Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
7.000
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Avançada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia e Desenvolvimento Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Financeira da Empresa
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Inovação em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Logística e Cadeia de Abastecimento
6.0 ECTS
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Unidade Curricular em Tpo | 6.0 |
Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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2º Ano | ||
Seminário de Investigação em Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Gestão
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projecto em Gestão
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Aplicar a análise exploratória, inferencial e multivariada de dados a problemas concretos do domínio empresarial.
ProgramaCP1: Análise exploratória preliminar dos dados
CP2: Amostragem e reamostragem (Vd Obs. 1)
CP3: Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos (Vd Obs. 2)
CP4: Análise em Componentes Principais
CP5: Análise de agrupamento: Método Hierárquico (de Ward) e não hierárquico (K-Médias)
CP6: Regressão Linear Múltipla (Vd Obs. 3)
Regime de avaliação: periódica ou por examePeriódica: Prática, em grupo: 40% + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0Por exame: Prática, individual: 40% + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0
Bibliografia1) Field, A. Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 4th ed., SAGE, 20182) Hair Jr, J. et al., Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, PEARSON, 2014.3) Mazzocchi, M. Statistics for Marketing and Consumer Research, SAGE, 2008.4) Newbold, P. et al., Statistics for Business and Economics, 8th ed, PEARSON, 2013
Bibliografia Opcional1) Vicente, P., Cardoso, M., Apontamentos de apoio à UC de Análise de Dados do Mestrado de Gestão, 2022/232) Maroco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6ª ed., ReportNumber, 20143) Laureano, R., Botelho, M.C., SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo, 2010.4) Laureano, R., Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo, 2011.5) Reis, E., Estatística Multivariada Aplicada, 2ª ed., Edições Sílabo, 20016) Reis, E., Melo, P., Andrade, R., Calapez, T., Estatística Aplicada, vol. 2, 5ª ed., Edições Sílabo, 2003.
O objectivo do curso é que os estudantes saibam aplicar as normas internacionais de relato financeiro a operações económicas das empresas, e que saibam analisar a informação financeira da empresas na tomada de decisões.
Programa1. Relato financeiro internacional
2. Demonstrações financeiras
3. Reconhecimento de réditos
4. Ativos e passivos financeiros
O sistema de avaliação é periódico e inclui os seguintes elementos: trabalhos/casos (40%) + teste individual escrito (60%)Para aprovação no curso os estudantes devem cumprir todos os seguintes requisitos: (i) avaliação minima no teste e nos trabalhos de 7,5 valores; (ii) nota final minima de 10 valores; (iii) assiduidade minima a 2/3 das aulas.Os alunos não aprovados no regime anterior, assim como os alunos que se apresentem para melhoria de nota, serão avaliados em exame de 2ª época ou exame de época especial. A aprovação neste regime é obtida através de exame individual escrito (100% da nota final), com nota minima de 10 valores.
BibliografiaInternational Financial Reporting and Analysis (2020) by David Alexander, Ann Jorissen, Martin Hoogendoorn, Carien van Mourik, Collette Kirwan. Cengage, 8th edition (ebook version). ISBN 9781473766853
Bibliografia OpcionalIASB - International Financial Reporting Standards
O objetivo da disciplina de Estratégia e Desenvolvimento Empresarial é apresentar perspectivas, conceitos e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, com especial foco nas capacidades dinâmicas e o seu papel em diferentes fases e componentes da gestão estratégica.
Programa1. Fundamentos de estratégia
2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências
3. Análise interna da organização
4. Análise da envolvente externa
5. Estratégias de negócio
6. Estratégias corporativas
7. Implementação da estratégia
8. Controlo estratégico.
Opção 1 (Avaliação Contínua)i. Teste Escrito Individual 50%ii. Trabalho de Grupo 40%iii. Relatório do Seminário 10%Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 na frequência e em cada uma das componentes da avaliação contínua.Opção 2 (Exame Final)Aprovação: 10 valores ou superior
BibliografiaBarney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley.Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education.Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.
Bibliografia OpcionalBreznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170.Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121.Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250.Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133.Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858.Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533.
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de entender e formular a estratégia financeira de uma empresa.
