Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Cálculo
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aplicações de Sistemas de Informação para A Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística e Probabilidades
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Pessoas na Era Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Enquadramento Legal das Pessoas Coletivas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Comercial, Vendas na Era Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Fiscal
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Analíticos Aplicados à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia, Planeamento e Orçamentação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Investimentos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Riscos na Era Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Logística no Comércio e na Indústria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação III
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Finanças Empresariais e Gestão de Tesouraria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Monitorizar A Performance da Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Relatório Integrado
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo
OA1 Compreender o conceito de função e as propriedades associadas.
OA2 Calcular limites, resolver indeterminações e interpretar graficamente.
OA3 Calcular derivadas e interpretar resultados em contexto de problemas.
OA4 Determinar aproximações de Taylor lineares e de ordem superior e aplicar métodos numéricos.
OA5 Aplicar a derivação em funções compostas e inversas.
OA6 Conhecer o gráfico de funções elementares e aplicar transformações ao gráfico.
OA7 Compreender os conceitos de sucessão e de série numérica para abordagem das somas de Riemann.
OA8 Calcular limites de sucessões e, relativamente a séries, averiguar a existência de soma.
OA9 Compreender a definição de integral como limite de somas de Riemann.
OA10 Calcular primitivas e aplicar em integrais.
OA11 Aplicar integrais no cálculo de áreas, comprimentos e valores médios.
OA12 Articular diferentes abordagens dos conteúdos: gráfica, numérica e algébrica.
CP1 Generalidades em funções de variável real. Funções polinomiais, racionais, trigonométricas e exponencial.
CP2 Limites e indeterminações. Reta assíntota. Continuidade num ponto.
CP3 Taxas de variação média e instântanea. Derivada num ponto e reta tangente. Diferencial. Regras de derivação.
CP4 Intervalos de monotonia e concavidade do gráfico.
CP5 Função composta e regra da cadeia. Função inversa e derivada.
CP6 Funções logarítmo e trigonométricas inversas.
CP7 Aproximações de Taylor, linear e de ordem superior. Resto de Lagrange.
CP8 Sucessões. Monotonia e convergência. Minorantes e majorantes.
CP9 Séries numéricas, somas parciais e soma. Majorante do erro e critérios de convergência.
CP10 Integral definido à Riemann. Teorema fundamental do cálculo e primitivas.
CP11 Integração por partes e mudança de variável. Decomposição em frações simples.
CP12 Aplicações do integral (área, comprimento).
CP13 Integrais impróprios e convergência.
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes:
- Avaliação Periódica: 2 minitestes (MT) realizados em aula (15% cada) + Teste final realizado na data do primeiro exame (40%) + trabalhos semanais (10%) + projeto realizado em grupos de 2-3 alunos (20%),
A média dos minitestes ( (MT1+MT2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final tem nota mínima de 7.0 valores.
Há a possibilidade de realização de orais.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: Campos Ferreira, J., Campos Ferreira, J. (2018) Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2018, null
Stewart, J., Stewart, J. (2013) Cálculo, Vol I, Cengage Learning, (7ª Ed.), 2013, null
Strang, G., Strang, G. (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press, 2007, null
Authors:
Reference:
Year:
Title: Solomon, Justin, Solomon, Justin (2015) Numerical Algorithms, CRC Press., 2015, null
Goldstein, L., Goldstein, L. (2011) Matemática Aplicada à Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman., 2011, null
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecer os diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer o ciclo completo dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de analise de dados para um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados com exemplos
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formato dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; Estatística Descritiva e Análise Exploratória
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e diferentes tipos de problemas de aprendizagem automática
CP10. Métodos de avaliação de modelos
CP11. Reporte e publicação dos resultados
A avaliação PERIÓDICA resulta de: exercícios em modalidade online, sem nota mínima, após cada aula (20%); dois testes individuais - um teste intercalar um outro no final do semestre (30%); e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) em R com elaboração de um relatório e apresentação oral (50%).
São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final superior 9.5 valores.
Title: Torgo Luís; Data mining with R. ISBN: 978-1-4398-1018-7
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline'. O'Reilly. 2013
Authors:
Reference:
Year:
Title: Wickham, Hadley, and Garrett Grolemund. 2017. R for Data Science. O?Reilly Media.
Wilke, Claus O. 2019. Fundamentals of Data Visualization. O?Reilly Media.
