Leccionado em
Português
Criatividade e Inovação
- Compreender e desenvolver o processo criativo, de forma a ativar a criação de ideias e a gerar novos caminhos para a inovação.
- Estimular novas formas de pensar que criem um fluxo de ideias novas e originais.
- Usar ferramentas e técnicas de pensamento criativo para gerar, avaliar e selecionar novas ideias, novos conceitos, novos saberes.
- Integrar as tecnologias digitais no processo criativo.
- Exploração de novos materiais e a prototipagem como elementos diferenciadores na criação de novos produtos, processos e serviços.
Duração: 60 horas
Lab de Media Digital
- A criatividade digital enquanto conceito amplo usado para descrever ideias trazidas à vida em meios digitais.
- O uso das mais recentes ferramentas digitais de conceção e desenvolvimento de ideias criativas em contexto digital.
- A experimentação e exploração dos media criativos e sua aplicação como potencial de aceleração de iniciativas inovadoras.
- A aquisição de conhecimento nas diferentes tecnologias digitais, como fotografia, vídeo design e web, animação, storytelling, e realidade virtual e aumentada, alinhando a visão do projeto com a expressão criativa.
Duração: 140 horas
Empreendedorismo
- Compreender e desenvolver o espírito empreendedor e competências inerente ao sucesso do negócio na era do digital.
- Utilizar a metodologia de projeto: idealização, visão e missão, análise de oportunidade de mercado, prototipagem conceptual do negócio, criação do plano de negócios sustentável.
Duração: 40 horas
Comunicação e Marketing
- Desenvolver um pensamento critico sobre o papel dos média na era digital.
Criar uma cultura de comunicação dentro dos diversificados media. - Compreender e aplicar as principais teorias da comunicação através de estudos de caso.
- Desenvolver as competências para uma comunicação eficiente para o lançamento de um novo produto ou um novo negócio.
- Comunicar a marca e o propósito de uma forma sustentável.
- Planear e implementar as diversas fases de um plano de comunicação e marketing de um projeto.
- Utilizar a comunicação e o marketing nas redes sociais. Ferramentas digitais, plataformas e novas formas e tipologias de conteúdos.
Duração: 40 horas
Master Classes
- Ao longo do curso, serão convidados vários especialistas de diferentes áreas para a realização de Master Classes, que tragam conhecimentos reais sobre projetos inovadores, criatividade e tecnologia.
- Exemplo: Metaverse, Blockchain, Inteligência artificial, Expressão Criativa, economia circular, entre outros.
Duração: 20 horas
Apresentação Projeto
- No final do curso, haverá uma apresentação das ideias e projetos desenvolvidos, dando-os a conhecer perante um painel de especialistas com a finalidade de apoiar na melhoria e projeção do projeto.
Optativas recomendadas
Objetivos
Este curso tem a duração de 300 horas e foi pensado para pessoas que pretendam atualizar e adquirir novas competências para o desenvolvimento de recursos, processos e projetos criativos. No âmbito do curso Inovação e Criatividade Digital os alunos irão ter oportunidade de através da Arte, Design e Tecnologia:
- Criar ideias, materiais e ações, que levem ao lançamento de novas soluções, novas iniciativas, que expandam a capacidade de inovação e que possam contribuir para a criação de um futuro melhor.
- Criar e desenvolver projetos inovadores, que tenham a criatividade, as tecnologias digitais e a sustentabilidade como fator de competitividade.
- Desenvolver competências transdisciplinares, práticas, que envolvam as diferentes componentes do processo criativo.
- Apresentar os projetos realizados perante um painel de especialistas.
Contactos
Iscte - Associação para Transformação Digital
iscte.atd@iscte-iul.pt