Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Álgebra Linear e Geometria
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Circuitos Elétricos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Eletricidade e Mecânica
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Electrónica de Potência
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Estatística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Automação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sensores, Atuadores e Processamento de Sinal
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão e Sistemas de Informação Industrial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Micro-controladores
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Robótica e Automação Avançada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Instrumentação e Controlo Industrial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Controlo de Qualidade e Visão Artificial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aprendizagem Automática Não Supervisionada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Interação Pessoa-Máquina e Simulação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Automação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Automação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Redes Industriais e Supervisão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Álgebra Linear e Geometria
OA1 Apreender o conceito de espaço vetorial, aplicar propriedades e determinar uma base.
OA2 Classificar conjuntos de vetores quanto à linearidade.
OA3 Representar pontos e vetores e calcular distâncias.
OA4 Operar com vetores e identificar a posição relativa de planos e retas.
OA5 Determinar equações da reta e do plano.
OA6 Calcular e interpretar os produtos interno e externo
OA7 Parametrizar curvas e calcular os vetores normal e tangente.
OA8 Operar com matrizes, resolver sistemas de equações lineares pelo cálculo matricial e interpretar geometricamente.
OA9 Calcular matriz inversa e determinante.
OA10 Compreender as transformação linear entre espaçosos vetoriais de dimensão finita.
OA11 Entender a necessidade dos números complexos e as formas algébrica e polar.
OA12 Operar com números complexos e aplicar as fórmulas de Moivre e a identidade de Euler.
OA13 Adquirir capacidades e raciocínio adequados à resolução de problemas em temas da Robótica e dos Sistemas Inteligentes
CP1 Conceito de espaço vetorial (EV) e de subespaço. Dependência linear de vetores e base de um EV.
CP2 Pontos e vetores no plano e no espaço. Distância entre dois pontos e entre um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica.
CP3 Vetores e operações. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade de vetores. Posição relativa de retas e planos.
CP4 Vetor director e equação da reta.
CP5 Produto externo ou vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano.
CP6 Parametrização de curvas no plano e no espaço. Vetores normal e tangente a uma curva. Intersecção de curvas. Coordenadas polares.
CP7 Matrizes e operações. Matriz inversa de uma matriz não singular. Determinante de uma matriz quadrada.
CP8 Sistemas de equações lineares. Forma e resolução matriciais. Transformações lineares.
CP9 Equações quadráticas. Números complexos nas formas algébrica e polar. Fórmula de Euler.
CP10 O conjunto dos complexos como EV real. Fórmulas de Moivre. Raizes de um complexo.
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação ao Longo do Semestre: 8 exercícios realizados nas aulas (35%) (para a classificação são considerados os 6 exercícios com melhor classificação) + exercícios resolvidos no Moodle (5%) + teste final escrito (60%). É exigida nota mínima de 7 valores (escala 1-20) em cada um dos elementos de avaliação.
- Avaliação por Exame: Em qualquer das épocas, com prova escrita individual (100%).
É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
Title: [1] Cabral, I., Perdigão C. e Saiago, C. (2018). Álgebra Linear: Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com Soluções, Escolar Editora.
[2] Strang, G., (2007). Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press.
[3] Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada ? Economia. Administração e Contabilidade, (12ª edição) Editora Bookman.
[4] Hanselman, D., Littlefield, B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall
[5] Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docente
Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: David C. Lay, Linear Algebra and its Applications, Addison Wesley, Pearson
Authors:
Reference: null
Year:
Análise de Circuitos Elétricos
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1: Componentes e leis
OA2: Análise de circuitos elétricos
OA3: Circuitos com Pontes DC e AmpOps
CP1: Noções básicas de componentes e circuitos elétricos
CP1.1: Unidades e escalas
CP1.2: Fontes de tensão e corrente
CP1.3: Lei de Ohm
CP1.4: Leis de Kirchhoff
CP2: Análise de circuitos elétricos
CP2.1: Linearidade e sobreposição
CP2.2: Teoremas de Thévenin e Norton
CP2.3. Teorema de transferência máxima de potência (MPTT)
CP3: Condensadores e bobines
CP3.1: Condensadores
CP3.2: Bobines
CP3.3: Circuitos RLC
CP4: Pontes DC e Amplificadores operacionais
CP4.1: Noções básicas de AmpOps
CP4.2: Funcionamento linear
CP4.3: Circuitos e Pontes DC
CP4.4: Circuitos, Pontes DC e Amplificadores operacionais
Avaliação ao longo do semestre:
A1: Laboratório e Relatórios (30%)
A2: 1ª Prova Escrita (30%)
A3: 2ª Prova Escrita (40%)
Nota mínima no Laboratório e Relatório: 8,5
Nota mínima nas Provas Escritas: 8,5
(média final maior ou igual a 9,5 valores)
Nota: A possibilidade de realizar a avaliação ao longo do semestre é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%).
*Caso que por razões objetivas são registadas faltas no laboratório, será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Avaliação por exame:
Exame (100%) na 1a, 2a e na época especial de exames.
O exame vai incluir para além dos conteúdos das aulas teóricas e teórico práticas, alguns conteúdos relacionados com os trabalhos de laboratório realizados.
Title: Electric Circuits, Global Edition: Global Edition, 11th Edition, by James W. Nilsson, Susan Riedel;
Schaum's Outline of Basic Circuit Analysis, Second Edition, by John O'Malley;
Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 2ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2001;
Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 9th Edition, McGraw Hill, 2008;
Authors:
Reference: null
Year:
Title: J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 11ª Ed., Wiley, 2015;
Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 9ª Ed., Wiley, 2013;
James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002;
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2001;
John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993;
Authors:
Reference: null
Year:
Eletricidade e Mecânica
OA1. Compreender e Utilizar Modelos e Unidades
Os alunos devem identificar e aplicar modelos físicos para resolver problemas relacionados com unidades de medida e cálculos na física.
OA2. Analisar e Descrever o Movimento Unidimensional e Bi-dimensional
Os alunos devem compreender e descrever o movimento de objetos em uma e duas dimensões, usando equações do movimento para resolver problemas de cinemática.