P. Mathur, Machine Learning Applications Using Python: Cases Studies from Healthcare, Retail, and Finance. Apress. 2018.
I. Foster, R. Ghani, R. S. Jarmin, F. Kreuter, J. Lane, Big Data and Social Science: A Practical Guide to Methods and Tools, 1st Edition. CRC Press, Chapman & Hall. 2016
T. W. Miller, Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?. O'Reilly. 2015
M. N. Jones, Big Data in Cognitive Science (Frontiers of Cognitive Psychology), Taylor & Francis, 2016
F. Provost. Data Science for Business: What You Need to Know about Data Mining and Data-Analytic Thinking. O'Reilly. 2013
L. M. Chen, Z. Su, B. Jiang. Mathematical Problems in Data Science: Theoretical and Practical Method
Aggarwal, C. C. 2015. Data mining: the textbook (Vol. 1). New York: Springer.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 2022. Data mining: concepts and techniques. Morgan Kaufmann.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, Practical Data Science Cookbook, Second Edition. Packt Publishing. 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
OA1. Conhecer e compreender o papel das organizações e do gestor na sociedade
OA2. Compreender os modelos de gestão e os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
OA3. Explicar e analisar os efeitos da envolvente nas organizações
OA4. Avaliar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
OA5. Compreender e avaliar o papel da gestão no âmbito da inovação, das ferramentas digitais, da responsabilidade social e da sustentabilidade
CP1. A Gestão e as Organizações
CP2. Modelos de Gestão
CP3. Meio Envolvente
CP4. Planeamento
CP5. Estruturas Organizacionais
CP6. Liderança
CP7. Motivação
CP8. Controlo
CP9. Empreendedorismo e Inovação
CP10. Ferramentas Digitais
CP11. Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC:
Avaliação Periódica - composta pelos seguintes instrumentos:
• Apresentação Intercalar de Trabalho de Grupo em aula – 15%
• Apresentação Final de Trabalho de Grupo em aula – 20%
• Relatório Escrito de Trabalho de Grupo - 15%
• Prova Escrita no final do semestre em 1ª Época - 50%
• A nota mínima para validação da avaliação em cada o instrumento de avaliação é de 7,50 valores
• Para aprovação na UC é necessário média ponderada mínima de 9,50 valores
• Requer-se ainda uma assiduidade mínima das aulas de 80%
Avaliação por Exame Final
• O Exame Final escrito acontece no final do semestre e haverá, para o efeito, três épocas, 1ª Época, 2ª Época e em alguns casos, Época Especial
• A nota mínima de aprovação no Exame é de 9,50 valores, contando em 100% para a nota final
Nota 1: Os alunos que não obtenham aproveitamento na Avaliação Periódica podem submeter-se ao Exame Final da 2ª Época, e em alguns casos, Época Especial
Nota 2: As notas referentes a cada momento de avaliação do trabalho de grupo – Apresentações e Relatório – são iguais para todos os elementos do grupo, porém podem sofrer ajustes individuais para refletir a participação de cada um
Nota 3: Os alunos em Avaliação Periódica podem solicitar Avaliação por Exame Final até ao último dia de aulas
Title: Boddy, David, Management: Using Practice and Theory to Develop Skill, 2020, 8th Edition, Pearson,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Robbins, S., Coulter, M., De Cenzo, D,, Fundamentals of Management, 2020, 11th Global Edition, Pearson,
Robbins, S., Coulter, M., Management, 2020, 15th Global Edition, Pearson,
Teixeira, Sebastião, Gestão das Organizações, 2022, 4ª Edição, Escolar Editora,
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades simples
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python
OA7: Desenvolver projetos de programação
CP1. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados, Constantes, variáveis e tipos de dados, Operações lógicas, aritméticas e relacionais, Estruturas de controlo
CP2. Procedimentos e funções
CP3. Referências e parâmetros
CP4. Ambientes integrados de desenvolvimento
CP5. Sintaxe da linguagem de programação
CP6. Objetos e classes de objetos
CP7. Listas e matrizes
CP8. Manipulação de ficheiros
A UC segue o modelo de avaliação por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O aluno é avaliado através dos seguintes parâmetros:
A1: Tarefas de programação validadas pelos docentes (10%), com nota mínima de 9,5 valores na média das tarefas
A2: Projeto Individual com discussão teórico-prática (40%), com nota mínima de 8,5 valores
A3: Projeto em Grupo com discussão teórico-prática (50%), com nota mínima de 8,5 valores
Title: Wanda Dann, Stephen Cooper, & Randy Pausch, Learning to Program with Alice!, 2011, ISBN: 978-0132122474
João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference:
Year:
Title: David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Authors:
Reference:
Year:
Aplicações de Sistemas de Informação para A Gestão
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer as bases gerais de um sistema de informação para a gestão e a tecnologia fundamental para o seu suporte;
2. Participar de forma ativa na conceção e desenho do modelo de gestão das entidades e aplicação prática dos conceitos e tecnologia ministrados. Em particular, deverão ser capazes de selecionar a informação financeira e não financeira a utilizar numa dada entidade e as perspetivas da performance da gestão;
3. Participar na implementação em ERP de planos de contas de natureza multidimensional, que lhes permitam cumprir com as obrigações legais e normativas de prestação de contas e elaborar os reportes analíticos quer para a gestão;
4. Desenvolver em ERP as Entidades com quem cada entidade se relaciona e organizá-las em várias categorias de relacionamentos (acionista, banco, cliente, fornecedor, prestador de serviços, etc.), sem perder a informação global e integrada por cada uma.
1 ? Missão, visão e valores
1.1. Conceito de missão, visão e valores
1.2. Estratégia e objetivos estratégicos
2. Medidas de valor: Um perspetiva multidimensional
2.1. Conceito de valor face às expetativas dos ?stakeholders?
2.2. As dimensões na análise de valor
2.3. Um modelo integrado de geração e medição do valor: pessoas, processos internos e tecnologia
2.4. O conceito de segmento e metodologia para a sua estruturação.
3. Sistema de informação para a gestão
3.1. Os requisitos do sistema contabilístico para responder às exigências externas e às necessidades de gestão
3.2. Os requisitos do sistema integrado de informação financeira e não financeira
3.3. A entidade como a base da atividade económica e social: tipologias de entidades e os requisitos do SIG para gestão dos relacionamentos.
4. Tecnologias de Informação para suportar o modelo de gestão
4.1. Caraterização das tecnologias relacionadas com ERP e CRM.
4.2. Uma visão global e integrada do sistema de informação para os gestores
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, face aos objetivos definidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas-base teórica de referência
2. Participativas, análise e discussão de casos de estudo, para aplicação da tecnologia às bases teóricas
3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico
4. Auto-estudo, através de trabalho autónomo
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: McKinney, E. H., & Kroenke, D. M. (2018). Processes, systems, and information: An introduction to MIS, 3rd Edition. Prentice Hall.
Côrtes, P. L. (2017). Administração de Sistemas de Informação. Saraiva Educação SA.
Pearlson, K. E., Saunders, C. S., & Galletta, D. F. (2016). Managing and using information systems: A strategic approach. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Peters, M. D., Wieder, B., Sutton, S. G., & Wakefield, J. (2016). Business intelligence systems use in performance measurement capabilities: Implications for enhanced competitive advantage. International Journal of Accounting Information Systems, 21, 1-17.
Arnott, D., Lizama, F., & Song, Y. (2017). Patterns of business intelligence systems use in organizations. Decision Support Systems, 97, 58-68.
Trieu, V. H. (2017). Getting value from Business Intelligence systems: A review and research agenda. Decision Support Systems, 93, 111-124.
Appelbaum, D., Kogan, A., Vasarhelyi, M., & Yan, Z. (2017). Impact of business analytics and enterprise systems on managerial accounting. International Journal of Accounting Information Systems, 25, 29-44.
