Acreditações
O plano de estudos visa oferecer formação teórica e prática. Fornece formação específica no domínio dos mercados da arte (estrutura, dinâmica, tendências, colecionismo, curadoria, validação e avaliação), bem como uma formação introdutória em gestão (marketing, contabilidade, finanças, investimentos financeiros, empreendedorismo). Também inclui visitas de estudo e contato direto com profissionais relevantes do setor como oradores convidados. Os alunos têm também a oportunidade de completar um estágio curricular de quatro meses numa organização desta indústria em Portugal ou no estrangeiro.
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Colecionismo e Curadoria
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Contabilidade e Finanças
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo em Cultura
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Avaliação e Peritagem de Obras de Arte
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investimentos Financeiros em Obras de Arte
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Mercados da Arte Internacionais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing em Mercados da Arte
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Práticas dos Mercados da Arte
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estágio em Mercados da Arte
54.0 ECTS
|
Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projecto em Mercados da Arte
54.0 ECTS
|
Trabalho Final | 54.0 |
Dissertação em Mercados da Arte
54.0 ECTS
|
Trabalho Final | 54.0 |
Colecionismo e Curadoria
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1 = Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade.
OA2 = Conhecer as principais coleções, colecionadores de arte e curadores em Portugal na atualidade.
OA3 = Identificar o perfil socioprofissional do curador.
OA4 = Discutir criticamente o papel do curador.
Esta unidade curricular irá contemplar os seguintes temas:
I) As configurações das principais coleções de arte contemporânea existentes em Portugal, pertencentes a museus, centros de arte, fundações, bancos.
II) O exame aos perfis das colecções: contextos de criação, tipologias e focos de interesse, critérios de selecção de obras e motivações, modalidades de aquisição ou incorporação de depósitos, iniciativa e modelos de financiamento, situação actual e perspectivas futuras, entre outras.
III) Visita aos acervos e contacto dos alunos com os responsáveis das colecções / curadores.
IV) História recente da curadoria e dos seus pioneiros
V) Problematização sobre as complexidades inerentes à figura do curador, através do cruzamento teórico e empírico
VI) Mapeamento dos contextos existentes para essa prática e a análise da sua institucionalização;
VII) Desafios contemporâneos da curadoria
Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC):
- Ensaio
Esta avaliação pressupõe que a o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%.
A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores
Title: OBRIST, Hans Ulrich. 2008. A Brief History of Curating. Zurique: JPR Ringier.
ALTSHULER, Bruce. 2013. Biennials and Beyond: Exhibitions that Made Art History: 1962-2002. Londres/Nova Iorque: Phaidon.
ALTSHULER, Bruce (ed.) 2005. Collecting the New, Museums and contemporary Art. Princeton: Princeton University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: TODOLÍ Vicente e João FERNANDES. 1999. ?Circa 1968: Em torno de uma ideia de museu e de colecção?, in Circa 1968. Porto: Fundação de Serralves.
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O'NEILL, Paul, ed. 2006. Curating Subjects. Londres, Amesterdão: Open Editions/De Appel.
MELO, Alexandre. 2012. Sistema da Arte Contemporânea. Lisboa: Documenta.
LIND, Maria e VELTHUIS, Olav (eds.) 2012. Contemporary art and its comercial markets: a report on current conditions and future scenarios. Berlim: Sternberg Press.
HEINICH, Nathalie. 1995. Harald Szeemann, Un cas singulier: Entretien. Paris: L´Échoppe.
GROYS, Boris. 2008. ?On the Curatorship?. Art Power. Cambridge, Mass. e Londres: MIT Press. 43-52.
GREENBERG, Reesa, Bruce Ferguson e Sandy Nairne, eds. 2002. Thinking about exhibitions. Londres e Nova Iorque: Routledge.
FERREIRA, Ana Rita Francisco. 2006. «A via da diversidade: perspectivas e prospecções da actividade curatorial». Dissertação de mestrado. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
FERNANDES, João. 2009. ?Uma Colecção em construção?, Serralves, 2009, A colecção, Imagens: uma exposição em três partes e obras no parque. Porto: Fundação de Serralves.
ESPECIAL, Luísa. 2012. «Os curadores em exposição. Um grupo profissional no mundo da arte contemporânea». Dissertação de doutoramento em Sociologia. Lisboa: ISCTE.
DERIEUX, Florence ed. 2007. Harald Szeemann, Méthodologie individuelle. Zurique: Jpr/Ringer e Le Magasin ? Centre National d´Art Contemporain.
BEZZOLA, Tobia e Roman Kurzmeyer, eds. lits. 2007. Harald Szeemann with by through because towards despite: catalogue of all exhibitions, 1957-2005. Viena: Springer.
