Título
Análise de relação: Consciência do autoconhecimento e realização profissional
Autor
Bastos, André Salgado da Costa
Resumo
pt
O autoconhecimento é um tema que, cada vez mais, tem ganho destaque já que se tem compreendido que é um dos fortes impulsionadores para a aquisição de competências e evolução pessoal e profissional. Neste estudo experimental, investigou-se autoconhecimento e a sua relação com a satisfação profissional, num grupo de dezasseis gestores de topo e intermédios de uma empresa consultora de gestão a operar na península ibérica, aplicando uma metodologia 360º para aferir autoconhecimento e satisfação profissional através da aplicação de questionários ao colaborador e à sua esfera constituída por chefia direta, subordinado(a) e familiar/amigo(a). Para medir autoconhecimento apurou-se a distância euclidiana entre as respostas dos questionários medindo, portanto, a dissimilaridade entre colaborador e respetiva esfera. Os resultados indicam associação entre autoconhecimento e satisfação profissional, sendo que fatores como tolerância para com os outros, eficiência na resposta e capacidade de escalar de problemas críticos à chefia são fatores que conseguem explicar esta relação. Dentro do grupo da esfera do colaborador a chefia direta é quem apresenta valores de maior dissimilaridade com o colaborador face ao seu autoconhecimento seguindo-se do subordinado(a) e familiar/amigo(a). Este estudo abre possibilidades a novos estudos de maior espectro de análise e traz para a prática a evidência de que, cada vez mais, as organizações são responsáveis por proporcionar ambientes e ferramentas favoráveis à promoção de uma cultura de autoconhecimento.
en
Self-knowledge is a very prominent theme as it is one of the strong drivers for the skills acquisition and personal and professional evolution. In this experimental study, self-knowledge and its relationship with job satisfaction were investigated in a group of sixteen top and middle managers of a management consulting company operating in the Iberian Peninsula, by applying a 360º methodology to assess self-knowledge and job satisfaction through application of questionnaires to the employee and his/ her sphere composed by direct boss, subordinate and family/ friend. To quantify self-knowledge, it was measured the Euclidean distance between the answers of the questionnaires, thus measuring the dissimilarity answers between the employee and the respective sphere. The results indicate an association between self-knowledge and job satisfaction, and factors such as tolerance towards others, efficiency in response and ability to escalate critical problems to leadership are factors that can explain this relationship. Within the group of the employee sphere, the direct boss is the one who presents values of greater dissimilarity within employee in relation to their self-knowledge, followed by the subordinate and family / friend. This study opens possibilities for further studies with a broader spectrum of analysis and brings into practice evidence that organizations are responsible for providing enabling environments and tools for promoting a culture of self-knowledge.