Acreditações
O Mestrado, através da forte ligação "plano de estudos/empresas" permitirá o acesso a atividades como a comunicação empresarial, comunicação social e outras empresas de comunicação, consultadoria, marketing e negócios internacionais, investigação, administração pública, organizações não-governamentais e criação de empresas ligadas aos novos media.
O programa consiste em dois semestres de componente letiva e dois semestres para a preparação e realização da dissertação ou trabalho de projeto. No primeiro semestre do 1º ano, os alunos frequentam uma unidade curricular optativa em Gestão de Novos Media; no segundo semestre do 2º ano, os alunos frequentam duas unidades curriculares optativas, estando uma associada à Gestão de Novos Media e outra às Técnicas Especializadas de Pesquisa (TEP). As optativas permitem aprofundar a formação especializada na área, ao
mesmo tempo que possibilitam a aquisição de conhecimento interdisciplinar, servindo como complemento aos trabalhos de preparação da dissertação ou trabalho de projeto.
Aos estudantes que obtiverem aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1.º ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2º ciclo em Gestão de Novos Media.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Dinâmicas Sociais da Internet
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo em Media
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia e Sistema dos Media
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Redes Sociais e Audiências
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informação Financeira e Tomada de Decisões
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Gestão de Novos Media
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projeto em Gestão de Novos Media
48.0 ECTS
|
Trabalho Final | 48.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativa em Gestão de Novos Media | 6.0 |
Dinâmicas Sociais da Internet
OA1. Identificar e entender os principais referenciais teóricos do estudo das dinâmicas sociais da internet.
OA2. Examinar de forma crítica o impacto da internet em diversos aspetos da sociedade, incluindo as sociabilidades, a cultura e os media, a política e a economia.
OA3. Utilizar referenciais teóricos e pensamento crítico para examinar questões e fenómenos contemporâneos, como as desigualdades digitais, a datificação, a plataformização e a governança da internet e tecnologias associadas.
OA4. Avaliar e discutir criticamente as implicações éticas e sociais das tecnologias da Internet.
Os OA estão em sintonia com os métodos de ensino adotados. As aulas proporcionam uma compreensão aprofundada dos referenciais teóricos, complementada por leituras, estudos de caso e discussões em aula. Os desafios éticos e sociais relacionados com a transformação digital das sociedades contemporâneas são abordados ao longo das aulas e na discussão de estudos de caso concretos.
CP1. Introdução: Internet e sociedade
CP2. Internet e mudança social: Transformação das estruturas sociais e das instituições
CP3. Plataformização, datificação, algoritmos e IA: Tendências, políticas e modelos de governança da internet
CP4. Divisões e desconexões digitais: Fatores de divisão digital; Desafetações e desconexões digitais
CP5. Internet e indústrias mediáticas e criativas: Transformação dos media. Modelos de negócio e economia da atenção
CP6. Internet, jornalismo, comunicação pública e desordens informativas: Desafios do jornalismo; Desinformação
CP7. Comunidades online e sociabilidades na internet: Comunidades e impactos psicossociais da Internet
CP8. Privacidade e vigilância: Privacidade, proteção de dados e vigilância
CP9. Internet, Educação, Mercado de Trabalho e Gamificação: Gamificação no consumo, na educação e no trabalho
CP10. Cultura Digital, Prosumption e Participação: A cultura participativa e os seus críticos; Movimentos sociais e ativismo digital
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final.
A avaliação ao longo do semestre inclui a participação ativa em todas as sessões. Os estudantes deverão escrever um ensaio de aprofundamento temático, estimando-se que este trabalho exija cerca de 20 horas de pesquisa. A versão final do ensaio representará 70% da nota final. A originalidade e a inovação demonstradas na pesquisa para a redação do ensaio contribuirão com 20% da avaliação. A participação e assiduidade nas aulas serão avaliadas em 10%.
Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação por exame. Esta também inclui a entrega de um trabalho de aprofundamento temático sobre as dinâmicas sociais da internet.
Title: Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais.
Cardoso G, (org.) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.
Cardoso, G., da Costa, A. F., Coelho, A. R., & Pereira, A. (2015). A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina.
