global
perspective and objectively in the distribution industry.
In this regard, an online survey was conducted, allowing the collection of most up-to-date
information about distribution channels, in terms of efficiency and potentialities, in addition
to collecting updated data regarding autonomous vehicles beneficial value, as well as, the
drawbacks and concerns influencing the acceptance and use of this innovative technology.
Thus, it is conclusive that there is clearly a room for improving the current distribution
channels, concretely in terms of technological improvements. Autonomous vehicles promise
to be a key disruptive technology, however, they will take time to be implemented, as this
technology is still being developed. Although, as soon as it reaches its full potential, it is
expected that autonomous vehicles face a sudden massive adoption.