OA3. Aplicar as Leis de Newton para Resolver Problemas Reais
Os alunos devem usar as Leis de Newton para analisar e resolver problemas de dinâmica, identificando as forças envolvidas e aplicando essas leis para determinar o movimento dos corpos.
OA4. Explorar e Aplicar a Conservação de Energia
Os alunos devem compreender os princípios da conservação da energia e aplicá-los a problemas práticos.
OA5. Compreender a Propagação de Ondas Eletromagnéticas
Os alunos devem descrever as ondas planas e transversais e entender a propagação das ondas electromagnéticas.
CP 1. Modelos, unidades e cálculo
CP 2. Movimento unidimensional
CP 3. Movimento bi-dimensional
CP 4. Leis de Newton
CP 5. Conservação da energia
CP 6. Campo eléctrico e campo magnético
CP 7. Ondas planas e ondas transversais
CP 8. Propagação de ondas electromagnéticas
Avaliação ao longo do semestre:
Realização de dois testes escritos com um peso de 60% na nota final (30% T1+ 30% T2). Cada teste escrito tem nota mínima de 7 valores.
Trabalho individual do aluno com peso de 10% na nota final e entrega de relatórios de grupo com um peso de 30% na nota final.
Nota mínima de 9.5 valores no somatório de todas as componentes de avaliação (60%+30%+10%), e é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Na modalidade de avaliação por exame:
O exame escrito tem um peso de 100% na nota final, e nota mínima de 9.5 valores.
Title: Paul G. Hewitt, Física: Princípios e Problemas, Editora Artmed, 2019.
David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker, Fundamentos de Física, Editora LTC, 2021.
Adilson J. S. Pereira e Ricardo M. F. de Oliveira, Física: Conteúdo e Prática, Editora Pearson, 2020.
Raymond A. Serway e John W. Jewett, Physics for Scientists and Engineers, Cengage Learning, 2019.
Hugh D. Young e Roger A. Freedman, University Physics with Modern Physics, Pearson, 2019.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: R. P. Feynman, Feynman Lectures on Physics, Edição Addison Wesley, 2011.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecerem e ficarem familiarizados com diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer um ciclo completo de análise dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de análise de dados com vista ao estudo de um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados, exemplos de aplicação
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formatos dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; estatística descritiva de dados e análise exploratória de dados
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e aprendizagem automática de modelos de dados
CP10. Métodos de avaliação dos modelos
CP11. Reporte e publicação de resultados
A avaliação na modalidade 'ao longo do semestre' resulta da efetivação de dois testes individuais : um teste intercalar e um outro no final do semestre (20% cada um) , e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) com elaboração de dois relatórios (20% cada um) e uma apresentação oral (20%) a efetuar pelo grupo e esta com classificação individual.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas (os alunos podem faltar 4 aulas em 12).
O Exame Final é um exame escrito, individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final, na época 1, 2 ou especial, quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Hadley Wickham, Mine Çetinkaya-Rundel, Garrett Grolemund, 'R for Data Science', 2nd Edition, O'Reilly Media, Inc. 2023.
Cole Nussbaumer Knaflic, 'Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals', John Wiley & Sons, Inc., 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Torgo, Luis. 'Data mining with R: learning with case studies' (2nd Edition), chapman and hall/CRC, 2016.
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline', O'Reilly, 2013.
T. W. Miller, 'Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?' O'Reilly, 2015.
Aggarwal, C. C. , 'Data mining: the textbook' (Vol. 1), Springer, 2015.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 'Data mining: concepts and techniques', Morgan Kaufmann, 2022.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, 'Practical Data Science Cookbook', Second Edition, Packt Publishing, 2017.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações.
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado?
CP2. Que direitos e deveres no mundo do trabalho?
CP3. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP4. Que tecnologias digitais estão a mudar o trabalho?
CP5. Que futuro para o trabalho?
CP6. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP7. Onde começa e termina a precariedade?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. Que transformação digital em Portugal?
Avaliação ao longo do semestre:
Cada estudante realiza uma Aula Invertida, que representa 20% da nota final.
Realização de um trabalho individual, representando 35% da nota final.
Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% da nota final (10% a apresentação de grupo e 25% o trabalho escrito).
Assiduidade e participação nas aulas, que representa 10% da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a ⅔ das aulas.
Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A média final dos vários elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): exame presencial, representando 100% da nota final, e nota mínima de 9,5.
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ✔ Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
✔ Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Springer.
✔ Cedefop (2022). Setting Europe on course for a human digital transition: new evidence from Cedefop’s second European skills and jobs survey, Publications Office of the European Union.
✔ Eurofound (2020), New forms of employment: 2020 update, Publications Office of the European Union.
✔ ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, International Labour Office.
✔ ILO (2019), Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. International Labour Office.
✔ Nowotny H (2021), “In AI we trust: how the Covid-19 Pandemic Pushes us Deeper into Digitalization”, Delanty G (ed.) (2021), Pandemics, Politics and Society, De Gruyter, 107-121.
✔ OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing.
✔ Wilkinson A, and Barry M (eds) (2021), The Future of Work and Employment, Edward Elgar.
✔ Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference: null
Year:
Cálculo
No final desta UC, o aluno deverá ser capaz de:
OA1: Compreender e analisar funções de variável real, incluindo polinomiais, racionais, trigonométricas e exponenciais.
OA2: Entender e aplicar conceitos de limites e continuidade para resolver problemas de indeterminações e comportamento assintótico.
OA3: Calcular e interpretar derivadas e diferenciais, aplicando regras de derivação para resolver problemas de taxas de variação.
OA4: Compreender e aplicar integrais definidos e indefinidos, utilizando técnicas de integração e explorando suas aplicações.
OA5: Analisar sucessões e séries, compreendendo critérios de convergência e aplicando-os em contextos matemáticos.