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Castells, M. (2020). A new society. In The new social theory reader (pp. 315-324). Routledge.
Chayko, M. (2020). Superconnected: The internet, digital media, and techno-social life. SAGE Publications, Incorporated.
Van Dijk, J. (2020). The digital divide. John Wiley & Sons.
Webster, F. (2014). Theories of the information society. Londres: Routledge, 2nd edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Altay, S., Berriche, M., & Acerbi, A. (2023). Misinformation on misinformation: Conceptual and methodological challenges. Social media+ society, 9(1)
Baldi, V. (2024). Otimizados e desencontrados: ética e crítica na era da inconsciência artificial. Braga: Húmus.
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Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press
Buckingham D. and R. Willett (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum
Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage.
Cardoso, G. et al. (2013). A sociedade dos ecrãs. Lisboa: Tinta da China.
Cardoso, G., Lapa, T., & Di Fatima, B. (2016). People are the message? Social mobilization and social media in Brazil. International Journal of Communication, 10, 22.
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Dias, P., Martinho, L., & Jorge, A. (2023). Desconexão Digital e Jovens Portugueses: Motivações, Estratégias e Reflexos no Bem-Estar. Comunicação e sociedade, (44), 1-22.
Evangelista, R., & Bruno, F. (2019). WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation. Internet policy review, 8(4), 1-23.
Flew, T., Thomas, J., & Holt, J. (2022). The SAGE handbook of the digital media economy. Sage
Graham, M., & Dutton, W. H. (Eds.). (2019). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press.
Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg
Helsper, E. J. (2021) The digital disconnect: the causes and consequences of digital inequalities. EBSCOhost
Hirsch-Kreinsen, H. (2023). Artificial intelligence: A “promising technology”. AI & SOCIETY, 1-12.
Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA
Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage.
Lapa, T. et al (2018) “As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças” In Carmo et al (Orgs.) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa: Mundos Sociais.
Lima-Quintanilha, T., Torres-da-Silva, M., & Lapa, T. (2019). Fake news and its impact on trust in the news. Using the Portuguese case to establish lines of differentiation. Communication & Society, 32(3), 17-33.
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann
Moe, H., & Madsen, O. J. (2021). Understanding digital disconnection beyond media studies. Convergence, 27(6), 1584-1598.
Munn, L. (2022). Thinking through silicon: Cables and servers as epistemic infrastructures. New Media & Society, 24(6), 1399-1416.
Ragnedda, M., & Muschert, G. W. (2013). The digital divide. Florence, KY: Routledge.
Rowell, L., & Call-Cummings, M. (2020). Knowledge Democracy, Action Research, the Internet and the Epistemic Crisis. Journal of Futures Studies, 24(4).
Üzelgün, M. A., Giannouli, I., Archontaki, I., Odstrčilová, K., Thomass, B., & Álvares, C. (2024). Transforming Toxic Debates towards European Futures: Technological Disruption, Societal Fragmentation, and Enlightenment 2.0. Central European Journal of Communication, 17.
Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press.
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press.
Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism. Profile Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo em Media
Esta Unidade Curricular pretende preparar profissionais e académicos para trabalhar como jornalistas e empreendedores da comunicação e media em ambientes de tecnologia digital, como a Internet e os telemóveis, e/ou desenvolver atividades académicas relacionadas com o impacto dessas tecnologias no jornalismo e com a necessidade de inovação no jornalismo.
CP1 – Os setores dos media, comunicação e jornalismo - mercados, indústrias e profissões:
CP1.1: Contextualização do ambiente para o arranque de projetos empreendedores no domínio dos media e da comunicação.
CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo em media.
CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo
CP3: Business Model Canvas e as 9 componentes.
CP4: Elaborar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor grupo)
CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro, avaliação de impacto)
CP6: Preparação materiais (pitch-deck), apresentação (pitch) e discussão dos projetos empreendedores
Existem dois métodos de avaliação:
(1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado)
Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
- Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 70% das aulas
- Plano de negócios (elaborado em grupo ou individualmente): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação
- Plano de negócios (elaborado em grupo ou individualmente): relatório escrito - (50%)
(2) Avaliação por trabalho escrito escrito (100%)
O docente pode requerer discussão oral do trabalho entregue caso necessário para os fins da avaliação.
