Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Comunicação e Aprendizagem Multimédia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Psicologia da Aprendizagem
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias de Ensino e Aprendizagem
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Recursos Digitais Estáticos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Geometria e Estatística
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
|
Competências Transversais | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Competências Transversais | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
|
Competências Transversais | 2.0 |
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Formação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Cibersegurança
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Recursos Digitais Dinâmicos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho Centrado no Utilizador
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento Curricular
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Bases de Dados e Gestão de Informação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação para a Internet
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inclusão e Acessibilidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Informação Analíticos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comunicação e Aprendizagem Multimédia
Os estudantes da UC devem ser capazes de:
1. Descrever os pressupostos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (canal duplo, capacidade limitada e processamento ativo);
2. Descrever o papel do sistema mnemónico da aprendizagem multimédia;
3. Descrever e aplicar os 5 processos da Teoria da Carga Cognitiva da Aprendizagem Multimédia;
4. Interpretar a forma como os seres humanos processam informações provenientes de imagens, palavras narradas e impressas;
5. Definir carga cognitiva e distinguir os diferentes tipos;
6. Conhecer estratégias para gerir de forma eficiente a carga cognitiva;
7. Planear um projeto multimédia partindo da definição de objetivos, recursos e calendarização e gestão de tarefas;
8. Elaborar protótipos detalhando esquemas de navegação e conteúdos;
9. Testar e validar um produto multimédia.
1. Conceitos de memória:
* trabalho
* longo prazo
* interação entre a MT e MLP
* aprendizagem (perspetiva cognitivista)
2. Conceitos de:
* Comunicação
* Multimédia
3. Teoria da Aprendizagem Multimédia
4. Processo da Aprendizagem Multimédia
5. Princípios da aprendizagem multimédia
6. Teoria da Carga Cognitiva
7. Apresentações multimédia
8. Vídeos educativos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimédia
9. Conceção, produção e avaliação de projetos multimédia em contexto educativo
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação periódica ou exame final.
Na modalidade de avaliação periódica (só para a 1ªépoca) os estudantes realizam:
- várias tarefas realizadas em grupo (20%) com nota mínima de 8,5
- um teste escrito individual (20%)
- um projeto final (60%)
Na modalidade de exame final (disponível para a 1ªépoca, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Title: R. Mayer / Cambridge: Cambridge University Press., The Cambridge handbook of multimedia learning (2nd ed.)., 2014, ·, ·
L. G. Miranda / Lisboa: Relógio d'Água Editores., Ensino online e aprendizagem multimédia., 2009, ·, ·
G.L. Miranda, M. Rafael, M. Melo, J. M. Costa, T.B. Pontes / Hershey PA, USA. IGI-Global., 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities., 2021, ·, ·
J. Sweller, P. Ayres, S. Kalyuga / New York: Springer., Cognitive load theory., 2011, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Programação
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação
OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros
OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python
OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades simples
OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python
OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python
OA7: Desenvolver projetos de programação
CP1. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados, Constantes, variáveis e tipos de dados, Operações lógicas, aritméticas e relacionais, Estruturas de controlo
CP2. Procedimentos e funções
CP3. Referências e parâmetros
CP4. Ambientes integrados de desenvolvimento
CP5. Sintaxe da linguagem de programação
CP6. Objetos e classes de objetos
CP7. Listas e matrizes
CP8. Manipulação de ficheiros
A UC segue o modelo de avaliação por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
O aluno é avaliado através dos seguintes parâmetros:
A1: Tarefas de programação validadas pelos docentes (10%), com nota mínima de 9,5 valores na média das tarefas
A2: Projeto Individual com discussão teórico-prática (40%), com nota mínima de 8,5 valores
A3: Projeto em Grupo com discussão teórico-prática (50%), com nota mínima de 8,5 valores
Title: Wanda Dann, Stephen Cooper, & Randy Pausch, Learning to Program with Alice!, 2011, ISBN: 978-0132122474
João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474
Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/
Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 : 978-1593279288
John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : 978-1590282755
Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,
Authors:
Reference:
Year:
Title: David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377
Authors:
Reference:
Year:
Psicologia da Aprendizagem
OA1: Conhecer os principais conceitos relacionados com a Psicologia da Aprendizagem;
OA2: Compreender os principais processos psicológicos associados ao sucesso escolar bem como às dificuldades na aprendizagem;
OA3: Analisar o processo de ensino-aprendizagem à luz de propostas teóricas da Psicologia da Aprendizagem;
OA4: Explorar o contexto escolar como campo de intervenção primordial da Psicologia da Aprendizagem.
PC1: Introdução à Psicologia da Aprendizagem
PC2: Conceitos da Psicologia da Aprendizagem e objeto de estudo
PC3: Principais teorias da Psicologia da Aprendizagem:
(Comportamentalismo, Cognitivismo, Humanismo, Socio-construtivismo e
Conetivismo)
PC4: Concepções de memória na aprendizagem
PC5: Aplicações da memória nas práticas educativas
PC6: Conceito de motivação
PC7: Orientação motivacional dos estudantes para a aprendizagem
PC8: Estratégias de promoção da motivação para a aprendizagem
PC9: Estratégias de aprendizagem em contexto escolar
PC10: Dificuldades de aprendizagem
PC11: Psicologia da Aprendizagem e o Bullying
Avaliação periódica (só disponível na 1.ª Época):
Realização de 4 minitestes no final de cada módulo. Cada miniteste representa 5% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Realização de um trabalho de grupo, distribuído por 3 momentos de avaliação, com nota mínima de 7,5 valores em cada um, representando 45% da nota final. Tarefas/trabalhos a realizar, a pares ou em grupo, em sala de aula e autonomamente, representando no total 35%, com nota mínima de 7,5 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final)
Title: Diana Dias, Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades., 2018, Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades. Lisboa: Edições Sílabo.,
Gleitman, H., Fridlund, A. & Reisberg, D. (2003). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). London: Sage
Miranda, G. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D'Água Editores.
Authors:
Reference:
Year:
Metodologias de Ensino e Aprendizagem
OA1. Distinguir métodos de ensino direto e indireto
OA2. Desenhar objetivos de aprendizagem a partir do conteúdo e dos resultados desejados
OA3. Definir metas e resultados de aprendizagem a partir de grandes questões
OA4. Identificar evidências de aprendizagem
OA5. Implementar estratégias de aprendizagem ativa e combinada
OA6. Aplicar métodos de observação de sala de aula
OA7. Categorizar tipos de feedback
OA8. Criar e adaptar estratégias de ensino tendo em conta diferentes necessidades individuais e coletivas dos alunos
CP1. Introdução aos métodos de ensino direto e indireto
CP2. Objetivos de aprendizagem
CP3. Metas e resultados de aprendizagem
CP4. Evidências de aprendizagem
CP5. Aprendizagem ativa
CP6. Estratégias de ensino combinadas
CP7. Métodos de observação de sala de aula
CP8. Feedback
CP9. Organização do processo de ensino-aprendizagem
Época 1: O estudante no início do semestre escolhe se quer ser avaliado na modalidade avaliação periódica ou avaliação por exame
Avaliação Periódica: Tarefas (10%) com nota mínima de 9,5, Relatório com Estudo de Caso (70%), com nota mínima 9,5, e Frequência (20%), com nota mínima 8,5
Avaliação por Exame: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Época 2: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Época Especial: Exame (100%), com nota mínima 9,5
Title: Instructional Scaffolding in STEM Education. Strategies and Efficacy Evidence. New York:Springer
Teaching for quality learning at university. Maidenhead: Open University Press
Hattie, J. (2017). Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Penso Editora.
Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Taylor & Francis.
Van Merrienboer, J. J., & Sweller, J. (2005). Cognitive load theory and complex learning: Recent developments and future directions. Educational psychology review, 17, 147-177.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cosme, A., Lima, L., Ferreira, D., & Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.
Authors:
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Year:
Planeamento e Gestão de Projetos
O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos , desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial e ferramentas é um dos objetivos para a concepção do projeto de software, hardware ou ambos.
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa
II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases
III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto
IV. Definição de recursos materiais
V. Orçamento de um projeto
VI. Plano de Testes parciais e de conjunto
VII. Apresentação de um projeto tecnológico
VIII. Demonstração de projeto tecnológico
IX. Elaboração de Relatório Técnico
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são em grupo.
Title: Lester A. / 7th edition, Elsevier Science & Technology., Project Management Planning and Control, 2017, ·, ·
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros / Spinger, Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), 2014, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Recursos Digitais Estáticos
OA1 - Entender conceitos básicos de composição, estrutura e construção da forma gráfica.
OA2 - Entender as diferenças entre imagem vetorial e imagem bitmap.
OA3 - Dominar regras básicas de comunicação gráfica.
OA4 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem gráfica vetorial.
OA5 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem bitmap.
OA6 - Ser capaz de criar, tratar ou manipular uma imagem gráfica.
OA7 - Dominar técnicas de formatação de texto.
OA8 - Ser capaz de combinar imagem e texto, com vista à criação de um elemento gráfico.
OA9 - Dominar técnicas de construção de narrativa gráfica.
OA10 - Conhecer e saber aplicar diferentes formatos, na exportação de elementos gráficos.
OA11 - Dominar conceitos básicos de webdesign e publicação de imagens online.
CP1. Composição, estrutura e construção da forma gráfica.
CP2. Desenho Vetorial:
- Princípios e conceitos;
- Ferramentas e técnicas de desenho;
- Formatação de texto. Princípios de composição e rigor tipográfico;
- Construção e uso de grelhas;
- Uso de elementos vetoriais.
CP3. Pintura Bitmap:
- Noções e conceitos básicos (pixel);
- Dimensão, resolução e compressão de imagem;
- Modos de Imagem - Uso e domínio dos canais de cor;
- Ferramentas e técnicas de pintura e desenho;
- Criação, manipulação e tratamento de imagem;
- Criação de imagens sintéticas e de simulação;
- Composição de texto (Texto Bitmap vs Texto Vectorial).
CP4. Criação de Recursos Educativos Digitais estáticos:
- Composição da narrativa gráfica em contexto educativo e formativo: relação entre conceito, imagem, texto e suporte;
- Elementos gráficos em intervenções educativas.
A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 15% envolvimento nas atividades + 5% assiduidade.
BibliografiaTitle: Wood, B. (2020). Adobe Illustrator: Classroom In A Book. Adobe.
Wilson, D.; Lourekas, P.; Schwartz, R. (2016). Learn Adobe Illustrator For Graphic Design And Illustration. Usa: Peachpit Press.
Lawton, R. (2016). Teach Yourself Photoshop. Bath, Uk: Future.
Graver, A.; Jura, B. (2012). Best Practices For Graphic Designers: Grids And Page Layouts. Beverly, Ma: Rockport Publishers.
Faulkner, A.; Chavez, C.; Wood, B. (2017). Learning Graphic Design And Illustration. Ny, Ny: Pearson Education.
Faulkner, A.; Chavez, C. (2020). Adobe Photoshop: Classroom In A Book. Adobe.
Elmansy, R. (2013). Illustrator Foundations: The Art Of Vector Graphics And Design In Illustrator. Ny, Ny: Focal Press.
Bailey, E. (2015) Photoshop: 20 Photo Editing Techniques Every Photoshop Beginner Should Know. Edward Bailey, 2015.
Armstrong, H. (2009). Graphic Design Theory: Readings From The Field. Ny, Ny: Princeton Architectural Press.
Authors:
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Year:
Title: Hembree, R. (2011). The Complete Graphic Designer: A Guide To Understanding Graphics And Visual Communication. Beverly, Ma: Rockport Publishers.
Poulin, R. (2011). The Language Of Graphic Design: An Illustrated Handbook For Understanding Fundamental Design Principles. Beverly, Ma: Rockport Publishers.
Pender, K. (1998). Digital Colour In Graphic Design. Woburn, Ma: Focal Press.
Bierut, M. (2015). How To Use Graphic Design To Sell Things, Explain Things, Make Things Look Better, Make People Laugh, Make People Cry, And (Every Once In A While) Change The World. London, Uk: Thames And Hudson.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho, Organizações e Tecnologia
"OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia;
OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações;
OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital;
OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações."
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado? CP2. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
CP3. Que tecnologias para o futuro?
CP4. Que futuro para o trabalho?
CP5. A inteligência artificial é assim tão inteligente?
CP6. Onde começa a precariedade?
CP7. Os trabalhadores das plataformas precisam de contratos de trabalho?
CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra?
CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas?
CP10. O teletrabalho torna as pessoas mais felizes?
CP11. Portugal e a transformação digital?
Avaliação periódica:
Realização de uma Aula Invertida. Cada Aula Invertida representa 20% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Pergunta e resposta semanal que representa 10% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Realização de um trabalho individual, distribuído por 3 momentos de avaliação, com nota mínima de 8 valores em cada um, representando 35% da nota final. Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% (10% a apresentação de grupo e 25% a entrega do trabalho escrito), com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) "
Title: Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30.
Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso
Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge.
Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press.
Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment.
Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge.
Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave.
OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho
Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press.
Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Berg J, Furrer M, Harmon E, Rani U, Silberman M (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho, Geneva, International Labour Office.
Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Cham, Springer.
Degryse, Cristophe (2016), Digitalisation of the Economy and its Impact on Labour Markets, WP 2016.2, ETUI
ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, Geneva, International Labour Office.
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Lane M, Saint-Martin A (2021), The impact of Artificial Intelligence on the labour market: What do we know so far?, OECD.
OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing, Paris.
Valenduc, Gérard & Vendramin, Patricia (2019), The mirage of the end of work, FB 6/2019, ETUI
WEF (2023), Future of Jobs Report 2023, Geneva, World Economic Forum.
Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Authors:
Reference:
Year:
Geometria e Estatística
OA1 Representar pontos e vetores e calcular distâncias.
OA2 Realizar operações com vetores e identificar a posição relativa de planos e retas.
OA3 Determinar equações da reta e do plano.
OA4 Calcular e interpretar os produtos interno e externo entre vetores.
OA5 Parametrizar curvas e calcular os vetores normal e tangente.
OA6 Identificar as diferentes cónicas e fazer a representação.
OA7 Compreender as propriedades dos triângulos e aplicar na resolução de problemas.
OA8 Distinguir entre populacão e amostra e classificar variáveis.
OA9 Representar e analisar dados e aplicar e interpretar medidas estatísticas.
OA10. Aplicar medidas de inferência estatística e testes de hipóteses.
OA11 Compreender e aplicar o conceito de distribuição.
OA12 Adquirir capacidades na resolução de problemas contextualizados em temas do curso.
OA13 Articular as diferentes abordagens dos conteúdos: gráfica, numérica e algébrica.