Authors:
Reference:
Year:
Estatística e Probabilidades
OA1- Conhecer e utilizar os principais conceitos utilizados estatística descritiva, escolhendo adequadamente as medidas e as representações gráficas para descrever os dados
OA2- Aplicar os conceitos básicos da teoria das probabilidades, nomeadamente calcular probabilidades condicionais, e analisar a independência de acontecimentos
OA3- Trabalhar com variáveis aleatórias discretas e contínuas
OA4-Trabalhar e perceber as distribuições de Bernoulli, binomial, Poisson, Normal, assim como as distribuições do Chi-Quadrado, t de Student e F de Snedecor
OA5- Saber estimar parâmetros pontualmente e saber distinguir entre estimadores e parâmetros
OA6 - Construir e interpretar intervalos de confiança para os estimadores de parâmetros
OA7 - Entender os princípios dos testes de hipóteses
OA8- Saber utilizar alguns softwares (tais como, Python ou R)
Conteúdos programáticos (CP):
CP1 - Noções de Estatística Descritiva: Tipos de variáveis. Tabelas de frequências e representações gráficas. Medidas de tendência central, de dispersão, de assimetria e de curtose.
CP2 - Conceitos da teoria das probabilidades: definições, axiomas, teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes
CP3 - Variáveis aleatórias univariadas e bivariadas: funções massa e densidade de probabilidade, função distribuição, função probabilidade conjunta, valor esperado, variância, desvio padrão, covariância, correlação
CP4 - Distribuições discretas e contínuas: Uniforme discreta e contínua, Bernoulli, binomial, Poisson, Normal, Chi-Quadrado, t-Student and F-Snedecor
CP5 - Amostragem: noções básicas. Distribuições amostrais mais utilizadas
CP6 - Estimação pontual e por intervalos
CP7 - Testes de hipóteses: tipo de erros, nível de significância e p-values.
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes:
- Avaliação Periódica: 2 minitestes (MT) realizados em aula (15% cada) + Teste final realizado na data do primeiro exame (40%) + trabalho autónomo (10%) + projeto realizado em grupo (20%),
A média dos minitestes ( (MT1+MT2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final tem nota mínima de 7.0 valores.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: E. Reis, P. Melo, R. Andrade & T. Calapez, Estatística Aplicada (Vol. 1) - 6ª ed, 2015, Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015) Estatística Aplicada (Vol. 1), 6ª ed., Lisboa: Sílabo. ISBN: 978-989-561-186-7, ·
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo. ISBN: 978-972-618-986-2
Afonso, A. & Nunes, C. (2019). Probabilidades e Estatística. Aplicações e Soluções em SPSS. Versão revista e aumentada. Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-123-2
Ferreira, P.M., Estatística e Probabilidade (Licenciatura em Matemática), 2012, Ferreira, P. M. (2012). Estatística e Probabilidade (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE III, Universidade Aberta do Brasil – UAB.IV. ISBN: 978-85-63953-99-5,
Farias, A. (2010). Probabilidade e Estatística. (V. único). Fundação CECIERJ. ISBN: 978-85-7648-500-1
Authors:
Reference:
Year:
Title: Haslwanter, T. (2016). An Introduction to Statistics with Python: With Applications in the Life Sciences. Springer. ISBN: 978-3-319-28316-6
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Pessoas na Era Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Integrar a Gestão de Pessoas no contexto do negócio da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização.
2. Caracterizar as práticas da Gestão de Pessoas;
3. Contextualizar o processo de transformação digital na área de gestão de pessoas como veículo ao posicionamento estratégico nas organizações;
4. Integrar a utilização de RPA (Robot Process Automation) e Chatbots na área de gestão de pessoas, assim como a prática de HR Analytics.
1. Os papéis da Gestão de Pessoas: de administrador de pessoal a parceiro estratégico
2. Gerir pessoas em diferentes momentos estratégicos e na era tecnológica
3. As práticas da Gestão de Pessoas
4. Sistemas Integrados e o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning) e suas funcionalidades
5. Automatização de processos: Criação de RPA (Robot Process Automation) nos processos de RH e Chatbots
6. Análise de indicadores - HR Analytics
7. Casos práticos
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min. 75% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) trabalho de grupo com resolução de caso prático e sua discussão: 40%; b) teste escrito: 60%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Birmingham: Springer.
Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
Authors:
Reference:
Year:
Title: Sen, S. (2020). Digital HR Strategy: Achieving Sustainable Transformation in the Digital Age. New York: Kogan Page.
Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2007). Management Information Systems, 10th Edition, Prentice Hall.
Larson, W. (2021). HR Transformation: Lead Your Business Into HR 3.0 and Beyond. New York: WadeLarson.
Hussain, Z., Wallace, J., & Cornelius, N. E. (2007). The use and impact of human resource information systems on human resource management professionals. Information & Management, 44, 74-89.
Cantoni, F. & Mangia, M. (2020). Human Resource Management and Digitalization. Routledge: Oxfordshire.
Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page.
Buller, P. F. and McEvoy. G. (2012). Strategy, human resource management and performance: Sharpening the line of sight. Human Resource Management Review, 22, 43-56
Authors:
Reference:
Year:
Planeamento e Gestão de Projetos
O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. / 7th edition, Elsevier Science & Technology., Project Management Planning and Control, 2017, ·, ·
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros / Spinger, Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), 2014, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
"OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações."
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado? CP2. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP3. Que tecnologias para o futuro?
CP4. Que futuro para o trabalho?
CP5. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP6. Onde começa a precariedade?
CP7. Os trabalhadores das plataformas precisam de contratos de trabalho?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. O teletrabalho torna as pessoas mais felizes?
CP11. Portugal e a transformação digital?
Avaliação periódica:
Realização de uma Aula Invertida. Cada Aula Invertida representa 20% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Pergunta e resposta semanal que representa 10% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Realização de um trabalho individual, distribuído por 3 momentos de avaliação, com nota mínima de 8 valores em cada um, representando 35% da nota final. Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% (10% a apresentação de grupo e 25% a entrega do trabalho escrito), com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) "
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Berg J, Furrer M, Harmon E, Rani U, Silberman M (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho, Geneva, International Labour Office.
Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Cham, Springer.
Degryse, Cristophe (2016), Digitalisation of the Economy and its Impact on Labour Markets, WP 2016.2, ETUI
ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, Geneva, International Labour Office.
