Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente da licenciatura em Sociologia é altamente qualificado e reconhecido nacional e internacionalmente, com uma ampla experiência em docência e investigação. As diferentes áreas de especialização, no seio da Sociologia, dos docentes da licenciatura, permitem assegurar uma oferta formativa muito abrangente em áreas temáticas muito diversificadas.
Corpo Docente para (2024/2025)
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa e regresso de migrantes, imigração brasileira em Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata).
É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), e, atualmente, investigadora integrada no CIES, Iscte.
Tem trabalhado como investigadora independente/consultora em projetos de tipo diverso. Alguns exemplos mais recentes: Education & Job Market Research (2024), Fundação Aga Khan; Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2023-2026 (2024), DDS/CML; Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017), projetos diversos no IPPS-Iscte e na PPLL, Lda (2017).
Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES também participou.
Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014).
Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado, como técnica de estudos de mercado.
Ana Caetano, doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professora auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem como principais interesses de investigação rupturas no percurso biográfico, reflexividade individual, relação estrutura-agência e métodos biográficos. Coordenou recentemente o projecto "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022) e integrou a equipa da pesquisa "LINKED - Vidas vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família" (2018-2022), tendo os dois projectos sido financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Doutorada em Sociologia pelo Iscte (Lisboa) e pelo Institut National d’Éstude Demographiques (INED, Paris), com a tese 'Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands' (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7658 ), financiado com bolsas de doutoramento Early Stage Marie Curie Researcher e da FCT/MCTES, com bolsa de curta duração enquanto doutoranda visitante da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no Centre d'Études et de Recherches Internationales (CERI, Sciences Po) - uma comparação internacional das políticas linguísticas e de integração enquadradas no projecto internacional TIES (The Integration of the European Second Generation, https://cordis.europa.eu/project/id/36077 ) da IMISCOE (https://www.imiscoe.org/about-imiscoe/mission).
Desde 2003, trabalho na área da Sociologia do internacional e da Sociologia da linguagem, com foco na população de origem migrante (imigrantes, refugiados e seus descendentes) na Europa e em Portugal, comparando políticas de migração, de asilo, de integração e de língua, educação bilingue, linguagem académica no ensino superior, português para falantes de outras línguas, pluricentricismo da língua portuguesa, e a várias escalas: institucional, familiar e individual.
Lecionação em mestrado e licenciatura, no Iscte e internacionalmente: teoria e métodos sobre políticas e práticas linguísticas; família, migração e educação; desenho de pesquisa; pesquisa observacional/etnográfica; ética e profissão em Sociologia; desenho de pesquisa aplicada a estudos sobre Ação Humanitária.
ecionando a Unidade Curricular: Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas (https://fenix.iscte-iul.pt/disciplinas/03194/2017-2018/2-semestre/fuc?locale=pt), sendo também Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL / ISCTE-IUL). Na minha investigação desenvolvo estudos sobre atitudes, práticas e políticas linguísticas, nomeadamente com o projeto "Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira" - com enfoque nas políticas linguísticas e atitudes linguísticas em Portugal (financiado pela FCT / MCTES e enquadrado com um protocolo entre CIES-IUL, CES-UC e CELGA / ILTEC-UC); e outro denominado “Trovoada de Ideias - Inclusão Linguística e Social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português” (co-coordenador com Paulo Feytor Pinto, financiado pela FAMI / ACM);
Sou membro da comissão organizadora da 7.ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans “In/Visibilidades Negras Contestadas”, que terá lugar em Lisboa (ISCTE-IUL) entre 4 a 6 de Julho de 2019 (https://afroeuropeans2019.wixsite.com/afroeuropeans2019/pt)
Membro dos seguintes projectos de investigação no ISCTE-IUL (+ info: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-raquel-matias/projects): “Mobilidades e língua: as motivações e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo” (co-coordenadora com Sandra Mateus); “Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization” (coord. De Sandra Mateus); “Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios” (co-coordenador com Nuno Oliveira).
Co-organização: dos Encontros sobre Experiências Migratórias (http://observatorioemigracao.pt/np4/1355/) e das Mesas Redondas Interdisciplinares sobre Diversidade Linguística em Portugal e os Contextos Migratórios (http://www.ces.uc.pt/ eventos / index.php? id = 11119 & id_lingua = 1).
