Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Cálculo
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística e Probabilidades
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Pessoas na Era Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aplicações de Sistemas de Informação para a Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Enquadramento Legal das Pessoas Coletivas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Comercial, Vendas na Era Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Fiscal
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia, Planeamento e Orçamentação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Investimentos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Logística no Comércio e na Indústria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Analíticos Aplicados à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Riscos na Era Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação III
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Finanças Empresariais e Gestão de Tesouraria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Monitorizar A Performance da Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Relatório Integrado
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo
No final desta UC, o aluno deverá ser capaz de:
OA1: Compreender e analisar funções de variável real, incluindo polinomiais, racionais, trigonométricas e exponenciais.
OA2: Entender e aplicar conceitos de limites e continuidade para resolver problemas de indeterminações e comportamento assintótico.
OA3: Calcular e interpretar derivadas e diferenciais, aplicando regras de derivação para resolver problemas de taxas de variação.
OA4: Compreender e aplicar integrais definidos e indefinidos, utilizando técnicas de integração e explorando suas aplicações.
OA5: Analisar sucessões e séries, compreendendo critérios de convergência e aplicando-os em contextos matemáticos.
P1. Funções de Variável Real:
1.1. Polinomiais, racionais, trigonométricas e exponenciais
1.2. Logarítmicas e trigonométricas inversas
1.3. Inversa e composta
1.4. Limites e indeterminações
1.5. Continuidade
P2. Cálculo Diferencial:
2.1. Taxas de variação
2.2. Derivada num ponto e reta tangente
2.3. Regras de derivação
2.4. Regra da cadeia
2.5. Intervalos de monotonia e concavidade do gráfico
2.6. Aproximações de Taylor
P3. Cálculo Integral:
3.1. Integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e primitivas
3.2. Técnicas de integração
3.3. Aplicações de integração
3.4. Integrais impróprios e convergência
P4. Sucessões e Séries:
4.1. Sucessões: monotonia e convergência
4.2. Séries numéricas: somas e critérios de convergência
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação ao longo do semestre: 1 mini-teste intercalar (10%) + 1 trabalho em grupo de 3-4 elementos (20%) + trabalho autónomo (10%) + 1 teste final na primeira data de exame (60%); é exigida nota mínima de 8 valores (escala 1-20) tanto no teste final como na média dos outros momentos de avaliação ao longo do semestre;
- Avaliação por exame (100%), em qualquer das épocas, com prova escrita individual.
- Poderá ser realizada uma avaliação oral complementar após qualquer momento de avaliação para validação da nota final.
Title: Stewart, James, Daniel K. Clegg, and Saleem Watson. Calculus. Cengage Learning, 2020.
Anton, Howard, Irl C. Bivens, and Stephen Davis. Calculus: early transcendentals. John Wiley & Sons, 2021.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Campos Ferreira, J., Campos Ferreira, J. (2018) Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2018, null
Stewart, J., Stewart, J. (2013) Cálculo, Vol I, Cengage Learning, (7ª Ed.), 2013, null
Strang, G., Strang, G. (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press, 2007, null
Solomon, Justin, Solomon, Justin (2015) Numerical Algorithms, CRC Press., 2015, null
Goldstein, L., Goldstein, L. (2011) Matemática Aplicada à Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman., 2011, null
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
OA1. Conhecer e compreender o papel das organizações e do gestor na sociedade
OA2. Compreender os modelos de gestão e os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
OA3. Explicar e analisar os efeitos da envolvente nas organizações
OA4. Avaliar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
OA5. Compreender e avaliar o papel da gestão no âmbito da inovação, das ferramentas digitais, da responsabilidade social e da sustentabilidade
CP1. A Gestão e as Organizações
CP2. Modelos de Gestão
CP3. Meio Envolvente
CP4. Planeamento
CP5. Estruturas Organizacionais
CP6. Liderança
CP7. Motivação
CP8. Controlo
CP9. Empreendedorismo e Inovação
CP10. Ferramentas Digitais
CP11. Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade
Avaliação ao longo do semestre: participação em todos os instrumentos de avaliação. a) participação individual em aula: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 20%; c) Apresentação Final de Trabalho de Grupo em aula – 10%; d) Relatório Escrito de Trabalho de Grupo - 20% e) Prova Escrita no final do semestre em 1ª Época - 40%
A nota mínima para validação da avaliação em cada o instrumento de avaliação é de 8 valores.
Para aprovação na UC é necessário média ponderada mínima de 10 valores. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas
Avaliação por Exame Final: O Exame Final escrito acontece no final do semestre e haverá, para o efeito, três épocas, 1ª Época, 2ª Época e em alguns casos, Época Especial.
A nota mínima de aprovação no Exame é de 10 valores, contando em 100% para a nota final.
Title: Boddy, D. (2020), Management: Using practice and theory to develop skill, 8th ed., Pearson.
Teixeira, Sebastião, Gestão das Organizações, 2022, 4ª Edição, Escolar Editora.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Robbins, S., Coulter, M., De Cenzo, D,, Fundamentals of Management, 2020, 11th Global Edition, Pearson,
Robbins, S., Coulter, M., Management, 2020, 15th Global Edition, Pearson,
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação.
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros.
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python.
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades intermédia.
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python.
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python .
OA7: Desenvolver projetos de programação.
CP1. Ambientes integrados de desenvolvimento. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados.
CP2. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operações lógicas, aritméticas e relacionais.
CP3. Estruturas de controlo.
CP4. Listas e matrizes (listas de listas).
CP5. Procedimentos e funções. Referências e parâmetros.
CP6. Objetos e classes de objetos.
CP7. Manipulação de ficheiros.
CP8: Interface Gráfica.
A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O estudante é avaliado de acordo com os seguintes parâmetros:
A1 (30% da nota final): Tarefas de Aprendizagem validadas pelos docentes, com nota mínima de 8 valores na média das tarefas. São 10 tarefas de aprendizagem e contam as 8 melhores notas.
A2 (70% da nota final): Projeto Obrigatório em Grupo (máximo 3 integrantes) com discussão teórico-prática (Entrega: 30%, Prático-oral: 40% com nota mínima de 8). O componente A2 possui nota mínima de 9,5 valores.
