Mestrado

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Acreditado
6 Anos
30 jul 2018
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 105/2018 de 07-09-2018
Registo de alteração R/A-Cr 105/2018/AL01 de 08-12-2021

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 5250.00 €
2.ºAno 1600.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
1.ºAno 
2.ºAno 2800.00 €
2.ºAno 
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
2º Ano

Objetivos

 O programa de mestrado tem como objetivo melhorar a eficiência, a sustentabilidade financeira, a adaptabilidade e a eficácia global das organizações de cuidados de saúde. Isto inclui a capacidade de analisar métricas de desempenho, implementar estratégias de gestão baseadas em provas e otimizar a atribuição de recursos, mantendo simultaneamente elevados padrões de cuidados.

 Os estudantes estarão equipados para enfrentar os desafios relacionados com o controlo de custos, a otimização de processos e a integração de soluções de saúde digitais. Além disso, o programa enfatiza uma compreensão profunda dos cuidados centrados no paciente e a importância da colaboração multidisciplinar em ambientes de saúde. Isto engloba a coordenação relacional, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz entre diversas disciplinas de cuidados de saúde.

 Os nossos estudantes também aprenderão a navegar nas complexidades dos sistemas de saúde, compreendendo os quadros regulamentares, as considerações éticas e a governação institucional. Para além disso, irão impulsionar a mudança e a inovação nas organizações de cuidados de saúde, promovendo estratégias adaptativas que respondam à evolução das políticas de cuidados de saúde, às tecnologias emergentes e aos desafios da força de trabalho. Este objetivo inclui a promoção de uma cultura de melhoria contínua, resiliência e aprendizagem estratégica para melhorar a sustentabilidade a longo prazo dos serviços de saúde.

No final do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:

1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:

1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado

1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito

1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito

1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito



2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:

2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação

2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada

2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto



3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente

3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade

3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos



4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:

4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas

4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas



5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:

5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz

5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar

5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos



6) Ser competente em Gestão de Serviços de Saúde, nomeadamente:

6.1) Avaliar a complexidade inerente ao contexto interno e externo das organizações de saúde

6.2) Aplicar conhecimentos e métodos disciplinares na análise dos contextos organizacionais

6.3) Formular estratégias que visem promover a eficácia atual e futura das organizações de saúde

6.4) Apreciar soluções que coloquem o doente no centro da atividade organizacional.

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