ALTSHULER, Bruce. 2008. Salon to Biennial, exhibitions that made Art History, volume I: 1863-1959. Nova Iorque, Londres: Phaidon.
ALVES, Isabel e José Miranda Justo, orgs. 1998. Ser moderno... em Portugal. Ernesto de Sousa. Lisboa: Assírio e Alvim.
Authors:
Reference: null
Year:
Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário).
OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema).
OA3= Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.
I. Introdução aos mercados da arte.
II. História dos mercados da arte.
III. Os criadores.
IV. Os bens artísticos.
V. A vertente da oferta.
VI. A vertente da procura.
VII. Cânones e convenções.
VIII. Os institucionalizadores.
IX. Ética, legislação e criminalidade.
X. Tendências dos mercados da arte.
A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).
BibliografiaTitle: ZORLONI, Alessia, 2013. The Economics of Contemporary Art: Markets, strategies, and stardom, Berlim, Springer.
THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia.
THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press.
SCHMITT, Jean-Marie, 2008. Le Marché de l'Art, Paris, La Documentation Française.
ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge
POLI, Francesco, 2006. Il sistema dell'arte contemporanea, Roma, Laterza (1ª ed. 1999).
MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís, 2012 (eds.). Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
ADAM, Georgina, 2014. Bib Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: WITTMAN, Robert, 2011. O Mundo Secreto da Arte Roubada, Lisboa, Círculo de Leitores.
WATSON, Peter; TODESCHINI, Cecilia, 2006. The Medici Conspiracy. The illicit journey of looted antiquities. From Italy's tomb raiders to the world's greatest museums, Nova Iorque, Public Affairs.
VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005).
VADI, Valentina; SCHNEIDER, Hildegard, (eds.), 2014. Art, Cultural Heritage, and the Market. Ethical and legal issues, Berlim, Springer.
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HARGREAVES, Manuela, 2013. Colecionismo e Mercado da Arte em Portugal. O território e o mapa, Porto, Afrontamento
HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries.
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FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. "Joana Vasconcelos: managing an artist's studio in the early 21st century", International Journal of Arts Management, vol. 17, n. 1, 2014, pp. 54-64.
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DUARTE, Adelaide, 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Casal de Cambra, Caleidoscópio.
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CLUNAS, Craig, 2004. Superfluous Things. Material culture and social status in Early Modern China, Honolulu, University of Hawai'i Press.
CHARNEY, Noah (ed.), 2009. Art and Crime: Exploring the Dark Side of the Art World, Santa Barbara, Greenwood Press.
CARROL, Nöel (ed.). Theories of Art Today, Madison, University of Wisconsin Press, 2000.
BUCK, Louisa; GREER, Judith, 2006. Owning Art. The contemporary art collector's handbook, Londres, Thames & Hudson.
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BOURDIEU, P., 1996. La distinction. Critique sociale du jugement, Paris, Minuit (1ª ed. 1979).
BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag.
BECKER, Howard, 1982. Art Worlds, Berkeley, University of California Press.
BAUDRILLARD, Jean, 2006. O Sistema dos Objetos, São Paulo, Perspectiva (1ª ed. 1968).
ATWOOD, Roger, 2004. Stealing History: Tomb Raiders, Smugglers, and the Looting of the Ancient World, Nova Iorque, St Martin's Press.
APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries.
ALFORD, Kenneth, 2011. Allied Looting in World War II: Thefts of Art, Manuscripts, Stamps and Jewelry in Europe, McFarland & Co Inc.
AFONSO, Luís, 2015. "A China e o mercado da arte português na atualidade". In L. F. Barreto e V. Serrão (eds.). Património Cultural Chinês em Portugal, CCCM/Fundação Jorge Álvares, pp. 215-226.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Contabilidade e Finanças
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1. Definir o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade.
OA2. Explicar o efeito das decisões e transações de negócio na equação fundamental da contabilidade.
OA3. Explicar os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais.
OA4. Explicar os conceitos de rendibilidade, working capital e equilíbrio financeiro.
Capítulo 1. Decisões de investimento e de financiamento
1.1. Conceitos gerais: ativo, passivo e capitais próprios
1.2. Análise do balanço
Capítulo 2. Decisões operacionais
2.1. Conceitos de gastos, rendimentos e resultados
2.2. Análise da demonstração dos resultados
Capítulo 3. Os custos e a tomada de decisões
3.1. Custos diretos e indiretos
3.2. Repartição dos custos indiretos
3.3. Custos fixos e custos variáveis
3.4. Custos relevantes e irrelevantes
3.5. Custos e proveitos incrementais
3.6. Custos de oportunidade
Capítulo 4. Fundamentos de finanças
4.1. Rendibilidade
4.2. Working capital
4.3. Equilíbrio financeiro
Existem duas modalidades de avaliação:
1. Avaliação ao longo do semestre
- Resolução de trabalho de grupo com discussão oral (40%).