ILO (2019) Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. Report. Geneva, International Labour Office.
Lane M, Saint-Martin A (2021), The impact of Artificial Intelligence on the labour market: What do we know so far?, OECD.
OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing, Paris.
Valenduc, Gérard & Vendramin, Patricia (2019), The mirage of the end of work, FB 6/2019, ETUI
WEF (2023), Future of Jobs Report 2023, Geneva, World Economic Forum.
Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
Objetivos de Aprendizagem:
OA1. Desenvolver competências de comunicação oral
OA2. Melhorar a expressão corporal
OA3. Dominar a arte da utilização do aprelho vocal
OA4. Aprender técnicas de performance
Compatibilidade com o Método de Ensino:
O curso combina teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os alunos a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo.
Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1 - Preparação para a apresentação (3 horas)
CP2 - Comunicação não verbal (3 horas)
CP3 - Introdução à utilização do aparelho vocal (3 horas)
CP4 - Introdução ao termo Performance (3 horas)
Modalidade de avaliação contínua:
Apresentações Práticas (50%): Os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público durante o curso. Serão considerados critérios como: clareza de comunicação, expressão vocal e corporal, uso de técnicas teatrais e performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Exercícios e Tarefas Escritas (50%): Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Embora não seja recomendado, os alunos poderão optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e de uma apresentação presencial (100%).
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Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de avaliação contínua
Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual e discussão oral (100%).
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Trabalho Académico com Inteligência Artificial
"OA1. Conhecimento sobre a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos para elaboração de textos académicos.
OA2.Competências de utilização de algoritmos generativos para assistência à elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Competências de análise e escrutínio da independência, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Competências gerais de reconhecimento das implicações éticas e cívicas subjacentes ao acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico."
"CP1. Introdução: escrita académica e algoritmos generativos (3h)
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA (3h)
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalho académico (3h)
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico (3h)"
"Modalidade de avaliação contínua:
Participação em aula: avalia a presença, envolvimento e contributo individual dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo: os estudantes terão que formar grupos para rever e editar os textos académicos entre os mesmos, utilizando os algoritmos generativos. A avaliação será baseada na qualidade das revisões, edições e feedbacks fornecidos (40%)
Relatório individual: com uma reflexão aprofundada sobre as questões cívicas e éticas colocadas na utilização de ferramentas de IA como auxílio de escrita académica (40%).
Existe nota mínima de 7 valores para todas as componentes de avaliação.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e discussão oral (100%). "
Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
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Empreendedorismo e Inovação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo; OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking?;OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços; OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica; OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio; OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização; OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers., 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Enquadramento Legal das Pessoas Coletivas
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Sistematizar o enquadramento legal e fiscal da entidade e aplicar na prática os conceitos;
2. Desenvolver uma base de dados tecnológica com a informação legal e fiscal sobre a entidade e sua manutenção subsequente.
3. Desenhar a organização do arquivo digital e conceber os circuitos da gestão documental da entidade, implementando esses modelos em apropriada tecnologia.
1 - Caraterização das pessoas coletivas. Tipos de pessoas coletivas e requisitos legais e fiscais
2 - Processo constitutivo de uma sociedade comercial: Etapas de constituição, capital social, contrato de sociedade, registos e obrigações declarativas.
3 - Transformação e reestruturação de sociedades comerciais: os processos de fusão, cisão e aquisições
4 - Obrigações de registo das operações e de reporte legal e fiscal nas sociedades comerciais.
5 - Obrigações de arquivo: o arquivo digital e a gestão documental
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Vários Autores. (2021). Comercial - Código Comercial, Código das Sociedades Comerciais e legislação conexa, 16ª Edição. Porto Editora
Abreu, Coutinho (2021). Curso de Direito Comercial (volumes I e II), 7ª edição. Almedina
Authors:
Reference:
Year:
Title: OECD. (2005). OECD model tax convention on income and on capital, condensed version ? July 2005. Paris: OECD Publishers.
Marreiros, J. M. (2021). Sistema Fiscal Português, 18ª Edição. Áreas Editora
Cordeiro, A. M. (2021). Código das Sociedades Comerciais ? Anotado, 4ª Edição, 2021, Almedina
Authors:
Reference:
Year:
Gestão Comercial, Vendas na Era Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
OA1. Ampliar consideravelmente o seu âmbito de conhecimento em sales management, bem como a criação de um novo portfólio conceitual que irá separá-los dos seus pares.
OA2. Adquirir uma clara vantagem competitiva em termos de progresso e competitividade necessária no mundo corporativo;
OA3. Explorar o desenvolvimento de planos comerciais globais, segmentados e integrados que permitam servir de base à definição de objetivos de mercado e à sua monitorização futura;
OA4. Adquirir conhecimentos sobre os processos e metodologias de integração da informação comercial no sistema de informação de gestão da entidade, de forma a monitorizar o valor criado na perspetiva de mercado a responder as obrigações de reporte externo.
Capítulo 1 - Enquadramento geral
Capítulo 2 – Gestão da Força de Vendas
Tarefas e tempo
Planificação e dimensão
Organização
Gestão
Controlo
Capítulo 3 - Gestão do Negócio e das Vendas
Previsão de vendas do negócio
O plano de vendas
Performance comercial do negócio
Capítulo 4 - Sales Analytics
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard Comercial
Indicadores de performance
Dashboards dinâmicos
Capítulo 5 – Vendas Digitais
Evolução do Tipo de Venda
Conceitos sobre Vendas Digitais
Funil e Processo de vendas
Social Media Marketing
Social Media for Sales
Capítulo 6 – Digital Sales & Trade Marketing
Os novos desafios no mundo digital
Principais ferramentas
A nova abordagem
Capítulo 7 – Social Selling
Caracterização
Principais dados estatísticos
Estratégia de Social Selling
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Daly, D. (2017). Digital Sales Transformation in a Customer First World. Oak Tree Press.
Jordan, J., & Vazzana, M. (2012). Cracking the sales management code: The secrets to measuring and managing sales performance. McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Roberge, M. (2015). The Sales Acceleration Formula: Using Data, Technology, and Inbound Selling to go from $0 to $100 Million. John Wiley & Sons.