CP1 Pontos e vetores no plano e no espaço
CP2 Distância entre pontos e de um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica. Medidas
CP3 Vetores e operações. Produto interno. Paralelismo e perpendicularidade de vetores. Posição relativa de retas e planos
CP4 Vetor director e equação da reta
CP5 Produto vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano
CP6 Parametrização de curvas no plano e no espaço. Vetores normal e tangente a uma curva. Intersecção de curvas. Coordenadas polares
CP7 Cónicas (parábolas, hipérboles, círculos e elipses) e estudo de triângulos
CP8 Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Dados agrupados em classes
CP9 Frequências relativa e absoluta. Medidas de localização. Parâmetros de dispersão. Coeficientes de correlação
CP10 Conceitos básicos de estatística inferencial. Estimação. Intervalos de confiança
CP11 Testes de hipóteses
CP12 Variável aleatória e distribuições de probabilidade (normal, t de Student, qui-quadrado).
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes:
- Avaliação periódica: 2 testes de avaliação (T1 e T2) (25% cada) + exercícios semanais (10%) + teste final (TF) realizado na data do primeiro exame (40%).
A média dos testes ( (T1+T2)/2 ) tem nota mínima de 7.0 valores.
O teste final (TF) tem nota mínima de 7.0 valores.
ou
- Avaliação por Exame (100%).
Title: - Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press
- Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada - Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman.
- Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo
- Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley.
- Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall
- Silvestre, A. L. (2007). Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar Editora
- Materiais científico-pedagógicos (slides, notas de desenvolvimento, código e pseudo código, fichas de exercícios e problemas) disponibilizados pela equipa docente
- Scientific-pedagogical materials (slides, lectures, code and pseudo code, exercise sheets, problems) provided by the teaching team.
- Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo, ISBN-13979-8531511492
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Análise de Dados
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Conhecer os diferentes formatos de dados.
OA2. Conhecer o ciclo completo dos dados.
OA3. Saber fazer uma analise exploratória de dados usando o R.
OA4. Saber modelar um conjunto de dados.
OA5. Implementar uma solução de analise de dados para um determinado problema.
CP1. Introdução à análise de dados
CP2. Introdução ao R e RStudio
CP3. Conhecimento dos problemas em análise de dados com exemplos
CP4. O ciclo completo da análise de dados
CP5. Dados e formato dos dados
CP6. Preparação dos dados
CP7. Probabilidades; Estatística Descritiva e Análise Exploratória
CP8. Visualização dos dados
CP9. Modelação e diferentes tipos de problemas de aprendizagem automática
CP10. Métodos de avaliação de modelos
CP11. Reporte e publicação dos resultados
A avaliação PERIÓDICA resulta de: exercícios em modalidade online, sem nota mínima, após cada aula (20%); dois testes individuais - um teste intercalar um outro no final do semestre (30%); e um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) em R com elaboração de um relatório e apresentação oral (50%).
São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final superior 9.5 valores.
Title: Torgo Luís; Data mining with R. ISBN: 978-1-4398-1018-7
C. O'Neil, R. Schutt. 'Doing Data Science: Straight Talk from the Frontline'. O'Reilly. 2013
Authors:
Reference:
Year:
Title: Wickham, Hadley, and Garrett Grolemund. 2017. R for Data Science. O?Reilly Media.
Wilke, Claus O. 2019. Fundamentals of Data Visualization. O?Reilly Media.
P. Mathur, Machine Learning Applications Using Python: Cases Studies from Healthcare, Retail, and Finance. Apress. 2018.
I. Foster, R. Ghani, R. S. Jarmin, F. Kreuter, J. Lane, Big Data and Social Science: A Practical Guide to Methods and Tools, 1st Edition. CRC Press, Chapman & Hall. 2016
T. W. Miller, Marketing Data Science: Modeling Techniques in Predictive Analytics with R and Python?. O'Reilly. 2015
M. N. Jones, Big Data in Cognitive Science (Frontiers of Cognitive Psychology), Taylor & Francis, 2016
F. Provost. Data Science for Business: What You Need to Know about Data Mining and Data-Analytic Thinking. O'Reilly. 2013
L. M. Chen, Z. Su, B. Jiang. Mathematical Problems in Data Science: Theoretical and Practical Method
Aggarwal, C. C. 2015. Data mining: the textbook (Vol. 1). New York: Springer.
Han, J., Pei, J., & Tong, H. 2022. Data mining: concepts and techniques. Morgan Kaufmann.
P. Tattar, T. Ojeda, S. P. Murphy B. Bengfort, A. Dasgupta, Practical Data Science Cookbook, Second Edition. Packt Publishing. 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
Objetivos de Aprendizagem:
OA1. Desenvolver competências de comunicação oral
OA2. Melhorar a expressão corporal
OA3. Dominar a arte da utilização do aprelho vocal
OA4. Aprender técnicas de performance
Compatibilidade com o Método de Ensino:
O curso combina teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os alunos a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo.
Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1 - Preparação para a apresentação (3 horas)
CP2 - Comunicação não verbal (3 horas)
CP3 - Introdução à utilização do aparelho vocal (3 horas)
CP4 - Introdução ao termo Performance (3 horas)
Modalidade de avaliação contínua:
Apresentações Práticas (50%): Os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público durante o curso. Serão considerados critérios como: clareza de comunicação, expressão vocal e corporal, uso de técnicas teatrais e performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Exercícios e Tarefas Escritas (50%): Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Embora não seja recomendado, os alunos poderão optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e de uma apresentação presencial (100%).
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Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de avaliação contínua
Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual e discussão oral (100%).
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Trabalho Académico com Inteligência Artificial
"OA1. Conhecimento sobre a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos para elaboração de textos académicos.
OA2.Competências de utilização de algoritmos generativos para assistência à elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Competências de análise e escrutínio da independência, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Competências gerais de reconhecimento das implicações éticas e cívicas subjacentes ao acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico."
"CP1. Introdução: escrita académica e algoritmos generativos (3h)
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA (3h)
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalho académico (3h)
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de ferramentas de IA em contexto académico (3h)"
"Modalidade de avaliação contínua:
Participação em aula: avalia a presença, envolvimento e contributo individual dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo: os estudantes terão que formar grupos para rever e editar os textos académicos entre os mesmos, utilizando os algoritmos generativos. A avaliação será baseada na qualidade das revisões, edições e feedbacks fornecidos (40%)
Relatório individual: com uma reflexão aprofundada sobre as questões cívicas e éticas colocadas na utilização de ferramentas de IA como auxílio de escrita académica (40%).
Existe nota mínima de 7 valores para todas as componentes de avaliação.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas.
Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e discussão oral (100%). "
Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados.
