Acreditações
O mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção 120 créditos ECTS, repartidos entre 54 em unidades curriculares obrigatórias e 24 em optativas e 42 na dissertação ou trabalho de projeto.
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Armazenamento de Dados em Ambientes distribuídos
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Redes Ópticas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Embebidos
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inteligência e Gestão de Redes e Serviços
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ética Profissional, Computação e Sociedade
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas e Redes de Comunicação para Móveis Avançados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Segurança em Redes e Sistemas de Informação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Financeira de Empresas e Projectos I
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Comunicação Multimédia
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho de Projeto em Engenharia de Telecomunicações e Informática
42.0 ECTS
|
Trabalho Final | 42.0 |
Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática
42.0 ECTS
|
Trabalho Final | 42.0 |
Armazenamento de Dados em Ambientes distribuídos
Nesta UC pretende-se fazer uma introdução ao desenho e desenvolvimento de sistemas de armazenamento de dados descentralizados. Pretende-se assim que os/as estudantes fiquem aptos a:
OA1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de armazenamento, nomeadamente em Cloud e sistemas avançados de registo de dados como Tecnologias de Registo Descentralizados (DLT) e Blockchain.
OA2. Implementar soluções de armazenamento de dados em suporte descentralizado e tolerantes a falhas;
OA3. Manipular e extrair informação de bases de dados não estruturadas;
OA4. Desenvolver aptidões sociais e interpessoais (soft skills), nomeadamente Resolução de Problemas, Trabalho em Equipa, Colaboração, Observação e Discussão Crítica Construtiva.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
CP1. Introdução às Bases de Dados Não Relacionais para gerir grandes volumes de dados;
CP2. Redundância para gerir tolerância a falhas;
CP3. Descentralização de dados para atender aos objectivos de vários exemplos aplicacionais;
CP4. Introdução aos sistemas Cloud, nomeadamente MongoDB;
CP5. Manipulação e extracção de dados no MongoDB;
CP6. Desenvolvimento de aplicação de gestão de dados com BackEnd e FrontEnd;
CP7: Sistemas descentralizados avançados: DLT e Blockchain.
Avaliação ao longo do semestre:
-Participação individual em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 16 das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas.
- Projeto em grupo focada no desenvolvimento de ferramenta de software (40%): os/as estudantes são organizados/as em grupos de 3 a 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. Avaliação em 2 partes com componentes avaliadas em grupo (entrega de relatório, slides de apresentação) e individual (demonstração oral e discussão do trabalho) que ocorre a meados do semestre para a primeira fase do projeto (Backend: 20%) e no final do semestre para a segunda fase do projeto, potencialmente na penúltima aula do semestre (FrontEnd: 20%);
- Teste escrito individual realizado na última aula (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta.
A média ponderada de cada uma destas componentes (não inferior a 8 valores em cada uma das componentes) constitui a nota final que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o/a mestrando/a de exame. Assim, apenas os/as mestrandos/as que não obtenham nota positiva nesta avaliação ao longo do semestre podem ir a exame escrito (100%) - 1ª época, 2ª época e época especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Title: - M. M. Eyada, W. Saber, M. M. El Genidy and F. Amer, "Performance Evaluation of IoT Data Management Using MongoDB Versus MySQL Databases in Different Cloud Environments," in IEEE Access, vol. 8, pp. 110656-110668, 2020, doi: 10.1109/ACCESS.2020.3002164.
- Frank, E. (2024). Cloud-based MongoDB: Exploring the Benefits and Considerations of Deploying MongoDB in a Cloud Environment. Retrieved from https://www.researchgate.net/profile/Edwin-Frank/publication/380231377_Cloud-based_MongoDB_Exploring_the_Benefits_and_Considerations_of_Deploying_MongoDB_in_a_Cloud_Environment/links/6632460206ea3d0b741f524b/Cloud-based-MongoDB-Exploring-the-Benefits-and-Considerations-of-Deploying-MongoDB-in-a-Cloud-Environment.pdf
- Abdurrashid Ibrahim Sanka, Ray C.C. Cheung, A systematic review of blockchain scalability: Issues, solutions, analysis and future research, Journal of Network and Computer Applications, Volume 195, 2021, 103232, ISSN 1084-8045, https://doi.org/10.1016/j.jnca.2021.103232.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Pandey, R. (2020). Performance benchmarking and comparison of cloud-based databases MongoDB (NoSQL) vs MySQL (Relational) using YCSB. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/344047197_Performance_Benchma rking_and_Comparison_of_Cloud-Based_Databases_MongoDB_NoSQL_Vs_MySQL_Relational_using_YCSB.
- C. Huang, M. Cahill, A. Fekete and U. Rohm, ""Deciding When to Trade Data Freshness for Performance in MongoDB-as-a-Service,"" 2020 IEEE 36th International Conference on Data Engineering (ICDE), Dallas, TX, USA, 2020, pp. 1934-1937, doi: 10.1109/ICDE48307.2020.00207.
- N. B. Seghier and O. Kazar, ""Performance Benchmarking and Comparison of NoSQL Databases: Redis vs MongoDB vs Cassandra Using YCSB Tool,"" 2021 International Conference on Recent Advances in Mathematics and Informatics (ICRAMI), Tebessa, Algeria, 2021, pp. 1-6, doi: 10.1109/ICRAMI52622.2021.9585956.
- NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics, and Comparison, A B M Moniruzzaman, Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)
- S. N. Khine and Z. Tun, ""Mongodb on Cloud for Weather Data (Temperature and Humidity) in Sittway,"" 2020 IEEE Conference on Computer Applications(ICCA), Yangon, Myanmar, 2020, pp. 1-6, doi: 10.1109/ICCA49400.2020.9022825.
- Pandey, R. (2020). Performance benchmarking and comparison of cloud-based databases MongoDB (NoSQL) vs MySQL (Relational) using YCSB. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/344047197_Performance_Benchma rking_and_Comparison_of_Cloud-Based_Databases_MongoDB_NoSQL_Vs_MySQL_Relational_using_YCSB.
- Nisanth Reddy Kasi, Ramani S, Marimuthu Karuppiah, Chapter 1 - Blockchain architecture, taxonomy, challenges, and applications, Editor(s): SK Hafizul Islam, Arup Kumar Pal, Debabrata Samanta, Siddhartha Bhattacharyya, In Hybrid Computational Intelligence for Pattern Analysis, Blockchain Technology for Emerging Applications, Academic Press, 2022, Pages 1-31, ISBN 9780323901932, https://doi.org/10.1016/B978-0-323-90193-2.00001-6.
- Nur Fadhilah Mohd Shari, Amizah Malip, State-of-the-art solutions of blockchain technology for data dissemination in smart cities: A comprehensive review, Computer Communications,
Volume 189, 2022, Pages 120-147, ISSN 0140-3664, https://doi.org/10.1016/j.comcom.2022.03.013.
- Abid Haleem, Mohd Javaid, Ravi Pratap Singh, Rajiv Suman, Shanay Rab,
Blockchain technology applications in healthcare: An overview, International Journal of Intelligent Networks, Volume 2, 2021, Pages 130-139, ISSN 2666-6030, https://doi.org/10.1016/j.ijin.2021.09.005.
- Garima Jain, Ankush Jain, 22 - Blockchain for 5G-enabled networks in healthcare service based on several aspects, Editor(s): Sudeep Tanwar, Blockchain Applications for Healthcare Informatics, Academic Press, 2022, Pages 471-493, ISBN 9780323906159, https://doi.org/10.1016/B978-0-323-90615-9.00018-9.
- Matteo Loporchio, Anna Bernasconi, Damiano Di Francesco Maesa, Laura Ricci, A survey of set accumulators for blockchain systems, Computer Science Review, Volume 49,
2023, 100570, ISSN 1574-0137, https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2023.100570.
- Md Didarul Islam, A survey on the use of blockchains to achieve supply chain security,
Information Systems, Volume 117, 2023, ISSN 0306-4379, https://doi.org/10.1016/j.is.2023.102232
- Decentralised Social Media, https://blockchain-observatory.ec.europa.eu/publications/decentralised-social-media_en
- The current state of interoperability between blockchain networks, https://blockchain-observatory.ec.europa.eu/publications/current-state-interoperability-between-blockchain-networks_en
- Blockchain Intellectual Property Management, https://blockchain-observatory.ec.europa.eu/publications/intellectual-property-management_en
MongoDB Homepage: https://www.mongodb.com/
NoSQL tutorials:
https://www.mygreatlearning.com/no-sql/tutorials
https://www.guru99.com/nosql-tutorial.html
https://www.youtube.com/watch?v=xh4gy1lbL2k
https://www.javatpoint.com/nosql-databases
SQL tutorials:
https://www.w3schools.com/sql/
https://www.sqltutorial.org/
https://www.tutorialspoint.com/sql/index.htm
https://www.javatpoint.com/sql-tutorial
Blockchain tutorials:
https://www.tutorialspoint.com/blockchain/index.htm
https://www.javatpoint.com/blockchain-tutorial
https://www.guru99.com/blockchain-tutorial.html
Authors:
Reference: null
Year:
Redes Ópticas
OA1 - Adquirir conhecimentos sobre os principais clientes das redes ópticas.
OA2 - Adquirir conhecimentos sobre os principais elementos presentes nas redes ópticas.
OA3 - Adquirir conhecimentos sobre as principais ferramentas de planeamento em redes ópticas.
OA4 - Adquirir conhecimentos sobre as principais técnicas de sobrevivência em redes ópticas.
OA5 - Adquirir conhecimentos sobre as principais tecnologias de redes de acesso ópticas.
CP1 - Introdução às redes ópticas.
CP2 - Clientes da rede óptica. SDH, SDH de nova geração (VCAT, LCAS e GFP), OTN, Carrier Ethernet, MPLS.
CP3 - Elementos da rede óptica. Arquitecturas de comutação e tecnologias de comutação óptica, arquitecturas de multiplexadores de inserção-extracção reconfiguráveis (ROADMs): Broadcast & Select, Route & Select.
CP4 - Planeamento de redes ópticas (routing and wavelength assignment, RWA). Algoritmos de encaminhamento estáticos e dinâmicos e algoritmos de atribuição de comprimentos de onda estáticos e dinâmicos.
CP5 - Sobrevivência das redes ópticas. Protecção linear, protecção de anel e protecção de malha.
CP6 - Redes de acesso ópticas. Redes ópticas passivas, redes híbridas fibra-cabo e norma DOCSIS.
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho prático (grupos de 2 alunos) que deve ser entregue antes de começar a época de exames com peso de 30%
- Primeiro teste escrito a realizar durante o período letivo com peso de 30% (nota mínima de 8.0 valores)
- Segundo teste escrito a realizar durante a época de exames com peso de 40% (nota mínima de 8,0 valores).
ou
Avaliação por exame (1ª época, 2ª época e época especial): prova escrita com peso de 100%, com nota mínima de 9,5 valores.