Title: Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010.
https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons.
Hoag, A. (2008). Measuring Media Entrepreneurship . International Journal on Media Management, 10(2), 74–80. https://doi.org/10.1080/14241270802000496
Esperança, J. e F. Matias (2005) Finanças Empresariais, Ed. D. Quixote.
Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011.
Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online.
Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Pejman Ebrahimi, Datis Khajeheian, Maryam Soleimani, Abbas Gholampour
& Maria Fekete-Farkas (2023) User engagement in social network platforms: what key strategic factors determine online consumer purchase behaviour?, Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 36:1, 2106264, DOI: 10.1080/1331677X.2022.2106264
https://doi.org/10.1080/1331677X.2022.2106264
Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ.
Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited.
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media
OA1.Compreender o processo de gestão estratégica das organizações
OA2.Articular as características atuais do mercado dos media e o impacto das novas plataformas digitais nesse mercado
OA3.Explicar as diferenças essenciais entre as várias plataformas para o desenvolvimento de estratégias competitivas
OA4.Identificar o papel do desenvolvimento organizacional na capacidade de uma organização para responder a contextos dinâmicos e imprevisíveis
OA5.Desenvolver a capacidade crítica para compreender desafios estratégicos e contribuir para o desenvolvimento de estratégias.
CP1. A estratégia empresarial num mundo imprevisível
CP2.Novos modelos competitivos para novas plataformas de conteúdos
CP3.Mudança e desenvolvimento organizacional para responder a desafios estratégicos
CP4.Desenvolver estratégias para um mercado multi-plataforma.
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final.
No período letivo, a assiduidade e pontualidade deve ser igual ou superior a 80%, sendo a contribuição para a avaliação da participação oral de 10%.
Trabalho escrito de grupo. O tempo para o trabalho é contabilizado em cerca de 20h de pesquisa em biblioteca ou trabalho de campo. A versão final representa 50% da avaliação. Por sua vez, a originalidade e a inovação da investigação na redação do artigo contribuirá com 20% e a apresentação individual no trabalho de grupo em aula contribuirá com 20%.
Em alternativa os alunos podem submeter-se a exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Title: Küng, Lucy ( 2008), Strategic Management in the Media: From Theory to Practice , London, SAGE .
Sylvie, George: Media Management, A Casebook Approach—4th Edition. ISBN: 978-0805861976, Routledge
Murschetz, P. C. & Tsourvakas, G. (2019). Media management. In D. Merskin (Ed.) The SAGE International Encyclopedia of Mass Media and Society. Thousand Oaks, CA: Sage 2019.
Newman, Nic (2024), Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2024, Reuters Institute for the Study of Journalism, DOI: 10.60625/risj-0s9w-z770
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Küng, Lucy (2015) Innovators in Digital News, I.B. Tauris & Co. Ltd. in association with the Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford.
Küng, Lucy (2020), Hearts and Minds: Harnessing Leadership, Culture, and Talent to Really Go Digital, Reuters Institute for the Study of Journalism.
Wirtz, B.W. (2020). Case Studies. In: Media Management. Springer Texts in Business and Economics. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-47913-8_15
Authors:
Reference: null
Year:
Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia
No final da UC os alunos deverão ser capazes de:
OA1: compreender as principais tendências do panorama mediático contemporâneo, digital e em rede, percebendo a conjuntura social e tecnológica que potenciou (e potencia) este tipo específico de construção narratológica.
OA2: enunciar várias propostas de definição conceptual da categoria "transmedia" e similares como crossmedia, sendo capaz de identificar onde as diferentes visões se sobrepõem ou divergem.
OA3: deter um olhar histórico sobre este tipo de construção de narrativas em vários media.
OA4: elencar as principais características teóricas das narrativas transmedia, sabendo enquadrar e aplicar os principais contributos teóricos na prática.
OA5: elaborar um projeto transmedia nas suas várias fases, mobilizando proactivamente boas práticas de transmedia storytelling.
OA6: analisar criticamente uma narrativa transmedia.
Esta UC aborda o estudo de narrativas transmedia desdobrando o percurso pedagógico sobre várias dimensões temáticas articuladas entre si.
