1. Procuro bibliografia para o meu artigo científico. Onde posso pesquisar?

A Biblioteca coloca à sua disposição vários recursos de informação. Caso pretenda pesquisar apenas na produção científica do Iscte consulte o Repositório Iscte. Se a sua área de interesse é específica, aconselhamos que explore a nossa lista de recursos e identifique a base de dados mais adequada. Se se encontra a realizar uma pesquisa exploratória, aceda ao agregador de recursos Iscte Discovery Service, onde poderá recuperar toda a informação, em suporte papel ou digital, da Biblioteca


2. Posso publicar o meu artigo numa revista qualquer?

Não deve. Antes de fazer a escolha da revista consulte a política de acesso aberto do Iscte e da sua entidade financiadora, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e/ou Horizon Europe. Tenha em atenção os prazos legais de depósito em cada entidade para facilitar a escolha da revista: de uma forma geral, no máximo 12 meses de embargo para artigos científicos e 18 meses de embargo para livros e capítulos de livro (esta informação não dispensa a leitura das políticas de acesso aberto de cada entidade!).


3. Já conheço as políticas de acesso aberto do Iscte e da entidade financiadora. Como escolho a revista?

Pode pesquisar no Journal of Citation Reports, por área de conhecimento e encontrará uma lista organizada por Fator de Impacto. Poderá pesquisar também na Scopus, em Sources, e a lista recuperada estará organizada por CiteScore. Também é possível obter essa informação através da SCImago Journal & Country Rank que se encontra organizada pelo indicador de prestígio SCImago Journal Rank (SJR).

Existem ainda outras plataformas para pesquisa como o DOAJ - Directory of Open Access Journals, o ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources (ou ainda, para o caso dos livros, o DOAB – Directory of Open Access Books).

Verifique na plataforma Sherpa/RoMEO as políticas de auto-arquivo (depósito) do editor da revista.

Tenha atenção a revistas e editores predatórios. Utilize sempre os três passos Think.Check.Submit para escolher uma revista confiável.


4. Escolhi a revista onde quero publicar. E agora?

Verifique e cumpra as normas de publicação da revista para o seu artigo não ser rejeitado. Se tiver dúvidas na construção das referências bibliográficas peça-nos ajuda.

Antes de submeter o artigo tenha em atenção se os nomes dos autores estão corretos, se a identificação institucional está correta e se a(s) referência(s) do(s) projeto(s) financiador(es) está legível. A referência pode ser da bolsa, unidade de investigação e/ou projeto I&D.

Pode e deve utilizar o seu identificador ORCID no artigo.


5. O meu artigo foi publicado! O que faço?

Parabéns!

Desde já submeta a versão final/da editora do artigo na plataforma Ciência-IUL. Se o editor não permitir o acesso aberto da versão final deposite, também, a versão aceite para publicação/versão postprint/Authors Accepted Manuscript (AAM)/Authors accepted version, Final Author version (versão após a revisão por pares sem a formatação da revista). Os nossos serviços irão validar os metadados do artigo e efetuar o depósito do seu artigo no Repositório Iscte, cumprindo as políticas do editor e as exigências da agência de financiamento.


6. Quero divulgar o meu artigo. Preciso de sugestões…

Pode enviar a referência bibliográfica do artigo aos seus pares. Lembre-se de utilizar sempre o DOI ou o handle (hiperligação do repositório) na divulgação do artigo ou na produção de uma lista de referências bibliográficas.

Algumas editoras não permitem o depósito do artigo, qualquer que seja a versão, em plataformas como o ResearchGate ou Academia.edu. Pode consultar esta informação, também, na plataforma Sherpa/RoMEO.

Verifique se o seu perfil ORCID ou Google Scholar Profile foram atualizados automaticamente. Se o artigo foi publicado numa revista indexada na Scopus o seu perfil no Scopus Author ID será atualizado automaticamente; verifique ainda assim a informação. Se a revista estiver indexada na Web of Science terá de verificar igualmente o seu Researcher ID. Mantenha-se também atento à gestão das suas publicações através da Publons.

Voltar ao topo