Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Introdução à Ciência Política
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Economia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Sociologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microssociologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria Política: Clássicos e Modernos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Pensamento Crítico
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Estatística Inferencial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macrossociologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria Política: Contemporâneos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Econometria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estados e Mercados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
História do Capitalismo e da Democracia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Políticos Comparados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sociologia da Globalização
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Leituras em Política, Economia e Sociedade I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Leituras em Política, Economia e Sociedade II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projeto
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Ciência Política
Compreender o objeto e objetivo da ciência política;
Conhecer as instituições políticas;
Compreender as principais características dos regimes políticos;
Desenvolver competências analíticas e de investigação, assim como capacidades de comunicação e organização.
1. O que é a política? O que é ciência política? Porque e como se faz ciência política?
a. Objeto e objetivos
b. Conceções de poder
c. Perspetiva histórica
d. Subdisciplinas
e. Metodologias
f. Interdisciplinaridade e interseccionalidade
g. Comunicação em ciência política
2. Desafios em ciência política
a. Participação na política
b. Igualdade e diversidade
c. Está a democracia em crise?
d. Emergência climática
e. Governança digital
1.ª época
Discussões e trabalhos propostos em contexto de sala de aula (análise de textos; apresentações; estudos de caso; simulações) – 30%
Mini-testes – 30%
Trabalho final – 40%
Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10
2.ª época
Teste final – 100%
Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10
3.º época
Teste final – 100%
Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10
Title: Fraser, Nancy, “Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy”. Social Text, 25/26, pp.56-80., 1990, -, -
Schmitter, Philippe C & Karl, Terry Lynn, “What Democracy Is... and Is Not”. Journal of Democracy, 2-3: 75–88., 1991, -, -
Bermeo, Nancy, "On Democratic Backsliding”, Journal of Democracy, 27-1: 5-19, 2016, -, -
Rhodes, R. A. W., Binder, Sarah A & Rockman, Bert A., The Oxford Handbook of Political Institutions. Oxford. Oxford University Press., 2006, -, -
Ganis, Richard, Politics from A to Z. Berkeley. Zephiros Press., 2015, -, -
Clark, William Roberts, Golder, Matt & Golder, Sona Nadenichek, Principles of Comparative Politics. Los Angeles. CQ Press., 2013, -, -
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução à Economia
A. Conhecimento e compreensão das principais teorias e métodos da Ciência Económica
- Introdução aos principais conceitos da teoria económica
- Conhecimento sobre as relações entre a Economia e outras ciências
B. Aplicação de conhecimentos
- Capacidade de mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos problemas económicos, de usar as fontes bibliográficas da especialidade e de articular diferentes abordagens na resolução de problemas concretos
C. Capacidade de análise e avaliação
- Capacidade de análise crítica e de construção de argumentação própria
D. Competências de Comunicação
- Capacidade de trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns
- Capacidade de comunicação oral e escrita
E. Competências de Aprendizagem
- Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal ou em grupos
- Capacidade de desenvolvimento de níveis mais especializado de aprendizagem
- Motivação para aprender ao longo da vida
1. A ciência económica
2. Os sistemas económicos
2.1. Famílias
2.2. Empresas
2.3. Bancos
2.4. Estado
2.5. Relações internacionais
2.6. Interdependências e crises
3. Conceitos e categorias fundamentais da Economia
3.1. Bens, serviços, mercadorias
3.2. Contabilidade Nacional
3.3. Preços, inflação e deflação
3.4. Stocks e fluxos
3.5. Causalidade e correlação
3.6. Atividade, emprego, desemprego
3.7. Balança de Pagamentos
3.8. Produtividade e competitividade
3.9. Orçamento do Estado e dívida pública
4. Dinâmicas de mercado e instituições
4.1. Mercados de trabalho
4.2. Mercados financeiros
Avaliação ao longo do semestre:
- Quatro mini-testes individuais (20%)
- Um teste intermédio em ambiente de aula (20%)
- Debates em grupo: entrega de texto e apresentação de uma posição (20%)
- Participação (10%)
- Um teste final (30%)
É requerido um mínimo de 8 valores em cada um dos elementos da avaliação. É exigida uma assiduidade mínima em 3/4 das aulas.
Avaliação por exame final: Prova escrita individual (100%)
Quem desejar fazer por Avaliação final deve informar o docente até dia 4 de outubro, caso contrário assume-se que participará na avaliação ao longo do semestre.
Title: The Core Team, The Economy (https://www.core-econ.org/the-economy/)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor.
Louçã, F & Mortágua, F. (2021). Manual de Economia Política. Lisboa: Bertrand.
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução à Sociologia
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de:
OA1: Compreender o objeto da sociologia e as suas principais bases epistemológicas e de investigação científica;
OA2: Conhecer as principais teorias e conceitos da sociologia;
OA3: Identificar e analisar temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea;
OA4: Desenvolver competências interpretativas de textos sociológicos e de dados empíricos;
OA5: Investigar, de modo exploratório, elementos ilustrativos de problemáticas sociológicas.
CP1. Para que serve a ciência sociologia e como funciona?
CP2. Quais são os obstáculos ao conhecimento sociológico?
CP3. Porque precisamos das teorias sociológicas?
CP4. Quais são os conceitos fundamentais da sociologia?
CP5. Porque é que existem desigualdades sociais?
CP6. Vale a pena convivermos uns com os outros?
CP7. O que é que a sociologia nos ensina sobre a saúde?
CP8. A educação importa para quê?
CP9. Porque é que trabalhamos?
CP10. As sociedades precisam da democracia?
CP11. Caminhamos para sociedades mais desenvolvidas?
Avaliação ao longo do semestre:
a) Teste escrito individual (30%)
b) 7 mini-testes semanais sobre a leitura fundamental para cada aula (35%).
c) Mini-investigação coletiva apresentada em aula (20%).
d) Participação nas aulas de debates (15%).
Todos os elementos avaliativos implicam uma nota mínima de 8 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final)
Critérios de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
Title: Almeida JF (1995), Introdução à Sociologia, U. Aberta, 13-33.
Appelrouth S, Edles LD (2008), Classical and Contemporary Sociological Theory, Pine Forge, 1-20.
Costa AF (2001), Sociologia, Difusão Cultural, 13-28.
Calhoun C et al. (2022), Degenerations of Democracy, Harvard, 18-47.
Danermark B et al. (2002), Explaining Society, Routledge, 115-149.
Gallie D (2017) The Quality of Work in a Changing Labour Market. Social Policy Administration, 51, 226–243.
Giddens A (2009), Sociology, Polity Press.
Lamont M (2023), Seeing Others, One Signal Publishers/Atria, 139-154, 155-165.
May T (2001), Social Research, Open University Press, 28-45.
Scott J (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, Edward Elgar, 1-28.
Scott J (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge University Press, 144-175, 176-213.
Silva AS e Pinto JM (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, 29-53.
Therborn G (2013), The Killing Fields of Inequality, Polity Press, 48-67.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 1. Bastow S, Dunleavy P, Tinkler J (2014), The Impact of Social Sciences, 31-64.
2. Costa AF et al. (2014), Percursos de Estudantes no Ensino Superior, Mundos Sociais, 5-31, 203-209.
3. Hall P and Lamont M (2009), Successful Societies: How Institutions and Culture Affect Health, Cambridge University Press, 23-52, 82-103.
4. Korsnes et al. (2018), New Directions in Elite Studies, Routledge, 297-315.
5. Nowotny H et al. (2010), The Public Nature of Science under Assault, Springer, 1-27.
6. Putnam R (2020), The Upswing, Simon and Schuster, 109-162, 163-199.
7. Stiglitz J (2018), “The Welfare State in the Twenty-First Century”, in Ocampo JA, Stiglitz J (eds), The Welfare State Revisited, Columbia University Press, 3-37.
8. Therborn G (2020), Inequality and the Labyrinths of Democracy, Verso, 7-71.
9. Tilly C (2005), “Historical perspectives on inequality”, in M Romero and E Margolis (eds.), The Blackwell Companion to Social Inequalities, Blackwell, 15-30.
10. Viterna J and Robertson C (2015), “New directions for the sociology of development”, Annual Review of Sociology, 41, 243-269.