P1: Olhar panorâmico sobre o movimento contemporâneo favorável ao advento de narrativas transmedia e entretenimento multiplataforma.
P2: Propostas de definição da categoria "transmedia" e termos similares.
P3: Genealogia deste tipo de narrativas.
P4: Características chave de uma narrativa transmedia.
P5: Estratégias de construção de uma narrativa em várias plataformas de media.
P6: Métodos de análise de um projeto transmedia.
A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 momentos de apresentação em sala (30%) e 1 de trabalho escrito (70%):
1) apresentação oral do tema do trabalho final (10%),
2) apresentação oral e problematização do trabalho final (20%) e
3) um trabalho individual escrito com peso de 70%, com uma componente teórica/conceptual, complementada com um caso de estudo prático ou projeto.
A possibilidade de avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
A avaliação por exame será por via de trabalho escrito com peso de 100%.
Não existe possibilidade de prova oral.
Title: Gambarato, Renira Rampazzo (2013). 'Transmedia Project Design: Theoretical and Analytical Considerations', Baltic Screen Media Review 1, 81-100.
Gambarato, Renira R. et al (2020. Theory, Development, and Strategy in Transmedia Storytelling, Routledge.
Freeman, Matthew & Gambarato, Renira Rampazzo (eds.) (2019). The Routledge Companion to Transmedia Studies. Routledge
Jenkins, Henry (2006). Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York and London. University Press.
Pratten, Robert (2011). Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners.
Scolari, Carlos (2013). Narrativas Transmedia: Cuando Todos Los Medios Cuentan. Deusto
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bernardo, Nuno (2011) The Producer's Guide to Transmedia. How to Develop, Fund, Produce and Distribute Compelling Stories Across Multiple Platforms, Lisbon, beActive books.
Bernardo, Nuno (2013) Transmedia 2.0, How to create an entertainment brand using a transmedial approach to storytelling, Lisbon, beActive books.
Dena, Christy (2009) Transmedia Practice: Theorising the practice of expressing a fictional world across distinct media and environments. PhD Thesis, School of Letters, Art and Media, Sydney
Evans, Elizabeth (2011). Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life. Sage
Edmond, Maura (2015) 'All platforms considered: Contemporary radio and transmedia engagement', New Media & Society 17(9), 1566-1582
Evans, Elizabeth (2015) 'Layering Engagement: The Temporal Dynamics of Transmedia Television', Storyworlds: A Journal of Narrative Studies 7(2), 111-19.
Evans, Elizabeth (2008) 'Character, audience agency and transmedia drama', Media, Culture & Society 30(2), 197-213
Gambarato, Renira Rampazzo & Geane C. Alzamora (eds.) (2018). Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age. IGI Global
Gambarato, Renira Rampazzo & Lorena Peret Teixeira Tárcia (2016) 'Transmedia Strategies in Journalism', Journalism Studies, 1-19.
Graves, Michael (2011) 'Lost in a Transmedia Storytelling Franchise: Rethinking Transmedia Engagement'. PhD Thesis, Film and Media Studies and the Graduate Faculty of the University of Kansas, Kansas
Jenkins, Henry (2003), "Transmedia Storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling", MIT Technology Review, (Online). Available at: http://www.technologyreview.com/news/401760/transmedia- storytelling/.
Jenkins, Henry (2007), "Transmedia Storytelling 101", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2007/03/ transmedia_storytelling_101.html.
Jenkins, Henry (2009a), "The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday)", Confessions of an Aca- Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/ 2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html.
Jenkins, Henry (2009b), "Revenge of the Origami Unicorn: The Remaining Four Principles of Transmedia Storytelling", Confessions of an Aca-Fan. The Official Weblog of Henry Jenkins, (Online). Available at: http://henryjenkins.org/2009/12/ revenge_of_the_origami_unicorn.html.
Jenkins, Henry (2010), "Transmedia Storytelling and Entertainment: An annotated syllabus", Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, XXIV, (6), pp.943-958.
Jenkins, Henry, Sam Ford and Joshua Green (2013), Spreadable Media. Creating Value and Meaning in a Networked Culture, New York and London, New York University Press.