- Prova de avaliação individual (60%)
Requisitos:
- Assiduidade mínima de 70%.
- Realização do trabalho de avaliação
- Nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo para admissão à prova escrita.
- Nota mínima de 8 valores na prova escrita.
2. Avaliação por exame:
- Exame final (100%)
- Nota mínima de 10 valores no exame para obter aprovação.
Title: Drury. C., Management and Cost Accounting, 2023, 12th Edition, Cengage Learning,
Fraser, L. and Ormiston, A., Understanding Financial Statements, 2023, 12th Edition, Pearson,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Libby, R, Libby, P. and Hodge, F., Financial Accounting - International Edition, 2022, Eleventh Edition, McGraw Hill,
Miller-Nobles, T. and Matisson, B., Horngren’s Accounting, 2024, 14th Edition, Pearson,
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P., Managerial Accounting, 2023, 18th Edition, McGraw-Hill,
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo em Cultura
OA1 - Desenvolver um projeto empresarial com/sem fins lucrativos
OA2 - Conhecer as características contextuais e pessoais que favorecem a inovação e o empreendedorismo.
OA3 – Aplicar a metodologia do Business Model Canvas e criar propostas de valor
OA4 - Saber elaborar o plano de negócios do seu projeto empresarial (inclusive analise de mercado, analise de concorrência, estratégia empresarial, plano de marketing, projeções financeiras)
OA5 - Saber apresentar o plano de negócios para obter financiamento/apoios
CP1 - O contexto e o empreendedor:
CP1.1: Contextualização do ambiente atual para o arranque de projetos empresariais no domínio das indústrias culturais/criativas
CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo cultural
CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo
CP3: Business Model Canvas
CP4: Criar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor elaboradas em grupo)
CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro)
CP6: Apresentação e discussão dos projetos empresariais (pitch)
Existem dois métodos de avaliação:
(1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado)
Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
- Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 66% das aulas
- Plano de negócios (elaborado em grupo): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação
- Plano de negócios (elaborado em grupo): relatório escrito - (50%)
(2) Avaliação por exame escrito (100%)
Title: Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. New Jersey: J. Wiley & Sons. https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons.
Gehman, J., & Soublière, J-F. (2017). Cultural entrepreneurship: from making culture to cultural making. Innovation 19 (1), 61-73. DOI:10.1080/14479338.2016.1268521
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ.
Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge
Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited.
Naudin, A. (2019). Cultural Entrepreneurship: The Cultural Worker’s Experience of Entrepreneurship. London: Routledge
Authors:
Reference: null
Year:
Avaliação e Peritagem de Obras de Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1 = Conhecer os mecanismos e os procedimentos para identificar corretamente obras de arte;
OA2 = Conhecer os mecanismos e os procedimentos para peritar corretamente obras de arte.
OA3 = Conhecer os mecanismos e os procedimentos para avaliar corretamente obras de arte.
I. Identificação de obras de arte: quem, onde e quando foi a obra de arte produzida - Tipologia. Estilo. Materiais. Técnicas. Qualidade. Uso. Época (originais, réplicas e revivalismos).
II. Peritagem de obras de arte. Especialistas e peritos.
III. Avaliação de obras de arte. Avaliadores.
IV. Ciências auxiliares.
Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC):
- Ensaio
Esta avaliação pressupõe que a/o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%.
A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores
Title: MONCADA, Miguel Cabral - Peritagem e identificação de Obras de Arte. Porto: Civilização, 2006.
Marché de l?Art, l?Expert dans tous ses états ? Actes du colloque. Paris: Syndicat Français des Experts Professionnels en ?uvres d?Art et Objets de Collection, Groupe d?Études et de Recherches sur les Organisations Culturelles, Gestion des Institutions Culturelles Affaires Internationales, Université Paris-Dauphine, 2004.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís Urbano ? Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências. Lisboa: Scribe, 2012.
BOLL, Dirk ? Art for Sale ? A Candid View of the Art Market. Ostfildern: Hatje Cantz Verlag, 2011.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Outros textos fornecidos pelo docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Investimentos Financeiros em Obras de Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais.
OA2= Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos.
OA3= Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.
I.Investimentos financeiros:conceitos básicos.Risco e retorno.
II.Investimentos financeiros tradicionais:depósitos,obrigações,ações.
III.Outros investimentos financeiros:futuros,opções,forwards.