O estudante que não atingir nota mínima poderá fazer um Projeto Prático a 100% com discussão oral.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Title: Portela, Filipe, Tiago Pereira, Introdução à Algoritmia e Programção com Python, FCA, 2023, ISBN: 9789727229314
Sónia Rolland Sobral, Introdução à Programação Usando Python, 2a ed., Edições Sílabo, 2024, ISBN: 9789895613878
Nilo Ney Coutinho Menezes, Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes. Novatec Editora, 2019. ISBN: 978-8575227183
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
Authors:
Reference: null
Year:
Estatística e Probabilidades
OA1 - Conhecer e utilizar os principais conceitos utilizados estatística descritiva, escolhendo adequadamente as medidas e as representações gráficas para descrever os dados
OA2 - Aplicar os conceitos básicos da teoria das probabilidades, nomeadamente calcular probabilidades condicionais, e analisar a independência de acontecimentos
OA3 - Trabalhar com variáveis aleatórias discretas e contínuas
OA4 - Trabalhar e perceber as distribuições de Bernoulli, binomial, Poisson, Normal, assim como as distribuições do Qui-Quadrado e t de Student
OA5- Saber estimar parâmetros pontualmente e saber distinguir entre estimadores e parâmetros
OA6 - Construir e interpretar intervalos de confiança para os estimadores de parâmetros
OA7 - Entender os princípios dos testes de hipóteses
OA8 - Saber utilizar alguns softwares (tais como, Python ou R)
Conteúdos programáticos (CP):
CP1 - Noções de Estatística Descritiva: Tipos de variáveis. Tabelas de frequências e representações gráficas. Medidas de tendência central, de dispersão, de assimetria e de curtose.
CP2 - Conceitos da teoria das probabilidades: definições, axiomas, teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes
CP3 - Variáveis aleatórias univariadas e bivariadas: funções massa e densidade de probabilidade, função distribuição, função probabilidade conjunta, valor esperado, variância, desvio padrão, covariância, correlação
CP4 - Distribuições discretas e contínuas: Uniforme discreta e contínua, Bernoulli, binomial, Poisson, Normal, Qui-Quadrado e t-Student
CP5 - Amostragem: noções básicas. Distribuições amostrais mais utilizadas
CP6 - Estimação pontual e por intervalos
CP7 - Testes de hipóteses: tipo de erros, nível de significância e p-values.
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes:
- Avaliação ao longo do semestre: 1 miniteste realizado em aula (15%) + Prova escrita final realizada na data da 1ª época (60%) + trabalho autónomo (5%) + projeto realizado em grupo (20%),
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios e têm nota mínima de 8 valores.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: E. Reis, P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015). Estatística Aplicada (Vol. 1) - 6ª ed, Lisboa: Sílabo. ISBN: 978-989-561-186-7.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016). Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo. ISBN: 978-972-618-986-2.
Afonso, A. & Nunes, C. (2019). Probabilidades e Estatística. Aplicações e Soluções em SPSS. Versão revista e aumentada. Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-123-2.
Ferreira, P.M. (2012). Estatística e Probabilidade (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE III, Universidade Aberta do Brasil – UAB.IV. ISBN: 978-85-63953-99-5.
Farias, A. (2010). Probabilidade e Estatística. (V. único). Fundação CECIERJ. ISBN: 978-85-7648-500-1
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Haslwanter, T. (2016). An Introduction to Statistics with Python: With Applications in the Life Sciences. Springer. ISBN: 978-3-319-28316-6
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Pessoas na Era Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Integrar a Gestão de Pessoas no contexto do negócio da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização.
2. Caracterizar as práticas da Gestão de Pessoas;
3. Contextualizar o processo de transformação digital na área de gestão de pessoas como veículo ao posicionamento estratégico nas organizações;
4. Integrar a utilização de RPA (Robot Process Automation) e Chatbots na área de gestão de pessoas, assim como a prática de HR Analytics.
1. Os papéis da Gestão de Pessoas: de administrador de pessoal a parceiro estratégico
2. Gerir pessoas em diferentes momentos estratégicos e na era tecnológica
3. As práticas da Gestão de Pessoas
4. Sistemas Integrados e o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning) e suas funcionalidades
5. Automatização de processos: Criação de RPA (Robot Process Automation) nos processos de RH e Chatbots
6. Análise de indicadores - HR Analytics
7. Casos práticos
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min. 75% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) trabalho de grupo com resolução de caso prático e sua discussão: 40%; b) teste escrito: 60%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Birmingham: Springer.
Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Sen, S. (2020). Digital HR Strategy: Achieving Sustainable Transformation in the Digital Age. New York: Kogan Page.
Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2007). Management Information Systems, 10th Edition, Prentice Hall.
Larson, W. (2021). HR Transformation: Lead Your Business Into HR 3.0 and Beyond. New York: WadeLarson.
Hussain, Z., Wallace, J., & Cornelius, N. E. (2007). The use and impact of human resource information systems on human resource management professionals. Information & Management, 44, 74-89.
Cantoni, F. & Mangia, M. (2020). Human Resource Management and Digitalization. Routledge: Oxfordshire.
Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page.
Buller, P. F. and McEvoy. G. (2012). Strategy, human resource management and performance: Sharpening the line of sight. Human Resource Management Review, 22, 43-56
Authors:
Reference: null
Year:
Planeamento e Gestão de Projetos
O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. / 7th edition, Elsevier Science & Technology., Project Management Planning and Control, 2017, ·, ·
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros / Spinger, Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), 2014, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações.
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado?
CP2. Que direitos e deveres no mundo do trabalho?
CP3. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP4. Que tecnologias digitais estão a mudar o trabalho?
CP5. Que futuro para o trabalho?
CP6. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP7. Onde começa e termina a precariedade?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. Que transformação digital em Portugal?
Avaliação ao longo do semestre:
Cada estudante realiza uma Aula Invertida, que representa 20% da nota final.
Realização de um trabalho individual, representando 35% da nota final.
Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% da nota final (10% a apresentação de grupo e 25% o trabalho escrito).
Assiduidade e participação nas aulas, que representa 10% da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a ⅔ das aulas.
Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A média final dos vários elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): exame presencial, representando 100% da nota final, e nota mínima de 9,5.
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ✔ Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
✔ Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Springer.
✔ Cedefop (2022). Setting Europe on course for a human digital transition: new evidence from Cedefop’s second European skills and jobs survey, Publications Office of the European Union.
✔ Eurofound (2020), New forms of employment: 2020 update, Publications Office of the European Union.
✔ ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, International Labour Office.
✔ ILO (2019), Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. International Labour Office.
✔ Nowotny H (2021), “In AI we trust: how the Covid-19 Pandemic Pushes us Deeper into Digitalization”, Delanty G (ed.) (2021), Pandemics, Politics and Society, De Gruyter, 107-121.
✔ OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing.