ProgramaI Financiamento, Crescimento e criação de valor
a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio
b) O financiamento da empresa em crescimento
c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável
d) Fontes de capital
II Mercados de capitais próprios
a) Private equity
i) Friends, Fools & Family
ii) Business Angels
iii) Capital de risco
b) Mercados públicos de acções
i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios
ii) Ofertas públicas iniciais (IPO)
iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências
iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO
v) Ofertas maduras
c) Warrants e convertíveis
III Mercados de capitais alheios
a) Opção entre mercados públicos e privados
b) Obrigações
c) Dívida intermediada
d) Locação financeira
IV Gestão Estratégica do Risco
a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor
b) Gestão da exposição ao risco
c) Aspectos organizacionais
Processa-se em duas épocas: Normal (1ª) e de Recurso (2ª). Na 1ª Época, os alunos que optem pela avaliação periódica, terão de ter uma assiduidade mínima de 2/3 e serão avaliados mediante:a) Um trabalho de grupo (máximo de 5 elementos), com ponderação de 50%. b) Um exame final que abarca toda a matéria com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 7.5 valores;Obterão aprovação os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
BibliografiaBrealey, Myers and Allen, Principles of Corporate Finance, 9th edition, Mcgraw-Hill
Bibliografia OpcionalDamodaran, Applied Corporate Finance, 4th edition, Wiley
Os alunos deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo
Os alunos deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes
Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão.
Principais conteúdos:
1) A organização orientada para o cliente
2) STP aplicado a casos reais
3) Marcas, DNP e Inovação
4) Comunicações de marketing (Inbound e Outbound)
5) Reputação organizacional e competitividade
6) Competitividade das empresas, agregação de valor e o marketing nas exportações
Avaliação periódica: Trabalho individual (50%). Exame (50%). Nota final mínima de exame 10. Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 1 época de exame com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso.."Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"
Bibliografia- Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey. - Material de apoio disponibilizado/ Course Material provided
Bibliografia Opcional-Ferrel, O.C. and Hartline, M.D. (2011) Marketing Strategy, 5th. Edition. South-western Cengage Learning: Mason
Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão ser capazes de explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência empírica disponível sobre este tópico e conceber estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes condições e contextos organizacionais e institucionais.
ProgramaCP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance
CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal
CP3. O modelo AMO
CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional
CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, mindfulness organizacional; aprendizagem organizacional
CP6. GRH no contexto das fusões, aquisições e reestruturações
CP7. O futuro do trabalho: desafios para a GRH
A avaliação periódica implica: um trabalho individual (60%); um trabalho de grupo (40%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenham uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
BibliografiaGittell, J. (2011). New direction for relational coordination theory. In Cameron & Spreitzer (Eds), The Oxford handbook of positive organizational scholarship. Oxford University Press.Gratton, L. and Truss, C. (2003). The three-dimensional people strategy: Putting human resources policies into action. The Academy of Management Executive, 17, 3, 74-86. Guest, D. E. (2017). Human resource management and employee well-being: towards a new analytic framework. Human Resource Management Journal, 27(1), 22-38.Pfeffer, J. (2005) Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106.Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons. Wirtz, W. (2020). Organizational ambidexterity: cost-effective service excellence, service robots, and artificial intelligence. Organizational Dynamics, 49, 3, 1-9.
Bibliografia OpcionalBhamra, R., Dani, S., and Burnard, K. (2011). Resilience: The concept, a literature review and future directions. International Journal of Production Research, 49, 18, 5375-5393.Birkinshaw, J. and Gibson, C. (2004). Building ambidexterity into an organization. Sloan Management Review, Summer, 47-55. Birkinshaw, J., Zimmerman, A., and Raisch, S. (2016). How do firms adapt to discontinuous change? California Management Review, 58, 4, 36-58. Bolton, R.E., Logan, C., & Gittell, J.H. (2021). Revisiting relational coordination: A systematic review. The Journal of Applied Behavioral Science, 57, 290 - 322.Boon, C., Den Hartog, D. N., & Lepak, D. P. (2019). A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of Management, 45(6), 2498?2537. Cooke, F. L., Xiao, M., & Chen, Y. (2020). Still in search of strategic human resource management? A review and suggestions for future research with China as an example. Human Resource Management. https://doi.org/10.1002/hrm.22029.Campion, M. A., Guerrero, L. and Posthuma, R. (2011). Reasonable human resource practices for making employee downsizing decisions. Organizational Dynamics, 40, 174-180. Crossan, M., Lane, H., and White, R. (1999). An organizational learning framework: From intuition to institution. Academy of Management Review, 24, 3, 522-537. Hermans, M., & Ulrich, M. D. (2021). How symbolic human resource function actions affect the implementation of high?performance work practices: The mediating effect of influence on strategic decision?making. Human Resource Management Journal, 31(4), 1063-1081. Hill, S. and Birkinshaw, J. (2014). Ambidexterity and survival in corporate venture units. Journal of Management, 40, 7, 1899-1931. Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267. Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294.Lengnick-Hall et al. (2011). Developing a capacity for organizational resilience through strategic HRM Human Resource Management Review, 21, 243-255. O?Reilly III and Tushman, M. (2008). Ambidexterity as a dynamic capability: Resolving the innovator?s dilemma. Research in Organizational Behavior, 28, 185-206. Schneider, B. Macey, W. H., and Young, S. A. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132.Schuler, R. and Jackson, S. (1987). Linking competitive strategies with human resource management practices. The Academy of Management Executive, 1, 3, 207-219. Seo, M-G. and Hill, N. S. (2005). Understanding the human side of merger and acquisition: An integrative framework. The Journal of Applied Behavioral Science, 41, 1, 422-443.Stokes, P., Smith, S., Wall, T., Moore, N., Ward, T., Rowland, C., & Cronshaw, S. (2019). Resilience and the (micro-)dynamics of organizational ambidexterity: implications for strategic HRM. International Journal of Human Resource Management, 30(8), 1287?1322.Thusman, M., Smith, W, and Binns, A. (2011). The ambidextrous CEO. Harvard Business Review, June, 75-80. JournalsHuman Resource Management Review The International Journal of Human Resource ManagementHuman Resource Management Journal
O objetivo geral desta UC é o desenvolvimento de uma perspectiva sustentável, integrada e holística da Gestão da Cadeía de Abastecimento, no âmbito de um quadro conceptual suportado por técnicas, modelos e ferramentas da Logística para a análise e melhoria dos respectivos processos de negócio
ProgramaCP1: Conceitos e fundamentos da cadeia de abastecimento
CP2: Gestão dos materiais independentes
CP3: Estratégia e concepção da cadeia de abastecimento
CP4: Abordagem dos processos à Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP5: Sistemas baseados na Internet
CP6: Gestão de risco na Gestão da Cadeia de Abastecimento
OPÇÃO 1: Avaliação contínua ao longo do semestrea)Trabalho de grupo (apresentação e relatório): 40%b)Participação em aula medida pela assiduidade do FENIX: 10%Varia linearmente de 100% (2 valores) até 66,7% (mínimo)c)Teste final: 50%Assiduidade: Mínima de 2/3Classificações mínimas: 8.5 valores (trabalho grupo e teste)Nota final de passagem (mínima): 10 valoresOPÇÃO 2: Exame no final do semestreExame final: 100%Nota final de passagem (mínima): 10 valores
BibliografiaChristopher, M. (2023) Logistics & Supply chain Management, 6th Ed., PearsonChopra, S. (2019). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson.Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2020) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 13th Edition, PearsonKrajewski, L. & Malhotra, M. (2022) Operations Management - processes and supply chains, 13th Edition, PearsonRichards, G. (2022) Warehouse Management - The Definitive Guide to Improving Efficiency and Minimizing Costs in the Modern Warehouse, 4th Ed., Kogan Page, GB.Rushton, A. & Croucher, P. (2022) The Handbook of Logistics and Distribution Management: Understanding the Supply Chain, 7th Ed., Kogan Page, GB.Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022) Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA. Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021) Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK.
Bibliografia OpcionalCar, Tomislav; Pilepi?, Ljubica e ?imuni?, Mislav, (2014). ?Mobile technologies and supply chain management: Lessons for the hospitality industry?. Tourism and Hospitality Management, 20 (2), pp. 207-219.Dale S. Rogers, Douglas M. Lambert, Keely L. Croxton, Sebastián J. García Dastugue, (2002) ?The Returns Management Process?. The International Journal of Logistics Management, 13(2), pp.1-18. Garc?a-Dastugue, Sebastián J. e Lambert, Douglas M., (2003). ?Internet-enabled coordination in the supply chain?. Industrial Marketing Management, 32 (3), pp. 251-263.Giménez, Cristina e Lourenço, Helena R., (2008). ?e-SCM: internet?s impact on supply chain processes?. The International Journal of Logistics Management, 19 (3), pp. 309-343.Govindan, K, Popiuc, M., Diabat A. (2013) Overview of coordination contracts within forward and reverse supply chains. Journal of Cleaner Production, 47, pp. 319-334Handfield, R. B., Krause, D. R., Scannell, T. V., & Monczka, R. M. (2006). ?Avoid the pitfalls in supplier development?. Supply Chains and Total Product Systems: A Reader, 58.Huynh, Minh Q. e Chu, Hung W., (2010). ?Exploring the open-source ERP alternative for teaching business process integration in supply chain management?. Academy of Information and Management