Serão ainda disponibilizados recursos multimédia, como vídeos, podcasts e artigos online, que irão complementar a bibliografia e enriquecer os conteúdos programáticos estudados.
Authors:
Reference: null
Year:
Matemática
No final desta UC o aluno deverá:
OA1: Dominar a linguagem vetorial e matricial para resolver sistemas de equações lineares, calcular e interpretar determinantes, valores próprios e vetores próprios, e estudar suas aplicações.
OA2: Compreender o conceito de limite e derivada, e interpretar e aplicar estes conceitos no estudo de funções.
OA3: Entender o conceito de integral definido e aplicar métodos de integração para calcular e interpretar áreas e outras aplicações matemáticas.
P1. Álgebra Linear
1.1. Sistemas de equações lineares
1.2. Matrizes e álgebra matricial
1.3. Determinantes
1.4. Valores próprios e vetores próprios
P2.Limites e Derivadas
2.1.Limite e continuidade de uma função
2.2.Derivadas e taxas de variação
2.3.Regra da cadeia
2.4.Derivação implícita
2.5.Aproximação linear e diferencias; polinómios de Taylor
2.6.Aplicações do Cálculo Diferencial
P3.Integrais
3.1.Introdução Cálculo Integral; primitivas
3.2.Técnicas de integração
3.3.Integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo, e integral indefinido
3.4.Aplicações do Cálculo Integral
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação ao longo do semestre: 1 mini-teste intercalar (10%) + 1 trabalho em grupo de 3-4 elementos (20%) + trabalho autónomo (10%) + 1 teste final na primeira data de exame (60%); é exigida nota mínima de 8 valores (escala 1-20) tanto no teste final como na média dos outros momentos de avaliação ao longo do semestre;
- Avaliação por exame (100%), em qualquer das épocas, com prova escrita individual.
- Poderá ser realizada uma avaliação oral complementar após qualquer momento de avaliação para validação da nota final.
Title: Stewart, James, Daniel K. Clegg, and Saleem Watson. Calculus. Cengage Learning, 2020.
Anton, Howard, Irl C. Bivens, and Stephen Davis. Calculus: early transcendentals. John Wiley & Sons, 2021.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Howard Anton, Chris Rorres, Algebra Linear com Aplicações, 10ª Edição, 2012, Bookman. ISBN: 9788540701694
James Stewart, Cálculo Volume 1. Tradução de 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. ISBN: 9781305272378
Knut Sydsæter, Peter Hammond, Arne Strøm & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Michael Hoy, John Livernois, Chris Mckenna, Ray Rees & Thanasis Stengos, Mathematics for Economics, 3rd edition, 2011, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. ISBN: 9780262516228
Boris Demidovich, Problemas e Exercícios de Análise Matemática, 2018, 978-8569853053,
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecerem e ficarem familiarizados com diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer um ciclo completo de análise dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de análise de dados com vista ao estudo de um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados, exemplos de aplicação
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formatos dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; estatística descritiva de dados e análise exploratória de dados
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e aprendizagem automática de modelos de dados
CP10. Métodos de avaliação dos modelos
CP11. Reporte e publicação de resultados
A avaliação na modalidade 'ao longo do semestre' resulta da efetivação de dois testes individuais : um teste intercalar e um outro no final do semestre (20% cada um) , e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) com elaboração de dois relatórios (20% cada um) e uma apresentação oral (20%) a efetuar pelo grupo e esta com classificação individual.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas (os alunos podem faltar 4 aulas em 12).
O Exame Final é um exame escrito, individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final, na época 1, 2 ou especial, quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Hadley Wickham, Mine Çetinkaya-Rundel, Garrett Grolemund, 'R for Data Science', 2nd Edition, O'Reilly Media, Inc. 2023.
Cole Nussbaumer Knaflic, 'Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals', John Wiley & Sons, Inc., 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Torgo, Luis. 'Data mining with R: learning with case studies' (2nd Edition), chapman and hall/CRC, 2016.
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline', O'Reilly, 2013.
T. W. Miller, 'Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?' O'Reilly, 2015.
Aggarwal, C. C. , 'Data mining: the textbook' (Vol. 1), Springer, 2015.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 'Data mining: concepts and techniques', Morgan Kaufmann, 2022.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, 'Practical Data Science Cookbook', Second Edition, Packt Publishing, 2017.
Authors:
Reference: null
Year:
Microeconomia
OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica.
OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento.
OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos.
OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência.
OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.
CP1. PARTE A: Microeconomia - Mercado neoclássico
- Introdução, princípios e modelos
- Mercado: procura, oferta, equilíbrio e eficiência
- Elasticidades
- Intervenção do Governo nos mercados
CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor
- Utilidades e Preferências
- Restrição orçamental e Maximização da utilidade
- Economia Comportamental
CP3. PARTE C: Teoria do Produtor
- Produção e Custos
- Produção e Lucros
CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado
- Concorrência Perfeita e a Curva de Oferta
- Monopólio
- Concorrência Monopolística
- Oligopólio e Introdução à Teoria dos Jogos
CP5. PARTE E: Falhas de mercado e Falhas do mercado
- Falhas de mercado e a realidade
- Externalidades, Bens públicos e Recursos de acesso comum
- Falhas do mercado
A avaliação decorre de uma das seguintes formas.
Regime A: Avaliação Periódica
- Quizzes semanais (25%)
- Teste intermédio (25%)
- Trabalho de grupo e apresentação (25%)
- Teste final (25%)
Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro momentos de avaliação.
Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Title: (Reflexão Crítica) - Hill, R., & Myatt, T. (2021), The Microeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker's Guide, Bloomsbury Publishing.
(Resumido) - Greenlaw, S., Shapiro, D. e Taylor. T. et al. (2017) Principles of Microeconomics 2e from OpenStax
(Aulas) - Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Louçã, F. e Mortágua, F. (2021), Manual de Economia Política, Lisboa: Bertrand.
Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill.
Chang, Ha-Joon (2014), Economics: The User’s Guide, Pelican.
Authors:
Reference: null
Year:
Microssociologia
(a) Aquisição de conhecimentos teóricos básicos nos planos da micro e mesossociologia ; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da micro e mesossociologia; (c) aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.
1. A teoria sociológica
1.1 Tipos de relações sociais: interação, grupos, sistemas
1.2 Dimensões da vida social: material e cultural
1.3 Modos de explicação: causal e funcional
2. Ação e interação
2.1 O conceito de ação social
2.2 Agentes, atores e interação
2.3 Processos de agregação
3. Ação racional e interação instrumental
3.1 Racionalidade e interesses
3.2 Racionalidade e crenças
3.3 A interação como troca
4. Ação interpretativa e interação simbólica
4.1 Interpretação normativa
4.2 Interpretação comunicacional
4.3 Interacionismo simbólico
5. Redes sociais
5.1 O conceito de rede social
5.2 Redes e capital social
5.3 Redes e confiança
6. Grupos sociais
6.1 O conceito de grupo social
6.2 Tipos e modos de relação com os grupos
6.3 Efeitos de grupo
A avaliação periódica consta de três elementos de avaliação: 1) dinamização de aulas por grupos de alunos, em formato de seminário de leitura de texto (35%); 2) ensaio escrito individual, com aplicação de duas microteorias sociológicas a um estudo de caso real (35%); 3) teste escrito individual (30%). A classificação final é a média simples da classificação dos três elementos. A nota mínima a obter em cada elemento de avaliação é de 8 valores. A avaliação final consiste num exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.
BibliografiaTitle: Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF.
Coleman, James S. (1990), Foundations of Social Theory, Cambridge (MA), Harvard University Press.
Collins, Randall (2005), Interaction Ritual Chains, Princeton University Press.
Kadushin, Charles (2012), Understanding Social Networks: Theories, Concepts, and Findings, Oxford, Oxford University Press.
Pires, Rui Pena (2014), "Modelo teórico de análise sociológica", Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II: Microdynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park (CA), Sage.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Blau, Peter (1964), Exchange and Power in Social Life, Nova Iorque, Wiley.
Cook, Karen S., e Richard M. Emerson (1978), "Power, Equity and Commitment in Exchange Networks", American Sociological Review, 43 (5), pp. 721-739.
Garfinkel, Harold (1967), Studies in Ethnomethodology, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall.