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Empreendedorismo e Inovação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo; OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking?;OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio;OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços; OA.5. Desenvolver, testar e demonstar a funcionalidade de produtos, processos e serviços de base tecnológica; OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio; OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização; OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
I. Introdução ao Empreendedorismo;
II. Técnicas de geração e discussão de ideias;
III. Criação de Propostas de Valor;
IV. Comunicação de ideias de negócio;
V. Desenho de Modelos de Negócio;
VI. Elaboração de Planos de Negócio;
VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos, processos e serviços;
VIII. Análise de escalabilidade;
IX. Internacionalização e comercialização;
X. Fontes de financiamento
Avaliação periódica:- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, demonstrações e defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers., 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
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Gestão da Formação
A UC Gestão da Formação adotará um método de ensino centrado no estudante através da aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas individuais. Na concretização do trabalho em grupo promovem-se competências de nível superior, tais como analisar, criar e avaliar um projeto de formação digital. No final da UC, o estudante será capaz de:
OA1: Caracterizar diferentes tipos, modalidades e produtos de formação
OA2: Identificar sistemas de qualificações e quadros de competências
OA3: Realizar um diagnóstico de necessidades formativas
OA4: Conceber um programa de formação com base no diagnóstico de necessidades de uma organização ou mercado
OA5: Elaborar instrumentos técnicos e pedagógicos para a dinamização de formação
OA6: Produzir conteúdos digitais para a formação
OA7: Planear, executar e avaliar a formação
P1: Conceitos, Tipos e Modalidades de Formação
P2: Formação Digital: Ferramentas e Plataformas
P3: Sistemas de Qualificações e Quadros de Competências
P4: O Ciclo da Formação
P5: Acreditação da Formação: Normas e Certificação
A1: Tarefas individuais ao longo do semestre que constituem o portefólio dos estudantes, respondendo aos critérios definidos pelo docente, tem o peso de 40% da nota final, com nota a mínima de 7,5 valores.
A2: Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do ISCTE. O Projeto de Gestão da Formação a desenvolver em grupo tem o peso de 60% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
A UC não contempla avaliação por exame.
Title: Affleck, M., People Learning and Development - Transforming people and organizations through learning, 2021, Kwantlen Polytechnic University, Surrey, BC, Canada., https://kpu.pressbooks.pub/peoplelearningdevelopment/
Dias, A. e Rocha, A., Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador), 2018, IEFP e TecMinho, Lisboa, http://www.panoramaelearning.pt/wp-content/uploads/2020/10/Referencial-FPCFaD.pdf
Kirkpatrick, Donald L., Kirkpatrick, James D., Evaluating training programs: the four levels (3rd ed), 2006, San Francisco : Berrett-Koehler,
Muramatsu, B. and Ludgate, H. Authors and Contributors: Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E., Online Course Design Guide, 2014, Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide
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Title: European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Key competences for lifelong learning, 2019, Publications Office, https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540
Vuorikari, R., Kluzer, S. and Punie, Y., DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens, 2022, EUR 31006 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, ISBN 978-92-76-48882-8, doi:10.2760/115376, JRC128415, https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Guia da Certificação de Entidades Formadoras Sistema e Requisitos de Certificação, 2017, Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Direcção de Serviços de Qualidade e Acreditação,
Authors:
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Introdução à Cibersegurança
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1. Perceber o que é a cibersegurança nas suas diferentes perspectivas
OA2. Perceber os principais desafios de segurança e ameaças que as organizações e utilizadores têm que enfrentar;
OA3. Introduzir o contexto legal, ético e estratégico da segurança de informação
OA4. Identificar e gerir o risco de segurança de informação;
OA5. Conhecer e aplicar tecnologias de segurança adequadas para a mitigação de risco;
OA6. Conhecer mecanismos para a gestão e manutenção de ambientes de segurança de informação.
CP1. Introdução à Cibersegurança: principais componentes; pilares da cibersegurança; frameworks de cibersegurança.
CP2. Planeamento da Segurança de Informação e enquadramento Legal e Ético
CP3. Princípios de Governação da Segurança de Informação e Gestão do Risco
CP4. Introdução à Tecnologia da Segurança de Informação: controlos de acesso, firewalls, vpns, idps, criptografia e outras técnicas.
CP5. Segurança Física: mecanismos de controlo de acesso físico, planeamento da segurança física, entre outros.
CP6. Implementação da Segurança de Informação: gestão de projetos de segurança de informação; aspetos técnicos e não-técnicos da implementação da segurança de informação.
CP7. Segurança do Pessoal: considerações de segurança do pessoal; práticas da segurança do pessoal.
CP8. Manutenção da Segurança de Informação.
Avaliação Periódica:
- Realização de um conjunto de projetos e atividades em grupo (60%) ao longo do semestre
- Realização de dois testes individuais (40%) [nota mínima de 6 valores para cada um dos testes]
A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória na avaliação Periódica.
Avaliação por exame:
Para os estudantes que optem por este processo ou para os reprovarem no processo de avaliação periódica, com 3 épocas nos termos do RGACC.
Title: Whitman, M., Mattord, H. (2017). Principles of Information Security. Course Technology.
Whitman, M., & Mattord, H. (2013). Management of information security. Nelson Education.
Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress.
Kim, D., Solomon, M. (2016). Fundamentals of Information Systems Security. Jones & Bartlett Learning.
Authors:
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Year:
Title: Conjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Authors:
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Year:
Recursos Digitais Dinâmicos
OA1 - Dominar técnicas básicas de produção de guião.
OA2 - Ser capaz de produzir um storyboard.
OA3 - Saber organizar informação com vista à produção audiovisual (fotografia e vídeo).
OA4 - Dominar técnicas básicas de captação de imagem.
OA5 - Dominar várias técnicas e ferramentas para produzir animação e motion design.
OA6 - Ser capaz de produzir sequências animadas e narrativas visuais.
OA7 - Desenvolver noções básicas de captação de som.
OA8 - Dominar técnicas de edição de vídeo.
OA9 - Saber exportar e publicar conteúdos animados em diferentes formatos e medias.
CP1. Introdução a técnicas e tecnologias de animação e motion design.
CP2. Princípios básicos e conceitos da animação
- Timeline
- FPS
- Keyframes
- Curvas de animação
- Modelação e rigging (animação 3D)
CP3. Criação de sequências animadas
CP4. Narrativas visuais
CP5. Ficheiros vetoriais
CP6. Pré-composições
CP7. Máscaras
CP8. Motion Tracking
CP9. Renderização
CP10. Princípios básicos de captação de som, edição de vídeo e exportação
A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 10% envolvimento nas atividades + 10% progressão.
BibliografiaTitle: Williams, R. (2012). The animator's survival kit: a manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop motion and internet animators. Macmillan.
Roberts, S. (2011). Introduction to Animation Working Practice, Waltham, MA, Focal Press
Meyer, C. & Meyer, T. (2010). Creating Motion Graphics with After Effects: Essential and Advanced Techniques, Version CS5.
Meyer, C. & Meyer, T. (2016). After Effects Apprentice: Real World Skills for the Aspiring Motion Graphic Artist, NY, Routledge
Love, C. (2018). Video Ideas, London, Penguin Random House
King, R. (2019). 3D Animation for the Raw Beginner Using Autodesk Maya, Boca Raton, FL, CRC Press
Green, T. & Labrecque, J. (2017). Beginning Adobe Animate, NY, Springer
Drate, S., Robbins, D., Salavetz, S., e Salavetz, J. (2006). Motion by Design. Laurence King Publishing.
Blain, J. (2016). The Complete Guide to Blender Graphics, Boca Raton, FL, CRC Press
Authors:
Reference:
Year:
Title: Woolman, M. (2004). Motion Design, Moving Graphics for Television, MusicVídeo, Cinema, and Digital Interfaces, London, Rotovision
Küsters, C. & King, E. (2003). Restart: New Systems in Graphic Design, Hong Kong, Thames & Hudson.