Investigadora Colaboradora do CELGA / ILTEC (UC), Observatório de Emigração (OEm), RedeMigra, EDiSo Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, grupo de pesquisa de cidadãos RMIR - Refugiados e Migração, Iniciativas e Reflexões, APEDI (http: / /www.apedi.pt/), tendo ainda participado na Rede Cost Network New Speakers in a Multilingual Europe – Opportunities and Challenges (http://www.nspk.org.uk/).
David Ferraz é doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA.
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa.
Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022.
Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Elsa Pegado é doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pela mesma instituição. Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte. Investigadora e Sub-diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte (CIES-Iscte). Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde, mais especificamente sobre as Medicinas Complementares e Alternativas e sobre os medicamentos; na área das desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; e no domínio das metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas, programas e projetos. É autora e coautora de diversas publicações e comunicações sobre estas temáticas.
Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado (1983), doutorado (2001) e agregado (2022) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é Professor Catedrático do Departamento de Sociologia e investigador do CIES-IUL. Foi Vice-Reitor da Investigação entre março de 2014 e março de 2018. Foi membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL (2013-2018). Foi Diretor do CIES-IUL (2006-2014). Foi Diretor do Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL (2011-2014). Fundou e foi o primeiro Diretor da Editora Mundos Sociais (2010-2014). Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Orientou ou coorientou, estando concluídas, 14 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-1986) e foi contratado como assistente estagiário pelo ISCTE-IUL em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1987 e 1989. Em 2023, ganhou, ex aequo, o Prémio João Ferreira de Almeida, na categoria "Livros", com Investigação Sociológica em Portugal. Um Guia Histórico e Analítico, Porto, Afrontamento, 2022.
Concluiu, em 2007, a licenciatura em Ensino na área de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa, dando início à sua carreira profissional como professor em escolas do ensino público e do ensino privado. Em simultâneo à carreira docente, integrou, de 2008 a 2014, o coro da Fundação Calouste Gulbenkian e fez investigação na área da musicologia, de 2010 a 2020, em colaboração com o CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) da Universidade Nova de Lisboa.
Mestre em Administração Escolar (2019) e pós-graduado em Análise de Dados em Ciências Sociais (2022) pelo Iscte, frequenta, desde 2020, o Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar na mesma instituição, com uma bolsa de investigação para doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Helge Jörgens é Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Licenciou-se em Ciência Política na Freie Universität Berlin, Alemanha, em 1994. Concluiu o doutoramento em Ciência Política também na Freie Universität Berlim em 2010. Entre 2010 e 2016 foi Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Ciências Sociais da Freie Universität Berlin e Director Gerente do Centro de Investigação de Política do Ambiente (FFU). As áreas de interesse incluem as política do ambiente, da energia e do clima, o papel e a influência de burocracias internacionais, e a difusão e transferência de políticas públicas.
Joana Marques é socióloga e investigadora, com doutoramento em Sociologia pela Universidade de São Paulo e licenciatura também em Sociologia pela Universidade do Porto, possuindo ainda mestrado em Economia Social e Solidária e pós-gradução em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo ISCTE-IUL. Tem uma trajetória profissional na área da investigação académica e aplicada, através de diversos enfoques como trabalho, cultura, economia solidária, mobilidades e, sobretudo, formas coletivas de organização dos trabalhadores, com trabalho de campo desenvolvido entre a Europa, África e América Latina. Foi investigadora Marie-Curie entre 2020 e 2021 (projeto COLLECTITUDE - Building the collective at times of precarity). Atualmente é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) e membro da direção da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol) e da associação de Investigação & Desenvolvimento A3S.
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Professor Associado (com Agregação) do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Docente nos Programas Doutorais de Sociologia (ISCTE-IUL, desde 2006), Estudos Urbanos (FCSH-UNL/ISCTE-IUL, 2016-7) e Serviço Social (ISCTE-IUL, 2004-5). Docente (desde 2006), membro da comissão de Avaliação de Candidaturas (desde 2023), e director (2009-2022) do Mestrado de Sociologia do ISCTE-IUL. Docente nas Licenciaturas de Sociologia (desde 1994) e OGE (1991-4) do ISCTE-IUL, e de Engenharia do Ambiente no Instituto Superior Técnico (1997-9). Membro do Conselho de Coordenação para a Internacionalização do Iscte-IUL (desde 2020).