Habermas, Jürgen (1981, 1986), The Theory of Communicative Action, Cambridge, Polity Press.
Harrington, Brooke, e Gary Alan Fine (2000), "Opening the black box: small groups and twenty-first-century sociology", Social Psychology Quarterly, 63 (4), pp. 312-323.
Hechter, Michael (1987), Principles of Group Solidarity, Berkeley, University of California Press.
Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social: On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press.
Homans, George C. (1961), Social Behavior: Its Elementary Forms, Nova Iorque, Harcourt.
Merton, Robert K. (1970 [1968]), Sociologia: Teoria e Estrutura, São Paulo, Editora Mestre Jou.
Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, The Free Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Teoria Política: Clássicos e Modernos
Os principais objetivos de aprendizagem são:
1) Conhecer os fundamentos do pensamento político da antiguidade clássica Grega que vieram a informar a Teoria Política moderna,
2) Conhecer o pensamento dos primeiros autores liberais, sabendo distinguir as ideias que compartilham e as que os diferenciam,
3) Analisar a evolução do pensamento liberal que acompanha o desenvolvimento da sociedade industrial, particularmente no que concerne à relação entre os valores de igualdade e de liberdade.
4) Analisar os autores que fazem a crítica ao capitalismo e á sociedade liberal
Introdução: definição e distinção dos conceitos de filosofia, de ciência e de teoria. Relações entre a teoria e a realidade política e social.
1. Antecedentes clássicos da teoria política moderna: Platão e Aristóteles
2. Nicolo Maquiavel: realismo político e exercício do poder
3. Thomas Hobbes: a lógica do medo e o poder soberano
4. John Locke: o estado natural e os direitos do indivíduo
5. Montesquieu: moderação política e separação de poderes
6. Jean-Jacques Rousseau: cidadania e poder do povo
7. Benjamin Constant: liberdade dos antigos e liberdade dos modernos
8. Edmond Burke: conservadorismo liberal e tradição
9. Alexis de Tocqueville: igualdade e liberdade nas democracias modernas
10. Karl Marx e Friedricht Engels: dominação de classe e ordem política
11. John Stuart Mill: governo representativo e participação política
12. Max Weber: distribuição de poder e formas de dominação.
I - Avaliação contínua:
1) teste sobre os pontos 1 a 6 do programa (40% da nota final)
2) teste sobre os pontos 7 a 12 do programa (40% da nota final)
3) apresentação oral (trabalho de grupo) e participação - 20% da nota final.
Para obter aprovação é preciso: assistir a mais de 70% das aulas, fazer todos os momentos de avaliação, ter uma média ponderada igual ou superior a 9,5 valores.
II - Avaliação por exame final (100%)
Title: A Social History of Western Political Thought. London and New York. Verso Books.
Thinking Politics. Perspectives in Ancient, Modern and Postmodern Political Theory. London, Sage. 2nd edition.
As Grandes Obras Políticas de Maquiavel à Actualidade. Lisboa. Quimera.
História das Ideias Políticas, vol II, Coimbra, Almedina.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações.
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado?
CP2. Que direitos e deveres no mundo do trabalho?
CP3. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP4. Que tecnologias digitais estão a mudar o trabalho?
CP5. Que futuro para o trabalho?
CP6. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP7. Onde começa e termina a precariedade?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. Que transformação digital em Portugal?
Avaliação ao longo do semestre:
Cada estudante realiza uma Aula Invertida, que representa 20% da nota final.
Realização de um trabalho individual, representando 35% da nota final.
Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% da nota final (10% a apresentação de grupo e 25% o trabalho escrito).
Assiduidade e participação nas aulas, que representa 10% da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a ⅔ das aulas.
Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A média final dos vários elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): exame presencial, representando 100% da nota final, e nota mínima de 9,5.
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ✔ Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
✔ Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Springer.
✔ Cedefop (2022). Setting Europe on course for a human digital transition: new evidence from Cedefop’s second European skills and jobs survey, Publications Office of the European Union.
✔ Eurofound (2020), New forms of employment: 2020 update, Publications Office of the European Union.
✔ ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, International Labour Office.
✔ ILO (2019), Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. International Labour Office.
✔ Nowotny H (2021), “In AI we trust: how the Covid-19 Pandemic Pushes us Deeper into Digitalization”, Delanty G (ed.) (2021), Pandemics, Politics and Society, De Gruyter, 107-121.
✔ OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing.
✔ Wilkinson A, and Barry M (eds) (2021), The Future of Work and Employment, Edward Elgar.
✔ Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference: null
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Authors:
Reference: null
Year:
Pensamento Crítico
Obj de Aprendizagem
OA1: Explorar como o PC é essencial em decisões informadas, resolução de problemas e desenvolvimento de argumentos sólidos no contexto académico e profissional. Identificar situações onde é aplicado.
OA2: Estudar os componentes básicos de um argumento e como se combinam em argumentos complexos. Distinguir entre tipos de argumentos.
OA3: Desenvolver habilidades para decompor argumentos, analisando criticamente textos e discursos, identificando pontos fortes e fracos.
OA4: Aprender a identificar falácias lógicas e erros comuns do dia a dia. Reconhecer e corrigir erros em argumentos, melhorando a precisão do discurso.
OA5: Desenvolver critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos, considerando coerência, relevância, evidência e eficácia em diversos contextos.
OA6: Praticar a construção de argumentos sólidos em debates orais e textos escritos. Formular e apresentar argumentos claros e estruturados, adaptando-os ao público e contexto.
CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC)
• Aplicações do PC na vida académica e profissional
• Benefícios do PC para a tomada de decisões e resolução de problemas
CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão
• Diferença entre argumentos simples e complexos
• Ex de argumentos simples e complexos
CP3. Métodos de análise de argumentos
• Avaliação da validade das premissas
• Identificação de pressupostos e implicações
CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns
• Definição de falácias lógicas
• Tipos comuns de falácias (ex: apelo à autoridade, falsa dicotomia)
• Reconhecimento de falácias em discursos quotidianos
• Estratégias para evitar falácias
CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos
• Coerência, relevância e evidência
• Análise crítica de textos
CP6. Construção de Argumentos
• Criar argumentos sólidos e persuasivos
• Prática de construção de argumentos em diferentes contextos
CP7. Aplicações Práticas do PC
• Exercício de debate
A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos).
A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios:
Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 5%, participação 5%, debate 15% (total 25%)
TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15%
Trab. Final (60%)
– Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas
Épocas de Exames
Trabalho Escrito -100%
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Title: Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press
Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge.
Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva
Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass.
Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica.
Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking.
Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
Reference: null
Year:
Estatística Inferencial
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1 - compreender os conceitos fundamentais de estatística inferencial;
OA2 - calcular a dimensão de uma amostra;
OA3 - estimar e interpretar um intervalo de confiança;
OA4 - escolher o teste a usar em cada situação;
OA5 - aplicar e interpretar testes estatísticos;
OA6 - realizar o teste escolhido no software estatístico;
OA7 - saber reportar os resultados estatísticos num relatório;
OA8 - criar e analisar novas variáveis.
CP1. Conceitos básicos de estatística descritiva, estatística inferencial, probabilidades e distribuição normal
CP2. Estimação
CP2.1. Intervalos de confiança para a média e para a proporção
CP2.2. Determinação da dimensão da amostra
CP3. Testes de Hipóteses: testes paramétricos e testes não paramétricos
CP3.1. Teste t para uma amostra
CP3.2. Teste t /Mann-Whitney para duas amostras independentes
CP3.3 Anova a um factor/Kruskal-Wallis
CP3.4. Teste de independência do qui-quadrado
1) Avaliação ao longo do semestre:
a) Teste individual (55%).
b) Trabalho de grupo 1 - Análise descritiva (15%).
c) Trabalho de grupo 2 - Estimação (15%).
d) Trabalho de grupo 3 - Teste de Hipóteses (15%).
Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada um dos elementos de avaliação; b) classificação final mín. 10 valores c) É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Title: Laureano, Raul (2020) - Testes de Hipóteses e Regressão, Lisboa, Edições Sílabo.
Marôco, J. (2018) - Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ªed.), Pêro Pinheiro, ReportNumber.