IV. Principais estudos sobre a arte como investimento financeiro
V. Investimentos financeiros em obras de arte. Investimentos isolados (investimento direto). Fundos de investimento em obras de arte (investimento indireto)
VI.Principais modelos existentes para o estudo do retorno financeiro das obras de arte: suas vantagens e desvantagens.O modelo de vendas repetidas (índice Mei-Moses).O modelo da regressão hedónica (índice Artprice)
VII.Arte como ativo e reserva de valor:revisão de casos históricos.A arte como garantia para empréstimos.Arte e gestão de património
VIII.Análise de risco para investimentos em arte
IX.A importância da informação: bases de dados, algoritmos, especulação, arbitragem, e bolhas no mercado de arte
X.Os argumentos para a regulação do mercado de arte
Teste (60%), trabalho individual (30%) sobre um tópico do programa e participação oral e assiduidade (10%).
BibliografiaTitle: ZORLONI, Alessia (ed.), 2016. Art Wealth Management. Managing private art collections, Cham (Suíça), Springer
ZORLONI, Alessia, 2013. The Economics of Contemporary Art: Markets, strategies, and stardom, Berlim, Springer.
VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005).
ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
GERLIS, Melanie, 2014. Art as an Investment? A survey of comparative assets, Farnham, Lund Humphries.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: VELTHUIS, Olav; COSLOR, Erica, 2012. The Financialization of Art. In Knorr Cetina, K., & Preda, A. (Eds) The Oxford Handbook of the Sociology of Finance (pp. 471-487), Oxford, Oxford University Press.
THOMPSON, Don, 2018. The Orange Balloon Dog. London, Aurum Press.
SIMÕES, Pedro, 2015. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Tese de Doutoramento em História, especialização em História da Arte, apresentada à Universidade de Lisboa.
RUSH, Richard, 1961. Art as an Investment, Englewood Cliffs, Prentice-Hall.
ROZEL, Mary, 2014. The Art Collector?s Handbook. A guide to art collection and care, Farnham, Lund Humphries.
ROBERTSON, Iain; CHONG, Derek (eds.), 2008. The Art Business, Londres, Routledge.
REITLINGER, Gerald, 1964. The Economics of Taste. The rise and fall of the picture market. 1760-1960, Nova Iorque, Holt, Reinhart & Winston (1ª ed. Londres, 1961).
MOUSTAIRA, Elina, 2015. Art Collections, Private and Public: a comparative legal study, Cham (Suíça), Springer.
MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta.
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HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton, Princeton University Press
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HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries.
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FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U. (eds.), 2012. Os Leilões e o Mercado da Arte. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64.
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BAUMOL, William J., 1986. Unnatural Value: or Art Investment as Floating Crap Game. The American Economic Review, 76, pp. 10-14.
ASHENFELTER, Orley; GRADDY, Kathryn, 2003. Auctions and the Price of Art. Journal of Economic Literature, 41(3), pp. 763-787.
APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries.
_______, 2017. Dark Side of the Boom: The excesses of the art market in the 21st century, London, Lund Humphries.
ADAM, Georgina, 2014. Big Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos.
2. Explicar e descrever o surgimento e a evolução das principais correntes teóricas.
3. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações.
4. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento e tomada de decisão, Organização, Motivação e liderança, Controle e Responsabilidade Social.
1. Gestão nas Organizações
2. Teorias da Gestão
3. Análise da Envolvente
4. Planeamento
5. Tomada de Decisão
6. Estrutura da Organização
7. Influência e Poder
8. Motivação
9. Medidas de Desempenho e Controlo
10. Responsabilidade Social
A avaliação pode ser contínua ou final.
A contínua constará de:
Participação e assiduidade - 10%;
Trabalho - 20%;
Frequência final - 70% (a nota deste teste deve ser no mínimo de 8)
Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.
Title: BODDY, David (2016). Management, an Introduction, 7th Edition ( Prentice Hall)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Mercados da Arte Internacionais
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados.
OA2= Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.
I.Introdução aos mercados da arte internacionais.Economia, globalização,geopolítica e cultura.
II.Identificação e caraterização dos principais mercados da arte consolidados na atualidade.Os reajustamentos e os desafios à centralidade das grandes capitais ocidentais:Nova Iorque,Londres,Paris. Volume de negócios.Ecossistemas:instituições culturais;artistas de referência;agentes de referência;principais feiras e bienais.
III.A (re)emergência da Ásia, o mundo árabe e o papel do hemisfério sul. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte emergentes na atualidade. O potencial e as condicionantes dos novos centros: Pequim, Xangai, Hong Kong, monarquias do Golfo Pérsico (Catar, Abu Dabi, Dubai), São Paulo, Istambul. Volume de negócios. Ecossistemas: instituições culturais; artistas de referência; agentes de referência; principais feiras e bienais.