Nota: Na avaliação ao longo do semestre o primeiro teste escrito pode ser substituído por um trabalho individual de pesquisa bibliográfica (o peso na nota final do trabalho é igual ao do 1º teste, i.e. 30%).
Title: - P. Green, "Fiber to the home: the new empowerment", 1ª edição, Wiley, 2006
- J. Simmons, "Optical network design and planning", 2ª edição, Springer, 2014.
- J. Pires, "Sistemas e Redes de Telecomunicações", IST, 2006.
- R. Ramaswami, K. Sivarajan, G. Sasaki, "Optical networks - a practical perspective", 3ª edição, Morgan Kaufmann, 2010.
- Acetatos da disciplina e material de apoio disponível na página da cadeira
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Muhherjee et al., "Handbook of Optical Networks", Springer, 2020.
- J. Farmer et al., "FTTx Networks", Morgan Kaufmann, 2017.
- I. Djordjevic et al., "Advanced Optical Communication", Artech House, 2013.
- S. Warier, "Engineering Optical Networks", Artech House, 2018.
- L. Ghein et al., "MPLS Fundamentals", Cisco Press, 2007.
- M. Toy, "Networks and Services - Carrier Ethernet, PBT, MPLS-TP, and VPLS", John Wiley & Sons, 2012.
- R. Jain, "Principles of SDH", CRC Press, 2013.
- M. Ellanti et al., "Next Generation Transport Networks", Springer, 2005.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas Embebidos
Após frequentar esta unidade curricular o aluno deverá adquirir as seguintes competências:
OA1. ser capaz de explicar os princípios de funcionamento e a relevância dos sistemas embebidos, tendo em atenção os tradeoffs importantes em termos de energia, desempenho e custo.
OA2. ser capaz de identificar as arquitecturas de redes sem fios actuais mais adequadas para este tipo de sistemas com ênfase na sua integração na Internet of Things (IoT).
OA3. ser capaz de analisar os requerimentos funcionais de aplicações embebidas e, de acordo com estes, projectar um sistema embebido sem fios que integre hardware e software usando ferramentas adequadas.
OA4. estar apto para planear e iniciar trabalhos de investigação na área dos sistemas embebidos, redes de sensores sem fios e Internet of Things (IoT).
CP1. Introdução aos Sistemas Embebidos
CP1.1. Enquadramento e Motivação
CP1.2. Desafios e Constrangimentos
CP1.3. Aplicações
CP2. Hardware para sistemas embebidos
CP2.1. Arquitecturas para sistemas embebidos
CP2.2. Microprocessadores e microcontroladores
CP2.3. Barramento de dados
CP2.4. Memória
CP2.5. Dispositivos I/O (Input/Output)
CP2.6. Interrupções
CP2.7. Comunicação Série (I2C, SPI), Temporizadores, ADC
CP3. Software para Sistemas Embebidos
CP3.1. Programação embebida
CP3.2. Sistemas Operativos e Gestão de Processos
CP4. Sistemas Embebidos em Rede e Redes de Sensores
CP4.1. Sensores e Actuadores
CP4.2. Arquitecturas de Redes de Sensores e Internet of Things (IoT)
CP 4.3. Camada Física
CP 4.4. Controlo de Acesso ao Meio
CP 4.5. Camada de Rede
CP 4.6. Sincronização e Localização
CP 4.7. Gestão de Energia
CP 4.8. Segurança
CP5. Técnicas de Projecto de Sistemas Embebidos
CP5.1. Metodologia de Projecto
CP5.2. Implementação e Testes
O processo de avaliação de conhecimentos desta UC contempla apenas a modalidade de Avaliação ao longo do semestre ao abrigo do artigo 7 ponto 3 do RGACC. Nesta modalidade a avaliação é composta por duas componentes obrigatórias:
a) Projeto (50%)- o projecto envolve o desenvolvimento de um sistema embebido sem fios/redes de sensores em grupos de 3 estudantes. A data de entrega dos projectos ocorre na 12ª semana de aulas, sendo marcada uma sessão de laboratório em que os grupos têm de demonstrar ao docente o funcionamento do sistema implementado e entregar a documentação associada. A nota atribuída ao projecto terá em conta estas duas componentes.
b) Prova Escrita Final (50%) - Prova escrita individual que decorre na época de avaliações, com nota mínima de 9.5v. Esta prova pode ser realizada em 1ª época, 2ª época e época especial.
Title: Waltenegus Dargie, Christian Poellabauer, “Fundamentals of Wireless Sensor Networks: Theory and Practice” , Wiley 2010.
Wayne Wolf, “Computers as Components, Fifth Edition: Principles of Embedded Computing System Design”, Morgan Kaufmann, 2022.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Nuno Souto - Sistemas Embebidos - Diapositivos, ISCTE/2024.
Nuno Souto - Sistemas Embebidos - Fichas de Exercícios, ISCTE/2024.
David J. Russell (Author), Mitchell A. Thornton, "Introduction to Embedded Systems: Using ANSI C and the Arduino Development Environment (Synthesis Lectures on Digital Circuits and Systems)", Morgan and Claypool Publishers (15 Sep 2010)
Tammy Noergaard, "Embedded Systems Architecture: A Comprehensive Guide for Engineers and Programmers", Newnes, 2012.
Julio Sanchez; Maria P. Canton, "Embedded Systems Circuits and Programming", CRC Press, 2012.