Lytle, C. (2011). The Accidental Sales Manager: How to Take Control and Lead Your Sales Team to Record Profits. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão Fiscal
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de Fiscalidade.
2. Aplicar as regras de determinação do IRC das sociedades comerciais, elaborar a declaração periódica de rendimentos e outros reportes fiscais obrigatórios, recorrendo a tecnologia aplicada.
3. Caracterizar as operações para efeitos de incidência do IVA e sua implicação no sistema de informação para a gestão.
4. Conhecer as regras principais de liquidação e de dedução do IVA e requisitos tecnológicos para a sua implementação e controlo
1 - Conceito de imposto
2 - Princípios constitucionais de direito fiscal
3 - IRC
4 - IVA
5 - Tecnologias digitais aplicadas à gestão fiscal
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Bardopoulos, A. (2015). eCommerce and the effects of technology on taxation. Cham: Springer.
Estatuto dos Benefícios Fiscais
Códigos do IRC e IVA
Lei Geral Tributária
Constituição da República Portuguesa
Carlos, A. B. (2016). Impostos - Teoria Geral. Almedina
Authors:
Reference:
Year:
Title: OECD (2005) OECD model tax convention on income and on capital, condensed version ? July 2005. Paris: OECD Publishers.
Carlos, A. B., Abreu, I., Durão, J., & Pimenta, M. E. (2021). Guia dos Impostos em Portugal 2020. Quid Juris
Authors:
Reference:
Year:
Métodos Analíticos Aplicados à Gestão
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecer os diferentes tipos de problemas analíticos para a Gestão.
OA2. Identificar tipos de dados estruturados e não estruturados e como os recolher e tratar
OA3. Saber aplicar e interpretar uma analise exploratória de segmentação de dados usando o R.
OA4. Saber aplicar e interpretar uma análise e avaliação utilizando modelos de regressão ou classificação de dados usando o R
OA5. Saber fazer uma análise de texto e sentimentos usando o R.
OA6. Saber implementar as técnicas adequadas para cada tipo de problemas na Gestão.
CP1. Introdução aos principais problemas de análise de dados para a Gestão
CP2. Tipos de Dados Estruturados e Não Estruturados. Recolha e Tratamento
CP3. Modelos Exploratórios de Dados. Segmentação
CP4. Modelos Preditivos. Técnicas de Regressão e de Classificação
CP5. Análise de Texto e Sentimentos
CP6. Modelação de exemplos de problemas na Gestão com R.
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Projeto: 40%; b) teste escrito: 60%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Torgo, L. (2011). Data mining with R: learning with case studies. Chapman and Hall/CRC.Crawley
Tattar, P., Ojeda, T., Murphy, S. P., Bengfort, B., & Dasgupta, A. (2017). Practical Data Science Cookbook. Packt Publishing Ltd.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking. " O'Reilly Media, Inc.".
Miller, T. W. (2015). Marketing data science: modeling techniques in predictive analytics with R and Python. FT Press.
Mathur, P. (2018). Machine Learning Applications Using Python: Cases Studies from Healthcare, Retail, and Finance. Apress.
Wickham, H., & Grolemund, G. (2016). R for data science: import, tidy, transform, visualize, and model data. " O'Reilly Media, Inc.
O'Neil, C., & Schutt, R. (2013). Doing data science: Straight talk from the frontline. " O'Reilly Media, Inc.".
Authors:
Reference:
Year:
Empreendedorismo e Inovação II
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
R. Dorf, T. Byers, A. Nelson / McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise., 2014, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia, Planeamento e Orçamentação
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
OA1. Compreender o processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial.
OA2. Aplicar eficazmente os principais instrumentos e frameworks respeitantes a esse processo.
OA3. Analisar criticamente a selecção de alternativas estratégicas.
OA4. Aplicar melhores práticas no planeamento, orçamentação, implementação e controlo das estratégias escolhidas.
OA5. Desenvolver pensamento crítico face a temas estratégicos, com foco em ambientes tecnológicos digitais.
OA6. Aplicar práticas e instrumentos estratégicos a casos de estudo, ambientes competitivos simulados, e análise de empresas reais.
1. Fundamentos de estratégia
2. Formulação da estratégia – visão, missão e valores
3. Análise da envolvente externa mediata e imediata
4. Análise da envolvente interna – VRIO e competências dinâmicas
5. Estratégias de negócio – estratégias genéricas e blue ocean
6. Estratégias corporativas – integração vertical, outsourcing estratégico, diversificação, alianças estratégicas, internacionalização, fusões e aquisições
7. Planeamento, orçamentação, implementação, controlo e balanced scorecard
8. Temáticas actuais da estratégia – ambientes tecnológicos digitais, ética, RSC, sustentabilidade
Época normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação.
a) Quizzes individuais nas sessões: 15%
a) Relatório em grupo: aplicação de conceitos a análise de empresa real: 25%
b) Relatório em grupo: análise crítica de resultados da simulação empresarial: 25%
c) Exame escrito: 35%
Alunos que optem apenas por exame individual: ponderação 100%, nota mín. 10.
Época de recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mín. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., and Strickland, A. (2022). Crafting & Executing Strategy: the quest for competitive advantage: concepts and cases. McGraw-Hill (23rd ed)
Authors:
Reference:
Year:
Title: -
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Investimentos
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
OA1 - Calcular os juros (e a taxa de juro respetiva), o valor atual e o valor futuro envolvidos numa operação financeira para um determinado prazo, de acordo com várias bases de calendário.
OA2 - Converter uma taxa anual, numa taxa periódica de juro, em termos nominais e em termos efetivos.
OA3 - Determinar fluxos financeiros de operações de aplicação e financiamento (vendas a crédito, leasing e outros empréstimos), calcular a TAE e a TAEG daí resultantes e fazer quadros (planos) de reembolso de empréstimos.
OA4 - Descrever e calcular o Cash Flow num projeto de investimento.
OA5 - Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto.
OA6 - Utilizar o Excel em todos os objetivos descritos.