Mehmet, M. and Jakobsen, Tor G. (2022). Applied Statistics Using Stata: A Guide for the Social Sciences (2nd ed.). SAGE Publications.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação.
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros.
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python.
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades intermédia.
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python.
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python .
OA7: Desenvolver projetos de programação.
CP1. Ambientes integrados de desenvolvimento. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados.
CP2. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operações lógicas, aritméticas e relacionais.
CP3. Estruturas de controlo.
CP4. Listas e matrizes (listas de listas).
CP5. Procedimentos e funções. Referências e parâmetros.
CP6. Objetos e classes de objetos.
CP7. Manipulação de ficheiros.
CP8: Interface Gráfica.
A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O estudante é avaliado de acordo com os seguintes parâmetros:
A1 (30% da nota final): Tarefas de Aprendizagem validadas pelos docentes, com nota mínima de 8 valores na média das tarefas. São 10 tarefas de aprendizagem e contam as 8 melhores notas.
A2 (70% da nota final): Projeto Obrigatório em Grupo (máximo 3 integrantes) com discussão teórico-prática (Entrega: 30%, Prático-oral: 40% com nota mínima de 8). O componente A2 possui nota mínima de 9,5 valores.
O estudante que não atingir nota mínima poderá fazer um Projeto Prático a 100% com discussão oral.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Title: Portela, Filipe, Tiago Pereira, Introdução à Algoritmia e Programção com Python, FCA, 2023, ISBN: 9789727229314
Sónia Rolland Sobral, Introdução à Programação Usando Python, 2a ed., Edições Sílabo, 2024, ISBN: 9789895613878
Nilo Ney Coutinho Menezes, Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes. Novatec Editora, 2019. ISBN: 978-8575227183
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
Authors:
Reference: null
Year:
Macroeconomia
OA1. Ser capaz de identificar as principais variáveis macroeconómicas e conhecer o modelo macroeconómico de curto-prazo (IS-LM), compreendendo a interação entre as variáveis macroeconómicas e as condições de equilíbrio dos mercados.
OA2. Compreender as dinâmicas do mercado de trabalho, da formação de preços e salários e as implicações para o equilíbrio dos mercados no médio prazo (modelo IS-LM-PC).
OA3. Compreender o papel que as expectativas nas decisões de consumo e investimento e as implicações para o modelo IS-LM.
OA4. Conhecer o modelo Mundell-Fleming e ser capaz de analisar e avaliar consequências de choques externos na actividade económica.
OA5. Compreender os mecanismos e avaliar consequências de medidas de política orçamental e monetária que influenciam a actividade das empresas.
CP1. PARTE 0/1: Macroeconomia - Modelo IS-LM (curto prazo)
- Introdução e breve história da Macroeconomia
- Mercado de bens (IS)
- Mercado monetário (LM)
- Modelo IS-LM
CP2. PARTE 2: Modelo IS-LM-PC (médio prazo)
- Mercado de trabalho
- Curva de Phillips e inflação
- Modelo IS-LM-PC
CP3. PARTE 3: Expectativas
- Papel das expectativas no consumo e investimento
- Modelo IS-LM com expectativas
CP4. PARTE 4: Economia aberta
- Economia aberta e taxas de câmbio
- Mercado de bens em economia aberta
- Modelo IS-LM em economia aberta
CP5. PARTE 5: Política económica
- Política orçamental
- Política monetária
A avaliação decorre de uma das seguintes formas.
Regime A: Avaliação Periódica
- Quizzes semanais (25%)
- Teste intermédio (25%)
- Trabalho de grupo e apresentação (25%)
- Teste final (25%)
Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro momentos de avaliação.
Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Title: Blanchard, Olivier (2021), Macroeconomics. 8th Edition. Pearson, Addison-Wesley.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Myatt, T. (2022). The Macroeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker’s Guide. Bloomsbury.
Louçã, F. & Mortágua, M. (2021). Manual de Economia Política. Bertrand.
null
null
Authors:
Reference: null
Year:
Macrossociologia
OA1. Aquisição de conhecimentos teóricos básicos no plano da macrossociologia;
OA2. Aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da macro e mesossociologia;
OA3. Aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.
1. Estrutura social
1.1 O conceito de estrutura social
1.2 Estrutura, sistema e estruturação
2. Estruturas materiais
2.1 Desigualdade e diferenciação
2.2 Classes e estratificação social
3. Estruturas culturais
3.1 Cultura na teoria sociológica
3.2 Estruturas de regulação e significação
3.3 Socialização: a estrutura incorporada
4. Poder e conflito
4.1 Poder e dominação
4.2 Tipos de Poder
4.3 Poder, conflito e resistência
5. Organizações
5.1 O conceito de organização na teoria sociológica
5.2 Estrutura e cultura organizacionais
5.3 Organização e poder
6. Mudança social
6.1 Mudança e evolução
6.2 Mudança e instituições sociais
6.3 Mudança e Movimentos Sociais
A avaliação ao longo do semestre consta de três trabalhos:
1) Um trabalho individual sobre as teorias da estrutura social, nos domínios material e cultural;
2) Um trabalho individual sobre as teorias do poder e das organizações;
3) Um trabalho em grupo com apresentação oral sobre o tema da mudança social.
A classificação final é a média simples da classificação dos três trabalhos. Para a manutenção em avaliação ao longo do semestre é necessária a obtenção da nota mínima de 9 valores em cada elemento de avaliação. É ainda exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova individual escrita, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação ao longo do semestre.
Title: Bourdieu, P. (1994), Distinction, London, Routledge Pub
Costa, A. F. a (2007), Sociologia, Coimbra, Quimera, 5ª. edição;
Demartis, Lucia (2020). Compêndio de Sociologia. Lisboa : Edições 70.
Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity.
Scott, John (2001), Power, Cambridge, Polity.
Scott, John (2011), Conceptualising the Social World: Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.
Sztompka, Piotr (1993), The Sociology of Social Change, Oxford, Blackwell.
Turner, B. S. (ed.) (1996 [2002]). Teoria Social. Lisboa, Difel.
Turner, Jonathan (2000), Sociologia: conceitos e aplicações, São Paulo, Makron Books.
Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. I: Macrodynamics, Nova Iorque, Springer.
Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press.
Archer, Margaret S. (1982, 1985), “Structuration versus morfhogenesis”, em S.N. Eisenstadt e H.J. Helle (orgs.), Macro-Sociological Theory: Perspectives on Social Theory, vol. I, Bevery Hills, CA, Sage, pp. 58-88.
Burns, Tom, e Helena Flam (1987, 2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta.
López, José, e John Scott (2000), Social Structure, Buckingham, Open University Press
Luhmann, Niklas (1982), The Differentiation of Society, Nova Iorque, Columbia University Press.
Mauritti, R., Martins, S. da C., Vieira, M. M. (2016). Classes sociais e estudantes universitários. In Machado, F. L., Almeida, A. N. de, Costa, A. F. da (Org.), Sociologia e sociedade: estudos de homenagem a João Ferreira de Almeida, pp. 193-210. Lisboa: Mundos Sociais.
Parsons, Talcott (1951), The Social System, Nova Iorque, The Free Press.
Popitz, Heinrich (2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press.
Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage.
Wright, Erik Olin (1997), Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis, Cambridge University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Teoria Política: Contemporâneos
Esta unidade curricular tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura contemporânea sobre teoria política, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face à teoria política de outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias políticas, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da teoria política contemporânea (sec. XX), também em comparação com a teoria política do passado.