P1. Funções de Variável Real:
1.1. Polinomiais, racionais, trigonométricas e exponenciais
1.2. Logarítmicas e trigonométricas inversas
1.3. Inversa e composta
1.4. Limites e indeterminações
1.5. Continuidade
P2. Cálculo Diferencial:
2.1. Taxas de variação
2.2. Derivada num ponto e reta tangente
2.3. Regras de derivação
2.4. Regra da cadeia
2.5. Intervalos de monotonia e concavidade do gráfico
2.6. Aproximações de Taylor
P3. Cálculo Integral:
3.1. Integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e primitivas
3.2. Técnicas de integração
3.3. Aplicações de integração
3.4. Integrais impróprios e convergência
P4. Sucessões e Séries:
4.1. Sucessões: monotonia e convergência
4.2. Séries numéricas: somas e critérios de convergência
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação ao longo do semestre: 1 mini-teste intercalar (10%) + 1 trabalho em grupo de 3-4 elementos (20%) + trabalho autónomo (10%) + 1 teste final na primeira data de exame (60%); é exigida nota mínima de 8 valores (escala 1-20) tanto no teste final como na média dos outros momentos de avaliação ao longo do semestre;
- Avaliação por exame (100%), em qualquer das épocas, com prova escrita individual.
- Poderá ser realizada uma avaliação oral complementar após qualquer momento de avaliação para validação da nota final.
Title: Stewart, James, Daniel K. Clegg, and Saleem Watson. Calculus. Cengage Learning, 2020.
Anton, Howard, Irl C. Bivens, and Stephen Davis. Calculus: early transcendentals. John Wiley & Sons, 2021.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Campos Ferreira, J., Campos Ferreira, J. (2018) Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2018, null
Stewart, J., Stewart, J. (2013) Cálculo, Vol I, Cengage Learning, (7ª Ed.), 2013, null
Strang, G., Strang, G. (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press, 2007, null
Solomon, Justin, Solomon, Justin (2015) Numerical Algorithms, CRC Press., 2015, null
Goldstein, L., Goldstein, L. (2011) Matemática Aplicada à Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman., 2011, null
Authors:
Reference:
Year:
Electrónica de Potência
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1 - Conhecer os componentes básicos de electrónica.
OA2 - Projectar e interpertar circuitos básicos de electrónica.
OA3 - Saber analisar o correcto funcionamento de um circuito electrónico.
OA4 - Saber as principais diferenças entre comutadores de comutação natural e forçada.
OA5 - Analisar o funcionamento de conversores.
OA5.1- Analisar o funcionamento de conversores AC-DC.
OA5.2- Analisar o funcionamento de conversores DC-AC.
OA5.3- Analisar o funcionamento de conversores DC-DC.
OA5.4- Analisar o funcionamento de conversores AC-AC.
CP1. Introdução à Electrónica: Semicondutores, Díodos e transístores. Electrónica analógica e digital.
CP2. Introdução à Eletrónica de Potência: Aplicações da Eletrónica de Potência; Classificação dos conversores de Eletrónica de Potência;
CP3. Retificadores monofásicos e trifásicos não controlados, de comutação natural e comutação forçada: Aplicações e seleção do tipo de semicondutores; Conversor de meia ponte e ponte completa
CP4. Conversores DC-DC
CP5. Introdução aos conversores ressonantes e fontes comutadas: Vantagens deste tipo de conversores; Fontes comutadas isoladas e de múltiplas saídas.
CP6. Inversores monofásicos e trifásicos
CP7. Conversores AC-AC sem barramento DC intermédio: Configurações monofásica e trifásica
Laboratório (40%) + Exame escrito (60%)
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no exame: 8
A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%).
*Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Title: "Introduction to modern power electronics", Andrzej M. Trzynadlowski, JohnWiley & Sons, Third edition, 2016.
"Electronics Fundamentals: Circuits, Devices & Applications", Thomas Floyd, David Buchla, 8th Edition, 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Robert W. Erickson , Dragan Maksimovi?, Fundamentals of Power Electronics 3rd ed. Edition, Springer, 2020
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução à Estatística
OA1. Compreender e utilizar uma ferramenta (Python ou R) para análises estatísticas
OA2. Compreender a informação recolhida com a utilização da estatística
OA3: Utilizar as distribuições teóricas mais importantes no cálculo de probabilidades em problemas da vida real
OA4: Identificar e aplicar métodos de estimação e decisão no âmbito de problemas aplicados à vida real
CP1: Estatística descritiva univariada
CP2: Estatística descritiva bivariada
CP3: Principais distribuições teóricas de variáveis aleatórias discretas
CP4. Principais distribuições teóricas de variáveis aleatórias contínuas
CP5: Estimação de parâmetros
CP6. Tomada de Decisões
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades seguintes:
- Avaliação Periódica: 2 minitestes (MT) realizados em aula (15% cada) + Teste final realizado na data do primeiro exame (40%) + trabalho autónomo (10%) + projeto realizado em grupo (20%),
A média dos minitestes ( (MT1+MT2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final tem nota mínima de 7.0 valores.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: Afonso, A. & Nunes, C. (2019). Probabilidades e Estatística. Aplicações e Soluções em SPSS. Versão revista e aumentada. Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-123-2
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015) Estatística Aplicada (Vol. 1), 6ª ed.Lisboa: Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo.-
Laureano, R. (2020) - Testes de Hipóteses e Regressão, Lisboa, Edições Sílabo.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo. ISBN: 979-8531511492
Farias, A. L. (2010). Probabilidade e Estatística. (V. único). Fundação CECIERJ. ISBN: 978-85-7648-500-1
Ferreira, P. M. (2012). Estatística e Probabilidade (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE III, Universidade Aberta do Brasil – UAB.IV. ISBN: 978-
85-63953-99-5
Haslwanter, T. (2016). An Introduction to Statistics with Python: With Applications in the Life Sciences. Springer. ISBN: 978-3-319-28316-6
Authors:
Reference: null
Year:
Planeamento e Gestão de Projetos
O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. / 7th edition, Elsevier Science & Technology., Project Management Planning and Control, 2017, ·, ·
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros / Spinger, Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), 2014, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Title: Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383.
Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009.
Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79.
Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo; OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking?;OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços; OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica; OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio; OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização; OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers., 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Automação
OA1 - arquitectuta de um automato e métodos de programação
OA2 - Estrutura do sistema de automação com recurso a controladores lógicos programáveis
OA3 - resolver tarefas de controlo sequencial num sistema de automação através da escrita dos programas correspondentes de controladores lógicos programáveis
OA4 - comandar sistemas de accionamento automático
CP1: Introdução e arquitectura
CP2: Lógica combinacional
CP3: Lógica sequencial
CP4: Linguagens de programação
CP5: Algoritmos
CP6: Autómatos finitos
CP7: Autómatos industriais programáveis
Presença obrigatória do aluno em 90% de todas as atividades da UC. Realização e apresentação em laboratorio de projeto de grupo. Pesos da avaliação:
- 5% - Assiduidade e participação nas aulas.