IV. Estudos de caso
Estudos de caso de mercados emergentes: China, Brasil, Indonésia e Sudeste da Ásia em geral.
1) Apresentação em aula (35%) de um capítulo de um relatório sobre mercados de arte. Trabalho desenvolvido e apresentado em grupos de 2 alunos. As apresentações têm a duração máxima de 30 minutos.
2) Ensaio individual (65%) dedicado a uma de três possibilidades a indicar em aula.
A entrega dos ensaios tem de ser feita através de e-mail, em formato pdf com o máximo de 10 páginas (c. 4.000 palavras) , até ao dia 31 de maio,
Title: NB: complementar com relatórios temáticos de sites especializados (ex. Arttactic, Artprice) e notícias do The Art Newspaper para dados mais atualizados.
ZAROBELL, John (ed.), 2017. Art and the Global Economy, Oakland, University of California Press.
GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page.
ROBERTSON, Iain, 2018. New Art, New Markets, 2ª ed., Farnham, Lund Humphries.
McANDREW, Clare, 2020. The Art Market 2020, Basileia, Art Basel & UBS.
EHRMAN, Thierry (ed.), 2020. Artprice report: 2000-2020. 20 years of contemporary art auction history, St-Romain-au-Mont-d?Or, Artprice.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: VOGEL, Sabine, 2010. Biennials. Art on a Global Scale, Viena, Springer.
THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia (1ª ed. Londres, 2008).
THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press.
ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge.
JONES, Caroline, 2017. The Global Work of Art. World's Fairs, Biennials, and the Aesthetics of Experience, Chicago, University of Chicago Press.
HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Londres, Lund Humphries.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
_____, 2020. ?Online sales and business model innovation in art markets: a case study?, Social Sciences, 9 (2), pp. 1-15.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís, 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the early 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64.
BARRAGÁN, Paco, 2008. The Art Fair Age, Milão, Edizioni Charta.
ANDREWS, Julia; SHEN, Kuiyi (eds.), 1998. A Century in Crisis. Modernity and tradition in the art of twentieth-century China, Nova Iorque, Guggenheim Museum Publications.
AMIRSADEGHI, Hossein; MIKDADI, Salwa; SHABOUT, Nada (eds.), 2009. New Vision: Arab contemporary art in the 21st century, Londres, Transglobe Publishing.
_____, 2012. Contemporary Art Brazil, Londres, Thames & Hudson.
_____, 2010. Unleashed: Contemporary art from Turkey, Londres, Thames & Hudson.
AMIRSADEGHI, Hossein (ed.), 2009. Different Sames: New perspectives in contemporary Iranian art, Londres, Thames & Hudson.
AFONSO, Luís; FERNANDES, Alexandra, 2019. Mercados da Arte, Lisboa, Sílabo.
ADLER, Phoebe et al. (eds.), 2010. Contemporary Art at Latin America, Londres, Black Dog Publishing.
_____, 2017. Dark Side of the Boom. The excesses of the art market in the 21st century, Londres, Lund Humphries.
ADAM, Georgina, 2014. Big Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing em Mercados da Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do Marketing das Artes.
OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema).
OA3= Discutir criticamente o funcionamento do Marketing nos mercados de arte.
I. Marketing Cultural e artístico
II. Arte popular e arte erudita: História e elementos diferenciadores
III. Identificação da oferta- Arte e artistas
IV. Identificação do Publico alvo conforme o tipo de arte
V. Construção Marca Cultural
VI. Marketing de Arte: Estado vs Empresas privadas
VII. Tendências dos mercados da arte.
VIII. Portugal enquanto destino Cultural
A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).
BibliografiaTitle: S Botti - International Journal of Arts Management, 2000. What role for marketing in the arts? An analysis of arts consumption and artist
Robertson, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge
JN Kapferer - Business Horizons, 2014. The artification of luxury: From artisans to artists
J Lagier, B Godey - International Journal of Arts Management,2007.A scale for measuring aesthetic style in the field of luxury and art products
Harris, Jonathan,2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
F Colbert, Y St?James-Psychology & Marketing,2014.Research in arts marketing: evolution and future directions
F Colbert,2009.Marketing Culture and the Arts, Chair in Arts Management
Fernandes, Alexandra; AFONSO, Luís,2012 (eds.).Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal.Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
Adam, Georgina,2014.Bib Bucks.The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: WITTMAN, Robert, 2011. O Mundo Secreto da Arte Roubada, Lisboa, Círculo de Leitores.