✔ Wilkinson A, and Barry M (eds) (2021), The Future of Work and Employment, Edward Elgar.
✔ Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecerem e ficarem familiarizados com diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer um ciclo completo de análise dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de análise de dados com vista ao estudo de um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados, exemplos de aplicação
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formatos dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; estatística descritiva de dados e análise exploratória de dados
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e aprendizagem automática de modelos de dados
CP10. Métodos de avaliação dos modelos
CP11. Reporte e publicação de resultados
A avaliação na modalidade 'ao longo do semestre' resulta da efetivação de dois testes individuais : um teste intercalar e um outro no final do semestre (20% cada um) , e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) com elaboração de dois relatórios (20% cada um) e uma apresentação oral (20%) a efetuar pelo grupo e esta com classificação individual.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas (os alunos podem faltar 4 aulas em 12).
O Exame Final é um exame escrito, individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final, na época 1, 2 ou especial, quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Hadley Wickham, Mine Çetinkaya-Rundel, Garrett Grolemund, 'R for Data Science', 2nd Edition, O'Reilly Media, Inc. 2023.
Cole Nussbaumer Knaflic, 'Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals', John Wiley & Sons, Inc., 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Torgo, Luis. 'Data mining with R: learning with case studies' (2nd Edition), chapman and hall/CRC, 2016.
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline', O'Reilly, 2013.
T. W. Miller, 'Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?' O'Reilly, 2015.
Aggarwal, C. C. , 'Data mining: the textbook' (Vol. 1), Springer, 2015.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 'Data mining: concepts and techniques', Morgan Kaufmann, 2022.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, 'Practical Data Science Cookbook', Second Edition, Packt Publishing, 2017.
Authors:
Reference: null
Year:
Aplicações de Sistemas de Informação para a Gestão
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer as bases gerais de um sistema de informação para a gestão e a tecnologia fundamental para o seu suporte;
2. Participar de forma ativa na conceção e desenho do modelo de gestão das entidades e aplicação prática dos conceitos e tecnologia ministrados. Em particular, deverão ser capazes de selecionar a informação financeira e não financeira a utilizar numa dada entidade e as perspetivas da performance da gestão;
3. Participar na implementação em ERP de planos de contas de natureza multidimensional, que lhes permitam cumprir com as obrigações legais e normativas de prestação de contas e elaborar os reportes analíticos quer para a gestão;
4. Desenvolver em ERP as Entidades com quem cada entidade se relaciona e organizá-las em várias categorias de relacionamentos (acionista, banco, cliente, fornecedor, prestador de serviços, etc.), sem perder a informação global e integrada por cada uma.
1 ? Missão, visão e valores
1.1. Conceito de missão, visão e valores
1.2. Estratégia e objetivos estratégicos
2. Medidas de valor: Um perspetiva multidimensional
2.1. Conceito de valor face às expetativas dos ?stakeholders?
2.2. As dimensões na análise de valor
2.3. Um modelo integrado de geração e medição do valor: pessoas, processos internos e tecnologia
2.4. O conceito de segmento e metodologia para a sua estruturação.
3. Sistema de informação para a gestão
3.1. Os requisitos do sistema contabilístico para responder às exigências externas e às necessidades de gestão
3.2. Os requisitos do sistema integrado de informação financeira e não financeira
3.3. A entidade como a base da atividade económica e social: tipologias de entidades e os requisitos do SIG para gestão dos relacionamentos.
4. Tecnologias de Informação para suportar o modelo de gestão
4.1. Caraterização das tecnologias relacionadas com ERP e CRM.
4.2. Uma visão global e integrada do sistema de informação para os gestores
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, face aos objetivos definidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas-base teórica de referência
2. Participativas, análise e discussão de casos de estudo, para aplicação da tecnologia às bases teóricas
3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico
4. Auto-estudo, através de trabalho autónomo
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: McKinney, E. H., & Kroenke, D. M. (2018). Processes, systems, and information: An introduction to MIS, 3rd Edition. Prentice Hall.
Côrtes, P. L. (2017). Administração de Sistemas de Informação. Saraiva Educação SA.
Pearlson, K. E., Saunders, C. S., & Galletta, D. F. (2016). Managing and using information systems: A strategic approach. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Peters, M. D., Wieder, B., Sutton, S. G., & Wakefield, J. (2016). Business intelligence systems use in performance measurement capabilities: Implications for enhanced competitive advantage. International Journal of Accounting Information Systems, 21, 1-17.
Arnott, D., Lizama, F., & Song, Y. (2017). Patterns of business intelligence systems use in organizations. Decision Support Systems, 97, 58-68.
Trieu, V. H. (2017). Getting value from Business Intelligence systems: A review and research agenda. Decision Support Systems, 93, 111-124.
Appelbaum, D., Kogan, A., Vasarhelyi, M., & Yan, Z. (2017). Impact of business analytics and enterprise systems on managerial accounting. International Journal of Accounting Information Systems, 25, 29-44.
Authors:
Reference: null
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Title: Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383.
Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009.
Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79.
Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo; OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking?;OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços; OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica; OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio; OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização; OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers., 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Enquadramento Legal das Pessoas Coletivas
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Sistematizar o enquadramento legal e fiscal da entidade e aplicar na prática os conceitos;
2. Desenvolver uma base de dados tecnológica com a informação legal e fiscal sobre a entidade e sua manutenção subsequente.
3. Desenhar a organização do arquivo digital e conceber os circuitos da gestão documental da entidade, implementando esses modelos em apropriada tecnologia.
1 - Caraterização das pessoas coletivas. Tipos de pessoas coletivas e requisitos legais e fiscais
2 - Processo constitutivo de uma sociedade comercial: Etapas de constituição, capital social, contrato de sociedade, registos e obrigações declarativas.
3 - Transformação e reestruturação de sociedades comerciais: os processos de fusão, cisão e aquisições
4 - Obrigações de registo das operações e de reporte legal e fiscal nas sociedades comerciais.
5 - Obrigações de arquivo: o arquivo digital e a gestão documental
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Vários Autores. (2021). Comercial - Código Comercial, Código das Sociedades Comerciais e legislação conexa, 16ª Edição. Porto Editora
Abreu, Coutinho (2021). Curso de Direito Comercial (volumes I e II), 7ª edição. Almedina
Authors:
Reference: null
Year:
Title: OECD. (2005). OECD model tax convention on income and on capital, condensed version ? July 2005. Paris: OECD Publishers.