1. A noção de juro, consumo e poupança.
2. Taxa de juro nominal vs efetiva e nominal (corrente) vs real, taxas equivalentes e taxas spot e forward.
3. Juros simples, descontos por dentro e por fora, e compostos; bases de calendário.
4. Conceitos de atualização e capitalização, equação do valor, TAE e TAEG.
5. Juros de conta corrente, desconto bancário de letras, reforma de letras, pagamentos a prestações.
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas.
7. Aplicações, avaliação de imóveis e operações de financiamento (leasing e ALD, empréstimos).
8. Empréstimos: formulas gerais e quadros de reembolso, revisão de contratos e cláusulas especiais.
9. Investimentos reais: natureza, conceito de cash flow e taxa de atualização.
10. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP, PRI.
> Avaliação contínua: assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%.
> Avaliação por exame: para alunos que reprovem na avaliação contínua, ou que optem por avaliação por exame, ou que pretendam melhoria de nota - exame com ponderação de 100%, e nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Ed., Sílabo.
Curto, J. D., Vieira, D. S. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Sílabo.
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H., Laureano, L. (2023). Introdução às Finanças, 4ª Ed., Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Fabozzi, F.J., Fabozzi, F.A., Lopez de Prado, M., & Stoyanov, S. V. (2021). Asset Management: Tools and Issues. World Scientific.
Hastings, N. A. (2021). Physical asset management. London: Springer.
Borges, A., A. Rodrigues, R. Rodrigues e J. A. Rodrigues (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27rd Ed. Áreas Editora.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Riscos na Era Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1 - Compreender o processo de gestão de risco nas suas diversas vertentes e o papel da gestão de risco para garantir a sustentabilidade e continuidade das organizações.
2 - Identificar as principais tipologias de risco a que as instituições financeiras e não financeiras estão expostas;
3 – Perceber o impacto das atividades de fraude e branqueamento de capitais na sustentabilidade das organizações
4 – Perceber o papel da Função Compliance no que se refere às responsabilidades, posicionamento e impacto na gestão de risco;
5 - Compreender o potencial da utilização das tecnologias de informação no contexto da gestão de riscos
6 – Obter conhecimento sobre a aplicação de novas tecnologias na gestão de risco
1 - Introdução à gestão de risco
2 - Conceitos fundamentais de Risco
3 - Tipologias de Risco (financeiros e não financeiros)
3.1 - Riscos de Mercado e Liquidez
3.2 – Risco de Crédito
3.3 – Risco Operacional
4 – Fraude e Branqueamento de Capitais
5 – O risco de IT
6 – A Gestão de Risco nas organizações: A Função Compliance
7 - O uso de tecnologias de informação na gestão de risco
8 – Tendências do uso de novas tecnologias na gestão de risco
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Casos práticos grupo com apresentação em aula: 60%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Crouhy, M., Galai, D., & Mark, R. (2019). The essentials of risk management. 2nd Edition. New York: McGraw-Hill.
Coleman, T. (2011). A practical guide to risk management. CFA Institute Research Foundation M2011-2.
Moeller, R. R. (2011). COSO enterprise risk management: establishing effective governance, risk, and compliance processes, 2nd Edition. John Wiley & Sons.
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Title: Assi, M. (2019). Governança, riscos e compliance: mudando a conduta nos negócios. Saint Paul Editora.
Buchanan, D. A., & Huczynski, A. A. (2019). Organizational behaviour. Pearson UK.
Carvalho, M. C., Gonçalves, R., Lopes da Costa, R., Pereira, L. F., & Dias, A. (2022). Contributions of Artificial Intelligence in Operational Risk Management. International Journal of Intelligent Information Technologies (IJIIT), 18(1), 1-16. http://doi.org/10.4018/IJIIT.296237
Allan, N., Cantle, N., Godfrey, P., & Yin, Y. (2013). A review of the use of complex systems applied to risk appetite and emerging risks in ERM practice: Recommendations for practical tools to help risk professionals tackle the problems of risk appetite and emerging risk. British Actuarial Journal, 18(1), 163-234.
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques. (2012) "Sistemas de informação para gestão de risco operacional em instituições financeiras". http://hdl.handle.net/10400.5/4264
Authors:
Reference:
Year:
Logística no Comércio e na Indústria
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):
OA1. Perceber, planear, monitorizar e controlar processos de planeamento e execução logística
OA2. Perceber a utilização de novas tecnologias e sistemas de informação na logística: sistemas de picking automáticos, sistemas de armazenagem automáticos, sistema de transportes, optimizadores de rotas, planeadores de cargas, tecnologias de identificação, análise de dados e ferramentas de machine learning
OA3. Planear e controlar o impacto da utilização de tecnologias adequados às operações na área do comério e indústria
Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais:
CP1. Gestão logística e gestão da cadeia de abastecimento: Fluxos físicos e informacionais
CP2. Processos de planeamento e integração com a logística de execução
CP3. Integração de tecnologias e sistemas de informação na gestão de armazém
CP4. Integração de tecnologias e sistemas de informação na gestão de distribuição
CP5. A importância da gestão da informação nas operações logísticas no comércio e na indústria (Reporting)
Avaliação Contínua: assiduidade mínima de 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Projeto em Grupo: 20%; b) Projetos Individuais: 40%; c) teste escrito: 40%. Nota mínima 10.
Avaliação por Exame: para alunos que reprovem na avaliação contínua, ou que optem por avaliação por exame, ou que pretendam melhoria de nota - exame com ponderação de 100%. Nota mínima 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Carvalho, J. C. (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.
Paksoy, T., Kochan, C. G., & Ali, S. S. (Eds.). (2020). Logistics 4.0: Digital Transformation of Supply Chain Management. CRC Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Grant, D. (2010). Logistics Management, Pearson.
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Ballou, R. H. (1998). Business Logistics Management, 4ª edição, Prentice Hall.
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Rushton, A., Croucher, P., Baker, P. (2010). The handbook of Logistics and Distribution Management, 4ª edição, Kogan Page
Authors:
Reference:
Year:
Empreendedorismo e Inovação III
OA.1Preparar PPS para comercialização -plano Nacional/Internacional
OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs
OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais
OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais
OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística
OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design
OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual
OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional)
OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria
OA.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional
OA.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato.