WATSON, Peter; TODESCHINI, Cecilia, 2006. The Medici Conspiracy. The illicit journey of looted antiquities. From Italy?s tomb raiders to the world?s greatest museums, Nova Iorque, Public Affairs.
VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005).
VADI, Valentina; SCHNEIDER, Hildegard, (eds.), 2014. Art, Cultural Heritage, and the Market. Ethical and legal issues, Berlim, Springer.
STOURTON, J., 2007. Great Collectors of Our Time. Art collections since 1945, Londres, Scala.
SIMÕES, Pedro, 2016. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Doutoramento em História, especialização em História da Arte, FLUL.
SHINNER, Larry, 2004. La Invención del Arte. Una historia cultural, Madrid, Paidós.
ROBERTSON, Iain (ed.), 2005. Understanding International Art Markets and Management, Londres, Routledge.
ROBERTSON, Iain, 2011. A New Art from Emerging Markets, Farnham, Lund Humphries.
PROWDA, Judith, 2013. Visual Arts and the Law. A handbook for professionals, Farnham, Lund Humphries.
POLSKI, Richard, 2011. The Art Prophets: The Artists, Dealers, and Tastemakers Who Shook the Art World, Nova Iorque, Other Press.
NAIRNE, Sandy, 2011. Art Theft and the Case of the Stolen Turners, Londres, Reaktion Books.
MOUREAU, Nathalie e Dominique SAGOT-DUVAUROUX, 2006. Le marché de l?art contemporain, Paris, Découverte.
MOULIN, R., 1997. L?artiste, l?institution et le marché, Paris, Flammarion (1ª ed. 1992).
MONCADA, Miguel Cabral de, 2006. Peritagem e Identificação de Obras de Arte, s.l., Civilização Editora.
MELO, Alexandre, 1999. Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais.
________, 2010 (ed.). Fine Art and High Finance. Expert advice on the economics of ownership, Nova Iorque, Bloomberg Press.
McANDREW, Clare, 2007. The Art Economy. An investor?s guide to the art market, Dublin, The Liffey Press.
LINDEMANN, Adam, 2006. Collecting Contemporary, Colónia, Taschen.
LENAIN, Thierry, 2011. Art Forgery. The history of a modern obsession, Londres, Reaktion Books.
HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton, Princeton University Press.
HEINICH, Nathalie, 2014. Le paradigme de l?art contemporain. Structures d?une révolution artistique, Gallimard.
HARGREAVES, Manuela, 2013. Colecionismo e Mercado da Arte em Portugal. O território e o mapa, Porto, Afrontamento
HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries.
GRAMPP, William, 1989. Pricing the Priceless. Art, artists and economics, Nova Iorque, Basic Books.
GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page.
GINSBURGH, Victor; WEYERS, Sheila, 2008. ?On the contemporaneousness of Roger de Piles? Balance des peintres??, in J. Amariglio et al. (eds.), Sublime economy: on the intersection of art and economics, Londres, Routledge, pp. 112-123.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the early 21st century?, International Journal of Arts Management, vol. 17, n. 1, 2014, pp. 54-64.
ELSNER, J.; CARDINAL, R. (eds.), 1994. The Cultures of Collecting, Londres, Reaktion Books.
DUARTE, Adelaide, 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Casal de Cambra, Caleidoscópio.
DICKIE, George, 1997. The Art Circle. A theory of art, Evanston, Chicago Spectrum Press.
DANTO, A. C., 1964. ?The artworld?, Journal of Philosophy, 61, pp. 571-584.
DE MARCHI, Neil; MIEGROET, Hans, 2006. ?The history of art markets?, Victor Ginsburgh e David Throsby (eds.), Handbook of the Economics of Art and Culture, vol. I, North-Holland / Elsvier, pp. 69-122.
CLUNAS, Craig, 2004. Superfluous Things. Material culture and social status in Early Modern China, Honolulu, University of Hawai?i Press.
CHARNEY, Noah (ed.), 2009. Art and Crime: Exploring the Dark Side of the Art World, Santa Barbara, Greenwood Press.
CARROL, Nöel (ed.). Theories of Art Today, Madison, University of Wisconsin Press, 2000.
BUCK, Louisa; GREER, Judith, 2006. Owning Art. The contemporary art collector?s handbook, Londres, Thames & Hudson.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain, 1997. L?amour de l?art. Les musées d?art européens et leur public, Paris, Minuit (1ª ed. 1969).
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BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag.
BECKER, Howard, 1982. Art Worlds, Berkeley, University of California Press.
BAUDRILLARD, Jean, 2006. O Sistema dos Objetos, São Paulo, Perspectiva (1ª ed. 1968).