Shahin Farahani, “ZigBee Wireless Networks and Transceivers: The Complete Guide for RF/Wireless Engineers”, Newnes, 2008
Vários artigos de revistas e conferências relevantes para apoio para os projectos e aulas de laboratório.
Authors:
Reference: null
Year:
Inteligência e Gestão de Redes e Serviços
Esta UC de nível avançado, tem uma importante componente integradora e prática das áreas das telecomunicações e da informática, tendo como temáticas fundamentais: o desenho, implementação e operação de serviços, a sinalização e a gestão em redes de telecomunicações.
Ao completer esta UC o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Reconhecer e ilustrar a complexidade dos sistemas e serviços de telecomunicações, sua sinalização e gestão, com particular enfoque na sua interoperabilidade, integração e convergência.
OA2. Avaliar da importância e utilizar adequadamente normas internacionais, ferramentas e ambientes para o desenvolvimento de serviços de telecomunicações e sua gestão.
OA3. Identificar aspectos relevantes dos sistemas de sinalização para o desenvolvimento, operação e gestão de serviços e redes de telecomunicações.
OA4. Desenhar, desenvolver e implementar serviços de telecomunicações e seus mecanismos de gestão. Avaliar, argumentar e documentar opções tomadas nesses processos.
CP1 Evolução das redes e serviços de telecomunicações
* Complexidade em redes e serviços de telecomunicações
* Integração, interoperabilidade e convergência
CP2 Da Rede Inteligente (IN) às redes de nova geração (NGN)
* IN: Objectivos e motivações
* As recomendações ITU-T Q.12xx
* Interacção e integração da IN com redes móveis e Internet
CP3 Redes de nova geração (NGN) e redes 5G
* Objectivos e arquiteturas
* O IMS: arquitetura e interfaces
* Desenho e implementação de serviços
* 5G: arquitetura e interfaces
CP4 Sinalização em redes de telecomunicações
* Evolução, tipos e modos de sinalização
* O sistema de sinalização SS7
* Interação e integração com a Internet
CP5 Arquiteturas e normas para a programabilidade de redes de computadores
* Normas e ferramentas para as virtualização de funções da rede - NFV
CP6 Arquiteturas para a gestão de redes e serviços de telecomunicações
* Objectivos, arquiteturas e normas
* Gestão em redes de telecomunicações
* Gestão de redes na Internet
Sendo uma UC de caráter eminentemente prático, este UC não tem avaliação por exame a 100%, só havendo avaliação ao longo do semestre.
A contribuição de cada componente de avaliação:
Conjunto de trabalhos práticos/laboratoriais (20%, em grupo, durante o período letivo) + projeto final (40%, em grupo com oral obrigatória para todos os elementos do grupo, semana final do período letivo) + Prova Escrita (40%, individual, período de avaliações em 1a, 2a e época especial).
Todas as componentes de avaliação requerem uma nota mínima de 8.0 valores para obter aprovação.
Não é requerida a presença num número mínimo de aulas para obter aprovação na UC.
Todas as componentes de avaliação requerem uma nota mínima de 8.0 valores para obter aprovação.
Não é requerida a presença num número mínimo de aulas para obter aprovação na UC.
Title: * Network Management: Principles and Practices; Mani Subramanian; Prentice Hall; 2012 (2nd edition)
* Foundations of modern networking : SDN, NFV, QoE, IoT, and Cloud; W. Stallings; Pearson Education; 2016
* Signaling in Telecommunication Networks; John G. van Bosse, Fabrizio U. Devetak; Wiley-Interscience; 2006 (2 edition)
* 5G Networks; Anwer Al-Dulaimi, Xianbin Wang and Chih-Lin I; IEEE Press; 2019
* The IMS: IP Multimedia Concepts and Services; Miikka Poikselka, Georg Mayer; Wiley; 2009 (3rd Edition)
* Network Convergence: Services, Applications, Transport, and Operations Support; Hu Hanrahan; Wiley; 2007
Authors:
Reference: null
Year:
Title: * Consultar a página Web da UC. (Described in the course web page.)
* Conjunto de artigos e normas (Set of journal papers and standards)
Authors:
Reference: null
Year:
Ética Profissional, Computação e Sociedade
OA1. Desenvolver capacidades de reflexão sobre o impacto das TICs na sociedade, avaliando possíveis respostas a esses questionamentos e formas de os abordar técnica e eticamente.
OA2. Pensar de forma crítica acerca do impacto da introdução de uma dada tecnologia ou produto. Irá essa tecnologia aumentar/degradar a qualidade de vida? Qual será o impacto nos indivíduos, grupos e organizações?
OA3. Identificar valores e normas que acompanham o dia-a-dia das atividades de profissionais da informática, conhecendo, debatendo e familiarizando-se com boas práticas, códigos deontológicos de corpos profissionais e quadros legais.
OA4. Conhecer ou discutir abordagens de desenvolvimento de tecnologias e de software que procurem alinhar as tecnologias com valores definidos e princípios éticos que dão prioridade ao bem-estar humano.
1·Ética, computação, sociedade: Especificidade das questões éticas nas TICs; Direitos humanos na era digital.
2·Responsabilidade na engenharia: Responsabilidade ativa e passiva; Contexto do desenvolvimento tecnológico.
3·Ética normativa: Valores, normas e virtudes; Ética utilitarista, deontológica, das virtudes; argumentação normativa.
4·Ética aplicada à computação: Métodos de apoio à decisão e estudo de caso.
5·Privacidade e proteção de dados pessoais: O RGPD e a respetiva Lei de Execução.