Harvey, B. (2008). How to Make Your Own Video or Short Film, Oxford, How To Books
Authors:
Reference:
Year:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ao completar esta UC com sucesso, o estudante será capaz de:
OA1. Avaliar e selecionar plataformas de gestão e distribuição de cursos e conteúdos de educação e formação;
OA2. Instalar, configurar, personalizar e administrar plataformas de gestão de conteúdos
OA3. Produzir conteúdos de aprendizagem para cursos e formações à distância
OA4. Planear e executar o design de cursos à distância nas componentes pedagógicas e técnicas
OA5. Estruturar, construir e implementar cursos em plataformas de gestão de conteúdos/aprendizagem
CP1. Caracterização e seleção de plataformas de gestão e distribuição de conteúdos de aprendizagem
- Learning Management Systems (LMS)
- Content Management Systems (CMS)
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
CP2. Utilização de plataformas LMS
- Instalação
- Configuração
- Administração
- Personalização
- Criação e gestão de conteúdos
CP3. Desenvolvimento de cursos para ensino à distância
- Design pedagógico
- Modelos de design da instrução
- Planeamento e conceção de atividades, recursos de aprendizagem e de avaliação
CP4. Produção e avaliação de e-conteúdos: contexto, conteúdo, funcionalidade e pertinência
Os estudantes são avaliados a 100% por projeto, que inclui um relatório justificativo de todas as fases, nos seguintes moldes:
1.ª Época: Projeto de Grupo (70%) composto pelas fases:
a) Configuração e personalização de LMS (40%);
b) Design e construção de um curso (30%);
c) Produção de um e-conteúdo (30%);
Discussão individual na 1.ª época de avaliação (30%).
Para cada fase do projeto é exigida uma nota mínima de 7,5 valores, assim como para a discussão final. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores para aprovação na UC.
2.ª Época e Época Especial: Projeto individual (100%)
Title: Kasim, N. N. M., & Khalid, F. (2016). Choosing the Right Learning Management System (LMS) for the Higher Education Institution Context: A Systematic Review. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 11(6).
Dillenbourg, P. (2000). Virtual learning environments. Proceedings of EUN Conference 2000, Learning in the New Millennium: Building New Education Strategies for Schools. Workshop on Virtual Learning Environments. Geneva.
Nash, S. & Rice, W. (2018). Moodle 3 E-Learning Course Development - Fourth Edition. Birmingham: Packt Publishing
Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (3rd ed.). Tony Bates Associates Ltd. https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev3m/
Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. New Jersey: John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Krouska, A., Troussas, C., & Virvou, M. (2017). Comparing LMS and CMS platforms supporting social e-learning in higher education. In 2017 8th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA) (pp. 1-6). IEEE.
Malasri, S. (2000). The McGraw-Hill Handbook of Distance Learning. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 126(1), 41-42.
Denmeade, N. (2015). Gamification with Moodle. Birmingham: Packt Publishing
Buchener, A. (2016). Moodle 3 Administration - Third Edition: An administrator's guide to confi guring, securing, customizing, and extending Moodle 3rd Edition. Birmingham: Packt Publishing
Nash, S. (2018). Moodle Course Design Best Practices - Second Edition. Birmingham: Packt Publishing
Authors:
Reference:
Year:
Desenho Centrado no Utilizador
OA1 Compreender o contexto histórico da Computação e da IPM e os princípios do Desenho Centrado no Utilizador
OA2Entender as características fundamentais percetivas e cognitivas dos seres humanos, bem como as respetivas limitações, que tenham impacto no design de IPM
OA3 Criar empatia com o utilizador (necessidades, objetivos, tarefas atuais e desejadas, problemas). Requisitos baseados em dados recolhidos
OA4 Aplicar princípios e “regras de ouro” e usabilidade de design de IPM em casos práticos
OA5 Aplicar técnicas/regras do design visual de ecrãs (WWW e mobilidade). Criar storyboards e prototipos de baixa (PBF) e alta fidelidade (PAF). Ideação e desenvolvimento do Produto Mínimo Viável - PMV (e seu PBF)
OA6 Desenhar e aplicar avaliação heurística c/ especialistas de PBF levando a nova iteração e desenvolvimento do PAF
OA7 Desenhar estudos experimentais do PAF c/ utilizadores finais e aplicar métricas de usabilidade e satisfação de tarefa, baseadas em dados recolhidos
C1 Apresentação, Programa e Avaliação. Computação e IPM: História, estado da arte e aplicações
C2 O processo de desenho centrado no utilizador. Nós os humanos.
C3 Análise de utilizadores e tarefas. Mapa de empatia. Personas. Cenários e Jornadas do utilizador “as is”. Pergunta do utilizador. Requisitos do utilizador
C4 Princípios e regras de ouro do design das interfaces. Usabilidade.
C5 Design visual de ecrãs (WWW, mobilidade)
C6 Ideação. Storyboards. Priorizar. Protótipos de baixa (PBF) e alta-fidelidade (PAF) da solução
C7 Entregar uma solução que funcione. Avaliação heurística c/ especialistas. Avaliação c/ utilizadores. Análise estatística dos dados da avaliação. Calcular métricas e reiterar o design. Requisitos de um PMV. Elevator Pitch
Curso em Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Pesos:
• 70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão
• 30% 2 mini-testes de resposta múltipla.
Em 2.ª época, repetem-se os mini testes cuja nota seja inferior ou igual a 7.5 valores. Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 2ª época ou época especial (30% da nota), sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou a aprovação num projeto equivalente individual (70%).
Title: o Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623
o Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191
o Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N., Nicholas Diakopoulos, N. (2017). Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction (6th edition), Pearson, ISBN-13: 978-0134380384
o Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves (2017), Introdução ao Design de Interfaces, FCA, Portugal, 2017, 3ª Edição,
o Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things, Revised and Expanded Edition. MIT Press. ISBN: 9780262525671
o Nielsen, J., Mack, R. (1994). Usability Inspection Methods 1st Edition. John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: ? Johnson, J. & Henderson, A. (2002). Conceptual models: begin by designing what to design. Interactions. 9, 1: 25-32. https://dl.acm.org/doi/10.1145/503355.503366
? Joseph J. LaViola Jr., Ernst Kruijff, Ryan P. McMahan, Doug Bowman, Ivan P. Poupyrev (2017), 3D User Interfaces: Theory and Practice (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, ISBN-10: 0134034325.
? Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece (2011), Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 3rd edition, Wiley, ISBN-13: 978-0470665763
? Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. Morgan Kaufmann Publishers.
? The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation, https://www.interaction-design.org/
? Artigos:
o Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158.
o Rettig M. (1994), Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM, 1994
Authors:
Reference:
Year:
Desenvolvimento Curricular
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
OA1. Definir currículo e as dimensões associadas;
OA2. Enquadrar narrativas nas diferentes teorias sobre o currículo;
OA3. Compreender o papel dos agentes e estruturas do currículo;
OA4. Descrever modelos de desenvolvimento curricular;
OA5. Aplicar os princípios dos modelos de desenvolvimento curricular e de gestão curricular;
OA6. Propor medidas de inovação curricular;
OA7. Planear estratégias de avaliação curricular;
OA8. Analisar situações práticas de planeamento curricular em diferentes contextos;
OA9. Planear uma investigação no contexto do desenvolvimento curricular;
OA10. Desenhar e aplicar instrumentos de recolha de dados de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada).
1. Fundamentos teóricos sobre o currículo
- O que é o currículo;
- Dimensões associadas ao currículo;
- Teorias curriculares;
- Agentes e estruturas: do local ao global.
2. Desenvolvimento Curricular
- O que é o Desenvolvimento Curricular?