- 70% - trabalhos de projeto realizado em grupo
- 25% - Mini-teste com resposta múltipla.
O aluno dispensa o exame com 10 valores. Em caso de reprovação na época normal o aluno acede ao exame da época de recurso.
Title: J. N. Pires, ?Automação Industrial?, 3a Edição. Lidel, 2007.
J. R. C. Pinto, ?Técnicas de Automação?, Lidel, Lisboa, 2004.
A. Francisco, ?Autómatos Programáveis (Programação, GRAFCET, Aplicações)?, 4a Edição, Lidel, 2007
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Mandado Pérez et al, Autómatas Programables, entorno y aplicaciones, Thomson, ed. Siemens, 2005;
W. Bolton , Programmable Logic Controllers - 6th Edition, Elsevier
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação.
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros.
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python.
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades intermédia.
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python.
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python .
OA7: Desenvolver projetos de programação.
CP1. Ambientes integrados de desenvolvimento. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados.
CP2. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operações lógicas, aritméticas e relacionais.
CP3. Estruturas de controlo.
CP4. Listas e matrizes (listas de listas).
CP5. Procedimentos e funções. Referências e parâmetros.
CP6. Objetos e classes de objetos.
CP7. Manipulação de ficheiros.
CP8: Interface Gráfica.
A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O estudante é avaliado de acordo com os seguintes parâmetros:
A1 (30% da nota final): Tarefas de Aprendizagem validadas pelos docentes, com nota mínima de 8 valores na média das tarefas. São 10 tarefas de aprendizagem e contam as 8 melhores notas.
A2 (70% da nota final): Projeto Obrigatório em Grupo (máximo 3 integrantes) com discussão teórico-prática (Entrega: 30%, Prático-oral: 40% com nota mínima de 8). O componente A2 possui nota mínima de 9,5 valores.
O estudante que não atingir nota mínima poderá fazer um Projeto Prático a 100% com discussão oral.
É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.
Title: Portela, Filipe, Tiago Pereira, Introdução à Algoritmia e Programção com Python, FCA, 2023, ISBN: 9789727229314
Sónia Rolland Sobral, Introdução à Programação Usando Python, 2a ed., Edições Sílabo, 2024, ISBN: 9789895613878
Nilo Ney Coutinho Menezes, Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes. Novatec Editora, 2019. ISBN: 978-8575227183
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
Authors:
Reference: null
Year:
Sensores, Atuadores e Processamento de Sinal
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Identificar as principais funcionalidades e componentes dos sensores e atuadores e selecionar para as aplicações
OA2. Realizar o projeto e a implementação de circuitos de condicionamento específicos para sensores e atuadores.
OA3. Projetar sistemas baseados em sensores e atuadores para aplicações especificas: industriais, agricultura de procissão, monitorização ambiental.
OA4. Compreender, projetar e implementar algoritmos de processamento digital de sinais.
OA5 Projetar e implementar sistemas digitais em tempo real caracterizados por sensores, atuadores e algoritmos específicos de processamento digital de sinais.
CP1 Sensores classificação; sensores analógicos e digitais, funcionamento, aplicações.
CP2: Atuadores: classificação, funcionamento e aplicações
CP3: Condicionamento de sinal: amplificação, processamento analógico de sinal -filtragem analógica, circuitos específicos de controlo para atuadores:
CP4 Elementos sobre a conversão analógico e digital analógica..
CP5 Processamento digital de sinal: analise de sinal no domínio tempo e no domínio frequência; algoritmos de filtragem digital.
CP6 Implementação de algoritmos de processamento digital em plataformas de computação de tempo real
CP7 Projeto de sistemas com sensores e atuadores e módulos de processamento de sinal e aplicações::industrial cidades e casas inteligentes, transportes, agricultura de precisão.
Laboratório (40%) + Exame escrito (60%)
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no exame: 8
A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%).
*Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Title: Clarence W. de Silva, Sensors and Actuators, Engineering System Instrumentation, Second Edition, CRC press 2015.
Octavian Postolache,Eletronica Programada e Processamento digital de SinaisI: Guia de laboratórios, ISCTE-IUL, 2021;
Allen B. Downey,Think DSP: Digital Signal Processing in Python, O'Reilly Media; 1st edition, 2016
Clarence W. de Silva,Sensors and Actuators: Engineering System Instrumentation, Second Edition, CRC Press 2015
Authors:
Reference: null
Year:
Title: William Bolton, Instrumentation and Control Systems, Newnes; 3rd edition, 2021
NJATC NJATC Fundamentals of Instrumentation 2nd Edition
John G. Webster, Halit Eren Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC press 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Empreendedorismo e Inovação II
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
R. Dorf, T. Byers, A. Nelson / McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise., 2014, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão e Sistemas de Informação Industrial
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1. Compreender as tecnologia digitais e o seu impacto na estratégia das empresas industriais ao produzirem bens tangíveis ou prestarem serviços;
OA2.: Caracterizar as organizações, modelar os processos e compreeder o papel dos sistemas tecnológicos nas empresas;
OA3: Compreender as características dos sistemas ERP e a sua utilização na gestão dos processos organizacionais das empresas. Saber utilizar um sistema ERP, WMS ou TMS.
OA4.: Utilizar uma abordagem de planeamento estratégico de gestão para compreender a articulação entre a estratégia da organização e os sistemas tecnológicos de suporte;
OA5.: Consolidar os conceitos estudados através da criação de plano para o desenvolvimento de um negócio inovador (start-up), articulando aspetos organizativos e os sistemas tecnológicos adequados aos objetivos estratégicos da empresa.