Suplente da Comissão Científica (desde 2022), sub-director (2013-6) e membro da Comissão Executiva (1995-8) do Departamento de Sociologia ISCTE-IUL. Membro das Comissões Científicas dos Doutoramentos em Sociologia (desde 2006) e de Serviço Social do ISCTE-IUL (2007-8), e do Mestrado em Ciências Sociais do ISCTE-Instituto Politécnico de Viseu (2003-6). Membro do Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE-IUL (desde 2023).
Membro da Comissão para a Avaliação da Actividade dos Investigadores Contratados na área de Comunicação e Cultura (desde 2021), Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa (2012-2024), membro do Conselho Científico (desde 1998), co-coordenador da área de Desigualdades, Migrações e Território (2006-2022), membro da Direcção da Cooperativa (2006-12), membro da Direcção (1998-2000; 1995-8), e investigador integrado (desde 1987) do CIES-IUL.
Membro da Comissão Executiva (1998-2000) e investigador (1997-2001) no OBSERVA - Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública. Investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (2005-6). Investigador no Observatório das Actividades Culturais (1996-7). Membro da Direcção (1991-3) e investigador (1991-2005) no Centro de Estudos Territoriais CET- IUL. Bolseiro de Investigação do Instituto de Ciências Sociais (1990-1), do Observatório Permanente dos Estudantes Universitários (1989-90), e da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) (1988-9). Investigador no Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais CIES-IUL (1987-91).
Colaboração em 59 projectos de investigação e estudos, com responsabilidade de coordenação em 32.
Participação em 23 livros, 25 artigos científicos, 21 artigos em actas de reuniões de natureza científica, e 98 comunicações orais em eventos científicos.
Membro do Conselho Editorial (desde 2003) e da Comissão Editorial (1993-2018) da revista Sociologia, Problemas e Práticas.
Membro do Conselho de Deontologia (2006-10), da Assembleia Geral (1994-8), da Comissão Coordenadora da Secção do Campo Profissional (1991-4), e sócio (desde 1988) da Associação Portuguesa de Sociologia. Membro da Associação Internacional de Sociologia, e do European Urban Knowledge Network.
Colaborações com diversas instituições de ensino superior em Portugal e noutros países, nomeadamente com a Universidade de Cabo Verde, o Istituto Universitario di Architettura di Venezia, University of Stellenbosch, State University of St. Petersburg, Universidad de Las Palmas, e University of South Australia.
José Soares Neves é doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação (2012, Iscte). É professor associado do Departamento de História (ESPP/Iscte), investigador integrado, subdiretor e cocoordenador do Grupo de Investigação Comunicação e Cultura do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). É cocoordenador da seção temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Foi investigador permanente e coordenador de projetos do Observatório das Actividades Culturais (OAC) durante a sua existência (1996 a 2013). Foi presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura (GTEC) do Conselho Superior de Estatística (2006 a 2010). Tem publicado regulamente, como autor ou coautor, e integrado diversos projetos como coordenador ou investigador em estudos museológicos, arte e cultura. É diretor do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) desde a criação em dezembro de 2018.
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais tarde concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL sobre Transições para a Vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do Curso de Vida. Durante o meu doutoramento e o meu Pós doutoramento (sobre a Família como Microcosmos de Mobilidade Social) passei períodos como estudante visitante e/ou investigadora visitante na Universidade de Tampere (Finlândia) e na Universidade de Brown (EUA).
Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família, Desigualdades Sociais, e as múltiplas faces da Precariedade na Academia.
Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo antes disso sido Investigadora Auxiliar CEEC (no concurso competitivo individual de 2017) neste mesmo centro de investigação.
Coordenei um projecto de Investigação intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinível e mista ao curso de vida da familia" (2018-2022), e co-coordenei um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022), ambos financiados pela FCT. Sou também a coordenadora local do COORDINATE financiado por Horizon2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. Sou editora associada do Journal of Youth Studies.
Pertenci à comissão de acompanhamento do I Plano Nacional de Juventude, tendo sido responsável pela recolha e análise dos resultados de questionários aplicados a jovens, que serviu de evidencia e apoio científicos para a concepção tanto do I como do II Plano Nacional de Juventude.
Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias" onde convidados estrangeiros e de universidades portuguesas apresentam e discutem resultados e trajectórias de pesquisa biográfica e do curso de vida.
Tenho publicado nacional e internacionalmente, sobre os temas atrás mencionadas, em co-autoria e como autora singular, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Child in Care Practice, Contemporary Social Science, Scientometrics, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan.