Marreiros, J. M. (2021). Sistema Fiscal Português, 18ª Edição. Áreas Editora
Cordeiro, A. M. (2021). Código das Sociedades Comerciais ? Anotado, 4ª Edição, 2021, Almedina
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Comercial, Vendas na Era Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
OA1. Ampliar consideravelmente o seu âmbito de conhecimento em sales management, bem como a criação de um novo portfólio conceitual que irá separá-los dos seus pares.
OA2. Adquirir uma clara vantagem competitiva em termos de progresso e competitividade necessária no mundo corporativo;
OA3. Explorar o desenvolvimento de planos comerciais globais, segmentados e integrados que permitam servir de base à definição de objetivos de mercado e à sua monitorização futura;
OA4. Adquirir conhecimentos sobre os processos e metodologias de integração da informação comercial no sistema de informação de gestão da entidade, de forma a monitorizar o valor criado na perspetiva de mercado a responder as obrigações de reporte externo.
Capítulo 1 - Enquadramento geral
Capítulo 2 – Gestão da Força de Vendas
Tarefas e tempo
Planificação e dimensão
Organização
Gestão
Controlo
Capítulo 3 - Gestão do Negócio e das Vendas
Previsão de vendas do negócio
O plano de vendas
Performance comercial do negócio
Capítulo 4 - Sales Analytics
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard Comercial
Indicadores de performance
Dashboards dinâmicos
Capítulo 5 – Vendas Digitais
Evolução do Tipo de Venda
Conceitos sobre Vendas Digitais
Funil e Processo de vendas
Social Media Marketing
Social Media for Sales
Capítulo 6 – Digital Sales & Trade Marketing
Os novos desafios no mundo digital
Principais ferramentas
A nova abordagem
Capítulo 7 – Social Selling
Caracterização
Principais dados estatísticos
Estratégia de Social Selling
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Daly, D. (2017). Digital Sales Transformation in a Customer First World. Oak Tree Press.
Jordan, J., & Vazzana, M. (2012). Cracking the sales management code: The secrets to measuring and managing sales performance. McGraw-Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Roberge, M. (2015). The Sales Acceleration Formula: Using Data, Technology, and Inbound Selling to go from $0 to $100 Million. John Wiley & Sons.
Lytle, C. (2011). The Accidental Sales Manager: How to Take Control and Lead Your Sales Team to Record Profits. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Fiscal
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de Fiscalidade.
2. Aplicar as regras de determinação do IRC das sociedades comerciais, elaborar a declaração periódica de rendimentos e outros reportes fiscais obrigatórios, recorrendo a tecnologia aplicada.
3. Caracterizar as operações para efeitos de incidência do IVA e sua implicação no sistema de informação para a gestão.
4. Conhecer as regras principais de liquidação e de dedução do IVA e requisitos tecnológicos para a sua implementação e controlo
1 - Conceito de imposto
2 - Princípios constitucionais de direito fiscal
3 - IRC
4 - IVA
5 - Tecnologias digitais aplicadas à gestão fiscal
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Bardopoulos, A. (2015). eCommerce and the effects of technology on taxation. Cham: Springer.
Estatuto dos Benefícios Fiscais
Códigos do IRC e IVA
Lei Geral Tributária
Constituição da República Portuguesa
Carlos, A. B. (2016). Impostos - Teoria Geral. Almedina
Authors:
Reference: null
Year:
Title: OECD (2005) OECD model tax convention on income and on capital, condensed version ? July 2005. Paris: OECD Publishers.
Carlos, A. B., Abreu, I., Durão, J., & Pimenta, M. E. (2021). Guia dos Impostos em Portugal 2020. Quid Juris
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação II
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
R. Dorf, T. Byers, A. Nelson / McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise., 2014, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia, Planeamento e Orçamentação
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
OA1. Compreender o processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial.
OA2. Aplicar eficazmente os principais instrumentos e frameworks respeitantes a esse processo.
OA3. Analisar criticamente a selecção de alternativas estratégicas.
OA4. Aplicar melhores práticas no planeamento, orçamentação, implementação e controlo das estratégias escolhidas.
OA5. Desenvolver pensamento crítico face a temas estratégicos, com foco em ambientes tecnológicos digitais.
OA6. Aplicar práticas e instrumentos estratégicos a casos de estudo, ambientes competitivos simulados, e análise de empresas reais.
CP1. Fundamentos de estratégia
CP2. Formulação da estratégia – visão, missão e valores
CP3. Análise da envolvente externa mediata e imediata
CP4. Análise da envolvente interna – VRIO e competências dinâmicas
CP5. Estratégias de negócio – estratégias genéricas e blue ocean
CP6. Estratégias corporativas – integração vertical, outsourcing estratégico, diversificação, alianças estratégicas, internacionalização, fusões e aquisições
CP7. Planeamento, orçamentação, implementação, controlo e balanced scorecard
CP8. Temáticas actuais da estratégia – ambientes tecnológicos digitais, ética, RSC, sustentabilidade
Avaliação ao longo do semestre: assiduidade mínima 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação.
a) Quizzes individuais nas sessões: 15%
b) Relatório em grupo: aplicação de conceitos a análise de empresa real: 25%
c) Relatório em grupo: análise crítica de resultados da simulação empresarial: 25%
d) Prova escrita: 35%
Avaliação por Exame: alunos que optem apenas por época de exame: ponderação 100%, nota mínima 10.
2ª época: para alunos que reprovem na 1ª época ou pretendam melhoria de nota, prova escrita com ponderação de 100%, nota mínima 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., and Strickland, A. (2022). Crafting & Executing Strategy: the quest for competitive advantage: concepts and cases. McGraw-Hill (23rd ed)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Investimentos
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
OA1 - Calcular os juros (e a taxa de juro respetiva), o valor atual e o valor futuro envolvidos numa operação financeira para um determinado prazo, de acordo com várias bases de calendário.
OA2 - Converter uma taxa anual, numa taxa periódica de juro, em termos nominais e em termos efetivos.
OA3 - Determinar fluxos financeiros de operações de aplicação e financiamento (vendas a crédito, leasing e outros empréstimos), calcular a TAE e a TAEG daí resultantes e fazer quadros (planos) de reembolso de empréstimos.
OA4 - Descrever e calcular o Cash Flow num projeto de investimento.
OA5 - Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto.
OA6 - Utilizar o Excel em todos os objetivos descritos.
1. A noção de juro, consumo e poupança.
2. Taxa de juro nominal vs efetiva e nominal (corrente) vs real, taxas equivalentes e taxas spot e forward.
3. Juros simples, descontos por dentro e por fora, e compostos; bases de calendário.
4. Conceitos de atualização e capitalização, equação do valor, TAE e TAEG.
5. Juros de conta corrente, desconto bancário de letras, reforma de letras, pagamentos a prestações.
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas.
