Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Seminário de Projecto I
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário Metodológico
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projecto II
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Instituições e Desenvolvimento Económico I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Movimentos Intelectuais e Socioculturais I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Instituições e Desenvolvimento Económico II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Movimentos Intelectuais e Socioculturais II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Seminários de Especialidade | 6.0 |
Seminário de Acompanhamento I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Acompanhamento II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tese em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global
144.0 ECTS
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Tese em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global (144 Créditos) | 144.0 |
Seminário de Acompanhamento III
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Acompanhamento IV
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Acompanhamento V
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Acompanhamento VI
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projecto I
O Seminário de Projecto I tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento.
No Seminário de Projecto I pretende-se que os estudantes:
OA1. Definam as questões centrais da sua investigação e a motivação intelectual.
OA2. Demonstrem a exequibilidade e características inovadoras da sua pesquisa.
OA3. Delimitem o quadro conceitual, problemáticas, questões e hipóteses de trabalho.
OA4. Identifiquem a literatura principal do campo de pesquisa e o corpo documental de suporte da investigação.
OA5. Escrevam um Estado da Arte sobre o respectivo tema de investigação.
CP1. Critérios para a definição do tema de investigação;
CP2. Construir um projecto de investigação. Objectivos, novidade e exequibilidade;
CP3. A definição da problemática e o quadro conceitual. Como definir as questões e as hipóteses de investigação;
CP4. Revisão da literatura. Quem citar, o que citar e como citar. Comunidades vivas de diálogo historiográfico;
CP5. Potencialidades da interdisciplinaridade;
CP6. Critérios para a identificação e delimitação da base documental.
A)Participação activa nos debates, apresentação oral da 1ª versão da revisão da literatura e do universo documental;ponderação da parte oral A: 30%.
B)Relatório inicial fundamentando a selecção do tema com revisão da literatura na área (até 5000 palavras)
C)Relatório demonstrando a exequibilidade da proposta com caracterização do corpus documental (até 5000 palavras)
D)Redacção de um Estado da Arte; ponderação da parte escrita (B, C e D): 70%
Title: WILLIAMS, R - The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª ed., 2007
VINCENT, J. - An Intelligent Person's Guide to History, Londres, 1995
THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004
STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed., 2008
KOCKA, J., "Comparison and Beyond", History and Theory, vol. 42, no. 1, 2003, pp. 39-44
LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY, 2004
LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993, pp. 119-3
HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history - a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714
CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005
BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004
ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed., 2003
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário Metodológico
- Aprofundar o enquadramento epistemológico e historiográfico das problemáticas e o raciocínio teórico;
- Discutir os contributos da historiografia recente para o modo de fazer História hoje;
- Potenciar a capacidade de fazer História em convergência multidisciplinar;
- Estimular a capacidade de organizar criticamente a informação e planificação do trabalho;
- Potenciar a aprendizagem autónoma e o repto de actualização permanente;
- Desenvolver o sentido de responsabilidade e a rectidão intelectual;
- Desenvolver competências que permitam inovar no plano internacional.
I ? Teoria da História e Historiografia:
1. A História das Nações no século XIX.
2. A História social em meados do século XX.
3. A viragem linguístico-cultural nas décadas de 1980 e de 1990.
4. A História Global no século XXI.
5. Teoria e métodos em história (o caso da prosopografia).
6. Escrita e retórica da história.
II ? Metodologias aplicadas:
1. Sistema de gestão semi-automática de bibliografia:
- Zotero / Endnote: exercícios de aplicação;
- Vantagens, problemas e limites destes aplicativos.
2. As bases de dados e a organização / criação do conhecimento:
- Problemas do saber histórico e o desenho de um modelo de dados;
- Exercícios práticos.
3. Do texto ao tratamento informático do discurso.
4. Análise de redes:
- Fundamentos teóricos;
- Principais medidas e exercícios de aplicação.
- Apresentação e debate sobre textos (5% em cada uma das partes);
- Um trabalho individual para a parte I (45%);
- Um trabalho individual respeitante à parte II (45% -terá de incidir nos pontos 2, 3 ou 4).