Recentemente publiquei pela Tinta da China, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia, o livro "De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa". Em 2022 editei com Gary Pollock o Routledge Handbook of Inequalities and the Life Course. Em 2021 editei com Ana Caetano um Livro sobre "Structure and Agency in Young People’s Lives. Theory, Methods and Agendas", pela Routledge. Actualmente preparo um livro, sob contrato, e em co-autoria, para a Palgrave Macmillan.
Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público, e a Plataforma Barómetro Social, abordando sobretudo temas como precariedade científica, plágio conceptual e juventude. Participei numa edição do 45 graus e num encontro da FFMS, ambos sobre juventude.
As minhas publicações de 2023 são:
Can you keep a secret? Family histories, secrets and ethics. Families, Relationships and Societies (com Maria Silva e Ana Caetano)
Secrets as Storytelling: Family Histories and Inter-Personal Intimacy, Sociological Perspectives (com Maria Silva e Ana Caetano)
A year in the life: living portraits of the COVID-19 pandemic in Portugal (no oral, com Ana Caetano, Anabela Pereira, Sónia Bernardo Correia e John Goodwin)
Touching from a distance: gaining intimacy with research participants during the COVID-19 pandemic (no prelo, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia)
De viva Voz. Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa, Tinda-da-China (com Ana Caetano, Anabela Pereira and Sónia Bernardo Correia)
Shedding light on the biographical research field: profiles of publication, Quality and Quantity (com Ana Caetano e Pedro Abrantes)
Devil in the details. Looking for tough moments in unusual places, Child Care in Practice (com Maria Silva e Diana Carvalho)
Structure and Agency in Young People’s Lives.Theory, Methods and Agendas, Routledge (agora em paperback, com Ana Caetano)
Socióloga. Professora Associada do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa | Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Departamento de Sociologia. Investigadora integrada do CIES-Iscte, no âmbito do qual co-coordena o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar.
Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte). Presidente da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte e responsável por coordenar a organização do acolhimento destes estudantes apoiando-os na sua integração académica e social.
Ao longo da carreira de investigação participou em equipas de projetos e consultorias científicas, nacionais e internacionais, investidos em temáticas especificamente sociológicas, como é o caso das classes sociais e desigualdades sociais; condições de vida e orientações valorativas dos estudantes do ensino superior; sociedades envelhecidas, bem-estar, mudança social e estilos de vida, entre outras.
Presentemente, co-coordena um projeto de intercâmbio internacional, tendo em vista a criação de um Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau; Coordena o estudo de avaliação das residências estudantis (Agência ERASMUS+); é membro da equipa de investigação do projeto de inovação pedagógica "Sala de aula invertida" e membro da equipa de investigação do EUROSTUDENT (Projeto europeu sobre as condições de vida dos estudantes).
Tem publicados diversos artigos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro, bem como participou em múltiplas conferências, nacionais e internacionais. Tem contribuições na revista International Education Sciences; Studies of Sociology in Education, European Journal of Social Work, Portuguese Journal of Social Science, Sociologia, Problemas e Práticas, Revista Sociologias; Sociologia On-Line, Análise Social, entre outras.
Assistant Professor at the Department of Sociology at Iscte-IUL and Visiting Scholar at the London School of Economics and Political Science (LSE) (since 2014). Member of the International Science Council (ISC) expert advisory panel on the Public Value of Science.
I was Marie Curie Fellow at LSE (2016-2018) (with Marie Curie Individual Fellowship) and Fulbright Scholar at Cornell University (New York) (2015-16) (with a Fulbright Scholarship).
I completed my PhD in Science and Technology Studies (STS) at University College London (UCL) (2011), where I was Teaching Assistant (TA) for courses in Science Communication and Science Policy at UCL (2008-2012). I was a trainer at Esconet (European Network for Science Communication, EU funded project), training scientists how to communicate with publics (2009-12). Before my PhD, I worked for the European Commission (EC), at the DG Research, Infrastructures Unit, Brussels.
Research interests: science communication, public understanding of science, science policy and research methods for social sciences. Current research focusses on institutional communication of science with society.
Main awards and recognitions:
International award from Euroscience: European Young Researcher Award' Laureate (EYRA) (2016)
Recognition in the Book Ciência Viva 'Mulheres na Ciência' (2019)
Main recent and ongoing international projects:
1. PI (Principal Investigator) for the project ‘MORE-PE: Mobilising Resources for Public Engagement’ (2016-2021). Funding: €170.000, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).
