Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Gestão do Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Liderança e Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Quantitativos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia, Planeamento e Controlo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Logística e Operações
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia para Gestores
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Condicionada | 3.0 |
Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Condicionada | 3.0 |
Seminário de Investigação em Gestão
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Gestão de Empresas
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projeto em Gestão de Empresas
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Gestão do Marketing
1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing
2.Abordagem crítica da gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações, como génese da captura e fidelização de consumidores sofisticados em mercados competitivos.
4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspectiva integrada com os outros elementos do marketing mix.
5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.
Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferrramentas e relacionamento com as demais funções gerenciais.
Conteúdos principais:
1) Marketing e sua evolução
2) Estratégia e sua evolução
3) O marketing plan
4) Estratégia de Marketing
5) Análise SWOT
6) Segmentação, Targeting e Posicionamento
7) Marketing Mix
8) Inovação de marketing
Trabalhos de grupo (40%).
Exame (50%)
Participação individual (10%)
Nota min. exame 8.5 assiduidade mínima de 80%
Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 2 épocas de exame (1ª e de recurso), com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso. Se optarem pelo exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Nota mínima para aprovação igual ou superior a 9.5 valores.
Title: Hollensen, Svend (2015). Marketing Management: a relationship approach. 3rd. Edition. Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Palmatier, R. W., & Sridhar, S. (2017). Marketing strategy: Based on first principles and data analytics. Macmillan International Higher Education.
Authors:
Reference:
Year:
Liderança e Gestão de Recursos Humanos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Compreender o papel da liderança na criação de vantagem competitiva sustentada através das pessoas
OA2. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH
OA3. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis
CP1. Liderança, GRH e organizações: das práticas de gestão de pessoas à performance
CP2. Liderança e promoção da performance: estilos, lmx, liderança transformacional e autêntica
CP3. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional
CP4. GRH e capacidades dinâmicas: promover a sustentabilidade através da ambidextria e da mindfulness organizacional
A avaliação periódica implica: um teste (70%); um trabalho de grupo (30%).
Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
Title: Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons.
Thusman, M., Smith, W, and Binns, A. (2011). The ambidextrous CEO. Harvard Business Review, June, 75-80.
Schneider, B. Macey, W. H., and Young, S. A. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132.
O'Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2004). The ambidextrous organization. Harvard Business Review, 82(4), 74-83.
Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and practice (7th edition). London: Sage.
Gittell, J. (2011). New direction for relational coordination theory. In Cameron & Spreitzer (Eds), The Oxford handbook of positive organizational scholarship. Oxford University Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: The Leadership Quarterly
Human Resource Management Journal
Human Resource Management Review
Journals
Pfeffer, J. (2005) Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106.
O?Reilly III and Tushman, M. (2013). Organizational ambidexterity: Past, present, and future. Academy of Management Perspectives, 27, 324?338.
Muff et al. (2020). How to apply responsible leadership theory in practice: A competency tool to collaborate on the sustainable development goals. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27:2254-2274.
Lengnick-Hall et al. (2011). Developing a capacity for organizational resilience through strategic HRM Human Resource Management Review, 21, 243-255.
Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294.
Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267.
Ferreira, A., Matinez, L., Nunes F. G. e Duarte, H. (Eds) (2015). GRH para Gestores. Lisboa, RH Editora. Capítulo 3.
Yukl, G. and W. Gardner. 2020. Leadership in organizations. 9th ed. New York: Pearson.
Birkinshaw, J. and Gibson, C. (2004). Building ambidexterity into an organization. Sloan Management Review, Summer, 47-55.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos Quantitativos
1) Seleccionar o método de análise de dados adequado ao problema, objectivo e tipo de dados disponíveis
2) Utilizar os programas EXCEL, SPSS e R/RStudio para realizar análise de dados inferencial e multivariada
3) Interpretar os resultados obtidos na análise de dados realizada
1) Análise exploratória preliminar dos dados.
2) Testes de hipóteses paramétricos: teste t para uma média; teste t para duas médias; análise de variância simples.
3) Testes de hipóteses não-paramétricos: teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov; teste de independência do Qui-Quadrado; teste de Mann-Whitney; teste de Kruskal-Wallis.