Title: LEMERCIER, Claire. 2005. "Analyse de réseaux et histoire", Revue d'histoire moderne et contemporaine, 2 (52- 2)
IGGERS, George, The Theory and Practice of History, London, Routledge, 2010
HEXTER, J.H., ?The Rhetoric of History?, History and Theory, vol.6, 1967
FRIEMEL, Thomas, Why context matters applications of social network analysis, Wiesbaden, VS, Verl. für Sozialwiss, 2008
FINNEY, Patrick, ?Beyond the Postmodern Moment??, Journal of Contemporary History, vol.40, n.1, 2005
BURKE, Peter (ed), Formas de Hacer Historia, Madrid, Alianza, 2003
Brewer, John, ?Microhistory and the histories of everyday life?, Cultural and Social History, vol.7, n.1, 2010
BERRY, David M., «The Computational Turn: Thinking about the Digital Humanities», Culture Machine, vol.12, 2011
Authors:
Reference: null
Year:
Title: As restantes referências incluem nomes como: Cachero Vinuesa, Dedieu, Gruzinski, Hopkins, López Noguero, Munslow, Pomeranz, Stone, Struck e Subrahmanyam.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projecto II
O Seminário de Projecto tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento.
No Seminário de Projecto II pretende-se que os estudantes:
OA1. Aprofundem competências informáticas de investigação e gestão de fontes documentais e recolha bibliográfica;
OA2. Dominem as metodologias de análise avançada em História;
OA3. Conheçam as potencialidades e as metodologias de análises interdisciplinares;
OA4. Desenvolvam competências de comunicação oral e escrita;
OA5. Escrevam um Projecto de tese sobre o respectivo tema de investigação para ser submetido a discussão e avaliação pública no final do semestre lectivo.
CP1. Metodologias de análise, sua justificação e adequação aos objectivos do projecto;
CP2. Recolha, armazenamento e gestão da informação documental e arquivística. Recursos de pesquisa digitais e programas de gestão da informação;
CP3. Como redigir uma proposta de índice e um plano de tese comentado;
CP4. Organização do trabalho e planeamento da investigação. A construção de um cronograma.
A) Participação activa nos debates e nas discussões e incluindo uma apresentação oral da primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma; ponderação: 10%.
B) Relatório inicial incluindo a primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma (até 5000 palavras); ponderação: 35% .
C) Projecto de tese a ser apresentado na discussão pública (até 15000 palavras); ponderação: 55%
Title: WILLIAMS, R - The Historian?s Toolbox. A Student?s Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª ed., 2007
VINCENT, J. - An Intelligent Person?s Guide to History, Londres, 1995
THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004
STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed., 2008
KOCKA, J., ?Comparison and Beyond?, History and Theory, vol. 42, no. 1, 2003, pp. 39?44
LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY, 2004
LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993, pp. 119-3
HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history ? a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714
CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005
BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004
ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed., 2003
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas I
O objetivo deste seminário é permitir aos alunos conjugar a opção por uma especialidade com a frequência diversificada de iniciativas científicas (conferências, colóquios, etc.), à sua escolha, que se inscrevam no âmbito dessa mesma especialidade. Pretende-se, deste modo, proporcionar-lhes um espaço de reflexão crítica sobre a mais recente investigação, nacional e internacional, centrada nas temáticas mais relevantes para o seu projeto de tese, promover o contacto com as redes e projetos que se desenvolvem nas respetivas áreas científicas e potencializar um enquadramento concetual e historiográfico das dinâmicas sociais e políticas em tempo longo.
O seminário não tem programa previamente definido, visando, no entanto, uma necessária complementaridade com o Seminário Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II. Os seus conteúdos programáticos serão selecionados em função dos objetivos da unidade curricular, o mesmo é dizer, alargamento das perspetivas de análise das temáticas da tese de doutoramento e contacto com novas leituras e resultados da mais recente investigação realizada na área de interesse científico dos doutorandos, complementar do seminário.
A avaliação final consta de dois textos, com 1200 palavras cada, sobre temas ou trabalhos de dois dos congressos frequentados e a análise crítica do que acrescentaram à reflexão sobre o objeto de estudo. Deverão ser entregues ao longo do semestre, em datas a fixar, e apresentados oralmente, em sessões para tal organizadas.
