Mestrado

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Acreditado
6 Anos
31 jul 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3379/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3379/2011/AL01 de 14-01-2015 / R/A-Ef 3379/2011/AL02 de 08-08-2019
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 3000.00 €
2.ºAno 1500.00 €
Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O plano de estudos visa oferecer formação teórica e prática. Fornece formação específica no domínio dos mercados da arte (estrutura, dinâmica, tendências, colecionismo, curadoria, validação e avaliação), bem como uma formação introdutória em gestão (marketing, contabilidade, finanças, investimentos financeiros, empreendedorismo). Também inclui visitas de estudo e contato direto com profissionais relevantes do setor como oradores convidados. Os alunos têm também a oportunidade de completar um estágio curricular de quatro meses numa organização desta indústria em Portugal ou no estrangeiro.

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Colecionismo e Curadoria
6.0 ECTS
Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
6.0 ECTS
Fundamentos de Contabilidade e Finanças
6.0 ECTS
Empreendedorismo em Cultura
6.0 ECTS
Avaliação e Peritagem de Obras de Arte
6.0 ECTS
Investimentos Financeiros em Obras de Arte
6.0 ECTS
Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
Mercados da Arte Internacionais
6.0 ECTS
Marketing em Mercados da Arte
6.0 ECTS
2º Ano
Práticas dos Mercados da Arte
6.0 ECTS
Estágio em Mercados da Arte
54.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Mercados da Arte
54.0 ECTS
Dissertação em Mercados da Arte
54.0 ECTS

Optativas recomendadas

O plano de estudo permite a seleção de uma UC opcional. Recomenda-se que os alunos selecionem uma UC relacionada com a área em que pretendem desenvolver seu trabalho final. As UCs opcionais só serão abertas se atingirem um número mínimo de inscrições.

Objetivos

O principal objetivo deste mestrado consiste no estudo dos mercados da arte. Pretende-se que os alunos compreendam as estruturas fundamentais dos mercados da arte e o modo como funcionam. Ao mesmo tempo, pretende-se que os alunos tenham capacidade para analisar criticamente os mercados da arte nas suas diferentes componentes. Pretende-se também que os alunos possam melhorar o desempenho das organizações onde venham a trabalhar dentro deste setor.

  • Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário).
  • Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema)
  • Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.
  • Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos.
  • Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento e tomada de decisão, organização, motivação e liderança, controle e responsabilidade social.
  • Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do marketing nas artes.
  • Discutir criticamente o funcionamento do marketing nos mercados de arte.
  • Compreender o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade.
  • Compreender os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais.
  • Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais.
  • Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos.
  • Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.
  • Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados.
  • Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.
  • Compreender aspetos práticos, e informais, do funcionamento dos mercados da arte.
  • Compreender a importância dos agentes e instituições responsáveis pela formação das convenções e dos cânones artísticos.
  • Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade.
  • Discutir criticamente o papel do curador.
  • Conhecer os mecanismos e os procedimentos para identificar, peritar e avaliar corretamente obras de arte.

 

Estas competências são desenvolvidas nas unidades curriculares que compõem o plano de estudos do mestrado.

Dissertação / Trabalho de Projeto

A atribuição do grau de Mestre exige a realização de uma dissertação, um trabalho de projeto ou um relatório de estágio, correspondente a 54 créditos, sempre sob a orientação de um professor especialista na área, sendo objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.

Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
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