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Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2023/2024)
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática (curso de 5 anos, pré Bolonha). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social. Tem Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (associada à lição 'O impacto do desenvolvimento e uso de aplicações gamificadas na perceção e adoção do e-banking em Portugal'). É Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais, o gaming e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, por exemplo: Jogos Sérios - A Arte de Gamificar (2022), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), ou O Desafio da Vida (2011). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
DIRECTOR EXECUTIVO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS
Com 25 anos de experiência em IT e banca, e com histórico de sucesso em desenvolvimento de soluções de tecnologia aplicados na área digital e à automatização e transformação de processos de negócio.
Orientado para os resultados e com grande experiência na direção de sistemas de informação e tecnologias, tanto na área digital/internet, CRM e distribuição multicanal, como nas áreas de BackOffice relacionadas com processos internos de suporte ao negócio. Elevada experiência em gestão de projetos internacionais, com equipas de diferentes países e cultura. Extenso conhecimento prático de projeto e ambientes de sistemas complexos de manutenção, hardware, software, segurança, auditoria, comunicação, gestão de projetos e metodologias. Foco no alinhamento com os objetivos do negócio, desenho estratégias e planos de implementação, projetados para o máximo retorno com o menor custo.
Professor Auxiliar Convidado da cadeira Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação no ISCTE-IUL. Lisboa.
FORMAÇÃO ACADÉMICA
2012/2016 Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL. Especialização em Negócios Eletrónicos sob o tema "A adoção de aplicações informáticas com caraterísticas de jogos online: Uma perspetiva no setor do e-banking em Portugal".
2015 Advanced Studies in Information Science and Technology (IST) at ISCTE-IUL.
2007/10 Mestrado em Sistemas de Informação no ISEG.
2006/7 Pós-graduação em Sistemas e Tecnologias no ISEG.
1994/5 Programa Avançado em Gestão (PAGE) na Universidade Católica Portuguesa.
1989 Licenciatura em Informática de Gestão no ISLA.
CERTIFICAÇÕES
2007 Certificação na Framework ITIL Foundation for Service Management.
1991 Técnico Oficial de Contas.
QUADRO DE HONRA / PRÉMIOS
IDC conduz a discussão de inovação das TIC através de eventos, pesquisa e consultoria. O CIO Awards visa reconhecer a excelência regional na liderança de negócios e tecnologia, inovação e trabalho em equipa.
2013 IDC CIO Awards – “Motor de pesquiza de produtos financeiros”
2012 IDC CIO Awards – “Gamificação de fundos de investimentos – campeonato de futebol”
2011 IDC CIO Awards – “White Label Partners Solution para Bancos”
2012 Navegantes XXI Awards – ACEPI - Best Site/App Mobile for e-Commerce
2012 Navegantes XXI Awards - ACEPI - Best e-Commerce Site B2B
2011 Navegantes XXI Awards – ACEPI - Best Site/App Mobile for e-Commerce
2009 Oscars for Innovative Cards - SMS Guardian
2007 Global Finance Awards - Best Consumer Internet Bank
2007 Deloitte Investor Relations & Governance Awards - Best Trading Platform
INVESTIGAÇÃO CIÊNTIFICA / ARTIGOS E PUBLICAÇÕES
2017 Professor Auxiliar Convidado da cadeira Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação no ISCTE-IUL. Lisboa.
2016 Investigador de Ciências da Informação no Centro de Investigação (ISTAR-IUL), ISCTE Lisboa, Portugal
2016 Orientador de Mestrados de Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL e no ISEG Lisboa, Portugal
2017 Gamification to Teach and Assess Financial Education: A Case Study of Self-directed Bank Investors. 2018 Hawaii International Conference on Education has been accepted for presentation (Aceite).
2017 A soccer game in e-business? Playing seriously using e-banking with games characteristics. 2018 International Conference on Electronics, Information and Communication (ICEIC 2018) (Aceite).
2017 Mapping Gamification Research with Leximancer: Themes and Concepts in the Gamification scholar articles. (Em revisão aguarda submissão)
2017 The key drivers of e-business gamification: Customers expectation for game development applications. (Em revisão aguarda submissão)
2017 Playing, Learning, Investing – a quiz game to improve adults financial literacy . (Em revisão, aguarda submisão).
2017 How does the web game design influence the behavior of e-banking users? Publicado: Elsevier - Computers in Human Behavior (2017) Volume 74, September 2017, Pages 163–174. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.04.034.
2016 Playing Seriously - How Gamification and social cues influence bank customers to use gamified e-business applications. (Publicado: Elsevier - Computers in Human Behavior (2016), Volume 63, Pages 392–407. DOI information:10.1016/j.chb.2016.05.063
2016 Gamification: A framework for designing software in e-banking. (Publicado: Elsevier – Computers in Human Behavior (2016), Volume 62, September 2016, Pages 620–634. DOI information: 10.1016/j.chb.2016.04.035).
2016 Does ease-of-use contributes to the perception of enjoyment? A case of gamification in e-banking. (Publicado: Elsevier – Computers in Human Behavior (2016), Volume 61, August 2016, Pages 114–126. DOI information: 10.1016/j.chb.2016.03.015).
2014 Gamification in banking: A case study of methodological approach in the software development (Publicado: CAPSI).
2014 Introduction of a game design in e-Banking – thinking of business while playing in a virtual environment (Publicado: Inter-Disciplinary.Net, Cyber culture).
2014 Gamification: The importance of users in the development process in e-business (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
2014 The design of the e-banking with game features (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
2013 The adoption of Gamification in e-banking (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
2013 How to develop financial applications with game features in e-banking? (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
Colaborador como revisor de artigos científicos:
- IEEE Potentials
- SpringerPlus, SpringerOpen Journal
- Elsevier – Computers in Human Behavior
- Elsevier - Journal of Systems and Software
- Journal of Electrical Systems
Nuno Guimarães, Full Professor (Professor Catedrático) at ISCTE-IUL, graduated in Electrotechnical Engineering at the Technical University of Lisbon, Instituto Superior Técnico, Portugal, in 1983, where he also completed his MsC (1987) and PhD (1992). He received the title of Agregado em Informática in July 1999, from the University of Lisbon. From 1986 to 1997, he taught at the Electrotechnical and Computer Engineering Department of IST/UTL, and from 1997 to 2012 at the Informatics Department of the Faculty of Sciences, University of Lisbon. He was Dean of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (2003-2009).
Since 2014 he is Visiting Scholar at the Indian Institute of Technology in Gandhinagar, India. In 2010, he was Invited Professor at the Technical University of Berlin, Institut für Psychologie und Arbeitswissenchaft, Fak V - Verkehrs- und Maschinensysteme. --- From 1982 to 1997, he was a researcher of INESC, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Lisbon, Portugal, and is a member of LASIGE/FCUL since 1997. From 1989 to 1991, he was a consultant for Bell Labs, AT&T, Murray Hill, New Jersey, "Software Systems Principles Research Lab''.
He was a member of Executive Board of PUUG (Portuguese Unix Users Group)(1992-1998), one of the individual founders of Eunet Portugal, later KPNQwest Portugal. From 1996 to 2001, he co-founded of Ergoprocesso (Consulting services), 4VDO - Sistemas e Serviços Multimédia SA (Video indexing services) and OnTV - Sistemas e Serviços de Televisão Interactiva SA (Interactive Television Systems integrator). --- ACM Senior Member (since 2012), Member (Chair of the Board 2021-2025) of ISOC (PT).
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00