Licenciatura
Contactos
Escola de Tecnologias Aplicadas, Iscte-Sintra
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:30 - 18:00
Leccionado em Português

Os estudantes que concluem esta Licenciatura terão as bases teóricas e as competências quantitativas e computacionais necessárias para intervir - de forma criativa e eficiente - na resolução de problemas que possam surgir nos processos de transformação digital em curso.

Centrado no ensino de métodos e modelos matemáticos para resolução de problemas, o curso contempla ainda uma abordagem e adoção sistemática de técnicas computacionais que apoiam as metodologias de resolução matemática. Dada a forte ligação entre a matemática aplicada e a matemática computacional - por serem muitos e frequentes os problemas onde uma solução analítica exata é inacessível - este plano de estudos é um exigente compromisso entre estes dois campos da matemática, com forte presença de algoritmia e simulação.

Mensagem do(s) diretor(es)

Rosário Laureano

A Licenciatura em Matemática Aplicada à Transformação Digital faz a ponte entre a matemática aplicada e a matemática computacional. A par de uma formação sólida em matemática, esta Licenciatura tem uma forte componente de computação e de ciência de dados. A ligação entre estas áreas é crucial para lidar com vários problemas reais.

O ritmo das mudanças é hoje avassalador. Decorreram mais de 400 anos entre a invenção da imprensa por Gutenberg até à transmissão do som por ondas de rádio. Mas só tivemos de esperar 40 anos desde o primeiro smartphone até à rede global que nos liga a quase tudo à nossa volta. As atuais mudanças surgem em catadupa nos mais diversos domínios da vida em sociedade e passam - quase sempre - pela aplicação da matemática como ciência fundamental. Um futuro licenciado em matemática aplicada beneficia da sua linguagem universal, que lhe permite não ficar limitado a um setor específico de intervenção.

Nesta licenciatura abordamos inúmeros cenários reais onde a modelação matemática é apoiada por técnicas computacionais. Ao longo de toda a licenciatura os alunos desenvolvem projetos aplicados, que permitem pôr em prática os conhecimentos adquiridos. No último ano do curso podem escolher disciplinas em diferentes áreas de aplicação da matemática à transformação digital, incluindo a cibersegurança; a realidade virtual e aumentada; os dados em rede; a inteligência artificial, entre outros.

A capacidade de pensamento crítico e as competências de comunicação e de trabalho em equipa complementam o perfil de quem passa pelo Iscte-Sintra.

Informações Gerais

Duração
3 anos
Língua
Português
ECTS
180
Horário
Diurno
1.ºAno 697.00
2.ºAno 697.00
3.ºAno 697.00
1.ºAno 7000.00
2.ºAno 7000.00
3.ºAno 7000.00
** Informação para o ano letivo de 2024/2025
Contactos
Escola de Tecnologias Aplicadas, Iscte-Sintra
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:30 - 18:00
Voltar ao topo