OA.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
OA.1Preparar PPS para comercialização - plano Nacional/Internacional
OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs
OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais
OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais
OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística
OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design
OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual
OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional)
OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria
OA.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional
OA.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato.
OA.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
Avaliação periódica:- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: ·
M. Hart, How to Write a Business Proposal [Examples + Template], 2021, ·, https://blog.hubspot.com/sales/how-to-write-business-proposal (acedido em Setembro 2021)
S. Spivak, F. Brenner / CRC Press, Standardization Essentials Principles and Practice, 2001, ·, ·
D. Counsell, R. Stoneman, Planning, Sustainability and Nature: Concise guide to planning, 2019, ·, ·
K. Mathew / Revised Edition, CSIPP., Practical Guide To Production Planning & Control, 2017, ·, ·
P. Randy, D. Bacon / 1st Edition, Prentice Hall., Commercializing Great Products with Design for Six Sigma, 2006, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Integrar a Gestão de Pessoas no contexto do negócio da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização.
2. Caracterizar as práticas da Gestão de Pessoas;
3. Contextualizar o processo de transformação digital na área de gestão de pessoas como veículo ao posicionamento estratégico nas organizações;
4. Integrar a utilização de RPA (Robot Process Automation) e Chatbots na área de gestão de pessoas, assim como a prática de HR Analytics.
1. Os papéis da Gestão de Pessoas: de administrador de pessoal a parceiro estratégico
2. Gerir pessoas em diferentes momentos estratégicos e na era tecnológica
3. As práticas da Gestão de Pessoas
4. Sistemas Integrados e o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning) e suas funcionalidades
5. Automatização de processos: Criação de RPA (Robot Process Automation) nos processos de RH e Chatbots
6. Análise de indicadores - HR Analytics
7. Casos práticos
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min. 75% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) trabalho de grupo com resolução de caso prático e sua discussão: 40%; b) teste escrito: 60%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Birmingham: Springer.
Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
Authors:
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Authors:
Reference:
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates contemporâneos;
OA2. Analisar os temas e debates da atualidade de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica e da digitalização em termos económicos, sociais, culturais e ambientais;
OA4. Compreender o papel e a importância da tecnologia nos desafios das sociedades contemporâneas;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico.
CP1. Debates XXI: mudança tecnológica e desafios societais contemporâneos.
CP2. Transição digital: significado e implicações.
CP3. Tecnologia, transformação social e desigualdades.
CP4. Ambiente e transições para a sustentabilidade.
CP5. Globalização, financeirização e desenvolvimento.
CP6. Capitalismo e democracia.
CP7. Migrações e multiculturalidade.
O processo de avaliação periódica compreende os seguintes elementos:
1. Preparação ao longo do semestre e apresentação em sala de um trabalho de grupo sobre mudança tecnológica e sociedade (40%).
2. Teste (60%).
A avaliação final compreende os exames de 1ª e 2ª época (100% da classificação).
Title: Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI.?Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
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Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing
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Barradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?.?Journal of Post Keynesian Economics,?40(3), 413-439
Authors:
Reference:
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Authors:
Reference:
Year:
Finanças Empresariais e Gestão de Tesouraria
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Gerir, de forma rigorosa, tempestiva e preditiva os meios líquidos de uma entidade recorrendo a apropriada tecnologia;
2. Definir critérios para monitorização da liquidez (planeamento, controlo e reporte) e sua implementação em ERP, assim como a exportação direta de ficheiros SEPA e ordens de transferência a partir do SIG;
3. Analisar e utilizar os outputs gerados pelo ERP para a monitorização e tomada de decisões sobre os direitos a receber e obrigações a pagar de cada entidade;
4. Monitorizar e acompanhar os financiamentos através da adoção de modelo tecnológico apropriado para a gestão dos financiamentos;
5. Acompanhar os padrões de cash-flows gerados pelas diversas fontes de financiamento;
6. Explorar o desenvolvimento de planos de tesouraria histórica e previsional globais e parcelares gerados pelo ERP, integrados de forma a assegurar o cumprimento tempestivo de todas as obrigações presentes e futuras da entidade.
1?O papel e importância da gestão financeira
1.1.Perspetiva funcional da origem e aplicações de fundos
1.2.Assegurar equilíbrio financeiro
2.Gestão de ativos e passivos financeiros
2.1.Tipologia e características de ativos financeiros
2.2.Tipologia e características de passivos financeiros
3.Gestão dos meios líquidos
3.1.Gestão de caixa e seus equivalentes
3.2.Assegurar a disponibilidade de fundos e o financiamento da tesouraria
4.Planeamento de tesouraria e as previsões de tesouraria em perspetiva deslizante.Orçamento
5.Otimização na gestão de recursos
5.1.Risco e compliance na gestão da liquidez
5.2.Gestão integrada das necessidades em fundo de maneio
5.3Sistemas de cash-pooling
6.Tecnologias de Informação para gestão financeira e de tesouraria
6.1.O desenvolvimento e papel atual das FINTEC
6.2.Tecnologia para monitorização e controlo dos fluxos financeiros
6.3Reporting interno para gestão
6.4 Reporting externo para reguladores e partes interessadas
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Rodrigues, J.A., Simões, A. (2012), Analisar a Performance Financeira: uma perspetiva multidimensional, Coleção Global Áreas Editora, 2.ª edição.
Neves, J.C. (2021), Análise e Relato Financeiro - Uma visão integrada de gestão, Texto Editores.
Brealey, Myers, Allen (2020), Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 13th edition.
Authors:
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Title: Cortes, P.L. (2017), Administração de Sistemas de Informação, Editora Saraiva.
Rodrigues, J.A., Nicolau, I. (2010), Elementos de Cálculo Financeiro, Áreas Editora, 9.ª edição.
Mota, A., Nunes, J., Oliveira, L., Inácio, P., Ferreira, M., Barroso, C. (2020), Finanças da Empresa - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 6.ª edição.
Higgins, R., Koski, J., Mitton, T. (2018), Analysis for Financial Management, McGraw-Hill Education, 12th edition.
Ross, S., Westerfield, R., Jordan, B. (2021), Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill Higher Education (International), 13th edition.