4) Regressão Linear: Simples e Múltipla
A avaliação processa-se em avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre é constituída por um trabalho de grupo (40%) e um teste (60%) que abarca toda a matéria e cuja nota terá de ser superior ou igual a 7.5 valores. A avaliação ao longo do semestre obriga a uma assiduidade mínima de 66.67% das aulas. A avaliação por exame consiste na realização de um exame com uma uma ponderação de 100%.
No teste e no exame os alunos podem usar uma calculadora e todos os materiais disponibilizados pelo docente.
Title: Curto, José Dias, Statistics - over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel', 2022, Amazon,
Curto, José Dias, MATHEMATICS in Bullet Points: What you must know before starting a MSc or PhD program - Applications in Excel, 2019, Amazon,
Curto, José Dias, ECONOMETRICS and STATISTICS - Over 100 problems (with solutions): Applications in 'R/RStudio' and 'Excel', 2021, Amazon,
McClave, J., Benson, P. G., Statistics for Business and Economics, 2017, Pearson,
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia, Planeamento e Controlo
OA1- Desenvolver alguns conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas.
OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas
OA3- Introduzir alguns conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas
OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica
OA5- Desenvolver pensamento crítico
OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
1. Fundamentos de estratégia
2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências
3. Análise interna da organização
4. Análise da envolvente externa
5. Estratégias de negócio
6. Estratégias corporativas.
7. Implementação da estratégia
8. Controlo estratégico
1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios.
2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula.
3. Estudo individual (preparação para as aulas e para o teste e exame).
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Opção 1 (Avaliação Contínua)
i. Teste Escrito Individual 50%
ii. Trabalho de Grupo 40%
iii. Relatório do Seminário 10%
Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 na frequência e em cada uma das componentes da avaliação contínua.
Opção 2 (Exame Final)
Aprovação: 10 valores ou superior
Title: Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.
Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education.
Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley.
Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533.
Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858.
Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133.
Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250.
Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121.
Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170.
Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.
Authors:
Reference:
Year:
Logística e Operações
OA1: Perceber os conceitos básicos de gestão de operações e logística e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa;
OA2: Planear e controlar sistemas de Operações e Logística que satisfaçam as necessidades dos consumidores;
OA3: Planear sistemas de Operações e Logística que garantiam eficiência
CP1) Introdução à Logística e à Gestão de Operações
CP2) Da logística à Cadeia de Abastecimento e às redes de abastecimento
CP3) Gestão de capacidade e procura
CP4) Lean Thinking e Lean Management
CP5) Sustentabilidade e Gestão de qualidade
- Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos;
- Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula;
- Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula;
- Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo;
- Auto-estudo.
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Opção1: Avaliação ao longo do semestre lectivo (requer assiduidade > 80%)
- Trabalho de grupo - 30%
- Trabalho individual - 20%
- Teste final - 50%
Para terem sucesso no processo de avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 8 valores em cada um dos componentes de avaliação. Uma média de 10 valores é necessária para passar a disciplina.
Opção 2: Exame final
Teste final individual - 100%
A nota mínima para passar a disciplina é 10 valores.
Title: - Christopher, M. (2016), Logistics & Supply chain Management, 5th edition, Prentice Hall.
- Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Chopra, S., Meidl, P. (2016) Supply chain management: strategy, planning and operation, 6th Edition, Pearson
- Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Economia para Gestores
1. Compreender o conceito de ciclos económicos e posterior análise de ciclos económicos em termos empíricos e impactos dos mesmos no meio empresarial;
2. Compreender os conceitos de inflação, desemprego e relação entre ambos;
3. Compreender e analisar as políticas macroeconómicas de curto prazo, nomeadamente a política fiscal, cambial e monetária e os impactos possíveis nas empresas.
1. Ciclos Económicos
2. Inflação e Desemprego
3. Política Orçamental
4. Taxas de Câmbio
5. Política Monetária
A avaliação da UC é efectuada através de:
- Exame final (100%)
Title: - Mankiw, G. N. (2019), Macroeconomics, 10th Edition, Worth Publishers.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Ao longo do semestre a equipa docente poderá também distribuir pelos alunos outros textos relacionados com pontos específicos do programa e que visam estimular a discussão em aula.