1-Hegemonia e Revolução: António Gramsci
2-A rejeição do liberalismo e o conceito de ?Inimigo?: Carl Schmitt
3-A escola de Frankfurt I: Theodor Adorno e Max Horkheimer
4-A escola de Frankfurt II: Herbert Marcuse
5-Liberalismo e os seus críticos: Isaiah Berlin e Hannah Arendt
6-Justiça e Igualdade I: John Rawls
7-Justiça e Igualdade II: Michael Walzer
8-O contrato sexual: Carole Pateman
9- descolonialismo: Frantz Fanon
10- Feminismo: Judith Butler
11 - Poder: Steven Lukes
É exigida uma assiduidade mínima que não pode ser inferior a 3/4 das aulas
Avaliação 1ª época (avaliação ao longo do semestre):
50% ensaio final (máx 1500 palavras, excluíndo bibliografia); 25% apresentação em aula sobre 1 dos 12 autores seleccionados (grupos de 2 alunos, duração máxima de 15 minutos); 25% participação e assiduidade
Avaliação 2ª e época especial: exame final (duração 2 horas)
Title: Gramsci, A. (pp. 189-221) ou (pp. 222-245) em Forgacs, D. (2000) The Gramsci Reader. Selected Writings 1916-1935, New York University Press
Schmitt, C. (1933) O conceito do político. Edições 70. pp. 41-61
Horkheimer, M. e Adorno, T. (1942) Dialectic of Enlightenment. Stanford University press, pp.1-21)
Marcuse, Herbert O homem unidimensional : sobre a ideologia da sociedade industrial avançada. Letra Livre. (p.21- 41)
Arendt, H. (1962) Entre o Passado e o Futuro. Relógio d’Água, (pp.155-170)
Berlin, I. Esperança e Medo - Dois Conceitos de Liberdade. Guerra & Paz. Pp. 59-74
Rawls, J. (1971) Uma teoria da justiça. Lisboa : Editorial Presença. pp.27-40 e pp.62-70
Walzer, M. As Esferas da Justiça. Lisboa : Editorial Presença. Cap. 1,
Pateman, C. "O contrato sexual”. Terra e Paz, pp.15-38
Fanon, F. Os condenados da terra . Terra e Paz Pp. 31-51
Butler, J. Problemas de Género - Feminismos e subversão da identidade, pp. 55-66, e pp. 100-106
Lukes, S. Power. A radical view. , pp.14-29
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Levy, D. (2015) Oxford Handbook of Classics in Contemporary Political Theory. Oxford University Press
Veiguinha, J. (2023) História Crítica do Pensamento Político - Volume II: Do Nascimento da Sociologia Política ao Retorno da Filosofia Política. Edições 70
Authors:
Reference: null
Year:
Econometria
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):
OA1. Especificar, estimar e interpretar modelos de regressão linear;
OA2. Conhecer os principais problemas de especificação para diferentes tipologias de dados;
OA3. Escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados.
OA4. Ter autonomia, trabalhar com packages econométricos e saber quais as principais aplicações econométricas para casos micro ou macroeconómicos.
P1. Modelo de Regressão Linear
P1.1 – Introdução e motivação
P1.2 – Pressupostos
P1.3 – Interpretação e Inferência
P1.4 – Colinearidade e Heterocedasticidade
P1.5 – Exercícios e aplicações
P2. Regressão Linear com informação Qualitativa
P2.1 Variáveis Dummy
P2.2 Interacções com variáveis dummy
P2.3 Interpretação
P2.4 – Exercícios e aplicações
P3. Regressão Linear com séries temporais
P3.1 A natureza dos dados de series temporais
P3.2 Exemplos de regressões com series temporais
P3.3 Tendência e sazonalidade
P3.4 Autocorrelação
P3.5 Modelos dinamicamente completos
P3.6 Modelo autorregressivo
P3.7 – Exercícios e aplicações
P4. Introdução à avaliação de impacto.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou exame final.
1. Avaliação periódica:
Elementos de avaliação: trabalho de grupo (40% da nota); Teste individual (60% da nota).
Critérios para aprovação: (i) média ponderada mínima de 10 valores; (ii) nota mínima em cada elemento de avaliação de 7,5 valores
2. Exame final: Prova escrita individual (100% da nota).
Title: Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: a Modern Approach", 7ª Ed., Cengage Learning, inc.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer.
Gujarati, D.N., D.C. Porter (2009), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill.
Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2011), "Principles of Econometrics", 4ª Ed., John Wiley & Sons.
Imbens GW, Rubin DB. (2015). Causal Inference in Statistics, Social, and Biomedical Sciences, Cambridge Univ. Press
Johnston, J., J. Dinardo (2001), "Métodos Econométricos", 4ª Ed., McGraw-Hill.
Kennedy, P. (2008), "A Guide to Econometrics", 6ª Ed., Wiley-Blackwell.
Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons.
Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora.
Stock, J.H., M.W. Watson (2010), "Introduction to Econometrics", 3ª Ed., Addison-Wesley.
Authors:
Reference: null
Year:
Estados e Mercados
OA1. Compreender das principais visões sobre o Estado e os mercados
OA2. Mobilizar conhecimentos teóricos na análise da intervenção dos Estados na resolução de problemas concretos
OA3. Construir uma argumentação própria
OA4. Trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns
OA5. Comunicação de forma eficaz de forma oral e escrita
1. Estado e mercado no pensamento económico
2. Justificações para a intervenção do Estado na teoria neoclássica
3. Perspectivas estruturalistas
4. Pensamento (neo)liberal
5. Perspectivas institucionalistas
6. Perspectivas evolucionistas
7. Perspectivas Keynesianas e Pos-keynesianas
8. Economia comportamental
9. O Estado em Portugal: política conjuntural
10. O Estado em Portugal: política estrutural
Avaliação periódica
- Preparação e participação no debate temático (30%)
- Participação nos fóruns online (30%)
- Prova escrita individual (40%)
Nota: a avaliação periódica exige uma classificação mínima de 8 valores nos três momentos de avaliação referidos
Avaliação por exame:
- Prova escrita individual (100%)
Title: Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor.
Trigo Pereira, Paulo; José Carlos Gomes Santos; Manuela Arcanjo e António Afonso (2016). Economia e Finanças Públicas (5ª Edição - Revista e Actualizada). Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Akerlof, George A. (1970), The market for lemons: quality uncertainty and the market mechanism, Quarterly Journal of Economics 84: 488-500.
Arrow, Kenneth J. (1963), Uncertainty and the welfare economics of medical care, The American Economic Review vol. 53, nº. 5: 941-973.
Frey, B. S. (1997). Not Just for the Money. An Economic Theory of Personal Motivation, Edward Elgar: Cheltenham.
Keynes, J. Maynard (1967). The General Theory of Employment, Interest and Money, MacMillan: London.
Mill, John Stuart 1991 (1871). On liberty and Other Essays, Oxford University Press: Oxford.
Nussbaum, Martha C. (1997), Flawed Foundations: The Philosophical Critique of (A Particular Type of) Economics, The University of Chicago Law Review vol. 64, nº. 4: 1197-1214.
O'Neill, John (1998). The Market: Ethics, Knowledge and Politics, Routledge: London.
Sunstein, Cass R. (1997). Free Markets and Social Justice, Oxford University Press: New York.
Thaler, R. H., & Sunstein, C. R. Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness.
Wolff, Jonathan (1996). Introdução à Filosofia Política, Gradiva: Lisboa.
Authors:
Reference: null
Year:
História do Capitalismo e da Democracia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Identificar correctamente as principais etapas da evolução do capitalismo e da democracia;
OA2. Relacionar as principais transformações políticas com as mudanças económicas - e vice versa
OA3. Identificar as principais ideologias politico-económicas e o contexto em que emergiram
OA4. Dominar os principais conceitos da UC e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
P0. Capitalismo e democracia: definições e modelos
P1. As revoluções industrial e francesa (1750-1815)
P2. O período da supremacia britânica (1815-1870)
P3. A globalização da era liberal (1870-1914)
P4. O período entre as duas guerras mundiais (1914-1945)
P5. A era do crescimento e da descolonização (1945-1973)
P6. A globalização neoliberal (1973-...?)
P7. Capitalismo e democracia: contradição ou complementaridade
Avaliação contínua: [i] Trabalho escrito individual (50%, 0-10 valores), [ii] Apresentação individual sobre o trabalho em curso e documento escrito de preparação da mesma (25%, 0-5 valores), [iii] Participação nas aulas (25%, 0-5 valores). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima em cada elemento de avaliação (2,5 valores nos elementos [i] e [ii], 5 valores no elemento [iii]).
Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
Title: Lachmann, R. (2010). States and power. Polity.
Frieden, Jeffry A. (2006). Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. Nova Iorque: W. W. Norton.
Hobsbawm, E. 1994. The Age of Extremes: The Short Twentieth Century 1914-1991. Londres: Abacus.
Hobsbawm, E. 1989. The Age of Empire 1875-1914. Nova Iorque: Vintage Books.
Hobsbawm, E. 1975. The Age of Capital 1848-1875. Londres: Abacus.