Sciences, 14 (1), pp.103-9.J.C. Carvalho (2010) Logística e Cadeia e Abastecimento, Edições Sílabo, Portugal.KL Croxton, SJ Garcia-Dastugue, DM Lambert, DS Rogers, (2003). ?The Manufacturing Flow Management Process?. The International Journal of Logistics Management, 14 (2), pp.33-52. Kraljic, P. (1983). ?Purchasing must become supply management?. Harvard business review, 61(5), pp.109-117.Lambert, D., Stock, J. R., Ellram, L. M., & Grant, D. (2006). Fundamentals of Logistics Management: First European Ed. McGraw-Hill.Lambert, Douglas M., (2010). ?Customer relationship management as a business process?. Journal of Business & Industrial Marketing, 25 (1), pp. 7-8.Lee, H., Padmanabhan, V. and Whang, S. (1997). ?The bullwhip effect in supply chains?. SMR, Spring, pp.93-102Liu, H.; Ke,W.; Wei, K.; Gu, J. e Chen, H., (2010). ?The role of institutional pressure and organizational culture in the firm?s intention to adopt internet-enabled supply chain management systems?. Journal of Operations Management, 28 (5), pp. 372-84.Mollenkopf, Diane; Russo, Ivan; Frankel, Robert, (2007). ?The returns management process in supply chain strategy?. The International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 37 (7), pp.568-592.Monczka, R. M., & Morgan, J. (1997). ?What?s wrong with supply chain management?. Purchasing, 122(1), pp.69-73.Monczka, R. M., & Morgan, J. (1998). ?What will happen and what you should know?. Purchasing Magazine, pp.78-85.Monczka, R. M., & Morgan, J. P. (2000). ?Outsourcing: key to many competitive battles?. Purchasing, 129(3), pp.85-91.Monczka, R. M., (1997). ?How to make them work!? Purchasing, 122(8).Monczka, R., & Morgan, J. P. (1996). ?Supplier integration: a new level of supply chain management?. Purchasing, 120(1), pp.110-113.Monczka, R., Handfield, R. & Trent, R. (2005). Purchasing and Supply Chain Management, South-Western College Pub, USA.
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
- Saber diferenciar: uma Dissertação, um Projecto Empresa, um Caso Pedagógico e um Plano de Negócios;
- Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição de uma posição de pesquisa
- Perceber as implicações metodológicas da escolha da "Filosofia da Ciência"
- Saber como seleccionar um problema de investigação e rever a literatura
- Saber como escrever uma proposta de investigação e um projecto de tese
CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação
Fases de investigação
Revisão de literatura
Formulação do problema
Definição de objectivos de investigação
Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de Dados
Técnicas de recolha de dados
Tratamento de informação secundária
Investigação em ambiente organizacional
CP4. Organização e redacção do relatório
- Participação em aula - 20%- Projecto de Tese - 80%A nota mínima de aprovação é 10.
BibliografiaGravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann (2022) - Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 6th Edition.Privitera, Gregory (2019) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 3rd edition.
Bibliografia OpcionalThomas, Gary (2016) How to do your study, SAGE, 2th edition
1. Definir um problema científico e a sua pertinência
2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação
3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Avaliação:- Apresentação escrita da dissertação- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Bibliografia- Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press- Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall- Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.- Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.- Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
Bibliografia OpcionalOptativas recomendadas
Objetivos
O Mestrado em Gestão apresenta-se como uma opção de continuidade de estudos para todos os licenciados em gestão ou com formação afim e tem como objetivos gerais:
Objetivo 1 - Comunicar eficazmente por escrito incluindo os seguintes aspectos: produzir um documento escrito bem estruturado; identificar claramente e comunicar as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito; exprimir claramente a ligação entre argumentos teóricos e questões práticas específicas; resumir efetivamente ideias e conclusões.
Objetivo 2 - Comunicar oralmente de forma eficaz incluindo os seguintes aspectos: selecionar o formato apropriado para um determinado apresentação; demonstrar confiança que a comunicação foi bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.
Objetivo 3 - Desenvolver competências de pensamento crítico incluindo os seguintes aspectos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater racionalmente as questões éticas nos negócios e gestão; analisar as questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem suportadas.
Objetivo 4 – Compreender os papéis da gestão geral e da gestão estratégica nas organizações, incluindo os seguintes aspectos: compreender e avaliar o papel da estratégia e da gestão estratégica nas organizações, compreender o papel das finanças, do marketing e da logística no processo estratégico.
Objetivo 5 – Compreender o papel-chave da GRH na valorização das pessoas como atores principais nas organizações, incluindo o seguinte aspecto: compreender assuntos estratégicos de RH na construção de uma organização de alto desempenho
Acreditações