7. Aplicações, avaliação de imóveis e operações de financiamento (leasing e ALD, empréstimos).
8. Empréstimos: formulas gerais e quadros de reembolso, revisão de contratos e cláusulas especiais.
9. Investimentos reais: natureza, conceito de cash flow e taxa de atualização.
10. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP, PRI.
> Avaliação contínua: assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%.
> Avaliação por exame: para alunos que reprovem na avaliação contínua, ou que optem por avaliação por exame, ou que pretendam melhoria de nota - exame com ponderação de 100%, e nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Ed., Sílabo.
Curto, J. D., Vieira, D. S. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Sílabo.
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H., Laureano, L. (2023). Introdução às Finanças, 4ª Ed., Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Fabozzi, F.J., Fabozzi, F.A., Lopez de Prado, M., & Stoyanov, S. V. (2021). Asset Management: Tools and Issues. World Scientific.
Hastings, N. A. (2021). Physical asset management. London: Springer.
Borges, A., A. Rodrigues, R. Rodrigues e J. A. Rodrigues (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27rd Ed. Áreas Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Logística no Comércio e na Indústria
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):
OA1. Perceber, planear, monitorizar e controlar processos de planeamento e execução logística
OA2. Perceber a utilização de novas tecnologias e sistemas de informação na logística: sistemas de picking automáticos, sistemas de armazenagem automáticos, sistema de transportes, optimizadores de rotas, planeadores de cargas, tecnologias de identificação, análise de dados e ferramentas de machine learning
OA3. Planear e controlar o impacto da utilização de tecnologias adequados às operações na área do comério e indústria
Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais:
CP1. Gestão logística e gestão da cadeia de abastecimento: Fluxos físicos e informacionais
CP2. Processos de planeamento e integração com a logística de execução
CP3. Integração de tecnologias e sistemas de informação na gestão de armazém
CP4. Integração de tecnologias e sistemas de informação na gestão de distribuição
CP5. A importância da gestão da informação nas operações logísticas no comércio e na indústria (Reporting)
Avaliação Contínua: assiduidade mínima de 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Projeto em Grupo: 20%; b) Projetos Individuais: 40%; c) teste escrito: 40%. Nota mínima 10.
Avaliação por Exame: para alunos que reprovem na avaliação contínua, ou que optem por avaliação por exame, ou que pretendam melhoria de nota - exame com ponderação de 100%. Nota mínima 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Carvalho, J. C. (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.
Paksoy, T., Kochan, C. G., & Ali, S. S. (Eds.). (2020). Logistics 4.0: Digital Transformation of Supply Chain Management. CRC Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Grant, D. (2010). Logistics Management, Pearson.
Christopher, M. (2011). Logistics and Supply Chain Management, 4ª edição, Pitman Publishing.
Bowersox, D. J., Closs, D. J. e M. B. Cooper (2010). Supply chain Logistics Management, McGraw-Hill.
Ballou, R. H. (1998). Business Logistics Management, 4ª edição, Prentice Hall.
Stock, J. e Lambert, D. (2000). Strategic Logistics Management, 4ª edição.
Rushton, A., Croucher, P., Baker, P. (2010). The handbook of Logistics and Distribution Management, 4ª edição, Kogan Page
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos Analíticos Aplicados à Gestão
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecer os diferentes tipos de problemas analíticos para a Gestão.
OA2. Identificar tipos de dados estruturados e não estruturados e como os recolher e tratar
OA3. Saber aplicar e interpretar uma analise exploratória de segmentação de dados usando o R.
OA4. Saber aplicar e interpretar uma análise e avaliação utilizando modelos de regressão ou classificação de dados usando o R
OA5. Saber fazer uma análise de texto e sentimentos usando o R.
OA6. Saber implementar as técnicas adequadas para cada tipo de problemas na Gestão.
CP1. Introdução aos principais problemas de análise de dados para a Gestão
CP2. Tipos de Dados Estruturados e Não Estruturados. Recolha e Tratamento
CP3. Modelos Exploratórios de Dados. Segmentação
CP4. Modelos Preditivos. Técnicas de Regressão e de Classificação
CP5. Análise de Texto e Sentimentos
CP6. Modelação de exemplos de problemas na Gestão com R.
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Projeto: 40%; b) teste escrito: 60%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Torgo, L. (2011). Data mining with R: learning with case studies. Chapman and Hall/CRC.Crawley
Tattar, P., Ojeda, T., Murphy, S. P., Bengfort, B., & Dasgupta, A. (2017). Practical Data Science Cookbook. Packt Publishing Ltd.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking. " O'Reilly Media, Inc.".
Miller, T. W. (2015). Marketing data science: modeling techniques in predictive analytics with R and Python. FT Press.
Mathur, P. (2018). Machine Learning Applications Using Python: Cases Studies from Healthcare, Retail, and Finance. Apress.
Wickham, H., & Grolemund, G. (2016). R for data science: import, tidy, transform, visualize, and model data. " O'Reilly Media, Inc.
O'Neil, C., & Schutt, R. (2013). Doing data science: Straight talk from the frontline. " O'Reilly Media, Inc.".
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Riscos na Era Digital
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1 - Compreender o processo de gestão de risco nas suas diversas vertentes e o papel da gestão de risco para garantir a sustentabilidade e continuidade das organizações.
2 - Identificar as principais tipologias de risco a que as instituições financeiras e não financeiras estão expostas;
3 – Perceber o impacto das atividades de fraude e branqueamento de capitais na sustentabilidade das organizações
4 – Perceber o papel da Função Compliance no que se refere às responsabilidades, posicionamento e impacto na gestão de risco;
5 - Compreender o potencial da utilização das tecnologias de informação no contexto da gestão de riscos
6 – Obter conhecimento sobre a aplicação de novas tecnologias na gestão de risco
1 - Introdução à gestão de risco
2 - Conceitos fundamentais de Risco
3 - Tipologias de Risco (financeiros e não financeiros)
3.1 - Riscos de Mercado e Liquidez
3.2 – Risco de Crédito
3.3 – Risco Operacional
4 – Fraude e Branqueamento de Capitais
5 – O risco de IT
6 – A Gestão de Risco nas organizações: A Função Compliance
7 - O uso de tecnologias de informação na gestão de risco
8 – Tendências do uso de novas tecnologias na gestão de risco
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Casos práticos grupo com apresentação em aula: 60%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Crouhy, M., Galai, D., & Mark, R. (2019). The essentials of risk management. 2nd Edition. New York: McGraw-Hill.