- Gestão curricular;
- Modelos de desenvolvimento curricular;
- Inovação curricular;
- Avaliação Curricular (objetivos e objetos de avaliação, interna/externa/mista, métodos e técnicas de avaliação).
3. Planeamento Curricular em Educação e Formação
- Ensino básico e secundário;
- Ensino profissional;
- Ensino superior.
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação periódica ou exame final.
Na modalidade de avaliação periódica (1ªépoca) os estudantes elaboram um portfólio digital individual (40%), com nota mínima de 8,5, e realizam um trabalho de investigação em grupo (60%), com nota mínima de 8,5. A média ponderada entre o portfólio digital individual e o trabalho de investigação em grupo tem de ser igual ou superior a 9,5.
Na modalidade de exame final (disponível para a 1ª época em caso de opção pelo estudante, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Title: Alves, M.P., De Ketele, J.M. (2011). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora.
Chaplowe, S.G. & Cousins, J.B. (2017). Monitoring and Evaluation Training: A Systematic Approach. Thousand Oaks: Sage.
Formosinho, J. & Pascal, C. (2016). Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood. Londres: Routledge.
Goodson, I. (1997). A Construção Social do Currículo. Porto: Porto Editora.
Pacheco, J.A. (2014). Conhecimento, currículo e educação. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (1999). Avaliação: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre: Artes Médicas.
Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão Curricular – Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação.
UNESCO (2010a). Strategic Planning: Concept and Note. Education Sector Planning. Working Paper 1. Paris: UNESCO-IIPE.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Porto: Porto Editora.
Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Escola Superior de Educação do Porto.
Pacheco, J. (2005). Estudos curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora.
Authors:
Reference:
Year:
Empreendedorismo e Inovação II
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a:
OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web
OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais
OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço
OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento
OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo
OA.6. Testar o protótipo em laboratório
OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço
OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental
OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem
OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço
I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço
II. Funcionalidades do produto/serviço
III. Plano de desenvolvimento
IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro)
V. Revisão do plano de negócio
VI. Manutenção e gestão de produto/serviço
VII. Planos de certificação
VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte
IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos
Avaliação periódica:
- Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Title: A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, ·
A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, ·, ·
P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, ·
R. Dorf, T. Byers, A. Nelson / McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise., 2014, ·, ·
S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Title: ·
Authors:
Reference:
Year:
Bases de Dados e Gestão de Informação
OA1 Conheçer os princípios básicos dos Sistemas de Informação e do seu papel nas organizações
OA2 Conheçer os conceitos fundamentais da Análise de Sistemas de Informação e saber desenvolver modelos semânticos (conceptuais) relativos a sistemas descritos em texto, através de aplicação prática da linguagem UML e compreender a sua conversão em modelos de Bases de Dados Relacionais (BD-Rs)
OA3 Saber desenhar o Modelo Relacional de uma BD-R
OA4 Conheçer as formas normais e compreender a normalização duma BD-R existente com base em argumentos de desempenho
OA5 Saber criar e alterar a estrutura física duma BD-R por recurso à sintaxe da linguagem SQL
OA6 Saber utilizar as ferramentas de administração de um Sistemas de Gestão de Base de Dados
OA7 Desenvolver a autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão oral e escrita
CP1 Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações
CP2 Introdução à Análise de Sistemas de Informação com linguagem UML: Introdução, análise de requisitos, modelos de dados, esquemas e diagramas UML
CP3 Desenho de Base de Dados. Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras, regras de integridade, optimizações e índices
CP4 Normalização. Redundância e inconsistência de dados. Formas normais
CP5 Linguagem SQL ? Variáveis de tabelas, operadores de conjuntos, querys simples, subqueries, operadores (SELECT, Insert, delete, update), views, índices, triggers, stored procedures e transações
CP6 Introdução à administração de Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD)
Avaliação Períodica:
- 1 frequência a realizar a meio do semestre (30%)
- 1 frequência a realizar em 1ª Época (30%)
- 1 projecto de modelação e implementação (40%)
Ambas as frequências têm a nota mínima de 8 valores e a realização do projeto é obrigatória para efeitos de aprovação.
Avaliação por exame:
-1 Prova escrita com ponderação de 100%
A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores.
Title: Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007
Elmasri Ramez, Navathe Shamkant, "Fundamentals Of Database Systems", 7th Edition, Pearson, 2016
Damas, L., SQL - Structured Query Language, FCA Editora de Informática, 3ª Edição,2017
Authors:
Reference:
Year:
Title: Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA Editora de Informática, 3ª Edição, 2004
C. J. Date, "SQL and Relational Theory: How to Write Accurate SQL Code", 3rd Edition, O'Reilly Media, 2011
Authors:
Reference:
Year:
Programação para a Internet
OA1 Enquadrar e compreender os principais componentes da World Wide Web;
OA2 Conhecer e aplicar corretamente o modelo de programação cliente e o paradigma MVC;
OA3 Utilizar e estender as tecnologias de servidor para desenvolver aplicações e serviços web;
OA4 Integrar aplicações e serviços web com Sistemas de Gestão de Base de Dados;
OA5 Compreender o pipeline do ciclo de vida de um projeto para web;
OA6 Desenvolver a criatividade, inovação tecnológica, pensamento crítico;
OA7 Desenvolver a autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão oral.
C1 Introdução. A história da Web. Linguagens de programação para a Web; Standards W3C.
C2 Arquitetura da World Wide Web. Marcação de telas com HyperText Markup Language (HTML).
C3 Programação do lado do cliente. Descrição da estrutura (HTML), folhas de estilo (CSS) e atualização dinâmica da interface gráfica. Validação da entrada; Introdução à segurança do lado do cliente.
C4 Programação do lado do servidor. Distribuição de conteúdos estáticos, geração dinâmica de conteúdos e padrão de desenho MVC. Serviços e comunicação entre serviços. Introdução à segurança do lado do servidor.
C5 Persistência de dados. Integração com Sistemas de Gestão de Base de Dados
C6 Arquiteturas web orientadas para serviços. Serviços Web e Microserviços. Modelos de middleware para a Web. Conteinerização.
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final.
Pesos da avaliação:
- 4 mini-testes individuais de resposta múltipla [40%][10% por mini-teste].
- Projeto [60%] (squad de 2 até 4 membros), com relatório [10%] apresentação em grupo [20%] e discussão oral individual [30%].
Se reprova na época normal (< 8 valores), na média dos mini-testes, o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 40% da nota em uma avaliação escrita, e sendo obrigatória a aprovação no Projeto em Grupo OU a realização de um Projeto Individual com discussão oral e relatório [60%][20% projeto][30% oral][10% relatório].
Title: Livros de texto:
Dean J. (2018). Web Programming with HTML5, CSS, and JavaScript. Ed: Jones & Bartlett Learning. ISBN-13: 978-1284091793. ISBN-10: 1284091791
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Grinberg M. (2018). Flask Web Development: Developing Web Applications with Python. O'Reilly. ISBN: 978-1491991732
George N. (2019). Build a Website With Django 3: A complete introduction to Django 3. GNW Independent Publishing. ISBN: 978-0994616890.
Ahmad H. (2017). Building RESTful Web Services with PHP 7. Ed: Packt Publishing. ISBN-13: 9781787127746.