2. PI (Principal Investigator) for the project 'OPEN: Organisational Public Engagement with Science and Technology' (2019-2023). Funding: €250.000, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).
The MORE-PE and OPEN studies have been implemented in Portugal, Italy, Germany, the UK, the Netherlands, the USA, Turkey, Brazil, Japan, Taiwan and China (mainland) to study science communication within institutional environments.
3. WP Leader for the EU funded project "POIESIS: Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science" with a focus on research integrity and public trust in science in seven countries: Germany, France, Denmark, Greece, Portugal, Spain and the UK (2023 2025). Funding: €1.2M, European Commission (EC).
Website: https://poiesis-project.eu/
4. Co-PI at Iscte for the study 'Public Opinion about Radan' (part of the EC project RadoNorm) in collaboration with APA (Associação Portuguesa do Ambiente) implemented under the protocol "Implementation of the National Plan for Radan" jointly with the partners: Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA), Universidade de Coimbra (UC), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Direção-Geral da Saúde (DGS), and Instituto Português de Acreditação (IPAC) (2023 - on). Funding: €150.000, APA Fundo Ambiental (FA).
5. PI of the study "Public attitudes and trust in Blockchain technology for Health" part of the project Blockchain.PT (PRR-RE-C05-i01.02: Agendas/Alianças verdes para a Inovação Empresarial) (2023-2026). Funding: €48M (€1.2M Iscte); PRR - Plano de Recuperação e Resilência e União Europeia ao abrigo do programa NextGenerationEU.
6. PI in Portugal for the project “Copy and Paste in (Digital) Science Communication: Praktiken von Churnalism and Verantwortungszuschreibungen [CoPaDiSC]” led by Dr. Lars Guenther from University of Hamburg. Comparative research on university press releases in four countries: Germany (University of Hamburg), Portugal (Iscte-IUL), South Africa (Stellenbosh University) and Israel (Tecnion-Israel Institute of Technology) (2024-2027). Funding: €597.548; BMBF (Federal Ministry of Education and Research)
Speaker in international events: I have been often invited to speak at international conferences including in China, Japan, Brazil and Europe, and as expert in discussions in the field (e.g. Bellagio Centre/Rockefeller Foundation, Como Lake, Italy (2018 and 2022), Chan Zuckerberg Initiative (2018), San Francisco, USA).
Recent book published by Routledge (2022): 'Public Communication of Research Universities: ‘Arms-race’ for visibility or science substance?’, Routledge
Professor Associado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social;
Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia;
Coordenador do Grupo de Investigação Família, Gerações e Saúde do CIES-IUL.
Editor do Portuguese Journal of Social Science
Editor Associado do Journal of Youth Studies
Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais
Nuno Oliveira é sociólogo, doutorado em Sociologia pelo ISCTE–IUL (2012). Investigador integrado de pós-doutoramento no CIES (ISCTE -IUL) e professor auxiliar convidado no ISCTE -IUL.
Enquanto investigador desenvolve trabalho sobre as dinâmicas locais de integração de imigrantes e políticas urbanas, o significado dos modelos interculturais, a transição política e teórica do multiculturalismo para o interculturalismo, com particular incidência na compreensão aprofundada do modelo português. Foi visiting fellow do Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity, em Gottingen.
Actualmente coordena, em Portugal, o projecto SINAFE (Erasmus + sport), centrado na inclusão social de atletas africanos na Europa e na construção de um curriculum para a sua carreira desportiva. Entre outros projectos, coordenou o projecto Diversidades, espaço e migrações na cidade empreendedora (CIES-IUL, FAUL e CRIA) financiado pelo Fundo para o Asilo, Migrações e Integração (FAMI) da Comissão Europeia, cujo foco foi as transformações dos centros urbanos e os agentes que as produzem ou por elas são afectados. Foi investigador sénior do Projecto Conviviality and Superdiversity (CIES-IUL) e faz parte da rede GOVDIV (Multilevel Governance of Cultural Diversity in Europe and Latin America), no CIES, projecto financiado pelo IRSE da Comissão Europeia. Foi responsável pelo projecto Operation Vote, sobre participação política e cívica de imigrantes, financiado pelo Program on Fundamental Rights and Citizenship of the European Commission. Possui diversas publicações nessas áreas, tanto a nível nacional como internacional.