Hobsbawm, E. 1962. The Age of Revolution 1789-1848. Nova Iorque: Vintage Books.
Berman, S. (2019). Democracy and dictatorship in Europe: from the Ancien Régime to the Present Day. Oxford University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Tilly, C. (2007). Democracy. Cambridge University Press.
Thomas, G. (2017). Can Liberal Democracy Survive Capitalism?. Critical Review, 29(4), 530-544.
Kuttner, R. (2018). Can democracy survive global capitalism?. WW Norton & Company.
Kennedy, P. (2010). The rise and fall of the great powers: economic change and military conflict from 1500 to 2000. Vintage.
Iversen, T., & Soskice, D. (2019). Democracy and prosperity. Princeton University Press.
Held, D. (2006). Models of democracy. Polity.
Eichengreen, B. (2019). Globalizing capital. Princeton University Press.
Crouch, C. (2011). The strange non-death of neo-liberalism. Polity.
Boyer, R. (2007). «Capitalism Strikes Back: Why and What Consequences for Social Sciences?» Revue de la régulation, n. 1 (Abril): 1-22.
Blyth, M. (2009). "Political economy: An approach to comparative analysis or a subfield within a subfield?". In M. Lichbach & A. Zuckerman. Comparative politics: rationality, culture, and structure. Cambridge University Press.
Amable, B. (2003). The diversity of modern capitalism. Oxford: Oxford University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas Políticos Comparados
1. Desenvolver um entendimento da área disciplinar de Política Comparada
2. Compreender as características dos Regimes Democráticos e Autoritários
3. Desenvolver conhecimento acerca das principais abordagens em política comparada
4. Desenvolver conhecimento acerca das principais instituições e atores
5. Desenvolver conhecimento detalhado do sistema político português no contexto Europeu
1. Método em Política Comparada
2. Democracia e Autoritarismo
3. Instituições e Atores
- Sistema de Partidos e Sistema Eleitoral
- Clivagens, Comportamento Eleitoral e Participação
- Presidencialismo, Semi-Presidencialismo e Parlamentarismo
- Governos
4. Portugal e o Sul da Europa no Contexto Europeu
1) A avaliação periódica faz-se em quatro momentos ao longo do semestre:
1. Trabalho autónomo (20%)
2. Ensaio escrito em aula (25%)
3. Apresentação em grupo sobre tópicos relacionados com Portugal (25%)
4. Teste final (30%)
Se alguma das notas na avaliação periódica for abaixo de 8, os estudantes terão de ir a exame.
2) Exame final para quem reprove na avaliação periódica ou opte por esta opção (100%).
Title: Dahl, R. (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates.
Dahl, R. (2001). Poliarchy: Participation and Opposition. New Haven: Yale University Press.
Fernandes, J., Magalhães, P., e Costa Pinto, A. (2023). O Essencial da Política Portuguesa. Lisboa: Tinta da China.
Karl, T. and Schmitter, P. (1991). What Democracy Is … and Is Not, Journal of Democracy. 2(3), 75‐ 88.
Lijphart, A. (2012). Patterns of Democracy. Government Forms and Performance in Thirtysix Countries, New Haven: Yale University Press.
Lobo, M. C., Pinto, A. C. e Magalhães, P. C. (2009). As Instituições Políticas da Democracia Portuguesa. In: Cabral, M. V., Lobo, M. C., e Feijó, R. G. (Orgs.), Portugal Uma Democracia em Construção - Ensaios de Homenagem a David B. Goldey, Imprensa de Ciências Sociais, pp.141-174.
Pasquino, G. (2010). Curso de Ciência Política, Parede: Princípia.
Pasquino, G. (2015). Sistemas Políticos Comparados, Parede: Princípia.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cancela, J. e Magalhães, P. C. (2020). As bases sociais dos partidos portugueses. In R. Branco e T. Fernandes (Eds.). 45 anos de democracia em Portugal, Lisboa: Assembleia da República, pp.99-125
Carvalho, T. (2022). Contesting Austerity: Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015), Amsterdão: Amsterdam University Press.
Dahl, R. (1985). Preface to Economic Democracy. Los Angeles: University of California Press.
Freire, A., Costa Lobo, M., e Magalhães, P. (2004). Portugal a Votos. As eleições Legislativas de 2002. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Katz, R. e Mair, P. (1995). Changing models of party organization and party democracy: the emergence of the cartel party, Party Politics, 1 (1), pp. 5-28.
Lijphart, A. (1971). Comparative Politics and the Comparative Method, American Political Science Review, 65 (3), pp. 682-693.
Lobo, M. C. (2005). Governar em Democracia. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Lopes, F. F. (2004). Os Partidos Políticos. Modelos e Realidades na Europa Ocidental e em Portugal, Oeiras, Celta.
Magalhães, P. C. (2005). ‘Disaffected Democrats: Political Attitudes and Political Action in Portugal’, West European Politics, 28 (5), pp.973 – 991.
Mair, P. (2013). Ruling the Void. The Hollowing of Western Democracy, Londres: Verso.
Authors:
Reference: null
Year:
Sociologia da Globalização
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre os principais conceitos e teorias no domínio da sociologia da globalização; (b) aquisição de conhecimentos básicos sobre as temáticas da globalização no mundo contemporâneo; (c) desenvolvimento de competências básicas de acionamento analítico e discussão crítica daqueles conceitos e teorias.
1. Globalização e sistema-mundo
1.1 Sistema-mundo e capitalismo
1.2 O desenvolvimento desigual
1.3 Centro, periferia e semiperiferia
2. O que é a globalização?
2.1 Globalização e modernidade
2.2 Propriedades da globalização
2.3 Globalização como projeto
3. A globalização económica
3.1 Redes económicas transnacionais
3.2 Empresas transnacionais e estados nacionais
3.3 Padrões de mudança
4. A globalização política
4.1 A difusão do estado-nação
4.2 Ordem internacional político-militar
4.3 A governança global
5. A globalização cultural
5.1 A difusão cultural
5.2 Processos de desterritorialização
5.3 Globalização e reflexividade
6. Globalização e desenvolvimento
6.1 Globalização e pobreza
6.2 Globalização e desigualdades
6.3 Globalização e ambiente
A avaliação periódica consta de três trabalhos individuais: 1) teorias da globalização; 2) dimensões da globalização; 3) sobre as relações entre globalização e desenvolvimento. A classificação final é a média simples da classificação dos três trabalhos. A avaliação final consiste num exame individual de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.
BibliografiaTitle: Scheuerman, William (2018), ?Globalization?, em Edward N. Zalta (org.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018 Edition). https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/globalization/
Robertson, Roland (1992), Globalization: Social Theory and Global Culture, Londres, Sage.
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Goldin, Ian, e Kenneth Reinert (2007), Globalization for Development: Trade, Finance, Aid, Migration, and Policy, Washington, DC, World Bank e Palgrave Macmillan.
Giddens, Anthony (1992 [1990]), As Consequências da Modernidade, Oeiras, Celta.
Dicken, Peter (2015), Global Shift: Mapping the Changing Contours of the World Economy, 7.ª ed., Nova Iorque, The Guilford Press (ed. original: 1986).
Chase-Dunn, Christopher (2006), e Salvatore J. Babones (orgs.) (2006), Global Social Change: Historical and Comparative Perspectives, Baltimore, Johns Hopkins University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Yearley, Steven (1996 ), Sociology, Environmentalism, Globalization: Reinventing the Globe, Londres, Sage.
Waters, Malcom (1999), Globalização, Oeiras, Celta.
Wallerstein, Immanuel (1974-1980-1989), The Modern World-System, Nova Iorque, Academic Press (vols. 1 e 2) e São Diego, Academic Press (vol. 3).
Tomlinson, John, 1999, Globalization and Culture, Cambridge: Polity Press.
Ström, Timothy (2020), Globalization and Surveillance, Lanham, Rowman & Littlefield.
Steger, Manfred B., e Paul James (2019), Globalization Matters: Engaging the Global in Unsettled Times, Cambridge, Cambridge University Press.
Scholte, Jan Aart (2005 [2000]), Globalization: A Critical Introduction, Nova Iorque, Palgrave Macmillan.