Hillar G. (2016). Building RESTful Python Web Services. Packt Publishing. ISBN: 978-1786462251
Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Authors:
Reference:
Year:
Title: Haverbeke M. (2018). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming (3rd. ed.). No Starch Press, USA.
Architecture of the World Wide Web, Volume One, W3C Recommendation 15 December 2004, https://www.w3.org/TR/webarch/
Artigos:
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Authors:
Reference:
Year:
Inclusão e Acessibilidade
OA1: Distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas
OA2: Identificar os princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas
OA3: Conhecer os principais desafios funcionais das tecnologias de apoio
OA4: Aplicar práticas de acessibilidade a conteúdos digitais
OA5: Desenvolver recursos educativos digitais acessíveis e inclusivos, consoante o contexto
CP1: Principais tipos de deficiência: visual, auditivo, motor e cognitivo
CP1.1: Necessidades Educativas Especiais
CP2: Design universal: princípios e aplicações na aprendizagem. CP2.1:Práticas de design inclusivas
CP3: Desafios funcionais das tecnologias de apoio
CP4: Acessibilidade aplicada a conteúdos digitais: texto, áudio, imagens complexas, vídeos, gráficos e tabelas
CP4.1: Conversão de documentos, legendagem, descrição de áudio, design de documentos acessíveis.
CP5: Conteúdos digitais acessíveis e inclusivos para a web em contexto educativo: definição de objetivos e medidas de usabilidade, controlo do conteúdo, escrita de componentes acessíveis customizados
Avaliação contínua: projeto (60%) e teste teórico-prático (40%), ou Avaliação final: exame (100%)
BibliografiaTitle: Nielsen, J. (2006). Prioritizing Web Usability. New Riders Press
Halder, S., & Argyropoulos, V. (Eds.). (2019). Inclusion, equity and access for individuals with disabilities: Insights from educators across world. Springer.
Ghosh, S. C. (2017). Technology for Inclusion Special Education, Rehabilitation, for All. Linus Learning.
Gilbert, R. M. (2019). Designing with Accessibility in Mind. In Inclusive Design for a Digital World (pp. 1-20). Apress, Berkeley, CA.
Firth, A. (2019). Practical web inclusion and accessibility: A comprehensive guide to access needs. Apress.
Authors:
Reference:
Year:
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar metodologias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores triplamente sustentáveis (com valor económico, social e ambiental) em organizações.
OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto.
OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo (se aplicável), relacionados com o problema identificado e as questões levantadas.
OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema.
OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito do trabalho de grupo.
OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho de grupo.
C1 Metodologias de cocriação baseadas em Design Thinking e Design Sprint
C2 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e criação de propostas de valor
C3 Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais educativas (produto, serviço ou processo)
C4 Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização
C5 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos
C6 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável)
C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto
C8 Aplicação de metodologias de gestão de projetos adequadas ao trabalho em grupo a desenvolver pelos alunos da área de educação. Comunicação dos resultados.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão serão realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório: Definição do Tema de Projeto: 5%
R2 Relatório: Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Sua apresentação e discussão em grupo: 40%
R3 Relatório: Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Sua apresentação e discussão em grupo: 55%
Title: ·
Brown, T. / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A. / John Wiley & Sons, Value proposition design, 2014, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Title: ·
Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, ·
·
·
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos HardcoverScrum Institute, 2020, ·, ·
Jeff Sutherland, J. J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas de Informação Analíticos
Pretende introduzir-se os conceitos e conhecimentos práticos fundamentais ao desenho e implementação de um sistema de informação analítico para uma organização:
(OA1) Planear e gerir o ciclo de vida de um projeto de armazém de dados, desenho lógico e físico;
(OA2) Identificar os requisitos e as fontes de dados e projetar um modelo dimensional adequado;
(OA3) Modelar um Sistema de Informação Analítico;
(OA4) Desenhar e implementar um processo de extração, transformação e carregamento de dados;
(OA5) Analisar dados num sistema de data warehousing, ter a noção de Business Intelligence e sua aplicabilidade; o que são relatórios padrão e indicadores de desempenho (KPIs);
(CP1) Revisão de SQL : consultas simples. União de tabelas. Ordenação. Agrupamento e agregação.
(CP2) Integração de dados, introdução às ferramentas ETL : fontes de dados. Integração de dados usando visualizações. Integração de dados versus armazenamento de dados. Processo ETL. Ferramentas ETL.
(CP3) Operações OLAP e desenho de data warehouse: operações OLAP em SQL. Modelo multidimensional. Modelação em UML. Operações OLAP típicas em um cubo de dados. Tipos de esquema de data warehouse. Hierarquias e tipos de hierarquia. Medidas.
(CP4) O Cubo OLAP e as consultas MDX - Armazenamento de dados e cubos OLAP. Servidor OLAP. Definição de cubo OLAP. Interface OLAP. Consultas de análise. SQL versus MDX. Conceitos MDX.
(CP5) Ferramentas de relatórios e (KPIs) - Visão geral da arquitetura de data warehousing. Ferramentas OLAP: consultas front-end e MDX. Ferramentas de relatórios. Relatórios via consultas SQL e MDX. Indicadores-chave de desempenho (KPIs). Visualização com dashboards.
A avaliação periódica resulta dos seguintes componentes:
- Um teste intercalar (20% da nota final) e um outro no final do semestre (20% da nota final);
- Um trabalho em grupo (máximo de 3 alunos) na qual o grupo elaborará um sistema de informação analítica com a redação de um relatório que involve 3 entregáveis a submeter ao longo do semestre (30% da nota final, 10% cada entregável) e uma apresentação oral com demonstração do funcionamento da aplicação desenvolvida e discussão (30% da nota final).
Em alternativas os alunos poderão optar por avaliação em exame final (100% da nota final)
São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final superior 9.5 valores.
Title: Vaisman, A., & Zimányi, E. (2014). Data warehouse systems. Data-Centric Systems and Applications.
Secundária, Springer
Authors:
Reference:
Year:
Title: R. Kimball, M. Ross (2013) The Data Warehouse Toolkit - the definitive guide to dimensional modeling, 3rd Edition. John Wiley & Sons, USA
Doan, A., Halevy, A., & Ives, Z. (2012). Principles of data integration. Elsevier.
Authors:
Reference:
Year:
Inteligência Artificial Aplicada à Educação
OA1: Conhecer a definição e áreas da IA e da Aprendizagem Automática
OA2: Conhecer a definição de agente inteligente a suas características
OA3: Identificar os vários componentes de um Sistema Tutor Inteligente
OA4: Identificar e aplicar a melhor representação do conhecimento no STI
OA5: Identificar e aplicar o melhor método de inferência e diagnóstico
OA6: Identificar e aplicar metódos de conversação e reconhecimento de interação aluno-computador
OA7: Identificar e aplicar formas de Interação PessOA IA para colaboração e tutoria no ensino
OA8: Identificar métodos para a personalização e adaptação de conteúdos educativos
OA9: Aplicar técnicas de AA para avaliação do processo de ensino
OA10: Identificação os princípios de uma IA responsável e confiável
CP1: Introdução à inteligência artificial e aprendizagem automática
CP2: Introdução aos Agentes Inteligentes
CP3: Sistemas Tutores Inteligentes
CP3.1.: Componentes do STI
CP3.2.: Modelação do Aluno
CP3.3.: Representação e Inferência do Conhecimento
CP4: Agentes de Conversação e Tutores Virtuais
CP5: Colaboração Pessoa-IA
CP6: Geração e Gestão de conteúdos inteligentes
CP7: Análise de dados de Educativos
CP8: IA na Educação - ética e responsável
Os alunos são avaliados a 100% por projeto, nos seguintes moldes:
1ª Época: projeto realizado em grupos de alunos ao longo do semestre e acompanhado com aulas de tutorias (12 horas) (60%). Discussão individual na 1ª época de avaliação (40%).
