Apresentação

Mensagem do Diretor do Departamento

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo é uma unidade orgânica do ISCTE que integra o Mestrado Integrado em Arquitetura e o Programa de Doutoramento Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos como a principal oferta formativa, fortemente implantada junto da comunidade científica e académica. 

O ISCTE dispõe de 8 centros de investigação, sendo que nas áreas de arquitetura o acolhimento de projetos se verifica predominantemente no Dinâmia/CET e no ISTAR. São vários os projetos realizados e ou curso com financiamento nacional e internacional, nas áreas do território, história, estudos pós-coloniais e tecnologias. A área de arquitetura dispõe ainda de laboratórios bem apetrechados, nas áreas da fabricação digital e realidade virtual, prevendo-se a breve trecho a montagem de uma nova área laboratorial versando as baixas tecnologias, que esperamos venha a dar frutos nas linhas de investigação sobre património, restauro, conservação e arquitetura vernacular. 

O debate promovido no ISCTE em trono das matérias de arquitetura dispõe de uma ampla base crítica, suportada pela vertente transdisciplinar que é promovida na instituição. As áreas das políticas públicas, das ciências sociais, da economia e das tecnologias promovem um enfoque renovado na afirmação disciplinar da arquitetura, que adquire grande novidade no plano nacional e internacional. Para tal, muito contribui a concentração das varias Escolas e Unidades de Investigação num campus universitário de referência, projetado em diferentes fases pelo Arquiteto Raúl Hestnes Ferreira, localizado no coração da cidade Lisboa. 

 O Diretor do Departamento,

Paulo Tormenta Pinto

Voltar ao topo