A sua experiência docente tem-se pautado pelo ensino das teorias sociológicas, incluindo estas as unidades curriculares de “Teorias sociológicas clássicas”, “Teorias sociológicas – as grandes escolas” e “Teorias sociológicas contemporâneas”. Sobre estes temas possui também produção escrita e publicada.
Trabalhou como Detached National Expert (DNE) na Unit Research and Data Collection da Agência para os Direitos Fundamentais da Comissão Europeia (FRA), em Viena. Anteriormente, foi coordenador do Observatório Nacional do Racismo e Xenofobia, ancorado numa parceria com o ACM e FRA.
Doutoramento em Sociologia. Professora Catedrática do Iscte, onde leciona desde 1993. Integra atualmente o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e práticas de leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos. É autora e coautora de várias publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.
Atualmente, é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte, coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Ciência” do CIES, membro do Conselho Geral do Iscte, membro do Conselho Nacional de Educação, onde coordena a Comissão Especializada de “Democratização e Desigualdades Educativas”, e membro do Conselho Superior de Estatística (em representação do CRUP), onde preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Professora Auxiliar de Sociologia do Trabalho e Relações Laborais no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Integrada do CIES-Iscte e Investigadora Associada do ICS-ULisboa e do SOCIUS/CSG/ISEG-ULisboa. Foi Pós-doutorada e Investigadora Auxiliar no SOCIUS/CSG-ISEG (2007-2015) e no ICS-ULisboa (2015-2024) e membro da equipa de correspondentes do Observatório Europeu da Vida Profissional/Eurofound (2007-2015). Tem trabalho publicado no European Journal of Industrial Relations, Transfer, Cultural Trends, International Journal of Police Science & Management, Minerva, entre outras revistas, e é autora e organizadora de livros e capítulos de livros publicados pela Routledge, Springer, Palgrave Macmillan, l'Harmattan e outras editoras académicas.
Renato Miguel do Carmo é professor associado (com agregação) do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, o emprego e o mercado de trabalho, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Publicou nas revistas: Current Sociology, European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, Journal of Labor and Society, entre outras. Publicou 33 livros (21 como editor e 12 como autor e coautor), cinco dos quais publicados em editoras internacionais (Bristol University Press, Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Presidiu ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios científicos: prémio António Dornelas 2022; Prémios I&D do CIES-Iscte 2022; prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2011, 2015, 2016, 2019; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008.
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Subdiretora e Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital", sendo Coordenadora do projeto FCT, em curso, "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas". Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), onde está vinculado ao grupo Desigualdades, Trabalho e Bem-Estar Social e ao Observatório das Desigualdades. Possui bacharelado em Ciências Sociais (UFRPE, 2012), mestrado em Sociologia (IESP-UERJ, 2015), doutoramento em Sociologia (IESP-UERJ, 2020) e pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (Iscte, 2021).
Desde 2008, tem coordenado e/ou participado de projetos de investigação, nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições portuguesas, brasileiras e norte-americanas. Neste percurso, dedicou-se a temas e problemas diversificados, nomeadamente aos efeitos objetivos e subjetivos das desigualdades sociais, às experiências sociais em contextos de precariedade laboral, à vida quotidiana das classes populares nas periferias urbanas, às associações entre classes sociais, estilos de vida e práticas sociais, e às identidades de grupos juvenis socialmente vulneráveis.
Atualmente, tem como principais interesses de investigação as trajetórias laborais de trabalhadores precários, as perceções do mercado de trabalho, e a relação entre classes sociais, valores e atitudes sociopolíticas. Dedica-se também à inovação metodológica na pesquisa sociológica, nomeadamente a partir do aprimoramento e articulação entre métodos qualitativos e quantitativos, com especial atenção aos Métodos de Análise Multivariada de Dados e à Análise de Conteúdo.