Long, Geoffrey A. (2007), Transmedia Storytelling. Business, Aesthetics and Production at the Jim Henson Company, Master Thesis in Comparative Media Studies, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge
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Smith, Aaron Michael (2009) 'Transmedia Storytelling In Television 2.0', Thesis, Middlebury College.
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Ugartemendía, José Ig Galán (2012) 'La transmedialidad, una nueva gramática para el sujeto complejo', Portal Comunicación, http://portalcomunicacion.com/lecciones_det.asp?id=71
Various Authors (2014) International Journal of Communication, Special Issue "Transmedia Critical: Empirical Investigations into Multiplatform and Collaborative Storytelling"
Authors:
Reference: null
Year:
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
|
Avaliação ao longo do semestre, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Economia e Sistema dos Media
No final do semestre, espera-se que os alunos consigam:
1. Identificar os principais conceitos, práticas e tendências de negócio dos media.
2. Identificar os elementos-chave para desenhar um novo projeto ou atualizar um projeto existente na área dos media.
3. Ser capaz de desenvolver um projecto de media noticioso ou de novos media.
4. Investigar de forma aprofundada e discutir o impacto da Revolução Digital na indústria dos media noticiosos.
5. Analisar os ecossistemas dos novos media.
6. Estudar o negócio de empresas de notícias digitais.
7. Estudar casos de 'start-ups' inovadoras na área dos media.
8. Compreender os fundamentos do empreendedorismo.
9. Aplicar técnicas e procedimentos para transformar ideias inovadoras num projeto de media sustentável.
10. Desenvolver um projeto noticioso ou de informação inovador para fins comerciais ou outros.
1. Teorias de negócio dos media noticiosos
2. Análise dos Ecossistemas dos Media
3. Mercados dos media globais e regionais
4. Modelos de negócio dos media
5. Empreendedorismo e Inovação
6. Desenho e Desenvolvimento de Projectos
A avaliação ao longo do semestre consiste nos seguintes elementos de avaliação:
1 - Participação em aula: 10 %
2 - Apresentação oral de grupo: 40 %
3 - Trabalho: 50 %
Existe a possibilidade de avaliação por exame final (100%).
Title: Kay, Jeff and Quinn, Stephen. Funding Journalism in the Digital Age. Peter Lang Publishing, New York, NY, 2010.
Deuze, Mark & Mirjam Prenger. Making Media: Amerterdam University Press, 2019
Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012.
Albarran, A. (2010), The Media Economy, London: Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Ries, Eric. (2011) The Lean Startup. Crown Business, New York, NY.
Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010.
Lowe, Gregory e Brown, C. (org) (2016). Managing Media Firms and Industries ? What?s so special about media management?. New York, Springer.
Kueng, Lucy (2015). Innovators in digital news, Oxford: Reuters Institute.
Kovach, Bill and Rosenstiel, Tom. The Elements of Journalism, revised and updated. 3th edition. Random House, New York, NY. 2014.
Grueskin, Bill; Seave, Ava; and Graves, Lucas. The Story So Far: What We Know About the Business of Digital Journalism. Columbia Journalism School, Tow Center, 2011. Available online
Anderson, C.W.; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. Available online
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Redes Sociais e Audiências
OA1|as principais caraterísticas das redes sociais online e as metodologias utilizadas para estudos de audiência
OA2|os indicadores recolhidos e a sua função
OA3|a importância dos estudos de audiência para a comunicação publicitária
OA4|identificar pontos fortes e fracos de cada estudo
OA5|as características dos meios e saber optar
OA6|analisar um plano de meios
OA7|avaliar a adequação de um plano de meios a cada tipo de estratégia de comunicação
OA8|saber as características da web 2.0
OA9|conhecer as principais redes sociais
OA10|conhecer os objetivos a alcançar com as redes sociais
OA11|gestão dedicada e profissional no facebook
OA12|como estruturar uma presença em social media
OA13|conhecer as fases de entrada, amadurecimento e profissionalização na web 2.0
OA14|as constituintes de uma comunidade online
1.- As redes sociais, as suas affordances e o requerimento de novas literacias.
1.1. O papel dos estudos de audiência na decisão de investimentos publicitários
2.- Metodologias de estudos de audiência utilizadas em Portugal e no mundo.
