Título
A não retenção numa escola de exigência
Autor
Lemos, José Machado de
Resumo
pt
Este projeto foi motivado pelo facto de Portugal ainda apresentar níveis consideráveis de retenção
escolar e tem por objetivo eliminar a retenção escolar numa escola do concelho de Almada. Para
além da fundamentação teórica do problema da retenção, foi feito o diagnóstico da perceção que a
comunidade escolar tem deste fenómeno naquela escola. Neste sentido, foi realizado um trabalho
de campo através de grupos focais dirigidos a quatro setores da comunidade: professores, alunos,
encarregados de educação e pessoal não docente. Pelo facto de haver no mestrado outra colega que
ia fazer o seu projeto de intervenção na mesma escola sobre o conflito, os debates em grupos focais
foram feitos em conjunto, havendo um grupo de perguntas sobre o conflito e outro sobre a
retenção. No final do debate, houve uma pergunta para relacionar a perceção dos participantes
sobre se o conflito tinha alguma influência na retenção Para reforçar o diagnóstico sobre os dois
temas, concluiu-se o trabalho de campo com uma entrevista ao diretor da escola sobre os mesmos
temas. O dado mais significativo obtido do trabalho de campo foi o de que apenas alguns professores
e o diretor consideraram elevada a retenção na escola. Os restantes participantes, na sua maioria,
consideraram que a retenção é baixa e que é benéfica, porque serve para penalizar os alunos que
não querem aprender ou não merecem progredir. Quanto à relação com o conflito, a grande maioria
não vê relação alguma e afirma que, se houver, será no sentido de agravar a retenção.
en
This project was motivated by the fact that Portugal still has considerable levels of school retention
and aims to eliminate school retention in a school in the municipality of Almada. In addition to the
theoretical foundation of the retention problem, a diagnosis was made of the school community's
perception of this phenomenon in that school. In this sense, fieldwork was carried out through focus
groups aimed at four sectors of the community: teachers, students, guardians and non-teaching
staff. Due to the fact that there was another colleague in the master's degree who was going to do
her intervention project at the same school about the conflict, the focus group debates were carried
out together, with one group asking questions about the conflict and another about retention. At the
end of the debate, there was a question to relate the participants' perception of whether the conflict
had any influence on retention. To reinforce the diagnosis, the fieldwork concluded with an interview
with the school director on the same topics. The most significant data obtained from the fieldwork
was that only some teachers and the principal considered retention to be high. The remaining
participants considered that retention is low and that it is beneficial, because it serves to penalize
students who do not want to learn or do not deserve to progress. As for the relationship with
conflict, the vast majority does not see any relationship and say that, if there is, it will be in the sense
of worsening retention.