6·Propriedade intelectual e industrial: Direitos de autor; proteção jurídica de programas de computador; patentes.
7·Inteligência artificial, princípios éticos; a proposta de regulamento de IA da UE.
A avaliação em 1º época é ao longo do semestre ou por exame.
A avaliação em 2ª época é apenas por exame.
Se o aluno optar por avaliação ao longo do semestre, esta inclui:
Trab. em grupo: 60%
Teste escrito individual: 38%
Assiduidade/participação: 2%
Ambos o trabalho em grupo e o teste escrito têm nota mínima de 7 valores.
Para o aluno obter 100% na componente de assiduidade tem que frequentar um mínimo de 70% das aulas.
Title: Ethics, Technology, and Engineering: An Introduction. Ibo van de Poel, Lamber Royakkers, Wiley-Blackwell, 2011.
Bynum, Terrell Ward, and Simon Rogerson, (2004), Computer Ethics and Professional Responsibility: Introductory Text and Readings. Oxford: Blackwell, 2004.
Cordeiro, A.B.N (2020). Direito da Proteção de Dados à luz do RGPD e da Lei n.º 58/2019, Edições Almedina.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Ética para engenheiros, Arménio Rego e Jorge Braga, 2017 (edição atualizada), Lidel Edições Técnicas.
- Reforma de 2018 das regras de proteção de dados da UE, Regulamentos e orientações da Comissão Europeia, https://ec.europa.eu/commission/priorities/justice-and-fundamental-rights/data-protection/2018-reform-eu-data-protection-rules_pt
- Regulamento Inteligência Artificial: Proposta de 2019 do regulamento do parlamento europeu e do conselho que estabelece regras harmonizadas em matéria de Inteligência Artificial e altera determinados atos legislativos da União, https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX:52021PC0206
- A gift of fire : social, legal, and ethical issues for computing technology / Sara Baase, 2013, 4th ed.
- The Handbook on European data protection law, 2018 edition, http://fra.europa.eu/en/publication/2018/handbook-european-data-protection-law-2018-edition
- Floridi, Luciano, editor (2010). The Cambridge handbook of information and computer ethics. Cambridge University Press.
- Ethically Aligned Design, First Edition, Delivering ‘A Vision for Prioritizing Human Well-being with Autonomous and Intelligent Systems’, 2019, The IEEE Global Initiative on Ethics of Autonomous and Intelligent Systems
- Dignum, Virginila (2019). Responsible Artificial Intelligence, how to develop and use AI in a Responsible Way, Virginia Dignum, Springer.
- Smith, BC (1996). Limits of correctness in computers. In Computerization and controversy (2nd ed.), pp. 810-825, Academic Press, Inc. Orlando, FL, USA (C).
- Tavani, Hermani (2004). Ethics and Technology: Ethical Issues in Information and Communication Technology. New York: John Wiley & Sons.
- Saltz, J.S., Dewar, N. (2019). Data science ethical considerations: a systematic literature review and proposed project framework. Ethics Inf Technol 21.
- Outros textos ou artigos a indicar pelo docente ao longo do semestre.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas e Redes de Comunicação para Móveis Avançados
OA1- Identificar e aplicar técnicas de comunicação digital aos sistemas atuais de comunicação móvel
OA2-Identificar, comparar e avaliar o dimensionamento, planeamento e gestão dos recursos de rádio da 4ªG
OA3-Identificar, comparar e avaliar o dimensionamento, planeamento e gestão dos recursos de rádio da 5ªG e B5G
CP1.- Estudo de técnicas de comunicação digital para redes móveis
CP2.- Estudo do LTE. Planeamento da rede 4G
CP3.- Estudo do LTE-Advanced e do LTE-Pro
CP4.- Estudo dos casos de uso e aplicações 5G
CP5.- Estudo do 5G Novo Rádio. Tecnologias Chave, Numerologias, Bandas de Frequências, tramas e formas de onda
CP6.- Estudo do núcleo da rede 5G, Custo das Redes 5G
CP7.-Estudo do dimensionamento e planeamento das redes 5G
CP8.-Estudo das redes privadas 5G.
CP9.-Estudo das Redes Não Terrestres da B5G
Avaliação ao longo do semestre: Assistência a pelo menos 50% das aulas. Nesta modalidade, a avaliação é feita em três partes. Participação ativa numa aula 5%. A segunda parte é constituída por um trabalho de grupo sobre cenários de simulação 5G/5GNR com avaliação individual no final do semestre e a terceira parte por um teste. A nota do trabalho de grupo com avaliação individual tem peso de 30%. Os restantes 65% são obtidos com a nota do teste. Nota mínima de 7.5 valores no teste.
Avaliação por exame: Nesta modalidade, a avaliação é feita pelo 1º exame (que coincide com o teste) com nota mínima 9.5 valores e peso de 100% na nota final. Há um 2º exame para quem não tiver obtido aprovação.
Caso o aluno tenha feito os dois tipos de avaliação, a nota final da cadeira será a melhor das duas.
Há um exame na época especial em julho para os alunos que não tiverem obtido aproveitamento anteriormente, mas requer inscrição e autorização prévia.