BibliografiaTitle: Specific to each lecture topic. To be set by the lecturer and /or the coordinates of the seminar and researched by the student.
Específica de cada tema de conferência. A indicar pelo conferencista e/ou complementado pelos docentes do seminário, e a pesquisar pelo aluno.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo I
O objectivo desta UC é propor uma história política do império português em perspectiva comparada e na longue-durée. A partir dos debates teórico-metodológicos e historiográficos internacionais, pretende-se localizar as experiências imperiais portuguesas em contextos geopolíticos, económicos e culturais mais vastos, explorando as interacções entre estas e os seus contextos, bem como as conexões e comparações que se podem estabelecer.
História política do império português em perspectiva comparada
1ª sessão: Impérios, imperialismo, colonialismo, pós-colonialismo, world history, global history, connected history
2ª sessão: Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: a experiência insular
3ª sessão: Imaginários de conquista e a construção do Estado da Índia
4ª sessão: Modelos de colonização das Américas
5ª sessão: A competição imperial nos séculos XVII e XVIII
6ª sessão: A economia política dos impérios: redes e produtos
7ª sessão: Reformismos e independências americanas
8ª sessão: O Império africano, entre escravatura e abolicionismo
9ª sessão: O império entre a Conferência de Berlim e a 1ª Guerra Mundial
10ª sessão: Colonização tardia, trabalho forçado, resistências
11ª sessão: Estado Novo e Guerra Colonial na era das descolonizações
12ª sessão: Descolonização e retorno
A avaliação é contínua, requer um mínimo de 75% de presenças (9 sessões), e assenta em dois componentes principais, com ponderações diferenciadas na nota final:
- Participação nas aulas (30% da nota final), pressupondo a discussão, em cada aula, dos textos de leitura obrigatória.
- Um ensaio (até 5000 palavras) que cruze temas, bibliografia e problemáticas do programa com temáticas associadas ao projecto de doutoramento (70% da nota final).
Title: DARWIN, John, Ascensão e queda dos impérios globais 1400-2000, Lisboa, Edições 70, 2015
BUTLIN, Robin A., Geographies of empire: European empires and colonies, c. 1880-1960, Cambridge, Cambridge University Press, 2009
BAYLY, Christopher, The Birth of the Modern World 1780?1914. Global Connections and Comparisons, Oxford: Blackwell, 2004
ARMITAGE, David (ed), Theories of Empire, 1450-1800, ?An Expanding World, Volume 20?, Aldershot-Burlington, Vt., Ashgate, Variorum, 1998
ALEXANDRE, Valentim e Jill DIAS, O Império Africano, 1825-1890, Lisboa: Editorial Estampa, 1998
ADELMAN, Jeremy, Sovereignty and Revolution in the Iberian World, Princeton and Oxford, Princeton University Press, 2006
Authors:
Reference: null
Year:
Title: As restantes referências incluem nomes como: Breña, Burbank, Clarence-Smith, Cooper, Curtin, Elliott, Frémeaux, Guerra, Gruzinski, Hart, Jerónimo, Martinez-Gros, Muldoon, Pomper, Portillo Valdés, Subrahmanyam, Reynolds, Young e Wesseling.
Authors:
Reference: null
Year:
Instituições e Desenvolvimento Económico I
Esta Unidade Curricular visa atualizar e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as problemáticas, as formulações teórico-conceptuais e a historiografia referentes às instituições e ao desenvolvimento económico desde a Idade Média até aos nossos dias.
Este seminário funcionará na modalidade de conferências, que corresponde à frequência, em regime de escolha monitorizada, de um conjunto de 4 a 6 seminários ou encontros científicos selecionados entre os diversos eventos académicos oferecidos pelas instituições que integram o PIUDHist ou por outras instituições universitárias.
Os alunos deverão escrever dois textos, com 1200 palavras cada, sobre temas ou trabalhos de dois dos seminários que frequentaram. Os textos deverão ser entregues ao longo do semestre, em duas datas a fixar, e de seguida apresentados oralmente, em sessões para tal organizadas.
