Título
Psychological sweetening: Multisensory interactions shaping sweet taste perception
Autor
Guedes, David Henrique Ferreira
Resumo
pt
A investigação tem demonstrado que a audição pode modificar a perceção de alimentos/bebidas. Neste contexto, o conceito de sonic seasoning define a escolha deliberada de sons de modo a serem congruentes com determinados gostos/sabores e, consequentemente, modificarem a sua saliência na matriz sensorial de alimentos/bebidas. Neste trabalho, focamo-nos na possibilidade de modular a perceção do gosto doce através da música. Para esse fim, apresentamos um conjunto de seis artigos incluindo (a) uma revisão sistemática sobre as interações entre sons e gostos básicos e suas implicações para a perceção gustativa (Estudo 1) e (b) um estudo normativo que explorou a associação de músicas a gostos e a dimensões afetivas/emocionais (Estudo 2); um conjunto de estudos experimentais que indicaram (c) que a música influencia a sensibilidade para o gosto doce (Estudo 3); (d) a bidirecionalidade da relação audição-gosto (Estudo 4), nomeadamente que a música enfatiza o gosto doce numa amostra sensorialmente ambígua (Experiências 1a e 1b) e que a sua avaliação é influenciada pela estimulação gustativa (Experiência 2); (e) a preponderância de estímulos musicais associados ao gosto doce (correspondências intermodais) sobre estímulos musicais de valência positiva (afeto) na avaliação sensorial e hedónica de alimentos (Estudo 5); (f) o potencial da música para melhorar a perceção e aceitação de produtos com diferentes teores de açúcar (Estudo 6). Este projeto contribui para uma melhor compreensão de aspetos teóricos e metodológicos subjacentes ao "sonic seasoning" e reforça o potencial da música na melhoria da perceção e aceitação de alimentos com reduzido teor de açúcar.
en
Recent research has demonstrated that audition can shape the perception of foods/drinks. In this context, the concept of sonic seasoning has been put forward as the way by which sounds may be deliberately selected to be congruent with specific taste/flavor sensations and, consequently, modify their salience in the sensory matrix of foods/drinks. In this work, we focus particularly on the possibility of modulating sweet taste perception through music. To this end, we present a collection of six articles, including (a) a systematic review on sound-taste interactions and their implications for taste perception (Study 1); a norming study exploring the associations between music and taste and emotional/affective dimensions (Study 2); a collection of experimental studies showing (c) that music can impact sweet taste sensitivity (Study 3); (d) the bidirectionality of sound-taste interactions (Study 4), namely that music emphasizes the sweet taste in food with an ambiguous flavor profile (Experiments 1a and 1b) and its evaluation is influenced by gustatory stimulation (Experiment 2); (e) the prominence of sweet taste associations (cross-modality) over positive valence (affect) in how music shapes the sensory and hedonic evaluation of foods (Study 5); (f) the potential of music to improve the sensory and hedonic evaluation of products with varying sugar content (Study 6). This project contributes to a better understanding of theoretical and methodological questions underlying sonic seasoning and reinforces the potential of music in improving the sensory evaluation and acceptance of products with low-sugar content.