CP1. Características da empresa industrial
a. Transformação Digital e a Indústria 4.0
b. Funcionamento e estrutura organizativa da empresa industrial
CP2. Gestão de operações e de processos de negócio
a. Gestão de operações e logística.
b. Arquitetura organizacional e processos industriais
c. Gestão de Processos de Negócio (BPM)
d. Modelação visual de processos (com BPMN)
CP3. Sistemas de informação industrial
a. Gestão e sistemas de informação
b. Requisitos de SI
c. Automatização de processos de produção e logística (ERP, WMS, TMS)
CP4. Projeto aplicado
Avaliação contínua
Trabalho de grupo (relatório + apresentação + discussão do trabalho) 40%
Relatório individual (temático ou visita de estudo) 20%
Teste final individual 40%
Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores em qualquer das componentes de avaliação com ponderação superior a 30%.
Avaliação no final do semestre
Exame final 100%
Title: Object Management Group, Business Process Model and Notation, http://www.bpmn.org/."
Dumas, M.; La Rosa, M.; Mendling, J.; Reijers, H.A. (2018), Fundamentals of Business Process Management, 2nd edition, Springer (www. http://fundamentals-of-bpm.org/)
Laudon, K., Laudon, J., 2016, Management Information Systems - Managing the Digital Firm, 14th Edition, Global Edition.
Documentação de apoio ao software utilizado (ERP Primavera ou outro, Bizagi, etc.)
Slack, N. e Brandon-Jones, A. (2019) Operations Management, 9ª Edição, Pearson
"Slides, handouts
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Micro-controladores
OA1 estudo da arquitetura do microcontrolador;
OA2 desenvolvimento e programação de sistemas com microcontrolador com aplicação na automação;
OA3 desenvolver automações baseado no microcontrolador.
CP1:Arquitetura típica e unidades internas de um microcontrolador,
CP2:Tipos e Organização de memória.
CP3:Interface de Sinais Analógicos e Digitais
CP4:Temporização/contagem, Interrupções
CP5Comunicações serie (UART,SPI, I2C).
CP6Desenvolvimento de programas utilizando C e bibliotecas dedicadas
CP7Planejamento e realização de um projeto baseado em microcontrolador.
Teste escrito (40%)
Trabalhos laboratoriais (30%)
Miniprojecto final (30%)
Nota mínima 8
Title: ·, Simon Monk, Programming Arduino, 2016, ·, ·
·, Microcontroladores - Guia de Laboratório, 2023, ·, ·
·
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Tero Karvinen, Kimmo Karvinen, V. Valtokari / MalerMedia, Sebastopol, Make Sensors, 2015, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Robótica e Automação Avançada
Após a conclusão da UC, os alunos devem
(OA1) Conhecer as diferentes plataformas robóticas industriais bem como das principais arquiteturas de controlo de sistemas robóticos.
(OA2) Saber identificar os requisitos dos sistemas e/ou dos modelos a implementar;
(OA3) Escolher as abordagens tecnológicas mais adequadas aos requisitos dos problemas.
(OA4) Compreender e saber usar as abordagens apresentadas na UC para o desenvolvimento de sistemas robóticos.
CP1: Fundamentos da Robótica
CP2: Tecnologia robótica
CP3 Aplicações de robôs na indústria
CP4: Cinemática
CP5: Linguagens e programação de robôs
CP6: Sistemas de controle para robot
CP7: Programação por blocos
CP8: Redundância
A avaliação é efectuado por um projecto (50%) e uma frequência (50%).
O projecto tem dois momentos de avaliação uma entrega intercalar e uma oral na última semana de aulas.
Nota final é calculada pela média ponderada entre as notas do projeto e da frequência.
Title: Saeed B. Niku, "Introdução a Robótica: Análise, Controle, Aplicações , 2ªedição LTC Editora
J. Norberto Pires, "Robótica Insdustrial Industria 4.0" ,Lidel, Lisboa, 2018.
Norberto J. Pires , "Automação e Controlo Industrial",Lidel, Lisboa, 2019
P. Oliveira, ?Curso de Automação Industrial?, ETEP, LIDEL, 2008
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Instrumentação e Controlo Industrial
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Identificar os principais elementos de uma malha de controlo, características grandezas físicas e elementos de metrologia associados aos instrumentos e controladores industriais.
OA2. Conhecer os principais instrumentos associados ao controlo de processos industriais.
OA3 Caracterizar, ensaiar e calibrar módulos de instrumentação industrial
OA4. Compreender e Implementar controladores de processos considerando os principais modos de controlo
OA5. Projetar e implementar sistemas de instrumentação industrial baseados na utilização dos PLC e plataformas de processamento em tempo real.
OA6 Compreender e utilizar protocolos de comunicação industriais.
CP1: Conceitos Gerais sobre medição e instrumentos de medida e sobre o controlo de processos industriais,
CP2:Instrumentação industrial para medição dos grandezas de processo: pressão, força, nível, caudal, temperatura, calor, humidade, densidade, viscosidade e pH.
CP3:Condicionamento de sinal para instrumentos industriais: amplificadores, pontes de medida.
CP4:Válvulas e atuadores e controlo de motores -aplicações
CP5:Modos de controlo e controladores digitais.
CP6:Circuitos lógicos programáveis e aplicações
CP7:Protocolos de comunicação com aplicação em sistemas de instrumentação e controlo industrial.
Laboratório (40%) + Exame escrito (60%), Avaliação continua
Nota mínima no lab: 8
Nota mínima no exame: 8
A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%).
*Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Title: William Dunn, Fundamentals of Industrial Instrumentation and Process Control, Second Edition, Mc Graw Hill Education 2018.
Octavian Postolache, Instrumentação e Controlo Industrial : Guia de laboratórios, ISCTE-IUL, 2021;
William Bolton, Instrumentation and Control Systems, Newnes; 3rd edition, 2021
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Wiliam Bolton Instrumentation and Control 2nd edition, Elsevier, 2015
NJATC NJATC Fundamentals of Instrumentation 2nd Edition
John G. Webster, Halit Eren Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC press 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Controlo de Qualidade e Visão Artificial
Após a conclusão desta unidade curricular o aluno deverá ficar a:
OA1: Conhecer os fundamentos do controlo de qualidade;
OA2: Conhecer os fundamentos da aplicação de visão artificial ao controlo de qualidade;
OA3: Conhecer os fundamentos da aplicação de inteligência artificial ao controlo de qualidade;
OA4: Conhecer os fundamentos do desenho de interfaces pessoa-máquina para controlo de qualidade.