ATWOOD, Roger, 2004. Stealing History: Tomb Raiders, Smugglers, and the Looting of the Ancient World, Nova Iorque, St Martin?s Press.
APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries.
ALFORD, Kenneth, 2011. Allied Looting in World War II: Thefts of Art, Manuscripts, Stamps and Jewelry in Europe, McFarland & Co Inc.
AFONSO, Luís, 2015. ?A China e o mercado da arte português na atualidade?. In L. F. Barreto e V. Serrão (eds.). Património Cultural Chinês em Portugal, CCCM/Fundação Jorge Álvares, pp. 215-226.
Authors:
Reference: null
Year:
Práticas dos Mercados da Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1=Compreender aspetos práticos, e informais, do funcionamento dos mercados da arte.
OA2=Compreender a importância da segmentação nos mercados da arte.
OA3=Compreender, na prática, a importância dos agentes e instituições responsáveis pela formação das convenções e dos cânones artísticos.
OA4=Identificar, na prática, as principais diferenças entre os mercados da arte em Portugal e em França ou Inglaterra.
I. Ciclo de conferências sobre o modo de funcionamento dos mercados da arte, recorrendo a especialistas portugueses e estrangeiros representativos de diferentes segmentos dos mercados da arte que se encontrem no ativo, abrangendo, entre outros, antiquários, curadores/comissários, galeristas, críticos de arte, consultores, colecionadores, artistas, peritos, reguladores e gestores de eventos relacionados com as artes plásticas.
II. Realização de visitas de estudo em Portugal e no estrangeiro envolvendo museus de referência na arte antiga e na arte contemporânea, galerias de arte, antiquários e leiloeiras.
Ensaio individual sobre um tópico tratado nas conferências ou nas visitas de estudo.
BibliografiaTitle: VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005).
THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia.
THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press.
STOURTON, James, 2007. Great Collectors of Our Time. Art collections since 1945, Londres, Scala.
LINDEMANN, Adam, 2006. Collecting Contemporary, Colónia, Taschen.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: SIMÕES, Pedro, 2015. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Tese de Doutoramento em História, especialização em História da Arte, apresentada à Universidade de Lisboa
SILVA, Arlete; MIGALHADA, Paula (eds.), 2017. CAMB 2006/2017. Coleção Manuel de Brito, Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras
SILVA, Arlete (ed.), 2011. Coleção Manuel de Brito. Centro de Arte Manuel de Brito, Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras.
SECREST, Meryle, 2006. Duveen. A life in art, Chicago, University of Chicago Press.
SCHMITT, Jean-Marie, 2008. Le Marché de l?Art, Paris, La Documentation Française.
SANTOS, Maria L.; MELO, Alexandre (eds.), 2001. Galerias de Arte em Lisboa, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais.
ROBERTSON, Iain; CHONG, Derek (eds.), 2008. The Art Business, Londres, Routledge.
ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge.
RESCH, Magnus, 2014. Management of Art Galleries, Osfildern, Hatje Kantz.
MOUSTAIRA, Elina, 2015. Art Collections, Private and Public: a comparative legal study, Cham (Suíça), Springer.
MOUREAU, Nathalie; SAGOT-DUVAUROUX, Dominique, 2006. Le marché de l?art contemporain, Paris, Découverte.
________, 2006. Le marché de l?art. Mondialisation et nouvelles technologies, Paris, Flammarion (1ª ed. 2003).
MOULIN, Raymonde, 1997. L?artiste, l?institution et le marché, Paris, Flammarion.
MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta.
McNULTY, Tom, 2014. Art Market Research: a guide to methods and sources, Jefferson, McFarland & Company.
MARTORELLA, Rosana, 1990. Corporate Art, New Brunswick, Rutgers University Press.
HARGREAVES, Manuela, 2013. Colecionismo e Mercado da Arte em Portugal. O território e o mapa, Porto, Afrontamento.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U. (eds.), 2012. Os Leilões e o Mercado da Arte. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. ?Joana Vasoncelos: managing an artist?s studio in the 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64.
DUARTE, Adelaide, 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Casal de Cambra, Caleidoscópio.
DIAS, João Carvalho (ed.), 2006. O Gosto do Coleccionador. Calouste S. Gulbenkian, 1869-1955, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
BUCK, Louisa; GREER, Judith, 2006. Owning Art. The contemporary art collector?s handbook, Londres, Thames & Hudson.
BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag.