Rosa, Hartmut (2013 [2005]), Social Acceleration: A New Theory of Modernity, Nova Iorque, Columbia University Press.
Ritzer, George (org.) (2007), The Blackwell Companion to Globalization, Oxford, Blackwell.
Pieterse, Jan Nederveen (2020), Globalization and Culture: Global Melange, 4.ª ed., Lanham, Rowman & Littlefield.
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Held, David, Anthony McGrew, David Goldblatt, e Jonathan Perraton (1999),Global Transformations, Cambridge, Polity.
Held, David, Anthony McGrew (2007), Globalization / Anti-Globalization: Beyond the Great Divide, 2.ª ed., Cambridge, Polity.
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Harvey, David (1990), The Condition of Postmodernity: An Inquiry into the Origins of Cultural Change, Oxford, Blackwell.
Giddens, Anthony (1985), The Nation-State and Violence, Cambridge, Polity.
Conrad, Sebastian (2017), What Is Global History? Princeton, Princeton University Press.
Christoff, Peter, e Robyn Eckersley (2013), Globalization and the Environment, Lanham, Rowman & Littlefield Publishers.
Chase-Dunn, Christopher (1998), Global Formation: Structures of the World Economy, 2.ª ed., Oxford, Blackwell,
Castells, Manuel (1996), The Rise of Network Society, vol. I de The Information Age: Economy, Society and Culture, Oxford, Blackwell.
Braudel, Fernand (1985 [1977]), A Dinâmica do Capitalismo, Lisboa, Teorema.
Branko Milanovic (2018), Global Inequality: A New Approach for the Age of Globalization, Cambridge (Mass.), The Belknap Press.
Beck, Ulrich, Anthony Giddens, Scott Lash (1994 [2000]), Modernização Reflexiva : Política, Tradição e Estética no Mundo Moderno, Oeiras, Celta.
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Baylis, John, Steve Smith e Patricia Owens (orgs.) (2017), The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations, 7.ª ed, Oxford, Oxford University Press.
Baldwin, Richard (2019), The Globotics Upheaval: Globalization, Robotics, and the Future of Work, Oxford, Oxford University Press.
Axford, Barrie (2013), Theories of Globalization, Cambridge, Polity.
Appadurai, Arjun (1996), Modernity At Large: Cultural Dimensions Of Globalization, Minneapolis, University of Minnesota Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Leituras em Política, Economia e Sociedade I
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas
OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias
OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Adam Smith, Riqueza das Nações (1776)
Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América (1835)
John Stuart Mill, Sobre a Liberdade (1859)
Karl Marx, O Capital (1867)
Émile Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893)
Thorstein Veblen, A Teoria da Classe do Lazer (1899)
Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905)
Rosa Luxemburg, Introdução à Economia Política (1925)
Karl Polanyi, A Grande Transformação (1944)
Avaliação ao longo do semestre:
- testes (30%),
- ensaios (30%),
- preparação e dinamização de debate (20%),
- participação geral (20%).
Para serem aprovados, os alunos têm de obter nota positiva em cada elemento da avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas.
Avaliação por exame: prova escrita individual (100%).
Title: Adam Smith, Riqueza das Nações (1776)
Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América (1835)
John Stuart Mill, Sobre a Liberdade (1859)
Karl Marx, O Capital (1867)
Émile Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893)
Thorstein Veblen, A Teoria da Classe do Lazer (1899)
Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905)
Rosa Luxemburg, Introdução à Economia Política (1925)
Karl Polanyi, A Grande Transformação (1944)
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as seguintes competências: OA1) definir pesquisa para produção de conhecimento em ciências sociais e identificar noções básicas associadas (teoria, método, técnicas de recolha e análise de informação); OA2) explicar e demonstrar o método extensivo, desde a seleção da amostra à aplicação do questionário e à análise de dados estatísticos; OA3) explicar e demonstrar o método intensivo, diferenciando técnicas que dele fazem parte (entrevista e histórias de vida, a observação participante e pesquisa de terreno, análise de conteúdo de fontes documentais); OA4) justificar a opção de combinação dos métodos extensivo e intensivo numa pesquisa; OA5) utilizar recursos Web para pesquisas em ciências sociais.
CP1. O processo de investigação
1.1 Questões metodológicas
1.2 Métodos e técnicas
CP2. Métodos extensivos
2.1 População e amostragem
2.2 Inquérito por questionário
2.3 Indicadores estatísticos
CP3. Métodos intensivos
3.1 Entrevistas e histórias de vida
3.2 Observação e pesquisa de terreno
3.3 Análise de fontes documentais
CP4. Métodos combinados e e-pesquisa
4.1 Combinação de métodos extensivos e intensivos
4.2 Uso da internet na pesquisa em ciências sociais
A avaliação na UC pode ser feita através de uma das seguintes modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame.
A avaliação ao longo do semestre compõe-se de três elementos, cuja média ponderada corresponde à classificação final na UC. A nota mínima a obter em cada elemento é 9 valores. É obrigatória a frequência de pelo menos 75% das aulas.
Teste escrito individual (40%), com o apoio das referências bibliográficas da UC indicadas, a meio do semestre, sobre o método extensivo.
Teste escrito individual (40%), com o apoio das referências da UC indicadas, a realizar na 1ª época, sobre o método intensivo.
Participação em pelo menos metade das partes práticas das aulas (20%), em trabalho individual ou em grupo, de treino e aferição de conhecimentos através de Quizz, sobre definições e aplicação de técnicas.
Poderá haver a possibilidade de realização de prova oral, em complemento da prova escrita, como elemento adicional para a avaliação (p.e., nas situações em que há necessidade de esclarecimento adicional nas classificações).
A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita, podendo incluir, também, uma prova oral e/ou prática. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Title: Fielding, N. G., Raymond M. L. & Grant. B. (Orgs.) (2017). The Sage Handbook of Online Research Methods. 2.ª ed. Sage.
Ghiglione, R. & Matalon. B. (1982, 1992). O Inquérito: Teoria e Prática. Celta.
Leavy, P. (2023). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. The Gilford Press.
Morin, J-F., Olsson, C & Atikcan, E. Ö. (Orgs.) (2021). Research Methods in the Social Sciences: An A-Z of Key Concepts, Oxford University Press.
Scott, J. (1990). A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity.
Silva, A. S. & Pinto, J. Madureira. (Orgs.) (1987). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.
Stockemer, D. (2019). Quantitative Methods for the Social Sciences: A Practical Introduction with Examples in SPSS and Stata, Springer.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Poderão ser disponibilizadas referências bibliográficas durante o semestre, que constituem exemplos de investigação e operacionalizam conceitos, para que os/as estudantes compreendam o lugar dos métodos e das técnicas nos processos de pesquisa.
Bertaux, D. (2016, 2020). As Narrativas de Vida, Mundos Sociais.
Bryman, A. (2012). Social Research Methods, 4.ª ed. Oxford University Press.
Burgess, R. G. (1984, 2001). A Pesquisa de Terreno: Uma Introdução. Celta.
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage.
Della Porta, D. & Keating, M. (Orgs) (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective, Cambridge University Press.
Foddy, W. (1996). Como Perguntar: Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários. Celta.
Levitas, R. & Guy, W. (Orgs.) (1996). Interpreting Official Statistics. Routledge.
Lune Howard, e Bruce L. Berg (2017). Qualitative Research Methods for the Social Sciences, 9.ª ed., Pearson.
Radermacher, W. J. (2020), Official Statistics 4.0: Verified Facts for People in the 21st Century, Springer.
Authors:
Reference: null
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
Depois de completar esta UC, o estudante será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates relativos aos impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas;
OA2. Descrever, explicar e analisar esses temas e debates de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica digital em termos económicos, sociais, culturais, ambientais e científicos;
OA4. Prever algumas das consequências e impactos no tecido social resultantes da implementação de uma solução tecnológica digital;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico, debatendo, com interlocutores de áreas científicas e sociais diversas.
CP1. A transformação digital como novo paradigma civilizacional.
CP2. Os impactos das tecnologias digitais na Economia.
CP3. Os impactos das tecnologias digitais no trabalho.
CP4. Os impactos das tecnologias digitais nas desigualdades.
CP5. Os impactos das tecnologias digitais na democracia.
CP6. Os impactos das tecnologias digitais na arte.