Title: [1] H. Holma, A. Toskala, "WCDMA for UMTS", John Wiley, 2005
[2] H. Holma, A. Toskala, "LTE for UMTS - OFDMA and SC-FDMA based radio access", John Wiley, 2009
[3] C. Cox, ?An Introduction to LTE", John Wiley, 2012
[4] W. Xiang, K. Zheng, X. Shen, "5G Mobile Communications", Springer Publishing, 2017
[5] A. Osseiran, J. Monserrat, P. Marsch, "5G Mobile and Wireless Communications Technology", Cambridge University Press, 2016
[6] L. Miller, J. Cavazos, "5G & Beyond", Keysight Technologies, John Wiley, 2022
Authors:
Reference: null
Year:
Title: [7] 3GPP specifications about LTE and 5G Novel Radio
[8] Transmission Techniques for 4G Systems, M. Silva, A. Correia, R. Dinis, N. Souto, J. C. S. Silva, CRC-Taylor & Francis Group, FL, USA, 2013.
[9] Transmission Techniques for Emergent Multicast and Broadcast Systems, M. Silva, A. Correia, R. Dinis, N. Souto, J. C. Silva, CRC-Taylor & Francis Group, FL, USA, 2010.
Authors:
Reference: null
Year:
Segurança em Redes e Sistemas de Informação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
1. Conseguir perceber e determinar o ambiente de segurança em sistemas de informação;
2. Compreender e definir políticas de controlo de acessos;
3. Perceber e aplicar alguns controlos e normas de segurança;
4. Oferecer aconselhamento em termos de segurança de informação e de redes;
5. Desenvolver e aplicar planos e políticas de segurança;
6. Rever e aconselhar algumas operações de segurança;
7. Conceber planos que garantam a continuidade e resiliência de negócios;
8. Compreender e explicar o papel da criptografia na segurança de informação;
9. Estabelecer políticas e procedimentos para gerir incidentes de segurança;
10. Compreender os problemas do desenvolvimento de software e os aspectos de segurança dos mesmos.
1. Introdução à Segurança de Informação
2. Aspetos Legais, Regulamentares, Éticos e Profissionais da Segurança de Informação
3. Planeamento da Segurança de Informação
4. Gestão do Risco de Segurança de Informação
5. Segurança de Ativos da Organização
6. Arquitetura e Engenharia da Segurança de Informação
7. Gestão de Identidades e Controlos de Acesso
8. Avaliação e Testes de Segurança
9. Segurança em Aplicações e no Desenvolvimento de Software
Avaliação ao longo do semestre:
- Realização de um conjunto de projetos e atividades em grupo (50%) ao longo do semestre
- Realização de dois testes intercalares individuais (50%) [nota mínima de 6 valores para cada um dos testes]. O primeiro teste ocorre a meio do semestre e outro na data da primeira época.
A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória na avaliação ao longo do semestre.
Avaliação por exame:
Para os estudantes que optem por este processo ou para os reprovarem no processo de avaliação ao longo do semestre, com 3 épocas nos termos do RGACC.
Title: Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress.
Kim, D., Solomon, M. (2016). Fundamentals of Information Systems Security. Jones & Bartlett Learning.
Stallings, W., & Tahiliani, M. P. (2014). Cryptography and network security: principles and practice. London: Pearson.
Gordon, A. (Ed.). (2015). Official (isc) 2 Guide to the CISSP Cbk. CRC Press.
Stewart, J. M., Chapple, M., & Gibson, D. (2012). CISSP: Certified Information Systems Security Professional Study Guide. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Conjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Anderson, R. J. (2010). Security engineering: a guide to building dependable distributed systems. John Wiley & Sons.
Whitman, M., & Mattord, H. (2013). Management of information security. Nelson Education.
Whitman, M., Mattord, H. (2017). Principles of Information Security. Course Technology.
Katz, J., & Lindell, Y. (2014). Introduction to modern cryptography. CRC press.
Buchmann, J. A., Karatsiolis, E., & Wiesmaier, A. (2013). Introduction to public key infrastructures. Springer Science & Business Media.
Zúquete, A. (2018). Segurança em redes informáticas. FCA-Editora de Informática.
Correia, M. P., & Sousa, P. J. (2015). Segurança no software. Lisboa: FCA.
Stuttard, D., & Pinto, M. (2011). The web application hacker's handbook: finding and exploiting security flaws. John Wiley & Sons.
Sullivan, B., & Liu, V. (2011). Web application security, a beginner's guide. McGraw-Hill Education Group.
Schneier, B. (2007). Applied cryptography: protocols, algorithms, and source code in C. john wiley & sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Financeira de Empresas e Projectos I
1. Análise de Projectos de Investimento, identificando cash flows previsionais. Avaliação via payback, VAL, TIR e IRP.
2. Análise de Robustez de um projecto, identificando factores críticos, com análises complementares: Análise de Sensibilidade, de Cenários, de Breakeven e Árvores de Decisão.
3. Identificar as principais Formas de Financiamento a utilizar para um projecto, determinando o Custo dos Capitais Próprios e o Custo dos Capitais Alheios.
4. Relacionar o Valor de um Projecto de Investimento com a respectiva Estrutura de Capital, recorrendo a conceitos como o WACC e o VALA.
5. Conhecer os principais métodos de Avaliação de Empresas: DFCF (FCFF, FCFE), Múltiplos, EVA e MVA. Compreender a aplicabilidade da abordagem das opções reais.
I. AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS REAIS
1. Valor financeiro do tempo
2. Estimação dos Cash Flows do Investimento
3. Critérios de Avaliação de Investimentos
4. Estimação da Taxa de Desconto
5. Decisão e Selecção de Investimento
6. Estratégia e Decisão de Investimento
II. FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO
1. Capital Próprio
2. Capital Alheio
3. Determinação do Custo da Dívida
III. ESTRUTURA DE CAPITAL
1. Irrelevância da Estrutura de Capital: Modigliani-Miller
2. Estrutura de Capital com Impostos sobre os Lucros
3. Limites para Utilização de Dívida
4. Avaliação de Investimentos Reais com Endividamento
IV. AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
1. Discounted Cash Flow Valuation
2. Economic Value Added (EVA)
3. Múltiplos de Mercado
4. Casos Particulares de Avaliação
5. Opções Reais na Avaliação de Investimentos e de Empresas
A avaliação desta UC é realizada da seguinte forma:
(1) Trabalho de grupo com 3-5 alunos (30% da nota final).
(2) Exame de 1ª época (70% da nota final para os alunos em sistema de avaliação periódica e 100% da nota final para os outros). O exame de 1ª época para os alunos na modalidade de avaliação periódica não poderá ser inferior a 7.5 valores.
Os exames de 2ª época e época especial são realizados de acordo com as condições do regulamento do mestrado e terão uma ponderação de 100%.
Title: Mota, A. G., C. D. Barroso, J. P. Nunes, L. Oliveira, M. A. Ferreira, P. L. Inácio, 2020, Finanças da Empresa: Teoria e Prática, Sílabo, 6ª Edição.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Jornais da base de dados da Biblioteca do ISCTE ?A..Z?, ou ?b-on?, relacionados com as principais temáticas da UC.
- Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão;
- Ross, S., R. Westerfield e J. Jaffe, 2009, Corporate Finance, McGraw Hill/Irwin, 9th edição.
- Damodaran, A., in ?Damodaran Online: http://pages.stern.nyu.edu/~adamodar/
- Damodaran, A., 2000, Corporate Finance, John Wiley, 2nd Edition.
- Custódio, C., A. G. Mota, 2007, Finanças da Empresa, Booknomics, 2ª Edição
- Brealey, R., S. Myers and F Allen, 2010, Principles of Corporate Finance, Mc Graw Hill, 10th Edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas de Comunicação Multimédia
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Identificar e descrever os formatos de dados adequados para vários tipos de aplicações de comunicação multimédia.
OA2. Explicar e avaliar os algoritmos de compressão mais adequados para cada tipo de dados.
OA3. Especificar os principais requisitos e descrever os aspectos funcionais de vários tipos de aplicações e sistemas de comunicação multimédia em diferentes tipos de redes.
OA4. Identificar e descrever os principais protocolos e respectivas normas internacionais de suporte a vários tipos de aplicações e sistemas de comunicação multimédia.
CP1. Introdução à Comunicação em Multimédia: tipos de informação multimédia; redes de comunicação; aplicações e terminologia.
CP2. Representação de Informação Multimédia: imagens, áudio e vídeo.
CP3. Compressão de Texto e Imagem: compressão com e sem perdas (noções de redundância e de irrelevância, codificação entrópica e codificação de fonte); codificação de Huffman estática e dinâmica, codificação aritmética; compressão de imagens binárias (ITU-T T.4 e T.6, JBIG e JBIG2); compressão de imagens fotográficas (JPEG, JPEG-LS e JPEG2000).
CP4. Compressão de Vídeo, Voz e Áudio: princípios de compressão de vídeo e normas de compressão (normas ITU e MPEG); princípios de compressão de voz e áudio e normas de compressão (normas ITU, MPEG e Dolby).
CP5. Normas de Comunicação Multimédia: modelos de referência; normas ITU H.32x; protocolos de streaming HLS e DASH.
CP6. Televisão Digital: perspectiva histórica; normas DVB; IPTV.
A avaliação pode ser efectuada ao longo do semestre ou apenas por exame final:
* Avaliação ao longo do semestre:
- Prova escrita individual com nota mínima de 9.5 valores (50%).
- Trabalhos experimentais realizados em grupos de 3 ou 4 pessoas (30%).
- Artigo de pesquisa realizado em grupos de 3 ou 4 pessoas (20%)
*Avaliação por exame final:
- A avaliação é feita por um exame final individual em 1ª época, ou em 2ª época, ou em época especial, com nota mínima de 9.5 valores (100%).
Title: - Ze-Nian Li, Mark S. Drew, Jiangchuan Liu, "Fundamentals of Multimedia, 2nd Edition", Springer, 2014.
- Fred Halsall, "Multimedia Communications: Applications, Networks, Protocols and Standards", Addison-Wesley, 2001.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Khalid Sayood, "Introduction to Data Compression, 5th Edition", Morgan Kaufman, 2017.
- Jens-Rainer Ohm, "Multimedia Signal Coding and Transmission", Springer, 2015.
- Richard Schaphorst, "Videoconferencing and Videotelephony: Techonology and Standards - 2nd Edition", Artech House, 1999.
- H. Benoit, "Digital Television: MPEG-1, MPEG-2, and principles of the DVB System", Focal press, 2002.
- H. Benoit, "Digital Television: Satellite, Cable, Terrestrial, IPTV, Mobile TV in the DVB Framework", Focal press, 2008.
- Ulrich Reimers, "DVB: the Family of International Standards for Digital Video Broadcasting", Springer, 2005.
- Ronald de Bruin, Jan Smits, "Digital Video Broadcasting: Technology, Standards, and Regulations", Artech House, 1999.
- Walter Fischer, "Digital Video and Audio Broadcasting Technology: a Practical Engineering Guide", Springer, 2010.
- Fernando Pereira, Touradj Ebrahimi, "The MPEG-4 Book", Prentice Hall, 2002.