BibliografiaTitle: Não se aplica.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Movimentos Intelectuais e Socioculturais I
O seminário visa contribuir para o estudo conjugado de grandes eixos temáticos indispensáveis para compreender, do ponto de vista da história social e cultural, e em particular da história conceptual, múltiplos processos e caminhos de afirmação da modernidade no mundo ocidental.
A crise das grandes narrativas da história veio colocar em questão as perspetivas teleológicas, obrigando a repensar registos historiográficos tradicionais e a ideia de historicidade. A noção de modernidade tem sido problematizada, sublinhando-se a diversidade de processos e aceções de moderno, a partir da história e da sociologia. Em contrapartida, as dinâmicas dessa mesma modernidade vão-se descobrindo como articuladas de forma complexa e plural dos mais variados pontos de vista (económico, social, cultural, linguístico, religioso, político, institucional). É sobre essa pluralidade, complexidade e articulação de processos da modernidade que se refletirá em termos de longa duração.
1. Introdução teórica. Perspetivas socio-históricas da modernidade. Múltiplas modernidades;
2. Conceitos-chave da modernidade;
3. Capitalismo, economia-mundo, cultura-mundo;
4. Estado-nação, nacionalismos e consciência histórica;
5. Secularização, religião e política;
6. Modernidade, artes e espaço público;
7. Movimentos sociais, associativismo e esfera pública;
8. Culturas, identidades e pertenças.
O desempenho dos alunos será avaliado de forma continuada, exigindo-se a presença em 75% das sessões do seminário. Estão previstos os seguintes elementos de avaliação: participação regular no seminário, com apresentação oral de um texto (40% da nota final); trabalho escrito, a entregar no final do semestre (60% da nota final).
BibliografiaTitle: TAYLOR, Charles, Imaginários sociais modernos. Lisboa: Texto&Grafia, 2010
KOSELLECK, Reinhart, Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos, Contraponto, PUC/Rio, Rio de Janeiro, 2006
HARTOG, François, Régimes d?historicité. Présentisme et expériences du temps. Paris: Seuil, 2003
HARVEY, David, The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Oxford: Blackwell, 1997
HABERMAS, Jurgen, A transformação estrutural da esfera pública. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2012
FURET, François, O passado de uma ilusão. Lisboa: Presença, 1996
EISENSTADT, S. N., Múltiplas modernidades. Lisboa: Livros, Horizonte, 2007
CATROGA, Fernando, A geografia dos afectos pátrios. As reformas político-administrativas (séculos XIX-XX). Lisboa: Almedina, 2013
CALINESCU, Matei, As cinco faces da modernidade. Lisboa: Vega, 1999
BRAUDEL, Fernand, A dinâmica do capitalismo. Lisboa: Teorema, 1985
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II
O seminário de Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II foi concebido como um todo funcional a partir de uma introdução, designada ?Escalas e Perspetivas?, que visa definir e debater conceitos e orientações historiográficos. Privilegia-se a discussão e a não-aceitação passiva das orientações historiográficas dominantes. Nas ?Perspetivas? testam-se esses conceitos quando aplicados a domínios precisos do campo historiográfico. Selecionaram-se três campos de observação de cronologia transversal apreendidos, integrando-os no interior de problemas e debates historiográficos. Nesse sentido pretende-se a participação coletiva através da discussão em torno das leituras sugeridas que se entende como a parte seminal do curso.
I. Introdução geral do seminário
II. Escalas e historiografia
1. Territórios, limites, fronteiras
2. Centros e periferias
3. Grupos, indivíduos e sociedade
III. Perspetivas
1. O Estado
- Construção simbólica e interpretações historiográficas
- Formas e práticas do poder
2. A Cidade
- Espaço simbólico e de poder
- Objeto, sujeito ou contexto
3. O Povo
- O "popular" como categoria historiográfica
- Contestação e movimentos sociais
IV. Conclusões
Elaboração de um ensaio com um máximo de 5000 palavras a partir de um tema do programa. Privilegiam-se articulações com o tema da tese.
Uma das sessões do seminário será dedicada à orientação e discussão dos trabalhos em curso.