Authors:
Reference:
Year:
Monitorizar A Performance da Gestão
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de gestão da performance
2. Saber selecionar os instrumentos de gestão de performance mais adequados às necessidades da entidade e dos seus gestores, garantindo o alinhamento
3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira e organizá-la apropriada tecnologia que contribua para i aumento de valor das decisões de gestão;
4. Propor a aplicação de ferramentas concetuais e tecnológicas que permitam organizar de forma contínua um modelo integrado de avaliação e de monitorização da performance das entidades.
1 ? Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão
1.1 Enquadramento estratégico
1.2 Múltiplas perspetivas da performance
1.3 Princípios e atributos de um sistema de medição da performance
2 ? Instrumentos para a monitorização da performance
2.1 As 3 categorias de instrumentos
2.2 Instrumentos técnicos ou de pilotagem: corporate performance management (CPM)
2.3. Instrumentos de natureza comportamental: organização em centros de responsabilidade, preços internos e avaliação da performance dos centros de responsabilidade
2.4. Instrumentos de diálogo: comunicar e fazer participar os gestores num processo interativo, estruturado e organizado
3. Tecnologias digitais aplicadas a um modelo integrado de Análise e Monitorização da Performance
3.1 Requisitos do sistema tecnológico
3.2 Integração de informação (histórica e prospetiva, financeira e não financeira) e sua difusão pelos responsáveis da gestão das entidades
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual:20%; b)1 trabalho individual (20%) e 1 grupo:(20%); c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems ? Performance Measurement, Evaluation and Incentives ,2ª Ed. Prentice Hall, 2011
Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed. Lisboa, Áreas Ed., 2021
Anthony, R.N., Vijay Govindarajan,Frank Hartmann, Kalle KrausGoeran Nilsson, Management Control Systems,13ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2014
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Title: Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Descentralizar e responsabilizar por Resultados. A organização em centros de responsabilidade, Áreas Global 2009
Olve, N.G., Roy, J., Wetter, M. ., Performance Drivers - a Practical Guide to using the Balanced Scorecard, 1ª Ed., Wiley
Kaplan, R., Norton, D., The Balanced Scorecard ? HBS Press, Boston, 1996
Duréndez, Antonio, Daniel Ruíz-Palomob, Domingo García-Pérez-de-Lemaa, Julio Diéguez-Soto, Management control systems and performance in small and medium family firms, European Journal of Family Business, 2016
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Relatório Integrado
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Contribuir de forma ativa na escolha de um sistema tecnológico, de preferência ambiente cloud e totalmente digital, que proporcione tecnologias avançadas de reporting externo e interno, integrando toda a informação de forma flexível, fiável e tempestiva.
2. Integrar num sistema de ?data analytics? toda a informação da Entidade com relevância estratégica para a gestão, de forma a disponibilizar com tempestividade e fiabilidade os reportes de gestão e legais a que as entidades se encontram obrigadas;
3. Ser envolvidos na definição de um modelo integrado de relato da Entidade, atentas as dimensões ESG, recorrendo a apropriada tecnologia para o efeito;
4. Preparar a estrutura global do Relatório Integrado, incluindo as Demonstrações Financeiras e o Relatório de Gestão, adquirir conhecimentos das obrigações de relato e explorar funcionalidades tecnológicas para a preparação, execução e comunicação do relatório integrado
1 ? O relatório Integrado
1.1. Conceito de relatório integrado
1.2. Objetivos e benefícios do relatório integrado.
2. As dimensões de relato ESG
2.1. A dimensão Ambiental (E)
2.2. A dimensão Social (S)
2.3 A dimensão de governo (G).
3. Integração de informação financeira e não financeira
3.1. Princípios da integração da informação
3.2. Estrutura internacional de um relatório integrado.
4. O processo de prestação de contas
4.1. As obrigações legais e fiscais de prestação de contas;
4.2. Elaboração de Demonstrações Financeiras e de Informação Empresarial Simplificada
4.3 Aspetos normativos e legais da prestação de contas.
5. Tecnologias de Informação para a elaboração do Relatório Integrado
6.1. Requisitos tecnológicos para a emissão de um relatório integrado;
6.2. O processo de emissão e difusão do relatório integrado;
6.3 Cumprimento das obrigações de relato legal e comunicação da informação.
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: - De Villiers, C., Hsiao, P. C. K., & Maroun, W. (Eds.). (2020). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. Routledge.
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Objetivos
Pretende-se que os estudantes que concluam este ciclo de estudos fiquem habilitados a conceber, planear, liderar e monitorizar negócios suportados nas tecnologias digitais e implementar princípios e processos de organização e funcionamento suportados na mobilização das novas tecnologias digitais nos diferentes domínios da gestão.
Nesse sentido, os objetivos gerais são:
- Promover, liderar e acompanhar a digitalização dos diferentes processos de gestão da empresa;
- Identificar, analisar, criar e implementar soluções digitais inovadoras;
- Preparar e interpretar relatórios operacionais de apoio à decisão com base em métricas específicas;
- Preparar e interpretar a documentação necessária para o cumprimento das obrigações de reporte;
- Construir e gerir bases de dados de suporte à decisão;
- Operar novas tecnologias de apoio à gestão à medida que são desenvolvidas e implementadas;
- Conceber, parametrizar e implementar sistemas integrados de gestão.
No final do curso o estudante deverá ter atingido os seguintes objetivos:
1 - Conhecimentos:
• Fundamentais: matemática; gestão de processos; liderança; qualidade; segurança e gestão de riscos; marketing, gestão de pessoas; comportamento organizacional; logística; gestão de operações; gestão financeira; contabilidade; fiscalidade; direito empresarial; empreendedorismo e criação de negócios; programação; sistemas de informação; gestão comercial;
• Especializados: elaboração de documentação e comunicação; controlo de gestão; bases de dados e reporte.
2 - Aptidões: desenhar e implementar soluções digitais inovadoras para a gestão; executar estratégias, planos de negócio e financiamento; detetar, avaliar e gerir riscos.
3 - Competências: capacidade de adaptação a diferentes contextos; gerir mudanças tecnológicas nas entidades e sociedade; capacidade de comunicação e escuta ativa; responsabilidade e autonomia; capacidade analítica e de pensamento lógico, capacidade de gestão do tempo.
Acreditações