Título
O impacto do 25 de abril de 1974 na salvaguarda do património cultural: O caso de estudo do Convento de Cristo
Autor
Narciso, Ana Filipa de Vasconcelos
Resumo
pt
Durante o período do Estado Novo o património foi visto como um símbolo, um elemento que
louvava períodos que o regime glorificava: a Idade Média e a construção do país, ou o período
da expansão marítima e, por isso, o governo investia, com ações de restauro profunda, nos
monumentos que representavam simbolicamente esse passado.
Após a revolução de 25 de abril de 1974, inicia-se o desenho de um novo modelo para a
cultura em geral e para o património cultural em específico. Nos primeiros anos após a-
revolução de 1974, consolidava-se a democracia, com sucessivas alterações dos executivos
governamentais. Esta instabilidade também se verificou na cultura, como é visível na sucessão
de decretos-lei publicados durante o período que nos propusemos a estudar (1974-1983). Esta
instabilidade não beneficiou o património cultural. Apesar de muitos monumentos estarem
restaurados, a constatação da disseminação das competências na matéria do património, e a
indefinição relativa às tutelas, condicionou uma intervenção mais continuada e os problemas
de proteção e valorização do património colocam-se de forma mais presente, por diferentes
agentes, como os cidadãos.
O Convento de Cristo era um dos monumentos onde esta situação se verificava. Ao analisar
jornais locais, no período entre 1974-1983, percebe-se que o mesmo se encontrava num estado
de conservação preocupantes, e que os únicos interessados em manter a sua salvaguarda e
conservação nos primeiros anos pós-revolução eram cidadãos, que se juntavam e acabaram por
criar associações como o Centro de Estudos e Proteção do Património da Região de Tomar
(CEPPRT). A indiferença e desconhecimento do governo sobre o estado do Convento de Cristo
mantém-se até cerca de 1982 ano que é lançada a sua candidatura para a Lista de Património da
Humanidade.
en
During the Estado Novo period, heritage was seen as a symbol, an element that praised periods
that the regime glorified: the Middle Ages and the construction of the country, or the period of
maritime expansion and, therefore, the government invested in strong restoration actions, in the
monuments that symbolically represented that past.
After the revolution of April 25, 1974, the design of a new model for culture in general and
for cultural heritage in particular began. In the first years after the 1974 revolution, democracy
was consolidated, with successive changes in government executives. This instability was also
verified in culture, as is visible in the succession of decree-laws published during the period we
proposed to study (1974-1983). This instability has not benefited cultural heritage. Although
many monuments have been restored, the realization of the dissemination of competences in
the field of heritage, and the lack of definition regarding guardianships, has conditioned a more
continuous intervention and the problems of protection and enhancement of heritage are more
present, by different agents, such as citizens.
The Convent of Christ was one of the monuments where this situation occurred. By
analyzing local newspapers, in the period between 1974-1983, it is clear that it was in a
worrying state of conservation, and that the only ones interested in maintaining its safeguarding
and conservation in the first years after the revolution were citizens, who got together and ended
up creating associations such as the Center for Studies and Protection of the Heritage of the
Region of Tomar (CEPPRT). The government's indifference and ignorance about the state of
the Convent of Christ remained until about 1982, the year that its candidacy for the World
Heritage List was launched.