2.1.Internet
2.2.Televisão
2.3.Rádio
2.4.Imprensa
2.5.Outdoor
3.- Características dos media do ponto de vista da comunicação publicitária
4.- O planeamento de investimentos publicitários - fundamentos teóricos
5.- Os conceitos, as variáveis para análise e os indicadores
6.- A web 2.0
7.- As 4 fases de entrada nas redes sociais
8.- Os 3 objetivos principais a conseguir nas redes sociais
9.- Tipos de comunidades online
10.-Como gerir páginas de facebook: as 7 regras-chave
11.- Modelo Social Media War
12.- Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin, Snapchates utilizados no planeamento de meios
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final.
Haverá dois momentos de avaliação: 1) um teste durante o período letivo sobre a parte teórica e 2) um trabalho para a primeira época sobre a parte prática.
1) O teste conta o 50% da nota;
2) Trabalho escrito individual sobre a vertente prática (por exemplo, apresentação de uma estratégia de redes sociais) contam o 40%. A assiduidade e a participação ativa na componente prática contam o 10% da nota final.
Ficam aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 val nas 2 avaliações.
Em alternativa, os alunos podem realizar o exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Title: Zuboff, S. (2019) The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. Profile Books
Van Dijck, J. et al (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press
Rieder, B. (2020) Engines of Order: A Mechanology of Algorithmic Techniques. Amsterdam University Press
BERGER, JONAH, "Contágio"
QUALMAN, ERIK, "Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business"
Page, R. (2018). Narratives Online: Shared Stories in Social Media. Cambridge University Press.
KABANI, Shama; BROGAN, CHRIS "The Zen of Social Media Marketing: An Easier Way to Build Credibility, Generate Buzz, and Increase Revenue",
Sissors, Jack Z. e Baron, Roger B. (2010), Advertising Media Planning, McGraw-Hill (7ª edição).
Barabasi, L. (2002). Linked. How Everything Is Connected To Everything Else And What It Means For Business, Science, And Everyday Life. Ed: Basic Books
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media
OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH
OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis
OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos
CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance
CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal
CP3. O modelo AMO
CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional e fiabilidade
CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, aprendizagem organizacional, resiliência organizacional
CP6. GRH no contexto de grandes movimentos estratégicos
A avaliação periódica implica: um exame escrito (70%); um trabalho de grupo (30%)
Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 2/3 das leccionadas deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
Title: Boxal, P. & Purcell, J. (2015). Strategy and Human Resource Management (4 ed.). London: Palgrave McMillan.r, B. et al. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Wright, P. M., & McMahan, G. C. (1992). Theoretical perspectives for strategic human resource management. Journal of management, 18(2), 295-320.
Tarique, I., & Schuler, R. S. (2010). Global talent management: Literature review, integrative framework, and suggestions for further research. Journal of world business, 45(2), 122-133.
Svetlik, I., Stavrou?Costea, E., Vakola, M., Soderquist, K. E., & Prastacos, G. P. (2007). Competency management in support of organisational change. International journal of manpower.
Shin, Y., Sung, S. Y., Choi, J. N., & Kim, M. S. (2015). Top management ethical leadership and firm performance: Mediating role of ethical and procedural justice climate. Journal of Business Ethics, 129(1), 43-57.
Schneider, B., Ehrhart, M. G., & Macey, W. H. (2013). Organizational climate and culture. Annual review of psychology, 64, 361-388.
McClelland, D. C. (1973). Testing for competencies rather than intelligence American Psychologist. Internet][Consultado el 03 de diciembre del 2018. Disponible en: https://rieoei. org/historico/deloslectores/Maura. PDF].
Levy, P. E., & Williams, J. R. (2004). The social context of performance appraisal: A review and framework for the future. Journal of management, 30(6), 881-905.
Leuven, E., Oosterbeek, H., Sloof, R., & Van Klaveren, C. (2005). Worker reciprocity and employer investment in training. Economica, 72(285), 137-149.
Irigaray, H. A. R., Paiva, K. C. M. D., & Goldschmidt, C. C. (2017). Organizational resilience: a proposition of an integrated model and research agenda. Cadernos EBAPE. BR, 15(SPE), 390-408.
