Título
Students’ perceptions of cultural competence and diversity training in European psychology programs: Predictors and implications for training programs
Autor
Tertilt, Laurine Isabelle
Resumo
pt
O objetivo deste estudo foi investigar a autoperceção dos/as estudantes de psicologia em relação
à competência cultural e à formação em diversidade nos programas de psicologia na Europa. O
estudo avaliou em que medida a diversidade cultural e as questões LGBTQI+ estão integradas
no currículo e supervisão, ambiente de formação, investigação multicultural, e honestidade no
recrutamento nos cursos de formação em psicologia, com base nos relatos dos/as estudantes, e
se essas áreas preveem a competência cultural auto-relatada pelos/as estudantes. Foram
examinados outros fatores, para além da formação, que podem estar relacionados à
autoperceção da competência cultural de estudantes. Um total de 302 estudantes de 22 países
europeus participaram no estudo. O estudo utilizou o Multicultural Awareness Knowledge
Skills Survey- Counselor Edition-Revised (MAKSS-CE-R) para avalar a auto-perceção dos/as
estudantes da competência cultural e o Multicultural Environmental Inventory-Revised (MEIR)
para avaliar os programas de formação em psicologia, usando um desenho exploratório e
correlacional. Os resultados indicaram que os níveis de competência cultural autoreportados
pelos/as estudantes foram moderados. As questões de diversidade cultural dentro dos
programas de psicologia foram também avaliadas de forma moderada em toda a Europa e foram
encontradas associações diferentes com as competências culturais autoreportadas pelos/as
estudantes. O conhecimento e as competências foram previstos de forma positiva pelo currículo
e supervisão, investigação multicultural, e honestidade no recrutamento, e relacionados a outros
fatores como cursos anteriores de diversidade cultural na licenciatura e formação externa em
competência cultural. A consciência foi prevista de forma negativa pelo currículo e supervisão
e de forma positiva pela investigação multicultural, e foram encontradas associações com o
nível de formação e a participação num programa de intercâmbio internacional. São discutidas
implicações para os programas de formação em psicologia e futuras pesquisas.
en
The purpose of this study was to investigate students self-perceived cultural competence and
diversity training in European psychology programs. The study assessed the extent to which
cultural diversity and LGBTQI+ issues are integrated into the curriculum and supervision,
training environment, multicultural research, and honesty in recruiting of psychology training
programs, based on students reports, and whether these areas predict students’ self-reported
cultural competence. Factors other than training that may be related to students’ self-perceived
cultural competence were examined. A total of 302 psychology students from 22 European
countries participated in the study. The study used the Multicultural Awareness Knowledge
Skills Survey-Counselor Edition-Revised (MAKSS-CE-R) to ask students for their selfperception
of cultural competence and the Multicultural Environmental Inventory-Revised
(MEI-R) to evaluate psychology training programs, using an exploratory and correlational
design. Results indicated that students’ self-reported levels of cultural competence were found
to be moderate. Similarly, cultural diversity issues in psychology programs were addressed
moderately across Europe and were found to relate differently to students’ self-perceived
cultural competencies. Knowledge and skills were positively predicted by curriculum and
supervision, multicultural research, and honesty in recruiting, and related to other factors such
as previous cultural diversity courses in undergraduate studies and external training in cultural
competence. Awareness was predicted negatively by curriculum and supervision and positively
by multicultural research, and associations were found with the level of training program and
participation in an exchange program. Implications for psychology training programs and future
research are discussed.