P1. Controlo de Qualidade (CQ), métricas de qualidade e de inspeção não destrutiva.
P2. Integração de CQ em sistemas de automação e interligação ao processo.
P3. Fundamentos da visão artificial e da inteligência artificial essenciais ao CQ.
P4. Seleção e calibração de sensores, lentes, filtros e iluminação para CQ baseado em visão artificial.
P5. Recolha passiva e ativa de dados sensoriais, sua filtragem, processamento e análise para CQ.
P6. Aprendizagem automática de modelos e seu uso na deteção e previsão de falhas/desvios.
P7. Interfaces pessoa-máquina no contexto do CQ.
Avaliação Periódica: Projeto em grupo (60%) + Teste escrito individual (40%).
Avaliação por Exame: Exame escrito individual (100%).
Title: Szeliski, R. (2021). Computer Vision: Algorithms and Applications (2nd ed). Springer.
Dawson-Howe, K. (2014). A Practical Introduction to Computer Vision with OpenCV (1st. ed.). Wiley.
Anand, S., & Priya, L. (2019). A Guide for Machine Vision in Quality Control (1st ed.). CRC Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Aprendizagem Automática Não Supervisionada
OA1. Compreender os principais métodos de aprendizagem não supervisionada
OA2: Avaliar, validar e interpretar os resultados de modelos não supervisionados
OA3: Desenvolver projetos de descoberta de conhecimento a partir de dados utilizando modelos de aprendizagem não supervisionada
OA4: Conhecer, através da abordagem de vários contextos de problemas (por exemplo, segmentação de clientes) nos quais a aprendizagem não supervisionada pode efetivamente proporcionar soluções relevantes para esses problemas
OA5. Compreender os fundamentos teóricos e práticos da aprendizagem por reforço
OA6. Implementar e testar algoritmos de aprendizagem por reforço em ambientes simulados para entender a dinâmica entre as ações e consequentes recompensas
OA7. Avaliar e otimizar o desempenho de modelos de aprendizagem por reforço, utilizando métricas apropriadas
OA8. Aprender e aplicar os algoritmos não supervisionados e por reforço em casos de estudo práticos
CP1: Introdução à aprendizagem não supervisionada: conceitos fundamentais, tipos de algoritmos e aplicações práticas.
CP2: Redução de dimensionalidade e visualização de dados: Análise de Componentes Principais (PCA), t-SNE e UMAP para redução de dimensionalidade e interpretação visual.
CP3: Clustering e técnicas de segmentação: exploração de algoritmos como K-Means, DBSCAN, Expectation-Maximization (EM), clustering hierárquico.
CP4: Análise e deteção de outliers através de técnicas não supervisionadas: KNN, LOF, iForest
CP5: Mapas Self-Organizing (SOMs): aplicação de mapas auto-organizáveis para visualização e análise de padrões complexos em grandes volumes de dados.
CP6: Regras de associação e algoritmo de Apriori.
CP7: Técnicas de aprendizagem por reforço: Q-Learning, SARSA. Introdução aos conceitos e implementação prática.
CP8: Exploration vs. exploitation na aprendizagem por reforço: estratégias para equilibrar a tomada de decisão.
Esta UC, por ter uma natureza bastante prática e de aplicação, segue o modelo de avaliação ao longo do semestre a 100% por projeto, pelo que esta UC não contempla exame final. A avaliação é constituída por 3 blocos de avaliação (BA), e cada BA é constituído por um ou vários momentos de avaliação. Essa mesma constituição respeita a seguinte distribuição:
- BA1: 1ª tutoria + 1º mini-teste [20% para a 1ª tutoria + 10% para o 1º mini-teste = 30%]
- BA2: 2ª tutoria + 2º mini-teste [20% para a 2ª tutoria + 10% para o 2º mini-teste = 30%]
- BA3: 1 projeto final [40%]
Todos os blocos de avaliação periódica (BA1, BA2 e BA3) possuem uma nota mínima de 8,5 valores. Em qualquer BA, poderá haver necessidade de realizar uma discussão oral individual para aferição de conhecimentos.
As tutorias consistem em discussões orais individuais que permite avaliar o desempenho dos alunos nos projetos propostos para a realização da tutoria.
Os mini-testes permitem avaliar o conhecimento teórico aplicado a cada um dos projetos avaliados também em tutoria.
O projeto final consiste no desenvolvimento de um trabalho prático que agrega os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do semestre, onde poderá haver participação de organizações externas / empresas no desafio proposto.
A 1ª Época e 2ª Época poderão ser utilizadas para realização de momentos de avaliação.
A presença nas aulas não é obrigatória.
Title: Berry, M. W., Mohamed, A., & Yap, B. W. (Eds.). (2019). Supervised and unsupervised learning for data science. Springer Nature.
Vidal, R., Ma, Y., & Sastry, S. S. (2016). Generalized principal component analysis (Vol. 5). New York: Springer.
Reddy, C. K. (2018). Data Clustering: Algorithms and Applications. Chapman and Hall/CRC.
Szepesvari, C. (2010). Algorithms for reinforcement learning (R. Brachman & T. Dietterich, Eds.; 1.a ed.). Morgan & Claypool.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Kassambara, A. (2017). Practical guide to cluster analysis in R: Unsupervised machine learning (Vol. 1). Sthda.
Verdhan, V. (2020). Models and Algorithms for Unlabelled Data. Springer.
Contreras, P., & Murtagh, F. (2015). Hierarchical clustering. In Handbook of cluster analysis (pp. 124-145). Chapman and Hall/CRC.
Sutton, R. S., & Barto, A. G. (2018). Reinforcement Learning, second edition: An Introduction (2.a ed.). MIT Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Interação Pessoa-Máquina e Simulação
Após a conclusão desta unidade curricular o aluno deverá ficar a:
OA1: Conhecer os fundamentos do desenho centrado no utilizador de sistemas interativos;
OA2: Conhecer os fundamentos do desenho e implementação de interfaces pessoa-robô;
OA3: Conhecer os fundamentos da simulação de sistemas robóticos;
OA4: Conhecer os fundamentos de teste e validação de sistemas humano-robô.
P1. Fatores humanos, modelos de utilizador, experiência de utilizador e usabilidade.