Hiltrop, J. M. (1999). The quest for the best: human resource practices to attract and retain talent. European Management Journal, 17(4), 422-430.
Harris, L. C., & Ogbonna, E. (2001). Strategic human resource management, market orientation, and organizational performance. Journal of business research, 51(2), 157-166.
Goleman, D. (2012). Emotional intelligence: Why it can matter more than IQ. Bantam.
Ghasabeh, M. S., Soosay, C., & Reaiche, C. (2015). The emerging role of transformational leadership. The Journal of Developing Areas, 49(6), 459-467.
Fletcher, C. (2001). Performance appraisal and management: The developing research agenda. Journal of Occupational and organizational Psychology, 74(4), 473-487.
Dries, N., Vantilborgh, T., & Pepermans, R. (2012). The role of learning agility and career variety in the identification and development of high potential employees. Personnel Review.
Draganidis, F., & Mentzas, G. (2006). Competency based management: a review of systems and approaches. Information management & computer security.
DeNisi, A. S., & Pritchard, R. D. (2006). Performance appraisal, performance management and improving individual performance: A motivational framework. Management and organization review, 2(2), 253-277.
De Vos, A., De Hauw, S., & Van der Heijden, B. I. (2011). Competency development and career success: The mediating role of employability. Journal of vocational behavior, 79(2), 438-447.
Cravens, K. S., Oliver, E. G., & Stewart, J. S. (2010). Can a positive approach to performance evaluation help accomplish your goals?. Business Horizons, 53(3), 269-279.
Collings, D. G., & Mellahi, K. (2009). Strategic talent management: A review and research agenda. Human resource management review, 19(4), 304-313.
Boyatzis, R. E., Goleman, D., & Rhee, K. (2000). Clustering competence in emotional intelligence: Insights from the Emotional Competence Inventory (ECI). Handbook of emotional intelligence, 99(6), 343-362.
Bjornberg, L., DellCioppia, S., & Tanzer, K. (2002). Training and development: Best practices. Public Personnel Management, 31(4), 507-516.
Bettis-Outland, H. (2012). Decision-making's impact on organizational learning and information overload. Journal of Business Research, 65(6), 814-820.
Becker, B., & Gerhart, B. (1996). The impact of human resource management on organizational performance: Progress and prospects. Academy of management journal, 39(4), 779-801.
Bastiani, V., & Gutierrez, R. (2016). Ambidestria organizacional e gestão de processos: Uma revisão integrada da literatura. In Congresso Nacional de Excelência em Gestão & INOVARSE (Vol. 3, pp. 1-22).
Avolio, B. J., & Bass, B. M. (1995). Individual consideration viewed at multiple levels of analysis: A multi-level framework for examining the diffusion of transformational leadership. The leadership quarterly, 6(2), 199-218.
Authors:
Reference: null
Year:
Informação Financeira e Tomada de Decisões
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias.
2. Distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro.
3. Explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas empresas de social media.
4. Explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas empresas de social media.
5. Explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas empresas de social media.
1 - Negócio, Dinâmica e Decisões de Negócio
1.1. Literacia financeira: das finanças pessoais às finanças de um negócio
1.2. Negócio, atividades e decisões: o triunvirato FIO
1.3. O sistema de informação contabilístico-financeiro
1.4. O triunvirato FEM: posição financeira, económica e monetária
1.5. Relatórios financeiros
2 - Saúde Financeira e Decisões de Financiamento e Investimento
2.1. Conceitos fundamentais
2.2. Decisões de financiamento e investimento e impacto na posição financeira
2.3. Relatório e métricas da posição financeira
3 - Geração de Lucro e Decisões Operacionais
3.1. Conceitos fundamentais
3.2. Decisões operacionais e impacto na posição económica
3.3. Relatório e métricas da posição económica
4 - Geração de Dinheiro e Decisões de Negócio
4.1. Conceitos fundamentais
4.2. Decisões de negócio e impacto na posição monetária
4.3. Relatório e métricas da posição monetária
4.4. Visão integrada: decisões de negócio e relatórios financeiros
Duas modalidades de avaliação:
1. Avaliação ao longo do semestre:
- Casos individuais e/ou em grupo (temáticos): 10%
- Trabalho de grupo, com eventual discussão oral: 30%.
