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Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente combina experiência ao nível da investigação científica, docência/supervisão, e prática profissional em contexto da comunidade.
O Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco, através do seu corpo docente, está também integrado em redes científicas nacionais e internacionais, e mantém uma estreita ligação com as estruturas que enquadram profissionalmente a área (e.g., Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Corpo Docente para (2024/2025)
Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco
Eunice Magalhães é Investigadora Integrada no CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social e Docente no Mestrado de Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS.
Doutorada em Psicologia, os seus interesses de investigação incluem a saúde mental de populações em risco, incluindo crianças, jovens e adultos vítimas de diferentes formas de violência. No contexto da promoção e proteção de crianças e jovens em perigo desenvolve investigação sobre acolhimento familiar e residencial.
A sua experiência profissional inclui o sistema de proteção de crianças e jovens, nomeadamente, a gestão de processos de Promoção e Proteção em contexto de CPCJ.
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança
Estágio em Psicologia Comunitária
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com as especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia da Justiça (pela Ordem dos Psicólogos Portugueses). Terapeuta Familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Sistémica). Pós-graduada em Análise de Dados para as Ciências Sociais (ISCTE-IUL) e em Terapias Comportamentais e Cognitivas (pela APTCC). Terapeuta EMDR (“Eye Movement Dessensitization and Reprocessing”).
Entre 2005 e 2024, perita na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.
Desde 2011, Professora assistente convidada no ISCTE-IUL.
Desde 2024 - Supervisora das Equipas Multidisciplinares de Assessoria aos Tribunais (EMAT) dos Açores.
Entre 2019 e 2021 - Supervisora da Equipa de Apoio Técnico ao Tribunal de Lisboa (EATTL) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Desde 2019 - Supervisora do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) ComVida, Palmela.
Entre 2022 e 2024 – Membro do Conselho Consultivo da Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
De 2016 a 2020, Membro do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Membro da Comissão de elaboração do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Atualmente é consultora internacional para a ACRIDES (Associação Crianças Desfavorecidas, Cabo-Verde) e para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice.
Experiência na área dos maus-tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes, avaliação psicológica forense e intervenção familiar.
Tem trabalhado na área clinica e forense com investigação e numerosas publicações (em autoria e coautoria) na área da Psicologia Forense, divórcio, direitos das crianças, parentalidade positiva, saúde mental e prevenção do abuso sexual de crianças. Coordenadora da coleção “Vamos Prevenir” da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre prevenção primária de diversas problemáticas em crianças e adolescentes.
Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco |
Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto |
Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Estágio em Psicologia Comunitária
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019) e presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia, e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Foi membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e no Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal, e pertence à direção nacional da OPP: Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP.
Programas de Intervenção Social
A sua pesquisa conjuga interesses da psicologia social, ambiental e comunitária. Tem estudado como indivíduos e comunidades recebem e tornam concretas leis para a sustentabilidade, como as que regulam zonas protegidas e a conservação da biodiversidade. Interessa-se pelo envolvimento dos cidadãos em questões ambientais e pelas representações e identidades associadas a riscos sociais e ambientais.
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança
Doutorada em Psicologia (2020, Iscte-IUL) e Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (2010, Iscte-IUL). Sou atualmente investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/Iscte), onde integro o projeto "All4Children — O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) para promover a qualidade das práticas em promoção e proteção em Portugal" (financiado pela FCT). Sou também docente no Mestrado de Psicologia Forense da Universidade Lusófona de Lisboa (desde 2020). Os meus interesses de investigação têm-se focado no mau-trato infantil, nomeadamente na negligência parental e nos mecanismos explicativos da privação emocional e cognitiva nas interações pais-filhos, em particular em contextos de pobreza. Tenho experiência profissional na intervenção com crianças, jovens e famílias no sistema de promoção e proteção.
Métodos Avançados de Análise de Dados
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança
Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco |
Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live. She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books.
Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Psicologia Comunitária
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
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