- During the semester the teaching staff will also distribute to students other documents related to specific points of the program, which aims to stimulate discussion in class.
Authors:
Reference:
Year:
Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
OA1 - Identificar e debater racionalmente as questões éticas na gestão
OA2 - Demonstrar uma compreensão do âmbito das questões de RSE estratégica e sustentabilidade
OA3 - Reconhecer que múltiplos, muitas vezes conflituantes, pontos de vista e trade-offs existem em torno de questões de RSE estratégica e sustentabilidade
OA4 - Desenvolver uma compreensão crítica e sofisticada das questões complexas que enfrentam os líderes globais e locais.
CP1: Terminologia Básica e a necessidade deste currículo
CP2: Ética nos negócios
CP3: Sustentabilidade, Economia Circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
CP4: Responsabilidade Social Empresarial Estratégica
CP5: Concepção de modelos empresariais sustentáveis: um reflexo do nosso compromisso
Opção 1- A avaliação periódica
- Exame (50%)
- Trabalhos de grupo (50%)
Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças.
Opção 2- Exame final
Para aprovação: 10 valores ou mais.
Title: - Chandler, David (2019). Strategic Corporate Social Responsibility, 5th, SAGE
- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK).
- Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149
- Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850.
- Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768
- Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46
Authors:
Reference:
Year:
Seminário de Investigação em Gestão
OA1. Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
OA4. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação
Fases de investigação
Revisão de literatura
Formulação do problema
Definição de objectivos de investigação
Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de Dados
Técnicas de recolha de dados
Tratamento de informação secundária
Investigação em ambiente organizacional
CP4. Organização e redacção do relatório
- Participação em aula - 20%
- Projecto de Tese - 80%
A nota mínima de aprovação é 10.
Title: Privitera, Gregory (2019) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 3rd edition.
Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann (2022) - Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 6th Edition.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Thomas, Gary (2016) How to do your study, SAGE, 2th edition
Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Gestão de Empresas
1. Definir um problema científico e a sua pertinência
2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação
3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Avaliação:
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Title: - Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
- Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.
- Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
- Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
- Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projeto em Gestão de Empresas
1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão;
2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado;
3. Definir as fases de um projecto de intervenção;
4. Definir as forma de acompanhamento e avaliação de projectos após a sua implementação.
1. Diagnóstico sumário da organização
2. Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
3. Revisão de literatura aplicada
4. Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações
5. Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
6. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
- Apresentação escrita de um projecto
- Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Title: ·
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Authors:
Reference:
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Objetivos
Transmitir conhecimentos sobre temas centrais em ciências da gestão, numa abordagem teórica e prática de aplicações
Desenvolver competências em áreas de soft skills, com especial foco na liderança
Dotando os estudantes com metodologias de investigação, procedimentos e técnicas, que lhes permitem desenvolver os seus projetos de investigação com um elevado grau de autonomia
Objetivo 1 - Apresentar competências de comunicação escrita eficazes, incluindo os seguintes aspetos: produzir um documento bem estruturado; demonstrar que as mensagens-chave foram claramente identificadas; exprimir argumentos teóricos a uma aplicação específica; resumir ideias e conclusões.
Objetivo 2 - Mostrar competências de comunicação oral eficazes, incluindo os seguintes aspetos: selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação; demonstrar confiança e que a comunicação estava bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.
Objetivo 3 - Desenvolver competências de pensamento crítico, incluindo os seguintes aspetos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater questões éticas nos negócios e na gestão; formular conclusões ou soluções bem apoiadas, aplicar metodologias ou fórmulas adequadas para analisar e avaliar problemas e problemas de negócio.
Objetivo 4 - Compreender as funções de gestão geral e estratégica nas empresas, incluindo os seguintes aspetos: compreender e avaliar o papel da estratégia e da gestão estratégica nas empresas internacionais; analisar os contextos externos e internos de uma empresa para fins estratégicos; compreender o papel das áreas funcionais de gestão no processo estratégico.
Objetivo 5 - Os nossos licenciados compreenderão que a gestão e liderança de RH são fundamentais para alavancar as pessoas como principais intervenientes nas organizações, incluindo os seguintes aspetos: compreender e avaliar as questões de RH nas organizações; compreender e avaliar teorias de liderança e abordagens em organizações.
Acreditações