- Teste individual escrito: 60%
Requisitos:
- Execução dos casos e trabalhos de avaliação.
- Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos de avaliação.
- Nota mínima de 8 valores no teste individual escrito.
Assiduidade:
- Não existe assiduidade mínima.
2. Avaliação por exame:
- Exame individual escrito: 100%.
Defesa de nota: eventual defesa de nota, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores, em qualquer das modalidades.
Title: 1. Libby, R., Libby, P. and Hodge, F. (2023), Financial Accounting, 11ª Ed., McGraw Hill.
2. Lourenço, I., et al., (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos (3ª Ed.), Lisboa: Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2023), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 4ª Ed., Lisboa: Sílabo.
2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2020), O Controlo de Gestão, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Gestão de Novos Media
O objectivo desta UC é habilitar os alunos para o desenvolvimento de investigação empírica que teste hipóteses científicas no âmbito das Ciências da Comunicação e da Comunicação assim como das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A elaboração da dissertação permitirá integrá-los, como participantes activos, na comunidade científica e reforçará a sua capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular hipóteses de investigação - Reunir a literatura adequada - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses - Redigir um artigo científico e um poster.
Em estreita ligação com o orientador da investigação, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação.
A dissertação será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Title: Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London
Silverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, Sage
Picard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: Routledge
Creswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,Sage
Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford
Capucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/ME
Bryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUP
Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity Press
Babbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp.
Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion
Anderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projeto em Gestão de Novos Media
O objectivo desta UC consiste em preparar os alunos para o desenvolvimento de um projecto aplicado. Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado. A preparação, condução e escrita de um projecto permitir-lhes-á avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo das Ciências da Comunicação e da Cultura assim como das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. O aluno deverá ser capaz de: - Identificar, em termos de investigação, um problema detectado no universo da comunicação, da cultura e das tecnologias de informação e comunicação ; - Reunir literatura e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses; - Escolher as metodologias de análise mais apropriadas; - Analisar resultados da intervenção; - Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes associados às áreas em questão.
No início desta unidade curricular, os alunos escolherão um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador com a ajuda do qual deverão: - Enquadrar cientificamente o problema escolhido - Reunir literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório
O trabalho de projeto será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluído e se encontra em condições de ser apresentado e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Title: Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London
Silverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, Sage
Picard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: Routledge
Creswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,Sage
Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford
Capucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/ME
Bryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUP
Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity Press
Babbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp.
Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion
Anderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado;
OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico;
OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:
a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);
b) Enquadramento do local do estágio;
c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)
d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado
e) Bibliografia
A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Title: - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books
- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO
- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press
- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Objetivos
Diferenciando-se pela importância conferida às abordagens e métodos que se centram nos media digitais, o presente mestrado tem como principais objetivos a formação especializada e o conhecimento e investigação nos domínios da gestão e marketing dos novos media. Ao fornecer as competências técnicas e enquadramentos conceptuais necessários ao exercício profissional na gestão de novos media, este curso procura aliar uma vertente pragmática assente na exploração das potencialidades do digital com o rigor académico inerente à tradição do pensamento crítico sobre os media.
- Desenvolvimento de competências profissionais, de estudo e de inovação em assuntos relacionados com o design, gestão e marketing dos media digitais.
- Familiaridade com modelos de gestão e de negócio praticados no âmbito das indústrias criativas dos media.
- Aplicação de conceitos teóricos a estudos de caso com uma dimensão prática.
- Reflexão estratégica sobre os desafios que as empresas experimentam na gestão de dados cada vez mais volumosos.
Dissertação / Trabalho de Projeto
A aprovação no Mestrado em Gestão de Novos Media está dependente da apresentação de uma dissertação ou de um trabalho de projeto. Atendendo à proximidade do curso com a prática e experiência profissionais, o trabalho de projeto é habitualmente encorajado, permitindo que se aposte no desenvolvimento sustentado de propostas que visem melhorar a qualidade dos serviços fornecidos nesta área.
Acreditações