P2. Desenho centrado no utilizador, prototipagem e avaliação de sistemas interativos.
P3. Fundamentos da visualização e da interação.
P4. Fundamentos das interação humano-robô e da robótica social.
P5. Interfaces gráficas, naturais e multimodais na robótica.
P6. Interfaces baseadas em realidade virtual e realidade mista na robótica.
P7. Simulação de sistemas humano-robô.
P8. Teste e validação de sistemas humano-robô.
- Avaliação Periódica: Projeto em grupo (60%) + Teste escrito individual (40%).
- Avaliação por Exame: Exame escrito individual (100%).
Title: ? Bartneck, C., Belpaeme, T., Eyssel, F., Kanda, T., Keijsers, M., & ?abanovi?, S. (2020). Human-robot interaction: An introduction. Cambridge University Press.
? Alan Dix, Janet E. Finlay, Gregory D. Abowd, and Russell Beale. 2003. Human-Computer Interaction (3rd Edition). Prentice-Hall, Inc., USA.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto Aplicado de Automação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar metodologias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores triplamente sustentáveis (com valor económico, social e ambiental) em organizações.
OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto.
OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo (se aplicável), relacionados com o problema identificado e as questões levantadas.
OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema.
OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito do trabalho de grupo.
OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho de grupo.
C1 Metodologias de cocriação baseadas em Design Thinking e Design Sprint
C2 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e criação de propostas de valor
C3 Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais (produto, serviço ou processo)
C4 Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização
C5 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos
C6 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável)
C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto
C8 Aplicação de metodologias de gestão de projetos adequadas ao trabalho em grupo a desenvolver pelos alunos. Comunicação dos resultados
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão serão realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório: Definição do Tema de Projeto: 5%
R2 Relatório: Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Sua apresentação e discussão em grupo: 40%
R3 Relatório: Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Sua apresentação e discussão em grupo: 55%
Title: ·
Brown, T. / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A., Value proposition design / John Wiley & Sons., 2014, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ·
Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, Ries, E. (2017), The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
·, Scrum Institute (2020), The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos HardcoverScrum Institute, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto Aplicado de Automação II
OA1: Corrigir o problema do utilizador e/ou da organização identificado na UC de Projeto Aplicado I do 1º Semestre, desenvolvendo, de forma iterativa, um projeto integrado com todas as suas componentes, incluindo levantamento de requisitos, prototipagem da solução (lo-fi, hi-fi, MVP), e avaliação e implantação no terreno da solução inovadora, relativa a produto, processo ou serviço (PPS).
OA2: Produção de documentação de desenho da solução de inovação PPS, incluindo, quando aplicável, arquitetura, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
OA3: Produzir soluções com potencial para serem triplamente sustentáveis no terreno, tendo em conta o enquadramento legal aplicável.
OA4: Produzir conteúdos audiovisuais sobre os resultados alcançados, para serem explorados em diversos canais de comunicação: redes sociais, landing page web, apresentação para atores relevantes, workshop de demonstração.
C1 Espaço da solução: ideação da melhor solução tecnológica relativa ao projeto, desenvolvimento de requisitos de utilizador, storyboarding, jornada do utilizador, ciclos iterativos de prototipagem (baixa fidelidade – lo-fi, alta fidelidade – hi-fi, produto mínimo viável - MVP), avaliação heurística da solução com peritos e avaliação com utilizadores finais.
C2 Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, especificações técnicas, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
C3. Implantação experimental da solução com potencial para ser triplamente sustentável (com criação de valor económico, social e ambiental), salvaguardando o enquadramento legal aplicável.
C4. Comunicação audiovisual na Web e nas redes sociais. Comunicação em público e sua estrutura. Apresentação para atores relevantes.
C5. Demonstração em workshop com atores relevantes.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão são realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório de Ideação da Solução, com Storyboard, Jornada de Utilizador, Requisitos do Utilizador, Especificações Técnicas e sua apresentação audiovisual: 20%
R2 Prototipagem da Solução: Protótipos Lo-fi e Hi-fi e Protótipo Mínimo Viável – MVP (no GitHub), sua Demonstração e Relatório de Avaliação: 40%
R3 Relatório de Desenho da Solução com os seguintes elementos (se aplicável): Arquitetura (UML Package Diagram, UML Component Diagram), Configuração Hardware e Software, Manual de Instalação (UML Deployment Diagram, Tutorial de Configuração), Manual de Operação, Manual de Utilizador: 20%
R4 Apresentação audiovisual da solução e sua demonstração em Workshop: 20%
Title: ·
HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016, ·, ·
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ·
Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
·, Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf
Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Authors:
Reference: null
Year:
Redes Industriais e Supervisão
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Compreender o fluxo de informação nas redes de escritório com ligação à internet;
OA2. Compreender o fluxo de informação num processo de automação industrial, desde o sensor até à internet;
OA3. Compreender o funcionamento, montar, configurar e manter redes de computadores para escritório;
OA4. Compreender o funcionamento, montar, configurar e manter as principais redes de comunicação para automação industrial;
OA5. Utilizar a plataforma OPC (Open Platform Communications) para partilhar dados ao nível da supervisão e superiores;
OA6. Construir software de supervisão que faça a interface entre o humano e o processo, incluindo sinóticos, gestão de alarmes e arquivo histórico de dados.
CP1. Introdução às redes de comunicação tomando como referência o modelo OSI (Open Systems Interconnection). Arquitetura das redes de escritório e de automação industrial.
CP2. Redes de computadores (Ethernet, IP, UDP, TCP, sockets).
CP3. Redes de comunicação industriais (Modbus, Profibus).
CP4. Ethernet industrial (Modbus TCP, Profinet).
CP5. Partilha e registo de dados utilizando a plataforma OPC (Open Platform Communications).
CP6. Sistemas de supervisão (SCADA).
Avaliação por exame escrito 60% e avaliação dos trabalhos/Projetos de laboratorio 40%.