Coleman, T. (2011). A practical guide to risk management. CFA Institute Research Foundation M2011-2.
Moeller, R. R. (2011). COSO enterprise risk management: establishing effective governance, risk, and compliance processes, 2nd Edition. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Assi, M. (2019). Governança, riscos e compliance: mudando a conduta nos negócios. Saint Paul Editora.
Buchanan, D. A., & Huczynski, A. A. (2019). Organizational behaviour. Pearson UK.
Carvalho, M. C., Gonçalves, R., Lopes da Costa, R., Pereira, L. F., & Dias, A. (2022). Contributions of Artificial Intelligence in Operational Risk Management. International Journal of Intelligent Information Technologies (IJIIT), 18(1), 1-16. http://doi.org/10.4018/IJIIT.296237
Allan, N., Cantle, N., Godfrey, P., & Yin, Y. (2013). A review of the use of complex systems applied to risk appetite and emerging risks in ERM practice: Recommendations for practical tools to help risk professionals tackle the problems of risk appetite and emerging risk. British Actuarial Journal, 18(1), 163-234.
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques. (2012) "Sistemas de informação para gestão de risco operacional em instituições financeiras". http://hdl.handle.net/10400.5/4264
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação III
OA.1Preparar PPS para comercialização -plano Nacional/Internacional
OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs
OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais
OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais
OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística
OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design
OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual
OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional)
OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria
OA.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional
OA.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato.
OA.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
OA.1Preparar PPS para comercialização - plano Nacional/Internacional
OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs
OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais
OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais
OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística
OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design
OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual
OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional)
OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria
OA.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional
OA.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato.
OA.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
Avaliação periódica:- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: ·
M. Hart, How to Write a Business Proposal [Examples + Template], 2021, ·, https://blog.hubspot.com/sales/how-to-write-business-proposal (acedido em Setembro 2021)
S. Spivak, F. Brenner / CRC Press, Standardization Essentials Principles and Practice, 2001, ·, ·
D. Counsell, R. Stoneman, Planning, Sustainability and Nature: Concise guide to planning, 2019, ·, ·
K. Mathew / Revised Edition, CSIPP., Practical Guide To Production Planning & Control, 2017, ·, ·
P. Randy, D. Bacon / 1st Edition, Prentice Hall., Commercializing Great Products with Design for Six Sigma, 2006, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Digital
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):
OA1 - Perceber o processo de decisão de compra do consumidor
OA2 - Conhecer a estrutura de um plano de marketing
OA3 - Compreender os conceitos de posicionamento, target e segmentação e marketing mix
OA4 - Identificar os canais digitais de comunicação
OA5 - Compreender e aplicar os conceitos e métricas de marketing digital
OA6 - Perceber a importância de um site, estrutura focada nos objetivos de negócio e experiência do consumidor. Definir KPIs do site e saber acompanhá-los via ferramentas (ex. Google Analytics)
Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais:
CP1 - Introdução ao Marketing e à estratégia de Marketing.
CP2 - Processo de decisão de compra do consumidor – ZMOT, fases do processo de decisão, fases das campanhas
CP3 - Estrutura de um plano de marketing – análise situacional, SWOT, definição de objetivos, posicionamento, target e segmentação, ações, kpis de monitorização
CP4 - Marketing mix
CP5 - POEM Framework - Canais Digitais Pagos – Video, Display, Search Engine Marketing, Email Marketing, Redes Sociais Pagas, Influenciadores
CP6 - POEM Framework - Canais Digitais Earned
CP7 - POEM Framework - Canais Digitais Owned – Site, Redes Sociais Próprias, Apps e Google My Business
CP8 - Website – estrutura, experiência do consumidor e SEO
CP9 - Analytics e KPIs
Avaliação ao longo do semestre: participação em todos os instrumentos de avaliação. a) participação individual em aula: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 20%; c) Trabalho de grupo: 30% d) teste escrito: 40%. Nota mínima em todos os elementos de avaliação, 10 valores. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima 10 valores.
Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Baynast, A. de, Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, V., & Lendrevie, J. (2018). MERCATOR 25 Anos: O marketing na era digital. Lisboa: Dom Quixote.
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital marketing (8th ed.). Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Kingsnorth, S., Digital Marketing Strategy - An Integrated Approach to Online Marketing, 2019, 2nd Editon, Kogan Page
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Lisboa: Edições Centro Atlântico.
Marques, V. (2017). Marketing Digital 360º. Lisboa: Edições Centro Atlântico.
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
Depois de completar esta UC, o estudante será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates relativos aos impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas;
OA2. Descrever, explicar e analisar esses temas e debates de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica digital em termos económicos, sociais, culturais, ambientais e científicos;
OA4. Prever algumas das consequências e impactos no tecido social resultantes da implementação de uma solução tecnológica digital;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico, debatendo, com interlocutores de áreas científicas e sociais diversas.
CP1. A transformação digital como novo paradigma civilizacional.
CP2. Os impactos das tecnologias digitais na Economia.
CP3. Os impactos das tecnologias digitais no trabalho.
CP4. Os impactos das tecnologias digitais nas desigualdades.
CP5. Os impactos das tecnologias digitais na democracia.
CP6. Os impactos das tecnologias digitais na arte.
CP7. Os impactos das tecnologias digitais nos direitos individuais.
CP8. Os impactos das tecnologias digitais nas relações humanas.
CP9. Os impactos das tecnologias digitais no futuro da humanidade.
CP10. Inteligência Artificial Responsável.
CP11. O impacto da Computação quântica nas tecnologias do futuro.
CP12. Os impactos das tecnologias digitais na geopolítica.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
A) Avaliação ao longo do semestre
A1. Debates entre grupos de estudantes sobre questões e problemas relacionados com cada um dos Conteúdos programáticos. Cada grupo participará em três debates ao longo semestre. A avaliação do desempenho de cada grupo por debate corresponde a 15% da nota final de cada estudante no grupo, correspondendo no total a 3 x 15% = 45% da nota final de cada estudante.
A2. Avaliação da participação correspondendo a 5% da nota final de cada estudante.
A3. Teste final, com parte dos conteúdos provenientes dos debates em grupo e a outra parte das exposições por parte do Docente, correspondendo a 50% da nota final de cada estudante.
É exigida uma nota mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação e a presença num mínimo de 3/4 das aulas.
