Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Epistemologia e Metodologia dos Estudos Africanos
Ana Lúcia Sá, Doutora em Sociologia, é Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É subdirectora do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Membro da Comissão Editorial da revista Cadernos de Estudos Africanos. Pertence ao grupo de investigação African Politics and International Relations da Rede Europeia de Estudos Africanos (AEGIS) e à Secção de Estudos Africanos da Associação Portuguesa de Ciência Política. É também membro da Direção e do Grupo de Trabalho para a Visibilidade da Aegis, Rede Europeia de Estudos Africanos. É investigadora associada do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau. Foi Investigadora de pós-doutoramento no Conselho Superior de Investigações Científicas, em Barcelona, e investigadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A sua investigação centra-se em sistemas autoritários em África, elites políticas e participação política.
Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas |
Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos |
Tese em Estudos Africanos
Clara Carvalho (Doutoramento em Antropologia, ISCTE, 1999) é professora associada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e foi Professora Visitante na universidade de Brown (EUA, 2004). Deu cursos de curta duração nos seminários metodológicos de pós-graduação promovidos pelo CODESRIA em vários países africanos, e nas Universidades de Lille, França, Rovira i Virgil, Espanha, Mainz, Alemanha, Oumar Bongo (Gabão), Amilcar Cabral (Guiné-Bissau) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Foi presidente do AEGIS (Grupo África-Europa para Estudos Interdisciplinares) (2015-2019) e diretora do Centro de Estudos Africanos / Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (2007-2016). A sua investigação centra-se na Africa Ocidental, em particular na Guiné-Bissau. Desde 2001 tem desenvolvidos projetos sobre políticas de desenvolvimento, incluindo género, saúde, educação e peacebuilding, tendo coordenado sete projetos com financiamento nacional e internacional nessa área. Diretora do Doutoramento em Estudos Africanos
Seminário Teórico em Estudos Africanos II
Titular de dois Doutoramentos e de duas Agregações, Renato Pereira é Subdiretor para a Internacionalização e a Investigação da Escola de Gestão do Iscte-IUL.
Especializou-se em Empreendedorismo, em Inovação, em Gestão Internacional, e em Desenvolvimento Económico da África Subsariana.
Antigo residente-estudante da Cité Internationale Universitaire de Paris, foi designado para o Conselho de Administração da fundação privada de utilidade pública que gere o campus internacional da capital francesa, eleito por um colégio representativo de 5.000+ votantes de 150+ nacionalidades.
Trabalhou em várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos três primeiros unicórnios portugueses.
Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pelo desenvolvimento da 1ª rede de âmbito nacional do mundo para carregamento de veículos elétricos, e o Conselho de Administração da SGORME - Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Elétrica, S.A.
Durante treze anos consecutivos, desempenhou o cargo de Vogal do Conselho Fiscal da Taguspark, S.A., sociedade gestora de um dos maiores e mais relevantes parques de ciência e tecnologia do país.
Foi Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais.
Dirige, atualmente, o Mestrado em Gestão Internacional da Escola de Gestão do Iscte. Anteriormente, dirigiu o Mestrado Executivo em Gestão da Inovação da Iscte Executive Education, para além de várias unidades curriculares dos Mestrados da Iscte Business School, do Mestrado em Estudos Africanos e do Doutoramento em Estudos Africanos.
Enquanto Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenou: o Doutoramento em Economia da Empresa, o Seminário de Geoeconomia do Doutoramento em Relações Internacionais, o Mestrado em Gestão de Empresas, e a Licenciatura em Gestão, para além de várias unidades curriculares dos três ciclos universitários.
Tem recebido prémios de investigação e outras distinções relativamente às suas publicações atribuídos por relevantes membros da comunidade científica.
Orientou 5 pós-doutoramentos, 24 doutoramentos e mais de 200 mestrados.
Tem uma longa e extensiva experiência académica internacional, tendo sido Professor e/ou Investigador Visitante em instituições de ensino superior de: Angola, Brasil, Chéquia, China, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Índia, Indonésia, Macau, México, Moçambique, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Uganda e Uzbequistão.
Seminário Teórico em Estudos Africanos I
Doutorado em Estudos Africanos, Vasco Martins é Professor Auxiliar do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa) e investigador no Centro de Estudos Internacionais da mesma instituição. A sua investigação debruça-se sobre temáticas relacionadas com cidadania e informalidade, etnicidade, e políticas de memória, com particular enfoque na região da África Austral. É publicado em revistas internacionais como African Studies Review, Citizenship Studies, Journal of Southern African Studies, Journal of African History, entre outras. Autor do livro Colonialism, Ethnicity and War in Angola (Routledge, 2021) é ainda Director da revista Cadernos de Estudos Africanos.
Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00