BibliografiaTitle: 4) "Automation, production systems, and computer integrated manufacturing, 5th ed.", Mikell Groover, Pearson, 2019
3) "Fieldbus and Networking in Process Automation", Sunit Kumar Sen, CRC Press, 2014, ISBN 978-1-4665-8677-2
2) "TCP/IP Teoria e Prática", Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de Informática
1) "Computer Networks", Andrew Tanenbaum, Prentice Hall
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
Depois de completar esta UC, o estudante será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates relativos aos impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas;
OA2. Descrever, explicar e analisar esses temas e debates de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica digital em termos económicos, sociais, culturais, ambientais e científicos;
OA4. Prever algumas das consequências e impactos no tecido social resultantes da implementação de uma solução tecnológica digital;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico, debatendo, com interlocutores de áreas científicas e sociais diversas.
CP1. A transformação digital como novo paradigma civilizacional.
CP2. Os impactos das tecnologias digitais na Economia.
CP3. Os impactos das tecnologias digitais no trabalho.
CP4. Os impactos das tecnologias digitais nas desigualdades.
CP5. Os impactos das tecnologias digitais na democracia.
CP6. Os impactos das tecnologias digitais na arte.
CP7. Os impactos das tecnologias digitais nos direitos individuais.
CP8. Os impactos das tecnologias digitais nas relações humanas.
CP9. Os impactos das tecnologias digitais no futuro da humanidade.
CP10. Inteligência Artificial Responsável.
CP11. O impacto da Computação quântica nas tecnologias do futuro.
CP12. Os impactos das tecnologias digitais na geopolítica.
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos:
A) Avaliação ao longo do semestre
A1. Debates entre grupos de estudantes sobre questões e problemas relacionados com cada um dos Conteúdos programáticos. Cada grupo participará em três debates ao longo semestre. A avaliação do desempenho de cada grupo por debate corresponde a 15% da nota final de cada estudante no grupo, correspondendo no total a 3 x 15% = 45% da nota final de cada estudante.
A2. Avaliação da participação correspondendo a 5% da nota final de cada estudante.
A3. Teste final, com parte dos conteúdos provenientes dos debates em grupo e a outra parte das exposições por parte do Docente, correspondendo a 50% da nota final de cada estudante.
É exigida uma nota mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação e a presença num mínimo de 3/4 das aulas.
B) Avaliação por exame final: Prova escrita individual, correspondendo a 100% da nota final.
Title: Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38
Marques, P., & Salavisa, I. (2017). Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis. Socio-Economic Review, 15(1), 135-160
Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing
Bento, N., Wilson, C., Anadon, L.D. (2018), Time to get ready: Conceptualizing the temporal and spatial dynamics of formative phases for energy technologies, Energy Policy 119: 282-293
Barradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?. Journal of Post Keynesian Economics, 40(3), 413-439
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Acemoglu, D.; Johnson, S. (2023). What Is Progress? In Power and progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity (pp. 1 - 7). PublicAffairs.
Bostrom, N. (2024). The purpose problem revisited In Deep Utopia – Life and meaning in a solved world (pp. 121–124). Ideapress Publishing.
Castro, P. (2023). O Humanismo Digital do século XXI e a nova Filosofia da Inteligência Artificial In 88 Vozes sobre Inteligência Artificial - O que fica para o homem e o que fica para a máquina? (pp. 563 – 572). Oficina do Livro/ISCTE Executive Education.
Gunkel, D. J. (2012). Introduction to the Machine Question In The Machine Question - Critical Perspectives on AI, Robots, and Ethics (pp. 1-5). The MIT Press.
Jonas, H. (1985). Preface to the English version of the Imperative of Responsibility In The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. (pp. ix - xii). University of Chicago Press.
Nakazawa, H. (2019). Manifesto of Artificial Intelligence Art and Aesthetics In Artificial Intelligence Art and Aesthetics Exhibition - Archive Collection (p. 25). Artificial Intelligence Art and Aesthetics Research Group (AIAARG).
Parijs, P. V., Vanderborght, Y. (2017). Ethically Justifiable? Free Riding Versus Fair Shares In Basic Income - A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (pp. 99–103). Harvard University Press.
Patel, N. J. (2022, february 4). Reality or Fiction - Sexual Harassment in VR, The Proteus Effect and the phenomenology of Darth Vader — and other stories. Kabuni. https://medium.com/kabuni/fiction-vs-non-fiction-98aa0098f3b0
Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. (22 March, 2023). Future of Life Institute. Obtido 26 de agosto de 2024, de https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/
Authors:
Reference: null
Year:
Objetivos
Pretende-se que os estudantes que concluam este ciclo de estudos fiquem habilitados a planear, instalar e gerir sistemas de produção inteligentes, mais produtivos e eficientes, mobilizando a tecnologia robótica, os sistemas automáticos de medida e controlo, a visão artificial e as redes de comunicação industrial.
Nesse sentido, os objetivos gerais são:
- Projetar a automatização de processos produtivos industriais;
- Planear e coordenar o processo de instalação de sistemas de produção inteligentes;
- Programar autómatos industriais e sistemas robóticos;
- Configurar redes de comunicação e sensorização;
- Integrar e programar sistemas de visão artificial;
- Planear e controlar processos produtivos;
- Gerir e coordenar equipas de trabalho;
- Definir e implementar regras de segurança aplicáveis a sistemas de produção inteligentes;
- Articular o planeamento global da atividade com os outros departamentos da empresa e resolver problemas;
- Participar da gestão de operações industriais.
No final da licenciatura, o estudante deverá ter:
- Conhecimentos sobre o funcionamento de sensores, atuadores e autómatos industriais;
- Conhecimentos fundamentais de linguagens de programação dos sistemas de controlo industrial;
- Conhecimentos especializados de automação, interface homem máquina e visão artificial;
- Conhecimentos fundamentais de robótica, de linguagens de programação de autómatos e robôs.
As aptidões do licenciado serão:
- Interpretar e elaborar documentação técnica relacionada com a operação de sistemas de produção industrial autónomos;
- Elaborar relatórios e apresentações relacionadas com a sua atividade profissional;
- Projetar, supervisionar e assegurar o funcionamento de sistemas de produção automatizados;
- Integrar o acesso a bases de dados em sistemas produtivos industriais;
- Configurar o funcionamento de sistemas produtivos automatizados;
- Demonstrar autonomia para gerir e supervisionar o funcionamento de sistemas inteligentes industriais e equipas de trabalho.
Acreditações