B) Avaliação por exame final: Prova escrita individual, correspondendo a 100% da nota final.
Title: Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
Marques, P., & Salavisa, I. (2017). Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis. Socio-Economic Review, 15(1), 135-160
Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing
Bento, N., Wilson, C., Anadon, L.D. (2018), Time to get ready: Conceptualizing the temporal and spatial dynamics of formative phases for energy technologies, Energy Policy 119: 282-293
Barradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?. Journal of Post Keynesian Economics, 40(3), 413-439
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Acemoglu, D.; Johnson, S. (2023). What Is Progress? In Power and progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity (pp. 1 - 7). PublicAffairs.
Bostrom, N. (2024). The purpose problem revisited In Deep Utopia – Life and meaning in a solved world (pp. 121–124). Ideapress Publishing.
Castro, P. (2023). O Humanismo Digital do século XXI e a nova Filosofia da Inteligência Artificial In 88 Vozes sobre Inteligência Artificial - O que fica para o homem e o que fica para a máquina? (pp. 563 – 572). Oficina do Livro/ISCTE Executive Education.
Gunkel, D. J. (2012). Introduction to the Machine Question In The Machine Question - Critical Perspectives on AI, Robots, and Ethics (pp. 1-5). The MIT Press.
Jonas, H. (1985). Preface to the English version of the Imperative of Responsibility In The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. (pp. ix - xii). University of Chicago Press.
Nakazawa, H. (2019). Manifesto of Artificial Intelligence Art and Aesthetics In Artificial Intelligence Art and Aesthetics Exhibition - Archive Collection (p. 25). Artificial Intelligence Art and Aesthetics Research Group (AIAARG).
Parijs, P. V., Vanderborght, Y. (2017). Ethically Justifiable? Free Riding Versus Fair Shares In Basic Income - A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (pp. 99–103). Harvard University Press.
Patel, N. J. (2022, february 4). Reality or Fiction - Sexual Harassment in VR, The Proteus Effect and the phenomenology of Darth Vader — and other stories. Kabuni. https://medium.com/kabuni/fiction-vs-non-fiction-98aa0098f3b0
Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. (22 March, 2023). Future of Life Institute. Obtido 26 de agosto de 2024, de https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/
Authors:
Reference: null
Year:
Finanças Empresariais e Gestão de Tesouraria
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Gerir, de forma rigorosa, tempestiva e preditiva os meios líquidos de uma entidade recorrendo a apropriada tecnologia;
2. Definir critérios para monitorização da liquidez (planeamento, controlo e reporte) e sua implementação em ERP, assim como a exportação direta de ficheiros SEPA e ordens de transferência a partir do SIG;
3. Analisar e utilizar os outputs gerados pelo ERP para a monitorização e tomada de decisões sobre os direitos a receber e obrigações a pagar de cada entidade;
4. Monitorizar e acompanhar os financiamentos através da adoção de modelo tecnológico apropriado para a gestão dos financiamentos;
5. Acompanhar os padrões de cash-flows gerados pelas diversas fontes de financiamento;
6. Explorar o desenvolvimento de planos de tesouraria histórica e previsional globais e parcelares gerados pelo ERP, integrados de forma a assegurar o cumprimento tempestivo de todas as obrigações presentes e futuras da entidade.
1?O papel e importância da gestão financeira
1.1.Perspetiva funcional da origem e aplicações de fundos
1.2.Assegurar equilíbrio financeiro
2.Gestão de ativos e passivos financeiros
2.1.Tipologia e características de ativos financeiros
2.2.Tipologia e características de passivos financeiros
3.Gestão dos meios líquidos
3.1.Gestão de caixa e seus equivalentes
3.2.Assegurar a disponibilidade de fundos e o financiamento da tesouraria
4.Planeamento de tesouraria e as previsões de tesouraria em perspetiva deslizante.Orçamento
5.Otimização na gestão de recursos
5.1.Risco e compliance na gestão da liquidez
5.2.Gestão integrada das necessidades em fundo de maneio
5.3Sistemas de cash-pooling
6.Tecnologias de Informação para gestão financeira e de tesouraria
6.1.O desenvolvimento e papel atual das FINTEC
6.2.Tecnologia para monitorização e controlo dos fluxos financeiros
6.3Reporting interno para gestão
6.4 Reporting externo para reguladores e partes interessadas
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Rodrigues, J.A., Simões, A. (2012), Analisar a Performance Financeira: uma perspetiva multidimensional, Coleção Global Áreas Editora, 2.ª edição.
Neves, J.C. (2021), Análise e Relato Financeiro - Uma visão integrada de gestão, Texto Editores.
Brealey, Myers, Allen (2020), Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 13th edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cortes, P.L. (2017), Administração de Sistemas de Informação, Editora Saraiva.
Rodrigues, J.A., Nicolau, I. (2010), Elementos de Cálculo Financeiro, Áreas Editora, 9.ª edição.
Mota, A., Nunes, J., Oliveira, L., Inácio, P., Ferreira, M., Barroso, C. (2020), Finanças da Empresa - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 6.ª edição.
Higgins, R., Koski, J., Mitton, T. (2018), Analysis for Financial Management, McGraw-Hill Education, 12th edition.
Ross, S., Westerfield, R., Jordan, B. (2021), Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill Higher Education (International), 13th edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Monitorizar A Performance da Gestão
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de gestão da performance
2. Saber selecionar os instrumentos de gestão de performance mais adequados às necessidades da entidade e dos seus gestores, garantindo o alinhamento
3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira e organizá-la apropriada tecnologia que contribua para i aumento de valor das decisões de gestão;
4. Propor a aplicação de ferramentas concetuais e tecnológicas que permitam organizar de forma contínua um modelo integrado de avaliação e de monitorização da performance das entidades.