Title: LEPETIT, The Pre-Industrial Urban System: France 1740-1840, Cambridge: Cambridge University Press/Paris, MSH,1994
JOYCE, Patrick, The Rule of Freedom: Liberalism and the Modern City, London: Verso, 2003
FLETCHER, Christopher, Jean-Philippe Gent e John Watts (ed), Gouvernment and political life in England and France c.1300? c.1500, Cambridge: Cambridge University Books, 2015
ELIAS, Norbert, O processo civilizacional: investigações e sociogenéticas e pscicogenéticas, Lisboa: Dom Quixote, 2006
BOURDIEU, Pierre, Loïc Wacquant e Samar Farage, ?Rethinking the State: Genesis and structure of the Bureaucratic Field?,Sociological Theory, vol. XII, nº1, 1994,p.1-18
BARTLETT, Robert, The Making of Europe. Conquest, colonization an cultural change, 950-1350, Londres: Penguin Books, 1993
AA.VV,"La Souveraineté royale", em Jean-Claude Schmitt e Otto Gerhard Oexle (dir) Les tendances actuelles de l?histoire du Moyen Âge en France et en Allemagne, Paris: Publications de La Sorbonne, 2003,pp.283?305
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo II
Este seminário cobre de forma articulada as áreas de estudos sobre impérios, colonialismo e pós-colonialismo. Dá prioridade a questões de natureza mais teórica, conceptual, metodológica e historiográfica. Definem-se conceitos, estabelecem-se tipologias e analisam-se as principais correntes e debates que atravessam os estudos sobre impérios, colonialismo e pós-colonialismo.
Pretende-se que os alunos:
OA1 Dominem o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas do campo disciplinar de impérios, colonialismo e pós-colonialismo.
OA2 Tomem conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade.
OA3 Aprofundem a reflexão crítica sobre alguns dos temas actualmente mais relevantes deste campo disciplinar.
OA4 Desenvolvam a capacidade de debater e comunicar oralmente com especialistas e não especialistas.
OA5 Desenvolvam técnicas avançadas de pesquisa, leitura e análise crítica de bibliografia especializada.
O Programa compreende 4 conteúdos programáticos principais:
CP1. Impérios: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas.
CP2. Colonialismo: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas.
CP3. Pós-Colonialismo: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas.
CP4. Temas historiográficos seleccionados.
Além de exigir a presença em um mínimo de 75% das sessões, a avaliação assenta em duas componentes principais, cada uma com uma ponderação de 50% na nota final:
AV1. Participação activa nos debates e nas discussões em aula, a partir da preparação e apresentação de leituras seleccionadas.
AV2. Elaboração de um Ensaio Bibliográfico sobre um tema da especialidade.
Title: A bibliografia básica é constituída por cerca de 20 títulos, incluindo autores de referência na área, como: Adelman, Armitage, Bayly, Bentley, Benton, Black, Chakrabarty, Colley, Cooper, Doyle, Games, Greene, Gruzinski, Hopkins, Howe, Inikori, Middell, O?Brien, Pagden, Pomeranz, Pomper, Prakash, Reynolds, Russell-Wood, Sachsenmaier, Schaub, Seed, Subrahmanyam, Turchin.
Authors:
Reference: null
Year:
Instituições e Desenvolvimento Económico II
O seminário está focado na análise do papel das instituições no desenvolvimento da economia no longo prazo. O programa de trabalho está organizado em três partes. A primeira corresponde a sessões mais direccionadas para a discussão teórica, que introduzem os principais debates em curso na historiografia internacional. A segunda assenta no contributo de especialistas convidados para tratar temas específicos. A última parte é constituída pela apresentação dos trabalhos dos alunos, cruzando questões tratadas no seminário com temáticas tratadas nos respectivos projectos de dissertação de doutoramento.
1. Por que é que as instituições interessam?
2. Desenvolvimento económico em discussão
3. Instituições formais e informais
4. Desenvolvimento económico e o Estado~
5. Desenvolvimento económico, instituições e globalização
6. Sociedade civil: cooperação e economia
7. Corporativismo e neo-corporativismo
A avaliação é contínua e assenta em dois elementos principais:
- Participação nas aulas, com questões relacionadas com a bibliografia recomendada para cada sessão (40%);
- Um ensaio crítico (cerca de 3000 palavras) baseado em dois títulos (artigos ou capítulos de livro) recentemente publicados, que permitam cruzar as questões tratadas neste seminário com as temáticas abordadas no projecto de doutoramento (60%).