2ª Época e Época especial: projeto individual (100%)
Title: Russell, S., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a modern approach.
Margetis, G., Ntoa, S., Antona, M., & Stephanidis, C. (2021). HUMAN?CENTERED DESIGN OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE. Handbook of Human Factors and Ergonomics, 1085-1106.
Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in education. Boston: Center for Curriculum Redesign.
Furey, H., & Martin, F. (2019). AI education matters: A modular approach to AI ethics education. AI Matters, 4(4), 13-15.
Chhibber, N., & Law, E. (2019). Using conversational agents to support learning by teaching. arXiv preprint arXiv:1909.13443.
Chen, L., Chen, P., & Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. Ieee Access, 8, 75264-75278.
Chassignol, M., Khoroshavin, A., Klimova, A., & Bilyatdinova, A. (2018). Artificial Intelligence trends in education: a narrative overview. Procedia Computer Science, 136, 16-24.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Nkambou, R., Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (Eds.). (2010). Advances in intelligent tutoring systems (Vol. 308). Springer Science & Business Media.
Authors:
Reference:
Year:
Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais Educativas II
OA1: Corrigir o problema do utilizador e/ou da organização identificado na UC de Projeto Aplicado I do 1º Semestre, desenvolvendo, de forma iterativa, um projeto integrado com todas as suas componentes, incluindo levantamento de requisitos, prototipagem da solução (lo-fi, hi-fi, MVP), e avaliação e implantação no terreno da solução inovadora, relativa a produto, processo ou serviço (PPS).
OA2: Produção de documentação de desenho da solução de inovação PPS, incluindo, quando aplicável, arquitetura, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
OA3: Produzir soluções com potencial para serem triplamente sustentáveis no terreno, tendo em conta o enquadramento legal aplicável.
OA4: Produzir conteúdos audiovisuais sobre os resultados alcançados, para serem explorados em diversos canais de comunicação: redes sociais, landing page web, apresentação para atores relevantes, workshop de demonstração.
C1 Espaço da solução: ideação da melhor solução tecnológica relativa ao projeto, desenvolvimento de requisitos de utilizador, storyboarding, jornada do utilizador, ciclos iterativos de prototipagem (baixa fidelidade – lo-fi, alta fidelidade – hi-fi, produto mínimo viável - MVP), avaliação heurística da solução com peritos e avaliação com utilizadores finais.
C2 Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, especificações técnicas, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
C3. Implantação experimental da solução com potencial para ser triplamente sustentável (com criação de valor económico, social e ambiental), salvaguardando o enquadramento legal aplicável.
C4. Comunicação audiovisual na Web e nas redes sociais. Comunicação em público e sua estrutura. Apresentação para atores relevantes.
C5. Demonstração em workshop com atores relevantes.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão são realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório de Ideação da Solução, com Storyboard, Jornada de Utilizador, Requisitos do Utilizador, Especificações Técnicas e sua apresentação audiovisual: 20%
R2 Prototipagem da Solução: Protótipos Lo-fi e Hi-fi e Protótipo Mínimo Viável – MVP (no GitHub), sua Demonstração e Relatório de Avaliação: 40%
R3 Relatório de Desenho da Solução com os seguintes elementos (se aplicável): Arquitetura (UML Package Diagram, UML Component Diagram), Configuração Hardware e Software, Manual de Instalação (UML Deployment Diagram, Tutorial de Configuração), Manual de Operação, Manual de Utilizador: 20%
R4 Apresentação audiovisual da solução e sua demonstração em Workshop: 20%
Title: ·
Brown, T. / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, ·
Authors:
Reference:
Year:
Title: ·
Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
·, Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
·
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020, ·, ·
Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologia, Economia e Sociedade
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Identificar os principais temas e debates contemporâneos;
OA2. Analisar os temas e debates da atualidade de forma fundamentada;
OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica e da digitalização em termos económicos, sociais, culturais e ambientais;
OA4. Compreender o papel e a importância da tecnologia nos desafios das sociedades contemporâneas;
OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais;
OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico.
CP1. Debates XXI: mudança tecnológica e desafios societais contemporâneos.
CP2. Transição digital: significado e implicações.
CP3. Tecnologia, transformação social e desigualdades.
CP4. Ambiente e transições para a sustentabilidade.
CP5. Globalização, financeirização e desenvolvimento.
CP6. Capitalismo e democracia.
CP7. Migrações e multiculturalidade.
O processo de avaliação periódica compreende os seguintes elementos:
1. Preparação ao longo do semestre e apresentação em sala de um trabalho de grupo sobre mudança tecnológica e sociedade (40%).
2. Teste (60%).
A avaliação final compreende os exames de 1ª e 2ª época (100% da classificação).
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Authors:
Reference:
Year:
Optativas recomendadas
Campus Sintra
- Desenho (1º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
- Inteligência Artificial (1º semestre)
- Marketing Digital (1º semestre)
- Text Mining (1º semestre)
- Big Data (2º semestre)
- Design de Jogos (2º semestre)
- Empreendedorismo e Inovação IV (2º semestre)
- Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)
Campus Lisboa
- Interação Pessoa-Máquina (1.º Semestre)
- Descoberta e Extração de Conhecimento de Dados (2º semestre)
- Engenharia de Software (1º e 2º semestre)
Objetivos
Os estudantes que concluam este ciclo de estudos ficarão habilitados a desenhar, criar e implementar estratégias educativas apoiadas por recursos digitais, mobilizando conhecimentos pedagógicos, de programação, multimédia e de planeamento da formação tendo em vista a sua aplicação e resolução de problemas em ambientes de aprendizagem diversificados, através de:
- Gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos de formação a partir de modelos de ensino presenciais, à distância e híbridos;
- Desenvolvimento de recursos educativos digitais em ambientes nativos e para a Web;
- Desenho de estratégias pedagógicas inovadoras;
- Integração de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, incluindo plataformas Learning Management Systems (LMS);
- Programação de sistemas de avaliação;
- Integração de estratégias de gamification na formação;
- Elaboração de relatórios e documentos de análise no âmbito da formação;
- Apoio à capacitação organizacional de operadores de educação e formação.
Conhecimentos especializados sobre i) desenvolvimento de recursos educativos digitais, ii) multimédia aplicado a ambientes de aprendizagem, iii) organização dos sistemas e instrumentos de ensino e formação profissional, iv) gestão da formação e modelação de ambientes educativos digitais, e v) elaboração e apresentação de instrumentos de reporte, avaliação e análise técnica e organizacional.
Aptidões para i) projetar, desenvolver e adequar recursos educativos digitais, a partir de tecnologias e contexto de aprendizagem diversificados, e ii) coordenar, projetar e desenvolver formações a partir de modelos presencial, híbrido e à distância.
Competências de i) autonomia para gerir e supervisionar ambientes de aprendizagem, ii) iniciativa, cooperação e responsabilidade para propor soluções técnicas e implementar estratégias educativas para o cumprimento de objetivos de aprendizagem predeterminados, e iii) proatividade para promover a adaptação a contextos de mudança e inovação tecnológica.
Acreditações