BERNIER, Georges, 1990. L?Art et l?Argent. Le Marché de l?Art à la fin du XXe Siècle, Paris, Éditions Ramsay (1ª ed. 1977)
ADAM, Georgina, 2014. Bib Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio em Mercados da Arte
O aluno deverá ser capaz de:
OA1.Colaborar na definição dos objetivos e programa de estágio;
OA2. Demonstrar interesses, capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações suscitadas no estágio;
OA3. Utilizar instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos no local de estágio;
OA4.Demonstrar maturidade e competências interpessoais na integração profissional no estágio;
OA5. Manter uma postura pessoal e profissional adequada;
OA6. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas no estágio;
OA7. Elaborar um relatório de estágio com um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos, fundamentado nos seus pressupostos teóricos e metodológicos, apresentando um quadro conceptual adequado, descrevendo os conteúdos do estágio e avaliando criticamente as práticas profissionais aí desenvolvidas.
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos, é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio.
Desta forma, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC quer individualmente quer em grupo.
Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se que algumas das matérias constantes da disciplina compreendem, as seguintes competências:
CP1. Trabalho em equipa;
CP2. Comunicação e relações interpessoais em contexto de trabalho;
CP3. Gestão de conflitos e negociação em ambiente de trabalho;
CP4. Comportamento ético e ética profissional;
CP5. Participação na elaboração de relatórios
1) Parecer do or.d estágio sobre desempenho do estagiário:a)assiduidade e cumprimento d horários/prazos;b)capacidade d trab;integr.em equipa e relação com a hierarquia;c)conhecimentos técnicos;autonomia na pesq./investig.;
2) Apreciação do rel.d estágio:
a) Capacidade d refl.do fut. prof.;
b) Capacidade d problematização,teorização e an d) 1 determinada realidade;c)Form.adequada a um trab.académico (ling e metaling,estrutura e estilo);
d)Integração correcta da literatura secundária na argum. desenv.
Title: There is no specific bibliography. The student should use the bibliography of the different CUs he / she attended in the curricular component of the master?s degree program, as well as other bibliography provided by the supervisors of the internship.
Não existe uma bibliografia específica. O aluno deverá recorrer à bibliografia utilizada nas diferentes UCs que frequentou na parte curricular do curso de mestrado, bem como a outra bibliografia indicada pelos orientadores de estágio.
Básica (1000 caracteres)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Mercados da Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Desenvolver métodos e estratégias para o desenvolvimento de um plano de negócios
Não existe um programa. Cada projeto empresarial exige abordagens específicas, cuja definição compete ao/s orientador/es.
Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC):
- Projeto
A nota deve ser no mínimo de 10 valores
Title: A definir caso a caso, em função do tema de cada projeto.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: A definir caso a caso, em função do tema de cada projeto.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Mercados da Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Formular hipóteses de investigação
OA2 = Reunir e sintetizar a literatura adequada
OA3 = Desenvolver métodos para o teste empírico das hipóteses
OA4 = Analisar resultados
Não existe um programa. Cada dissertação exige abordagens teóricas e métodos específicos, cuja definição compete ao/s orientador/es.
Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC):
- Dissertação
A nota deve ser no mínimo de 10 valores
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
O plano de estudo permite a seleção de uma UC opcional. Recomenda-se que os alunos selecionem uma UC relacionada com a área em que pretendem desenvolver seu trabalho final. As UCs opcionais só serão abertas se atingirem um número mínimo de inscrições.
Objetivos
O principal objetivo deste mestrado consiste no estudo dos mercados da arte. Pretende-se que os alunos compreendam as estruturas fundamentais dos mercados da arte e o modo como funcionam. Ao mesmo tempo, pretende-se que os alunos tenham capacidade para analisar criticamente os mercados da arte nas suas diferentes componentes. Pretende-se também que os alunos possam melhorar o desempenho das organizações onde venham a trabalhar dentro deste setor.
- Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário).
- Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema)
- Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.
- Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos.
- Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento e tomada de decisão, organização, motivação e liderança, controle e responsabilidade social.
- Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do marketing nas artes.
- Discutir criticamente o funcionamento do marketing nos mercados de arte.
- Compreender o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade.
- Compreender os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais.
- Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais.
- Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos.
- Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.
- Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados.
- Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.
- Compreender aspetos práticos, e informais, do funcionamento dos mercados da arte.
- Compreender a importância dos agentes e instituições responsáveis pela formação das convenções e dos cânones artísticos.
- Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade.
- Discutir criticamente o papel do curador.
- Conhecer os mecanismos e os procedimentos para identificar, peritar e avaliar corretamente obras de arte.
Estas competências são desenvolvidas nas unidades curriculares que compõem o plano de estudos do mestrado.
Dissertação / Trabalho de Projeto
A atribuição do grau de Mestre exige a realização de uma dissertação, um trabalho de projeto ou um relatório de estágio, correspondente a 54 créditos, sempre sob a orientação de um professor especialista na área, sendo objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Acreditações