Title: FREIRE, Dulce; LAINS, Pedro (eds), An Agrarian History of Portugal, 1000-2000. Economic development on the European frontier, Leiden/Boston: Brill
COSTA, Leonor F.; LAINS, Pedro; MIRANDA, Susana M. (2011). História Económica de Portugal, 1143-2010. Lisboa: Esfera dos Livros
BORDO, Michael D., Taylor, Alan M. and Williamson, Jeffrey G. (eds) 2003. Globalization in Historical Perspective. Chicago: The University of Chicago Press
ATKINSON, Anthony B. (2016). Desigualdade: que fazer? Lisboa: Bertrand
ALSTON, L.; EGGERSTSSON, T.; NORTH, D. (ed) (1998). Empirical Studies in Institutional change, Cambridge: Cambridge University Press
ALLEN, Robert C. (2011). Global Economic History. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press
Authors:
Reference: null
Year:
Title: As restantes referências incluem nomes como: Hall, Hillbom, Landes, Madureira, Mokyr, Olson, Piketty, Pomeranz, Reis, Royo, Schmitter, William e Williamson.
Authors:
Reference: null
Year:
Movimentos Intelectuais e Socioculturais II
O objectivo deste seminário é permitir aos alunos conjugar a opção por uma especialidade com a frequência diversificada de iniciativas científicas (conferências, colóquios, etc.), à sua escolha, que se inscrevam no âmbito dessa mesma especialidade. Pretende-se, deste modo, proporcionar-lhes um espaço de reflexão crítica sobre a mais recente investigação, nacional e internacional, centrada nas temáticas mais relevantes para o seu projecto de tese e simultaneamente promover o contacto com as redes e projectos que se desenvolvem nas respectivas áreas científicas.
O seminário não tem programa previamente definido. Os seus conteúdos programáticos serão seleccionados em função dos objectivos da unidade curricular, o mesmo é dizer, alargamento das perspectivas de análise das temáticas da tese de doutoramento e contacto com novas leituras e resultados da mais recente investigação realizada na área de interesse científico dos doutorandos.
Os doutorandos deverão propor a participação entre 4 e 6 iniciativas, sendo que metade delas terão de se inscrever no campo disciplinar da História. A proposta deverá ser previamente validada pelos docentes do seminário e a presença confirmada mediante comprovativos de presença.
A avaliação final consta de uma intervenção oral e relatório escrito com 3500 a 4000 palavras que analise criticamente o que é que as conferências acrescentaram à reflexão sobre o objecto de estudo da tese.
Title: Specific to each lecture topic. To be set by the lecturer and researched by the student.
Específica de cada tema de conferência. A indicar pelo conferencista e a pesquisar pelo aluno.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Acompanhamento I
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
Title: A bibliografia é aquela que cada estudante necessita para o desenvolvimento da respectiva tese de doutoramento.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Acompanhamento II
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
Title: A bibliografia é aquela que cada estudante necessita para o desenvolvimento da respectiva tese de doutoramento.
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Reference: null
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Reference: null
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Tese em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global
Esta unidade curricular refere-se à pesquisa de fontes e bibliografia e à redação dos capítulos da tese.
Não se aplica
Não se aplica
BibliografiaTitle: Não se aplica / Not applicable
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Title: --
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Seminário de Acompanhamento III
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
Title: A bibliografia é aquela que cada estudante necessita para o desenvolvimento da respectiva tese de doutoramento.
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Title: -
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Seminário de Acompanhamento IV
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
Title: A bibliografia é aquela que cada estudante necessita para o desenvolvimento da respectiva tese de doutoramento.
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Seminário de Acompanhamento V
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
BibliografiaTitle: A bibliografia é aquela que cada estudante necessita para o desenvolvimento da respectiva tese de doutoramento.
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Title: -
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Seminário de Acompanhamento VI
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
BibliografiaAcreditações