Título
O ensino colonial em Moçambique: As missões religiosas no sul de
Moçambique como instituições de habilitação para africanos (1911-1975)
Autor
Banze, Irene Maria Lousada
Resumo
pt
Com enfoque no ensino para Africanos no sul de Moçambique, a presente tese
descreve e analisa o funcionamento das missões protestantes e católicas no Ensino para
Africanos durante a colonização. Conquanto o foco da análise esteja entre 1933 e 1974,
por ser este o período a que as narrativas dizem respeito, a tese inicia com uma abordagem
histórica sobre as missões em África no século XIX. Descreve-se, na abordagem, a
expansão da ação católica, realizada pelas ordens religiosas, e o lançamento da obra
protestante liderada pelas sociedades missionárias anglófonas, anglo-germânicas e anglosaxónicas. A missionação em África encontra eco na Conferência de Berlim, em 1884-
85, onde foi deliberado que o ensino para Africanos seria missionário. A industrialização
da África do Sul, que atinge o pico com a descoberta do ouro, em 1886, catalisa fluxos
laborais de africanos da África Austral para África do Sul, e a aglomeração de
missionários, que ganham convertidos africanos nas zonas rurais e industriais, afirmaram,
assim, os alicerces da missionação na região. O Tratado Luso-Britânico, de 1891, ao
ratificar a incumbência, consignada na Conferência de Berlim, de serem os missionários
a "civilizar" os africanos através de educação para o trabalho e moralização, impulsionou o
lançamento da ação missionária protestante no sul de Moçambique entre 1880 e 1910,
uma ação conjunta dos missionários na África do Sul e convertidos africanos. A partir de
1911 toda a missionação ficou sujeita à legislação portuguesa até que, com a Concordata
de 1940, a Igreja Católica ficou desvinculada e as missões protestantes aprisionadas. A
tese baseou-se em 45 entrevistas a atores da época colonial, designadamente, professores,
enfermeiros, liceais, prestadores de serviços.
en
Focusing on African education in Southern Mozambique, the thesis describes and
analyses the role of Protestant and Catholic missions in African education during the
colonial regime. Notwithstanding that the focus of the analysis is on the years between
1933 and 1974 since that is the period covered in the interviews, the thesis begins with
an historical account of missions in Africa during the 19th century. The historical account
details the expansion of the Catholic missions by religious orders, and the Protestant move
towards missionization by the Anglophone, Anglo-German and Anglo-Saxon Missionary
Societies. Africa’s missionization was given a go-ahead by the 1884-85 Berlin
Conference, as it ruled that African education be missionary. The industrialization of
South Africa that attained its peak in 1886 with the discovery of gold, had a catalyzing
effect on the influx of African labor migrants from Southern Africa to South Africa where
the missionary clusters converted the African migrants in the rural and industrial areas;
thus, setting the foundations of missionization in the region. The 1891 Portuguese-British
Treaty, by ratifying the role assigned to the missionaries at the Berlin Conference,
whereby missionaries should, through education and moralization "civilize" Africans,
propelled the joint participation of missionaries based in South Africa and their African
converts to set-up protestant missions in Southern Mozambique, between 1880 and 1891.
From 1911 onwards, all missionary work in Mozambique was subject to Portuguese
legislation until the signing of the 1940 Concordat that released the Catholic Church and
left the Protestant missions bound. The thesis has been compiled through data from 45
interviewees, who played key roles in the colonial regime namely, teachers, nursing staff,
college students and workers of the public and private sectors.