CP7. Os impactos das tecnologias digitais nos direitos individuais.
CP8. Os impactos das tecnologias digitais nas relações humanas.
CP9. Os impactos das tecnologias digitais no futuro da humanidade.
CP10. Inteligência Artificial Responsável.
CP11. O impacto da Computação quântica nas tecnologias do futuro.
CP12. Os impactos das tecnologias digitais na geopolítica.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
A) Avaliação ao longo do semestre
A1. Debates entre grupos de estudantes sobre questões e problemas relacionados com cada um dos Conteúdos programáticos. Cada grupo participará em três debates ao longo semestre. A avaliação do desempenho de cada grupo por debate corresponde a 15% da nota final de cada estudante no grupo, correspondendo no total a 3 x 15% = 45% da nota final de cada estudante.
A2. Avaliação da participação correspondendo a 5% da nota final de cada estudante.
A3. Teste final, com parte dos conteúdos provenientes dos debates em grupo e a outra parte das exposições por parte do Docente, correspondendo a 50% da nota final de cada estudante.
É exigida uma nota mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação e a presença num mínimo de 3/4 das aulas.
B) Avaliação por exame final: Prova escrita individual, correspondendo a 100% da nota final.
Title: Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
Marques, P., & Salavisa, I. (2017). Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis. Socio-Economic Review, 15(1), 135-160
Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing
Bento, N., Wilson, C., Anadon, L.D. (2018), Time to get ready: Conceptualizing the temporal and spatial dynamics of formative phases for energy technologies, Energy Policy 119: 282-293
Barradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?. Journal of Post Keynesian Economics, 40(3), 413-439
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Acemoglu, D.; Johnson, S. (2023). What Is Progress? In Power and progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity (pp. 1 - 7). PublicAffairs.
Bostrom, N. (2024). The purpose problem revisited In Deep Utopia – Life and meaning in a solved world (pp. 121–124). Ideapress Publishing.
Castro, P. (2023). O Humanismo Digital do século XXI e a nova Filosofia da Inteligência Artificial In 88 Vozes sobre Inteligência Artificial - O que fica para o homem e o que fica para a máquina? (pp. 563 – 572). Oficina do Livro/ISCTE Executive Education.
Gunkel, D. J. (2012). Introduction to the Machine Question In The Machine Question - Critical Perspectives on AI, Robots, and Ethics (pp. 1-5). The MIT Press.
Jonas, H. (1985). Preface to the English version of the Imperative of Responsibility In The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. (pp. ix - xii). University of Chicago Press.
Nakazawa, H. (2019). Manifesto of Artificial Intelligence Art and Aesthetics In Artificial Intelligence Art and Aesthetics Exhibition - Archive Collection (p. 25). Artificial Intelligence Art and Aesthetics Research Group (AIAARG).
Parijs, P. V., Vanderborght, Y. (2017). Ethically Justifiable? Free Riding Versus Fair Shares In Basic Income - A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (pp. 99–103). Harvard University Press.
Patel, N. J. (2022, february 4). Reality or Fiction - Sexual Harassment in VR, The Proteus Effect and the phenomenology of Darth Vader — and other stories. Kabuni. https://medium.com/kabuni/fiction-vs-non-fiction-98aa0098f3b0
Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. (22 March, 2023). Future of Life Institute. Obtido 26 de agosto de 2024, de https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/
Authors:
Reference: null
Year:
Leituras em Política, Economia e Sociedade II
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas
OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias
OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
1. J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936)
2. N. Elias, The Civilizing Process (1939)
3. J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942)
4. K. Polanyi, The Great Transformation (1944)
5. F. Hayek, The Road to Serfdom (1944)
6. R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968)
7. E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956)
8. Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966)
9. A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970)
10. M. Douglas, How institutions thinks (1986)
Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação.
Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
Title: M. Douglas, How institutions thinks (1986)
A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970)
Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966)
E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956)
R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968)
F. Hayek, The Road to Serfdom (1944)
K. Polanyi, The Great Transformation (1944)
J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942)
N. Elias, The Civilizing Process (1939)
J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936)
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projeto
(a) Aprender a definir o objeto de um projeto de pesquisa. (b) Aprender a fazer uma revisão da literatura. (c) Aprender a fazer as escolhas metodológicas e técnicas necessária à concretização do projeto. (d) Aprender a elaborar, apresentar e discutir um projeto de pesquisa.
1. Definição
1.1 Formulação do problema e definição de objetivos
1.2 Conceptualização, operacionalização e observação
1.3 Ética na pesquisa social
2. Referências
2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2 Revisão da literatura
2.3 Pesquisas de referência
3. Metodologia
3.1 Fontes e dados
3.2 Métodos e técnicas de recolha de dados
3.3 Métodos e técnicas de tratamento de dados
4. Proposta
4.1 Projetos de investigação e projetos aplicados à resolução de problemas
4.2 Organização e escrita do projeto
4.3 Apresentação e discussão pública do projeto
O processo de avaliação tem duas componentes: (a) avaliação da participação dos alunos nas discussões dos projetos (30%); (b) avaliação final do projeto de pesquisa (70%).
BibliografiaTitle: Creswell, John W., e J. David Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, 5.ª ed., Londres, Sage.
Clark,Tom, Liam Foster e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, Oxford University Press.
Campenhoudt, Luc Van, Jacques Marquet e Raymond Quivy (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 5.ª ed., Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Toshkov, Dimiter (2016), Research Design in Political Science, Londres, Palgrave.
Ragin, Charles C., e Lisa M. Amoroso (2018), Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method, 3.ª ed., Londres, Sage.
Bukve, Oddbjørn (2018), Designing Social Science Research, Cham, Palgrave Macmillan.
Booth, Wayne C, Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams, Joseph Bizup, e William T. FitzGerald (2016), The Craft of Research, 4.ª ed., Chicago, The University of Chicago Press.
Blaikie, Norman, e Jan Priest (2019), Designing Social Research:The Logic of Anticipation, 3.ª ed., Cambridge, Polity Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Campus Sintra
- Desenho Centrado no Utilizador (1º semestre)
- Inteligência Artificial (1º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação I (1.º Semestre)
- Marketing Digital (1º semestre)
- Text Mining (1º semestre)
- Big Data (2º semestre)
- Design de Jogos (2º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação II (2º semestre)
- Finanças Empresariais e Gestão de Tesouraria (2º semestre)
- Introdução à Cibersegurança (2º semestre)
- Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)
Campus Lisboa
- Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos (1º semestre)
- Introdução à Gestão (1º semestre)
- Partidos Políticos e Grupos de Interesse (1º semestre)
- Introdução às Finanças (2º semestre)
- Macroeconomia Internacional (2º semestre)
Objetivos
Os objetivos gerais desta licenciatura são:
Proporcionar aos estudantes compreensão teórica e empírica, competências analíticas e técnicas, e capacidades interativas e críticas nas áreas da Ciência Política, da Economia e da Sociologia;
Fornecer um sólido conhecimento científico, atualizado ao nível conceptual e instrumental;
Permitir autonomia na aprendizagem ao longo da vida;
Proporcionar competências transversais que permitam uma adaptação efetiva a um mundo em mudança e uma elevada empregabilidade num amplo leque de escolhas profissionais;
Promover práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de competências comportamentais e relacionais tais como o trabalho em equipa, comunicação e autonomia no trabalho.
1. Comunicar eficazmente por escrito
1.1 Fornecer explicações de uma forma clara e lógica a públicos específicos;
1.2 Resumir ideias e conclusões de forma eficaz.
2. Comunicar oralmente de forma eficaz
2.1 Descrever oralmente os assuntos de uma forma estruturada e clara.
3. Trabalhar em equipa
3.1 Demonstrar aptidão para discutir ideias, resolver diferenças e estabelecer consensos.
4. Analisar e sintetizar a realidade social, económica e política
4.1 Identificar e replicar os principais pontos abordadas pelas teorias políticas, económicas e sociais contemporâneas;
4.2 Aplicar técnicas estatísticas e matemáticas básicas para analisar a realidade social.
5. Saber desenvolver opinião crítica em assuntos políticos, económicos e sociais
5.1 Entender as controvérsias sobre os modelos e técnicas empregues nas ciências sociais.
Acreditações