- Iain Richardson, "The H.264 Advanced Video Compression Standard", John Wiley, 2010.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projeto em Engenharia de Telecomunicações e Informática
O aluno deverá ser capaz de:
OA1: Conhecer e aplicar boas práticas de pesquisa bibliográfica e de revisão do estado-da-arte sobre um assunto
OA2: Definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas
OA3: Executar um trabalho de projeto de dimensão adequada às horas de trabalho previstas
CP1: Introdução à investigação
CP2: Formulação do problema e objetivos de investigação e planeamento
CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte
CP4: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação
CP5: Execução do projeto.
Avaliação intercalar (1º semestre) inclui: proposta de projeto, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes do trabalho e uma apresentação sobre o trabalho em curso.
A avaliação final terá em conta a avaliação intercalar (A), a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de relatório de projeto (B), a qualidade da apresentação e discussão pública (C), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.3*A + 0.5*B + 0.2*C
Title: Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre.
Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011
Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475.
Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1).
Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011.
Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Authors:
Reference: null
Year:
Title: slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008
Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática
O aluno deverá ser capaz de:
OA1: Conhecer e aplicar boas práticas de pesquisa bibliográfica e de revisão do estado-da-arte sobre um assunto
OA2: Definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas
OA3: Executar um trabalho de dissertação de dimensão adequada às horas de trabalho previstas
CP1: Introdução à investigação
CP2: Formulação do problema e objetivos de investigação e planeamento
CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte
CP4: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação
CP5: Execução da dissertação
A Dissertação é apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL.
A dissertação será defendida em provas públicas, perante um júri constituído por três a cinco membros, onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. As provas têm a duração de 1 hora e aplicam-se as classificações vigentes no ISCTE-IUL para o grau de Mestre.
Title: Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011.
Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1).
Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475.
Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011
Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Estão disponíveis duas especializações recomendadas para os estudantes do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática (METI): a especialização em “Internet das Coisas” e a especialização em “Redes de Telecomunicações”.
Para obter uma destas especializações, os estudantes terão de escolher todas as unidades curriculares (UC) optativas dentro da respetiva área temática. Assim:
- para obter a especialização em “REDES DE TELECOMUNICAÇÕES”, no momento da matrícula/inscrição terá que escolher as seguintes UC's:
1º ano, 2º semestre
- 04446 - Codificação e Proteção de Informação
- 03207 - Sistemas Avançados de Telecomunicações por Fibra Óptica
2º ano, 1º semestre
- para obter a especialização em “INTERNET DAS COISAS”, no momento da matrícula/inscrição terá que escolher as seguintes UC's:
1º ano, 2º semestre
- 02864 - Algoritmos para Big Data ou 04446 - Codificação e Proteção de Informação
- 03740 - Arquiteturas de Comunicação Para a Internet das Coisas (2020)
2º ano, 1º semestre
- 03741 - Sensores e Atuadores Inteligentes para a Internet das Coisas (2020)
- 03746 - Laboratório de Internet das Coisas ou 03766 - Introdução à Aprendizagem Automática ou 03209 – Fundamentos de Ciência dos Dados
O número de vagas em cada optativa e especialização é limitado e o seu funcionamento depende de um número mínimo de inscrições.
Existem outras UC's optativas disponíveis que fazem parte de especializações (áreas temáticas) diferentes das recomendadas. No entanto, o estudante deverá ter em atenção se cumpre os pré-requisitos anunciados na respetiva Ficha de Unidade Curricular.
Objetivos
O mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática pretende proporcionar uma formação avançada e integrada no domínio das telecomunicações, da informática e da multimédia, constituindo assim o complemento ideal para os alunos internos da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI). Pode ser frequentado por alunos externos com licenciaturas em Engenharia Informática ou Engenharia de Telecomunicações ou com licenciaturas de outros cursos. Em particular, são oferecidas competências em áreas como rádio móvel, comunicações por fibra ótica, serviços Internet, televisão digital, comunicações via satélite, redes de computadores, gestão financeira de empresas, computação gráfica, produção e comunicação de conteúdo multimédia.
O resultado expectável é que os mestres em Engenharia de Telecomunicações e Informática saibam analisar, avaliar, projetar e gerir sistemas de telecomunicações avançados, bem como os serviços, redes e sistemas informáticos associados.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- ao nível dos conhecimentos: descrever, diferenciar e avaliar os principais sistemas de telecomunicações avançados, serviços, redes e sistemas informáticos;
- ao nível das aptidões: aplicar os conhecimentos obtidos para projetar e gerir os sistemas de telecomunicações, serviços, redes e sistemas informáticos;
- ao nível das competências: desenvolver de forma autónoma ideias de investigação originais nas áreas dos sistemas de telecomunicações, dos serviços, redes e sistemas informáticos.
Em todas as UC estes objetivos são definidos operacionalmente e avaliados através de um ou mais instrumentos de avaliação adequados ao tipo de objetivo.
Dissertação / Trabalho de Projeto
O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projecto de aplicação, inovador, correspondentes a 42 créditos.
A possibilidade de escolha, pelos mestrandos, entre a realização de uma dissertação de carácter científico ou um trabalho de projecto, originais, justifica-se pela natureza diversificada dos públicos-alvo: por um lado, estudantes e técnicos que pretendem prosseguir os seus estudos de segundo ciclo, por outro, profissionais com intervenção directa nas áreas em análise no âmbito do curso.
A elaboração da dissertação ou do trabalho de projecto são orientadas por doutor ou por especialista de reconhecido mérito e são objecto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Acreditações