Sandra Mateus é socióloga, doutorada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2014). Investigadora integrada no CIES-Iscte e professora auxiliar convidada no Iscte, onde dirige o Mestrado em Educação e Sociedade e coordena o 1º ano da licenciatura em Sociologia. É membro eleito da Comissão Científica do Cies. Atualmente coordena, em Portugal, o projeto europeu H:ouse (AMIF), centrado nos desafios habitacionais na integração de refugiados (2024-2026), e o projeto europeu Space4Us, sobre a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Desenvolve um programa de investigação sobre as formas como as identidades e as pertenças dos jovens de origem mista são criadas em contextos familiares transnacionais. Tem investigado e ensinado nas áreas da educação, migrações, desigualdades sociais e juventude, com particular enfoque nos filhos dos imigrantes. Autora e coautora de várias publicações, comunicações e conferências. A sua experiência docente inclui unidades curriculares sobre "Sociedade Educativa" e "Descendentes de Imigrantes e Educação" no Mestrado em Educação e Sociedade do Iscte, e outras unidades como “Objeto e Método da Sociologia”, "Sociologia da Educação", "Políticas Educativas", "Integração em Processos Migratórios", e "Mediação Multicultural em Contextos Educativos". Inclui ainda a docência na Escola Superior de Educação de Lisboa (2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005). Foi formadora em várias instituições e com diversos públicos, incluindo professores, assistentes sociais, e animadores. Fez parte da equipa nacional de gestão do Programa Escolhas (2006-2008), coordenando a comunicação do programa, a área dos descendentes de imigrantes e a formação de equipas locais; e também fez parte do Grupo de Trabalho Informal para a Integração dos Filhos de Imigrantes, apoiado pelo ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Neste Instituto, foi também membro da Bolsa de Formadores para a sensibilização sobre o acolhimento e integração de imigrantes. Entre 2009 e 2010, aprendeu e utilizou o Stand Up Comedy para divulgação pública da ciência, através da participação do projeto "Cientistas de Pé".
Sofia Gaspar (doutorada em Sociologia, Universidade Complutense de Madrid, 2005) é investigadora auxiliar no CIES-Iscte, Lisboa. Nos últimos anos coordenou vários projetos sobre casais binacionais, famílias transnacionais e imigrantes chineses em Portugal. As suas publicações mais recentes incluem a coedição dos livros The Presence of China and the Chinese Diaspora in Portugal and Portuguese-Speaking Territories (2021, Brill) and Southeast Asian Migration: People on the Move in Search of Work, Refuge and Belonging (Sussex Academic Press, 2015), assim como vários artigos em revistas nacionais e internacionais (International Migration; Population, Space and Place; Journal of Ethnics and Migration Studies; Journal of Chinese Overseas; Diaspora, Indigenous and Minority Education; Global Networks; Portuguese Journal of Social Science).
Desde Janeiro 2023, é coordenadora nacional do projeto AspirE, "Decision making of aspiring (re)migrants to/within the EU: The case of labour market-leading migrations from Asia", no âmbito dos projetos europeus HORIZON-CL2-2022-TRANSFORMATIONS-01).
É Membro da Equipa Coordenadora da Secção Temática Migrações, Etnicidade e Racismo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), e co-organizadora dos eventos bimestrais Encontros de Estudos sobre a China e Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, ambos realizados no Cies-Iscte. É membro de várias redes internacionais: CHERN - China in Europe Research Network (COST Action), CERPE - China Europe Platform on Migration, PRIMOB - Privileged Mobilities: Local Impacts, Belonging and Citizenship (IMISCOE), DIVCULT - Superdiversity, Migration and Cultural Change (IMISCOE) and Lifestyle Migration Hub.
Os seus interesses atuais de investigação centram-se, entre outros, nas migrações privilegiadas, mobilidade por investimento, integração social dos descendentes de imigrantes, em especial na comunidade chinesa em Portugal e na Europa.
Teresa Seabra (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Associada com Agregação do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Dirigiu o curso de Mestrado em Educação e Sociedade de 2002 a 2023. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituo de Ciências Sociais (ICS-UL). Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Walter Rodrigues estudou Sociologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, desde 1982, e aí exerce actividade profissional, desde 1987, como docente no Departamento de Sociologia, em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, e como investigador, actualmente no DINAMIA'CET - Centro de estudos sobre a mudança socioeconomica e o território. Em articulação com essas atividades exerceu, também, atividades de consultoria, ações de formação e prestação de serviços especializados à comunidade, para diversas entidades da administração central, autarquias e agências de desenvolvimento. Entre outras publicações, é autor do livro Cidade em Transição: Nobilitação urbana, estilos de vida e reurbanização em Lisboa (Celta, 2010). Foi Director do Centro de Estudos Territorias. Foi também director do curso de Licenciatura em Sociologia do iscte (2010-2015) e director pelo iscte do curso de Doutoramento em Estudos Urbanos (2011-2015), curso em parceria iscte - Instituto Universitário de Lisboa e FCSH- Universidade Nova de Lisboa. Foi, ainda, director da revista CIDADES, comunidades e territórios.(2010-2014).
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00