Título
Práticas parentais e normas de género: Um estudo qualitativo sobre como famílias diversas integram a abertura para as normas de género na educação dos/as seus/suas filhos/as
Autor
Madeira, Margarida Caronho
Resumo
pt
O presente estudo qualitativo investiga a perceção de famílias portuguesas relativamente às normas de género nas suas práticas parentais. Através de entrevistas semiestruturadas com 12 mães de crianças e jovens (em casais de sexo diferente, do mesmo sexo, e famílias monoparentais), foram identificados 11 temas dentro dos 5 domínios socioecológicos do modelo de Bronfenbrenner: (a) caraterísticas individuais da criança, com abertura ao diálogo e tendo em conta a sua idade; diferentes; (b) práticas parentais, intencionalidade e comunicação com as próprias crianças; (c) o (des)acordo no casal na transmissão de normas de género. Relativamente ao domínio do mesossistema foram considerados fatores de influência, a concordância ou discordância entre a educação dada pelas mães e (d) a escola; (e) pressão dos pares no reforço de normas de género tradicionais; (f) família alargada e diferenças geracionais; e (g) outros agentes de sociabilização. Quanto ao domínio exossistema, foram identificados temas como (h) incentivos públicos à diversidade. Ao domínio do macrossistema foi explorado o tema (i) normas de género societais, e por fim, relativamente ao domínio do cronossistema, foram identificados temas como (j) desenvolvimento ao longo do tempo e (k) futuro e inclusão da diversidade. Este estudo conclui que, embora as práticas parentais demonstrem uma crescente abertura e inclusão face às normas de género, persistem desafios significativos. Estes resultam da influência de agentes externos, como escolas, pares e família alargada, que frequentemente reforçam estereótipos tradicionais. Os resultados destacam a necessidade de estratégias educativas e comunitárias que apoiem as famílias na promoção de uma socialização mais inclusiva, contribuindo para o bem-estar das crianças e jovens, para a desconstrução de desigualdades de género.
en
This qualitative study investigates Portuguese families' perceptions of gender norms in their parenting practices. Through semi-structured interviews with 12 mothers of children and young people (in different-sex couples, same-sex couples and single-parent families), 11 themes were identified within the 5 socio-ecological domains of Bronfenbrenner's model: (a) individual characteristics of the child, with openness to dialogue and taking into account their age; different; (b) parenting practices, intentionality and communication with the children themselves; (c) the (dis)agreement within the couple in the transmission of gender norms. Regarding the mesosystem domain, factors of influence were considered to be the agreement or disagreement between the education given by the mothers and (d) the school; (e) peer pressure in reinforcing traditional gender norms; (f) extended family and generational differences; and (g) other socializing agents. As for the exosystem domain, themes such as (h) public incentives for diversity were identified. In the macrosystem domain, the theme (i) societal gender norms were explored, and finally, in the chronosystem domain, themes such as (j) development over time and (k) the future and inclusion of diversity were identified. This study concludes that although parenting practices show a growing openness and inclusiveness towards gender norms, significant challenges remain. These result from the influence of external agents, such as schools, peers and extended family, which often reinforce traditional stereotypes. The results highlight the need for educational and community strategies that support families in promoting more inclusive socialization, contributing to the well-being of children and young people, and deconstructing gender inequalities.