1 ? Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão
1.1 Enquadramento estratégico
1.2 Múltiplas perspetivas da performance
1.3 Princípios e atributos de um sistema de medição da performance
2 ? Instrumentos para a monitorização da performance
2.1 As 3 categorias de instrumentos
2.2 Instrumentos técnicos ou de pilotagem: corporate performance management (CPM)
2.3. Instrumentos de natureza comportamental: organização em centros de responsabilidade, preços internos e avaliação da performance dos centros de responsabilidade
2.4. Instrumentos de diálogo: comunicar e fazer participar os gestores num processo interativo, estruturado e organizado
3. Tecnologias digitais aplicadas a um modelo integrado de Análise e Monitorização da Performance
3.1 Requisitos do sistema tecnológico
3.2 Integração de informação (histórica e prospetiva, financeira e não financeira) e sua difusão pelos responsáveis da gestão das entidades
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual:20%; b)1 trabalho individual (20%) e 1 grupo:(20%); c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems ? Performance Measurement, Evaluation and Incentives ,2ª Ed. Prentice Hall, 2011
Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed. Lisboa, Áreas Ed., 2021
Anthony, R.N., Vijay Govindarajan,Frank Hartmann, Kalle KrausGoeran Nilsson, Management Control Systems,13ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Descentralizar e responsabilizar por Resultados. A organização em centros de responsabilidade, Áreas Global 2009
Olve, N.G., Roy, J., Wetter, M. ., Performance Drivers - a Practical Guide to using the Balanced Scorecard, 1ª Ed., Wiley
Kaplan, R., Norton, D., The Balanced Scorecard ? HBS Press, Boston, 1996
Duréndez, Antonio, Daniel Ruíz-Palomob, Domingo García-Pérez-de-Lemaa, Julio Diéguez-Soto, Management control systems and performance in small and medium family firms, European Journal of Family Business, 2016
Authors:
Reference: null
Year:
Relatório Integrado
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de:
1. Contribuir de forma ativa na escolha de um sistema tecnológico, de preferência ambiente cloud e totalmente digital, que proporcione tecnologias avançadas de reporting externo e interno, integrando toda a informação de forma flexível, fiável e tempestiva.
2. Integrar num sistema de ?data analytics? toda a informação da Entidade com relevância estratégica para a gestão, de forma a disponibilizar com tempestividade e fiabilidade os reportes de gestão e legais a que as entidades se encontram obrigadas;
3. Ser envolvidos na definição de um modelo integrado de relato da Entidade, atentas as dimensões ESG, recorrendo a apropriada tecnologia para o efeito;
4. Preparar a estrutura global do Relatório Integrado, incluindo as Demonstrações Financeiras e o Relatório de Gestão, adquirir conhecimentos das obrigações de relato e explorar funcionalidades tecnológicas para a preparação, execução e comunicação do relatório integrado
1 ? O relatório Integrado
1.1. Conceito de relatório integrado
1.2. Objetivos e benefícios do relatório integrado.
2. As dimensões de relato ESG
2.1. A dimensão Ambiental (E)
2.2. A dimensão Social (S)
2.3 A dimensão de governo (G).
3. Integração de informação financeira e não financeira
3.1. Princípios da integração da informação
3.2. Estrutura internacional de um relatório integrado.
4. O processo de prestação de contas
4.1. As obrigações legais e fiscais de prestação de contas;
4.2. Elaboração de Demonstrações Financeiras e de Informação Empresarial Simplificada
4.3 Aspetos normativos e legais da prestação de contas.
5. Tecnologias de Informação para a elaboração do Relatório Integrado
6.1. Requisitos tecnológicos para a emissão de um relatório integrado;
6.2. O processo de emissão e difusão do relatório integrado;
6.3 Cumprimento das obrigações de relato legal e comunicação da informação.
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10.
Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Title: - De Villiers, C., Hsiao, P. C. K., & Maroun, W. (Eds.). (2020). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. Routledge.
- Hannem, S. (2017). Integrated reporting ? useful to investors? Peter Lang Gmbh
- IIRC (2021). International Integrated Reporting Council, International
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Soyka, P. (2013). The International Integrated Reporting Council (IIRC) Integrated Reporting Framework: Toward Better Sustainability Reporting and (Way) Beyond. Environmental Quality Management, 23(2), 1-14.
- Stein Smith, S. (2014). Integrated Reporting, Corporate Governance, and the Future of the Accounting Function. International Journal of Business and Social Science, 5(10).
- Young, M. and Oh, P. (2014). Integrated Reporting: Holistic Approach Benefits Organisations and Stakeholders. IS Chartered Accountant, 38-40.
- Canadian Institute of Chartered Accountants (2010). Integrated Reporting: Impact of Small Issuer Challenges on Framework Development and Implementation Strategies.
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Campus Sintra
- Aprendizagem Automática Supervisionada (1º ou 2º semestre)
- Desenho Centrado no Utilizador (1º semestre)
- Inteligência Artificial (1º semestre)
- Recursos Digitais Dinâmicos (1º semestre)
- Text Mining (1º semestre)
- Aprendizagem Automática Não Supervisionada (2º semestre)
- Big Data (2º semestre)
- Design de Jogos (2º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação IV (2º semestre)
- Introdução à Cibersegurança (2º semestre)
- Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)
Campus Lisboa
- Interação Pessoa-Máquina (1.º Semestre)
- Engenharia de Software (1º e 2º semestre)
Objetivos
Pretende-se que os estudantes que concluam este ciclo de estudos fiquem habilitados a conceber, planear, liderar e monitorizar negócios suportados nas tecnologias digitais e implementar princípios e processos de organização e funcionamento suportados na mobilização das novas tecnologias digitais nos diferentes domínios da gestão.
Nesse sentido, os objetivos gerais são:
- Promover, liderar e acompanhar a digitalização dos diferentes processos de gestão da empresa;
- Identificar, analisar, criar e implementar soluções digitais inovadoras;
- Preparar e interpretar relatórios operacionais de apoio à decisão com base em métricas específicas;
- Preparar e interpretar a documentação necessária para o cumprimento das obrigações de reporte;
- Construir e gerir bases de dados de suporte à decisão;
- Operar novas tecnologias de apoio à gestão à medida que são desenvolvidas e implementadas;
- Conceber, parametrizar e implementar sistemas integrados de gestão.
No final do curso o estudante deverá ter atingido os seguintes objetivos:
1 - Conhecimentos:
• Fundamentais: matemática; gestão de processos; liderança; qualidade; segurança e gestão de riscos; marketing, gestão de pessoas; comportamento organizacional; logística; gestão de operações; gestão financeira; contabilidade; fiscalidade; direito empresarial; empreendedorismo e criação de negócios; programação; sistemas de informação; gestão comercial;
• Especializados: elaboração de documentação e comunicação; controlo de gestão; bases de dados e reporte.
2 - Aptidões: desenhar e implementar soluções digitais inovadoras para a gestão; executar estratégias, planos de negócio e financiamento; detetar, avaliar e gerir riscos.
3 - Competências: capacidade de adaptação a diferentes contextos; gerir mudanças tecnológicas nas entidades e sociedade; capacidade de comunicação e escuta ativa; responsabilidade e autonomia; capacidade analítica e de pensamento lógico, capacidade de gestão do tempo.
Acreditações